fbpx

7 serras brasileiras para você conhecer

7 serras brasileiras para você conhecer

As serras brasileiras fazem parte da gigantesca variedade de belezas naturais do nosso país. Entre praias, montanhas, serras, cachoeiras e muitas outras, o Brasil se destaca como um destino para quem busca passeios de aventura, adrenalina e diversão em meio à natureza.

 Por aqui, o relevo privilegiado do território brasileiro nos presenteia com diversas montanhas e serras com vistas incríveis e passeios para quem busca uma viagem inesquecível. Neste texto, você irá conhecer as 7 principais serras do Brasil, sua localização e o que fazer em cada uma delas. Confira! 

O que é Serra?

Mas antes, você sabe o que é serra? De acordo com a Geomorfologia, ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre, as serras são conjuntos de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas e determinam conjuntos de montanhas com altitude variada entre 400 a 3.000 metros de altura, o que faz delas opções incríveis de lugares de aventura para viajar.

As principais serras do Brasil

O Brasil é um país extenso e o seu relevo permite que encontremos serras em todo o território, de norte a sul. A fauna, flora e o clima desses locais fazem com que elas sejam diferentes de qualquer outro lugar do mundo. Além disso, as cidades que ficam no entorno das serras também são encantadoras e possuem seus atrativos, típicos das regiões serranas

Conheça as 7 principais serras brasileiras

Serra da Canastra

Um dos Parques Nacionais mais importantes do Brasil, a Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios de Minas Gerais: Capitólio, Delfinópolis, São Roque de Minas, Sacramento, São João Batista do Glória e Vargem Bonita.

O local tem formato de um baú e preserva um cenário raro no país, com uma vegetação de transição entre mata atlântica e cerrado. Por lá existem diversas espécies de animais ameaçados de extinção e atrativos para quem é amante de aventura que vão desde cachoeiras, piscinas naturais, grutas e incríveis formações rochosas até a nascente do rio São Francisco, um dos principais cursos d’água da América do Sul.

A região possui  diversas atrações, como locais históricos, gastronomia típica, ecoturismo e passeios de aventura. Por lá, os visitantes podem experimentar o queijo canastra, conhecer as cachoeiras, praticar trekking, rapel, passeios de bicicleta e muito mais.

pixabay – joaopimentel

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica no sul de Santa Catarina e sua principal característica são as subidas íngremes e curvas fechadas, que exigem muita atenção e cuidado na direção. Porém, todo o esforço é compensado pelo visual incrível da região. 

No total, a serra tem 35 km de extensão e mais de 250 curvas. Por lá, o visitante pode visitar o parque eólico, cânions, cachoeiras e o mirante da Serra do Rio Rastro, que possui mais de 700 m de altura. 

serra-do-rio-do-rastro
pixabay – fer2016 

Serra dos Órgãos

Localizado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro parque nacional mais antigo do Brasil, além de ser um dos mais procurados pelos amantes de turismo de aventura. A área total do parque é de cerca de 20 mil hectares e tem 3 sedes em cidades diferentes: Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim.

Todas elas possuem diversas atrações que encantam os visitantes, como cachoeiras, poços de rios com águas cristalinas e mirantes com vistas únicas. O local é também uma opção bem legal para quem quer acampar, com uma estrutura completa para isso.

Entre as opções de aventuras radicais, por lá é possível praticar trekking, rapel e escaladas. Um dos picos mais famosos é o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no Brasil.

Serra-dos-orgaos-RJ
pixabay – soualexandrerocha

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é formada por vários municípios do estado do Rio Grande do Sul, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves. A região é conhecida por lembrar a Europa, com características típicas do continente, como o frio das montanhas, vinícolas, gastronomia e as belas paisagens naturais, compostas por cânions, cascatas e matas de araucárias. 

Por todos esses motivos e também por sua infraestrutura turística, com hotéis, restaurantes, museus, festivais e passeios, a Serra Gaúcha é um dos principais destinos românticos do Brasil, perfeito para casais em viagem de lua de mel que querem um destino de inverno inesquecível para curtirem juntos.

Na Serra Gaúcha, o visitante pode conhecer diferentes cachoeiras, como a Cascata do Caracol, que conta com a maior infraestrutura da serra. Além de diversos outros passeios, como o Snowland, parques e até mesmo opções de passeios típicos do ecoturismo para quem quiser se aventurar em meio à natureza. O destino se destaca também por sua produção de chocolates e doces artesanais. Na sua visita à Serra, não deixe de incluir um tour por algumas das fábricas de chocolate da região e conhecer o processo de fabricação dos doces famosos nacionalmente.

serra-gaucha

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma das mais procuradas serras brasileiras e ela abrange três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A fauna e flora da região são protegidas pelo Governo Federal e um dos destaques do local é a Cascata do Maromba, que fica em Itatiaia, região serrana do Rio de Janeiro. 

Composta por destinos como Campos do Jordão, Belo Horizonte e o Parque Nacional de Itatiaia, a Serra da Mantiqueira é a escolha perfeita para casais que buscam fazer uma viagem romântica em meio às montanhas. Porém, o local atrai também os visitantes aventureiros que gostam de explorar trilhas, escalar montanhas e tirar fotos das paisagens incríveis que podem ser encontradas nos picos mais altos da serra.

Serra-da-Mantiqueira
pixabay – FabricioMacedoPhotos

Serra do Mar 

A Serra do Mar é uma das maiores serras do Brasil, uma cadeia montanhosa que percorre quase toda a extensão do litoral sul e sudeste do país, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte de Santa Catarina. 

Por causa de sua extensão de cerca de mil quilômetros e a variação de altitude, o Parque Estadual da Serra do Mar possui uma das mais ricas biodiversidades do Brasil e, por isso, foi tombada como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.

Uma das atividades mais procuradas por lá são as trilhas das Cachoeiras, que possuem cerca de 14km de extensão e são perfeitas para ciclistas, pois foram criadas por uma estrada de terra que está desativada. 

Serra-do-Mar
pixabay – sandross

Serra Catarinense

A Serra Catarinense está localizada a duas horas de carro do litoral de Santa Catarina e abrange cerca de 17 municípios do estado, sendo os principais deles Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Lages, típicas opções de cidades de inverno para quem busca conhecer o frio na região

A serra é considerada a origem do turismo rural brasileiro por causa da grande quantidade de encantos naturais que a região abriga, como cachoeiras, rios, vales, florestas de araucária, cânions e alguns dos pontos mais altos do Brasil. A região conta ainda com muitos passeios culturais e de lazer, pois possui diversos hotéis e vinícolas premiadas pelo seu território. 

Serra-Catarinense-SC
pixabay – FrancaJr

Viaje com a Bonitour! 

Agora que você já sabe quais são as Serras do Brasil, que tal planejar a sua próxima viagem? Alguns dos destinos mais incríveis, como citamos, estão localizados na Serra Gaúcha/RS. Você pode montar o seu roteiro para o destino de forma super completa através do Roteiro Fácil, ferramenta disponível no site da Bonitour

A ferramenta facilita a organização da sua viagem e é totalmente online e gratuita. Com ela, você consegue ajustar o seu roteiro com base na distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens.

E ainda,  baixando o aplicativo de viagens Bonitour, você tem acesso ao roteiro na palma da sua mão, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site e confira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂