fbpx

7 trilhas de Fernando de Noronha para você conhecer e se aventurar

7 trilhas de Fernando de Noronha para você conhecer e se aventurar

Você já conhece as trilhas de Fernando de Noronha/PE? Esse é um dos destinos mais incríveis do Brasil e atrai milhares de turistas durante o ano inteiro devido a suas praias paradisíacas e passeios que proporcionam experiências inesquecíveis em meio à paisagens de tirar o fôlego.   

Além das praias, outros passeios imperdíveis em meio à natureza do local são as suas trilhas. A maioria delas compensa o fim da caminhada com um visual incrível. Neste texto, você conhece algumas das principais trilhas de Fernando de Noronha/PE

Conheça 7 trilhas de Fernando de Noronha/PE que são imperdíveis para sua viagem ao arquipélago mais famoso do Brasil.

Trilhas do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) 

Trilhas de Fernando de Noronha/PE -  Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) 
Trilhas de Fernando de Noronha/PE – Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) | Foto: Parnanoronha

Antes de conhecermos as trilhas de Noronha/PE, é importante saber que, para aproveitá-las da melhor forma, é importante ficar por dentro de algumas informações essenciais.

A primeira coisa que você precisa saber é que algumas trilhas de Fernando de Noronha/PE estão localizadas dentro do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), e nesses casos, é preciso da autorização prévia do IBAMA, além de estar acompanhado de guia credenciado para realizar as trilhas. Vale lembrar que para entrar na área do parque, você precisa pagar a taxa e garantir o seu ingresso.

Para saber mais, acesse o site do Parnamar.

Trilha da Baía dos Golfinhos 

Trilha da Baía dos Golfinhos
Trilha da Baía dos Golfinhos

Com um percurso de 2 km, a trilha da Baía dos Golfinhos é uma das trilhas mais tranquilas de Fernando de Noronha/PE. Perfeita para toda a família, é uma curta caminhada que leva até o Mirante dos Golfinhos, um paredão de 70 m que serve para observar os simpáticos golfinhos rotadores que vivem nas águas do destino.

Trilha da Atalaia

Trilha da Atalaia
Trilha da Atalaia

A trilha da Atalaia é a mais famosa de Fernando de Noronha/PE e pode ser curta ou longa, dependendo da sua disposição e preparo. A opção de menor percurso leva cerca de 45 minutos e tem como destino a Praia da Atalaia, piscinas naturais e o aquário natural de Fernando de Noronha/PE.

A opção mais longa leva aproximadamente 3 horas e segue a partir das piscinas naturais da primeira parada, fazendo um contorno no Morro do Francês, margeando o Mar de Fora, conhecido por suas fortes correntezas e pela beleza das águas em tons escuros de azul marinho. 

 Trilha Costa dos Mirantes

 Trilha Costa dos Mirantes
 Trilha Costa dos Mirantes

Também conhecida como Trilha do Sancho, é um percurso leve de apenas 2,3 km e conta com paradas em seis mirantes com vistas dos cenários paradisíacos da ilha, incluindo o Mirante dos Golfinhos e o Mirante Dois Irmãos, com vista para o principal cartão postal do destino: o Morro Dois Irmãos.

A maior parte da trilha Costa dos Mirantes é feita por meio de trilhas suspensas e acessíveis. No final, os visitantes podem ainda aproveitar a Praia do Sancho, eleita cinco vezes como a melhor praia do mundo

Capim-Açu

Trilha do Capim-Açu
Trilha do Capim-Açu

A trilha do Capim-Açu é a trilha mais longa de Fernando de Noronha/PE, com 7 km de extensão. Ela acontece em encostas íngremes até chegar à Ponta do Capim-Açu. Depois disso, o percurso é só descida até a Praia do Leão

Além de ser a mais extensa, a trilha do Capim-Açu é também uma das mais difíceis do destino. É preciso bastante preparo físico, mas todo o esforço é compensado já que a caminhada passa por trechos quase intocados de Fernando de Noronha/PE e segue por incríveis áreas de pedras no Mar de Fora.

Trilhas da APA (Áreas de Proteção Ambiental)

Trilhas da APA (Áreas de Proteção Ambiental)
Trilhas da APA (Áreas de Proteção Ambiental)

Além das trilhas do PARNAMAR, existem também as trilhas de Fernando de Noronha/PE que estão localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APA). Diferente das trilhas do PARNAMAR, essas não precisam de acompanhamento de guias ou autorização prévia do IBAMA. 

Trilha Jardim Elizabeth

Trilha Jardim Elizabeth
Trilha Jardim Elizabeth

Com 3 horas de duração e dificuldade média, a Trilha Jardim Elizabeth oferece aos visitantes um passeio cultural através da mata, praias e ruínas. A trilha começa por uma antiga estrada e passa pelo Jardim Elizabeth, o local que foi utilizado para aclimatação de espécies trazidas da Europa, usadas na produção de alimentos.

Além disso, a trilha tem como paradas o Forte Nossa Senhora dos Remédios, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, uma ponte do século, o Palácio São Miguel, um casarão colonial e sede da atual administração da ilha, a alameda de cajazeiras, os antigos presídios e o Memorial Noronhense.

Durante a caminhada, os visitantes podem ainda aproveitar algumas das praias mais bonitas de Noronha/PE: a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e a Praia da Conceição

Para saber mais, acesse o post completo sobre a Trilha Jardim Elizabeth

Trilha Costa Esmeralda

Trilha Costa Esmeralda
Trilha Costa Esmeralda

Com 2,2 km de extensão, a trilha Costa Esmeralda passa por três incríveis praias do destino: a Praia do Bode, a Praia da Quixabinha e a Praia da Cacimba do Padre

Durante a caminhada, o visitante pode observar as catraias, aves marinhas da família dos pelicanos, mergulhando em busca de alimento nas águas cristalinas da região. Além disso, ao final da trilha, os visitantes são presenteados com uma vista incrível do Morro Dois Irmãos, principal cartão postal de Fernando de Noronha/PE.

Trilha Costa Azul

Trilha Costa Azul
Trilha Costa Azul

Com 2,3 km de extensão, a trilha Costa Azul é indicada para quem quer conhecer um dos lados da ilha com calma. A trilha começa na Vila dos Remédios, centro de Noronha, e passa pela Praia do Cachorro, Praia do Meio e tem como destino final a Praia da Conceição, onde está o famoso Morro do Pico.

O que levar para fazer trilhas em Noronha

Agora que você já conhece algumas das mais famosas trilhas de Fernando de Noronha/PE, confira o que levar na sua mala para conhecer o destino e aproveitar ao máximo as trilhas e praias. 

  • Garrafas de materiais sustentáveis com água (atente-se às regras do projeto Plástico Zero em Noronha);
  • Roupas leves;
  • Roupas de banho;
  • Calçado fechado;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Óculos escuros;
  • Boné ou chapéu.

Quer saber mais sobre o destino e dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha/PE? Acesse o nosso guia completo

Conheça as trilhas de Fernando de Noronha/PE com a Bonitour!

No site da Bonitour você pode montar o roteiro da sua viagem para Fernando de Noronha/PE e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem.

O Roteiro Fácil monta um roteiro totalmente personalizado. Você escolhe a data e a duração da viagem, seleciona os passeios que gostaria de fazer e a ferramenta organiza o roteiro, encaixando os passeios nos melhores dias e horários, conforme a duração de cada um. Tudo isso em apenas alguns minutos! Acesse o site e confira.

Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.