fbpx

As 5 melhores tirolesas do Brasil

As 5 melhores tirolesas do Brasil

Conheça as melhores tirolesas do Brasil, curiosidades, variações de extensão, velocidade e altura.

Durante uma viagem ou passeio, há quem goste de se arriscar com uma programação mais radical e cheia de adrenalina. Para os aventureiros de plantão, as tirolesas do Brasil não podem ficar de fora do roteiro pelos destinos que vou apresentar neste texto. 

As tirolesas são uma ótima opção para quem busca praticar o ecoturismo e quer sobrevoar paisagens incríveis. Continue lendo e conheça as melhores tirolesas do Brasil, assim como localizações e informações importantes sobre cada uma delas!

Curiosidades sobre as tirolesas

O nome tirolesa vem da região de Tirol, na Áustria, onde surgiu a atividade. A princípio, sua finalidade era transportar animais, pessoas e alimentos entre rios e montanhas. Hoje, é uma prática esportiva muito comum na área de turismo de aventura no Brasil.

Atualmente, as tirolesas se dividem em duas categorias. 

  • Molhada: onde o praticante cai na água no final do percurso;
  • Seca: na qual o praticante aterrissa em um ponto fixo de terra firme.

A atividade proporciona uma sensação de liberdade, similar ao poder de voar. Os praticantes ficam suspensos, sem necessidade de esforços físicos e geralmente se deparam com belas paisagens. Uma experiência inesquecível e que requer muita coragem.  

Corajoso mesmo é quem enfrenta a maior tirolesa do mundo, localizada nos Emirados Árabes Unidos e certificada pelo Livro Guinness dos Recordes. A aventura possui quase 3 km de extensão, sobre 1.680 metros acima do nível do mar!

Mas não é preciso ir tão longe para encontrar tirolesas de tirar o fôlego. Existe uma enorme quantidade em nosso território, com variações de extensão, velocidade e altura. 

Conheça as melhores tirolesas do Brasil!

1. Tirolesa entre Benedito Novo e Rodeio – Santa Catarina

Conhecida como K2000, é a maior tirolesa do Brasil. Sua extensão é de pouco mais de 2 km e tem 270 metros de desnível. Ela é tão grande que está localizada entre dois municípios do Vale do Itajaí/SC: Rodeio e Benedito Novo. Seu ponto de partida é no alto de uma montanha do Big Mountain Adventure Park

Para chegar até a torre de lançamento é preciso ir com uma van e com um trator, ambos do parque e inclusos no valor. Dada a largada, é possível avistar, além dos municípios em que ela está, as cidades Ascurra, Apiúna e parte de Blumenau.

Antes de se jogar em uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, os corajosos têm que escolher entre usar a cadeirinha normal ou o traje de voo Speed Fly. Nessa opção diferente, é possível descer deitado, de barriga para baixo. 

Tirolesa no Big Mountain Adventure Park em Benedito Novo/SC
Tirolesa no Big Mountain Adventure Park em Benedito Novo/SC | [Legenda] Fonte: Portal de Turismo de Benedito Novo 

2. Tirolesa da Pedra Bela – São Paulo

Com a chegada da K200, a tirolesa Pedra Bela perdeu o posto de maior do Brasil. No entanto, continua sendo a mais famosa por aqui e está entre as melhores tirolesas do Brasil. Localizada na cidade de Pedra Bela/SP, na região de Bragança Paulista, a 120 km da capital, é possível se transportar por 1.900 metros, a 130 metros do chão. 

São 320 degraus até o topo de lançamento, na Pedra do Santuário. De lá, você tem como cenário muitas árvores, morros, campos de gado e o portal da cidade. Tudo isso durante um minuto e meio, a até 170 km/h. A tirolesa suporta de 40 kg a 150 kg, pessoas mais leves que devem descer acompanhadas, por questões de segurança.

Tirolesa de Pedra Bela/SP
Tirolesa de Pedra Bela/SP | Fonte: Portal do Turismo de Pedra Bela 

3. Tirolesa Raft Adventure Park – Rio Grande do Sul

Adrenalina pura você encontra na tirolesa Raft Adventure Park, em Três Coroas, na encosta da Serra Gaúcha/RS. Ela é uma das mais altas do Brasil e garante aventura completa e com segurança. 

Seu acesso é pelo parque. São alguns minutos de trilha pela mata, com um caminho bem demarcado e placas indicativas. Um veículo próprio do local te leva até o início do caminho. 

A tirolesa tem 1.200 metros, a velocidade pode chegar a 70 km/h e a vista lá de cima é encantadora. Você vai se deparar com a dimensão do vale e da vegetação nativa, um cenário totalmente verde e cheio de vida. Crianças com menos de 40 kg devem descer pela cadeira canguru, acompanhadas por um adulto ou por uma criança maior. O peso máximo indicado é de 130 kg. 

Conheça a Tirolesa Adventure Park na Serra Gaúcha

4. Tirolesa Adventure Park – Santa Catarina

A tirolesa do Aventure Park, em Lages/SC, tem um visual incrível para quem gosta de montanhas. Os cabos levam o praticante por belas formações rochosas e depois para um “mergulho” em meio a floresta de pinheiros do Parque Pedras Brancas. A tirolesa tem 1.200 metros de extensão, um desnível de 150 metros e o voo dura mais de 1 minuto. Com o vento favorável pode-se atingir até 80km/h.

5. Tirolesa do Morro de São Paulo – Bahia

Uma das mais famosas do país e a maior que envolve água, a tirolesa do Morro de São Paulo promete diversão e refrescância. Tem 340 metros de extensão, 70 metros de altura e se encontra na zona turística da Costa do Dendê, na Bahia.

O início dela fica no Mirante da Tirolesa e para chegar até lá, é necessário passar por uma trilha de terra, chamada Caminho do Farol. Por estar em um complexo de praias, baías, manguezais, lagoas, rios e cachoeiras, você já deve imaginar quão incrível é a vista lá de cima, não é mesmo? Dá para ver desde a Praia do Farol até a Quarta Praia e o tombo é direto nas águas cristalinas da Primeira Praia.

Tirolesa do Morro de São Paulo/BA
Tirolesa do Morro de São Paulo/BA | Autor: André Urel, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Mais opções de tirolesas!

Se nenhuma das tirolesas citadas anteriormente está na rota da sua próxima viagem, saiba que existem mais opções super acessíveis nos destinos que a Bonitour opera. Pouco menores, mas que garantem muita adrenalina e diversão. Confira!

Tirolesa Nascente Azul em Bonito/MS

Uma das opções de tirolesa em Bonito/MS, a tirolesa da Nascente Azul está localizada na capital do ecoturismo do país e além dela, o destino reserva diversas outras opções de passeios de aventura.

Além de ser a maior do estado, um dos diferenciais dessa tirolesa é que você pode deslizar em dupla e tem a chance de compartilhar a emoção durante os 500 metros de distância. Demais, não é?

Conheça a Nascente Azul Adventure

Tirolesa do Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS

O Formoso Adventure, no Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS, é um passeio em meio à natureza, com o Rio Formoso de paisagem. O passeio começa com uma caminhada em meio à mata ciliar até o Mirante do Morro do Tamanduá. Chegando ao mirante, os visitantes tem um tempo para apreciar a vista e os guias irão organizar os equipamentos para colocar a cadeirinha boldrié para a atividade de tirolesa.

A tirolesa possui 520 metros de descida até a plataforma final, onde o visitante será recebido por um guia.

[Destaque 06] Tirolesa do Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito MS
Tirolesa do Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS

Tirolesas no Vale do Rio das Antas na Serra Gaúcha/RS

Na Serra Gaúcha/RS, existe um maravilhoso circuito de tirolesas, localizado no Vale do Rio das Antas, em Nova Roma do Sul/RS. São três, que, juntas, totalizam 1.200 metros. Você vai sobrevoar por parreirais, cascatas e por todo o vale!

Tirolesa no Vale do Rio das antas na Serra Gaúcha RS

Mais destinos de ecoturismo pelo Brasil

Além destes destinos, criamos uma série sobre 5 destinos de ecoturismo pelas regiões do Brasil. Confira aqui os destinos do sudeste e do nordeste!

Se jogue com a Bonitour! 

Conheça as melhores tirolesas do Brasil! No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.