fbpx

As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

O Brasil, sem dúvida, é um dos países com as paisagens naturais mais lindas e ricas do mundo. Além disso, com biomas variados, o nosso país possui cachoeiras espalhadas por todos os estados. Cada uma com suas características especiais, conheça as cachoeiras mais altas do Brasil!

Continue a leitura e descubra as cachoeiras mais altas do Brasil!

Diferença entre cascata, cachoeira e catarata

Mas antes, você sabe qual é a diferença entre cascata, cachoeira e catarata?

  • Cascata de águas é palavra que nomeia uma queda d’água pequena ou uma que, descendo de uma altura mais alta, serpenteia entre pedras, como numa escada.  
  • Cachoeira é a palavra mais utilizada pois abrange precipitações de altura, volume e desenho bastante variados. Por isso, desempenha um papel genérico semelhante ao de queda d’água.
  • Catarata, ao contrário da cascata, é o nome que se dá a uma queda d’água de grande altura, com grande volume e estrondo. Como é o caso das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, por exemplo.

As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

Muitas das cachoeiras do Brasil estão em regiões altas, acima de cânions, onde as nascentes ficam próximas ao penhasco. Por isso, em algumas delas, formam-se apenas riachos até a queda.

Confira o ranking atualizado (até o início de 2019) com as 10 maiores cachoeiras do Brasil!

10 – Cachoeira do Tabuleiro 

Altura: 273 m

Localização: Parque Estadual Serra do Intendente, na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro/MG

São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Além disso, na parte alta da Cachoeira do Tabuleiro existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. Sem dúvida, uma vista espetacular.

Cachoeiras mais altas do Brasil: conheça a Cachoeira do Tabuleiro
Cachoeiras mais altas do Brasil: conheça a Cachoeira do Tabuleiro | Rafael dos Reis Pereira, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

9 – Cachoeira do Bel 

Altura: 280 m

Localização: Monte Alegre/BA

A Cachoeira do Bel está localizada no Parque Nacional do Alto Cariri, no povoado de Monte Alegre, interior de Guaratinga. A medição desta cachoeira foi realizada pelo canionista Ronald Fernandes em 2018 e impressiona com sua paisagem única.

8 – Cachoeira Véu de Noiva 

Altura: 289 m

Localização: Cânion Itaimbezinho – Divisa entre Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC

O Véu da Noiva é um fiozinho do Rio Coxipó que desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço. Além disso, é possível observá-lo a partir de um mirante a 550 metros do estacionamento do parque.

Cachoeiras mais altas do Brasil: conheça a incrível Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeiras mais altas do Brasil: conheça a incrível Cachoeira Véu de Noiva | Renan Blah, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

7 – Cascata do Risco Verde

Altura: 296 m

Localização: São Francisco de Paula/RS

A Cascata do Risco Verde é a segunda cachoeira mais alta do Rio Grande do Sul e ganhou esse nome por estar visível apenas um filete de água que chega a sumir na vegetação. Apesar de pouca água, oferece uma vista incrível do paredão verde.

6 – Cachoeira da Boa Vista

Altura: 310 m

Localização: Cânion da Boa Vista – Divisa entre São José dos Ausentes/RS e Morro Grande/SC

A Cachoeira da Boa Vista está localizada ao lado esquerdo da parte central do Cânion da Boa Vista, visível logo no início dele. Apesar de sua altura impressionante, ela possui pouco volume de água. 

5 – Cachoeira da Fumaça

Altura: 340 m

Localização: Chapada Diamantina, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, no estado da Bahia.

Localizada na belíssima Chapada da Diamantina, a Cachoeira da Fumaça recebeu esse nome porque, quando está com pouca água e pela sua grande altura, a água evapora-se antes de atingir o solo. Formando assim uma vista única.

Cachoeira da Fumaça conta com uma vista única
Cachoeira da Fumaça conta com uma vista única | Jack5599, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

4 – Cachoeira do El Dorado

Altura: 353 m

Localização: Barcelos/AM

Em quarto lugar na lista de cachoeiras mais altas do Brasil, a Cachoeira do El Dorado, também conhecida como Cachoeira do Rio Pai Nosso, está localizada na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas.

3 – Nascente Sul do Rio Cotingo 

Altura: 365 m

Localização: Monte Roraima/RR

O Rio Cotingo é um curso de água situado no norte do estado de Roraima e possui duas das maiores cachoeiras do Brasil, uma no sul e outra no norte do rio. A Cachoeira da Nascente Sul do Rio Contigo possui impressionantes 365 metros de altura.

2 – Nascente Norte do Rio Cotingo 

Altura: 375 m

Localização: Monte Roraima/RR

Assim como a Nascente Azul, a Cachoeira da Nascente Norte do Rio Cotingo também nasce no monte Roraima, atravessa o município de Uiramutã e tem sua foz no município de Pacaraima. Sem dúvida, ambas oferecem vistas impressionanates.

1 – Maior cachoeira do Brasil: Cachoeira da Neblina 

Altura: 450 m

Localização: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Guapimirim/RJ

A cachoeira mais alta do Brasil está localizada nas nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra dos Órgãos. Foi medida em 2018 por uma expedição inédita de canionismo científico e era praticamente desconhecida até então.

Cachoeiras em Bonito/MS

Sem dúvida, o município de Bonito/MS é conhecido pelo ecoturismo e é um dos destinos mais procurados no Brasil e no mundo. A região, apesar de ser pequena em extensão, é gigante em natureza preservada. 

Além de oferecer belas paisagens e atrativos por todos os lados, a região ainda abriga cachoeiras de tirar o fôlego. A mais alta delas é a Boca da Onça, com 156 metros de altura!

Para saber mais, acesse o post sobre 5 cachoeiras em Bonito que você precisa conhecer.

Conheça as cachoeiras de Bonito/MS e região
Conheça as cachoeiras de Bonito/MS e região

Recordes de Ecoturismo

No mundo todo, não faltam opções para os amantes de aventuras, que ficam ainda melhores quando o contato com a natureza vem acompanhado de atrações grandiosas. Algumas dessas atrações são reconhecidas até mesmo pelo Guinness Book, o famoso livro dos recordes.

Que tal descer na maior tirolesa do Brasil ou pular do bungee jump mais alto do mundo? Por isso, acesse o link e conheça os maiores recordes do ecoturismo no Brasil e no mundo. 

Além das cachoeiras mais altas do Brasil: conheça os destinos de ecoturismo

Além destes destinos, aqui no blog você encontra uma série sobre 5 destinos de ecoturismo pelas regiões do Brasil. Confira os destinos do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste!

Explore o Brasil com a Bonitour

Ficou com vontade de conhecer as cachoeiras do Brasil? Algumas das mais incríveis, como citamos, estão localizadas em Bonito/MS ou até mesmo na Serra Gaúcha/RS. Além das cachoeiras, essas regiões oferecem diversas opções de passeios para quem ama natureza.

Você pode montar o seu roteiro para esses e outros destinos de forma super completa através da Loja Online da Bonitour. Se preferir, basta entrar em contato com a gente através do formulário abaixo.

5 comentários sobre “As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

  1. Vale das Cachoeiras Pres.Getulio SC. Aqui temos + de 25 cachoeiras abertas a visitação é tantas outras ainda não abertas, muitas outras atividades de turismo, pura natureza lindo D+

  2. Pena que muitas fotos estão ruins e não dá pra ver a cachoeira completa, além da ausência de imagens em outras.

    1. Olá Marcelo,

      Agradecemos o seu comentário!
      Ainda não temos um banco de imagens tão amplo mas sempre buscamos outros meios para conseguir ilustrar da melhor forma os nossos posts.

      Um a abraço!

  3. Conheçam o Projeto Cachoeiras Gigantes!

    O projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está catalogando e medindo as maiores quedas d’água do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *