fbpx

As águas mais cristalinas do mundo

As águas mais cristalinas do mundo

Existem diversos lugares ao redor do mundo com a natureza tão preservada e paisagens de encher os olhos que às vezes é até difícil de acreditar que são reais. Essa preservação pode ser vista e medida, principalmente, através da qualidade da água dos rios, mares e lagoas do local. Neste texto, você irá conhecer as águas mais cristalinas do mundo.

Internacional

Primeiro, vamos conhecer as águas mais cristalinas de fora do Brasil? Entre arquipélagos e países de diferentes continentes, existem lugares incríveis que com certeza vão te deixar com vontade de conhecer.

Blue Lake, Nova Zelândia

O Blue Lake, no Parque Nacional Lagos Nelson na Nova Zelândia, é dono do título de água-doce natural mais cristalina do mundo. A região é considerada sagrada pelo povo indígena local, conhecido como Maori, e seu nome no idioma deles significa “o lago das terras pacíficas”. Contudo, por lá é bem difícil nadar já que as águas se mantêm em uma temperatura média de 8°C.

Blue-Lake-Nova-Zelândia

As Maldivas

As Ilhas Maldivas, ao sul da índia, são um dos destinos mais desejados em todo o mundo. O arquipélago tem 1.196 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, sendo 203 delas habitadas. Por lá, as praias possuem águas incrivelmente limpas, onde é possível observar a rica vida selvagem dos recifes, tubarões-baleia e diversos outros animais marinhos.

maldivas

Five-Flower Lake, China

No Parque Nacional Jiuzhaigou, um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em Sichuan, no norte da China, o Five-Flower Lake é um lago colorido famoso pela impressionante quantidade de árvores antigas que se encontram abaixo de sua superfície, o que deixa a paisagem ainda mais impressionante.

Além do lago, na região do parque você ainda encontra cascatas incríveis para visitar.

 Lake-na-China

Bodrum, Turquia

Bodrum é uma cidade da Península de Bodrum que se estende da costa sudoeste da Turquia até o Mar Egeu. O porto, localizado na província de Muğla, é um dos pontos mais próximos entre a Turquia e a Grécia. Por lá, as águas são tão claras que os barcos parecem que estão levitando. 

A região é também conhecida pelo  Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Bodrum-na-Turquia

Lagos Plitvice, Croácia

A Croácia é famosa por suas praias e ilhas, porém o país tem também o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, seu maior parque nacional e um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O parque tem cerca de 16 lagos que se conectam através de pequenas cascatas de águas super cristalinas que formam uma paisagem única. 

Lagos-Plitvice-na-Croácia

Nacionais

Por aqui, somos abençoados com alguns dos lugares mais lindos do mundo. Entre praias, rios, lagos e cachoeiras, conheça as águas mais cristalinas do Brasil.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Baía dos Porcos em Fernando de Noronha é ideal para a prática de mergulho e observação de animais marinhos, como as tartarugas que vivem por ali.

Cercada por um paredão de pedras, a praia tem uma tonalidade esverdeada e, na maré baixa, formam-se piscinas naturais com peixinhos que deixam a experiência de quem visita o local ainda mais incrível.

Baía-dos-Porcos

Praia de Atalaia, Fernando de Noronha

A Atalaia em Fernando de Noronha é, na verdade, um aquário natural, com águas muito cristalinas. Na maré baixa, os cristais algais (parecidos com corais) formam uma barreira, deixando o lugar propício para peixes de diversas espécies marinhas viverem por lá. As laterais da piscina são os melhores pontos para observar peixes coloridos e outros animais marinhos.

Gruta do Lago Azul, Bonito

A Gruta do Lago Azul é a mais conhecida de Bonito/MS e também uma das mais procuradas, ao lado das grutas de São Miguel e São Mateus. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)como  Monumento Natural.

A gruta tem pelo menos 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos. Entre eles a preguiça gigante, mastodontes, o tigre-dentes-de-sabre e outras espécies. O Lago está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e não se sabe sua profundidade exata (mergulhadores só chegaram aos 87 metros). 

Dentro da gruta, a tonalidade azul turquesa é formada pela incidência dos raios solares sobre a água, combinados ao calcário da gruta e outros minerais presentes no lago. Assim como acontece no mar, a percepção do azul muda durante o período do ano. Na Gruta do Lago Azul, a maior intensidade acontece no período da manhã, entre os meses de dezembro e janeiro. 

gruta-do-lago-azul

Rio Sucuri, Bonito

Famoso pelo seu formato e por suas águas claras, o Rio Sucuri em Bonito/MS é considerado um dos rios de águas mais transparentes do mundo, competindo diretamente com os destinos internacionais citados aqui.

Turistas e mergulhadores que visitam o local dizem que a transparência é tanta que o local poderia facilmente se chamar “Rio Invisível” ou “Rio sem Água”, porque a verdadeira sensação é de que se está voando e não flutuando. 

A flutuação no Rio Sucuri é feita por cima da água e não é necessário saber nadar, já que a atividade é realizada com um colete salva vidas, que auxilia na flutuação. A correnteza do rio vai conduzindo lentamente os visitantes pelo percurso, sempre acompanhados de um barco de apoio.

O passeio proporciona a experiência única de conhecer as exuberantes nascentes do Rio Sucuri e flutuar em suas águas extremamente límpidas e de tons azuis, repletas de peixes e uma incrível flora aquática. 

Conheça as águas cristalinas do Brasil com a Bonitour!

E aí, ficou com vontade de conhecer esses locais incríveis? No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para Fernando de Noronha/PE e Bonito/MS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.