fbpx

3 grutas incríveis para você conhecer em Bonito/MS

3 grutas incríveis para você conhecer em Bonito/MS

Todos sabem que os passeios mais famosos de Bonito/MS são aqueles que incluem as águas cristalinas da região. A cidade, no entanto, também oferece opções de “passeios secos” para os visitantes que buscam opções além dos passeios de mergulho, flutuação e cachoeiras, como as grutas!

As grutas de Bonito/MS são locais de extrema singularidade para quem deseja admirar as formações geológicas esculpidas ao longo de milhares de anos. Cada uma delas tem características únicas que conquistam todos que visitam a região. 

Conheça as três principais grutas de Bonito/MS e ainda outras opções bem legais de passeios de contemplação.

A Gruta do Lago Azul

Localizado a 21 km do centro de Bonito/MS, o passeio contemplativo Gruta do Lago Azul é um tour por dentro de uma das maiores cavidades inundadas do planeta. O roteiro começa com uma trilha de aproximadamente 200 metros até a entrada da caverna, onde o caminho é lapidado em rocha.

 Vista famosa da Gruta do Lago Azul
Vista famosa da Gruta do Lago Azul

O acesso à gruta é feito por meio de uma escadaria íngreme de 300 degraus (o que equivale a 150 metros de distância até chegar ao lago de águas azuis). Durante a descida, o guia faz algumas paradas para que o visitante possa tirar fotos e recuperar o fôlego.

Além de ser o principal cartão postal da cidade de Bonito/MS, a Gruta do Lago Azul possibilita contemplar as rochas e as formações geológicas de milhares de anos, de várias formas e tamanhos. Ao final da descida, o visitante permanece por aproximadamente 10 minutos no local para contemplar as águas de cor azul-turquesa. O retorno é feito pelo mesmo percurso.

Em mergulhos na Gruta do Lago Azul foram descobertos inúmeros fósseis de animais extintos, como o mastodonte, a preguiça gigante e o tigre dente-de-sabre. Por isso, esse paraíso natural é alvo de estudos de paleontólogos que buscam respostas a respeito da nossa evolução.

As restrições

A idade mínima para visitar a Gruta do Lago Azul é de 5 anos. O passeio não é permitido para gestantes e pessoas com complicações no joelho, no quadril ou com qualquer outro problema de saúde, que devem comunicar suas limitações ao guia para facilitar a descida.

Dê o play no vídeo abaixo e confira as belezas da Gruta do Lago Azul:

Conheça a Gruta do Lago Azul

A Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel está localizada a 18,5 km de Bonito/MS. O passeio contemplativo começa com uma trilha suspensa a 5 metros de altura. São 200 metros de caminhada até chegar ao 1º mirante, que permite observar a vegetação do local. Bonito/MS é contemplada pelo Cerrado e pela Mata Atlântica.

Vista interna da Gruta de São Miguel
Vista interna da Gruta de São Miguel

A trilha da Gruta de São Miguel oferece ao visitante uma experiência de contato intenso com a natureza. Esse tipo de trilha desenvolve o tato, a visão, o olfato e a audição. A trilha é suspensa, e o visitante fica na altura da copa das árvores — o que favorece a observação de aves, que acontece com frequência durante o passeio.

A Gruta de São Miguel é datada do período Pré-Cambriano (4,6 bilhões de anos atrás). Para se ter uma ideia, ela foi formada junto com os oceanos, as placas tectônicas e as primeiras vidas multicelulares do planeta.

As restrições

A idade mínima para visitação também é de 5 anos e o passeio não é permitido para gestantes.

Para ter um gostinho da Gruta de São Miguel, dê o play no vídeo abaixo: 

Conheça a Gruta de São Miguel

A Gruta de São Mateus

Localizada a 4 km de Bonito/MS, a visita à Gruta de São Mateus é um passeio contemplativo por dentro de uma caverna que tem a sua entrada e saída em locais diferentes. Isso significa que não é necessário refazer o trajeto para sair dela.

A Gruta de São Mateus encanta por suas formações antigas
A Gruta de São Mateus encanta por suas formações antigas

Isso ajuda muito na ventilação da gruta, tornando o ambiente agradável. O passeio começa com algumas instruções do guia e logo os visitantes têm acesso a uma trilha suspensa a 5 metros de altura. São percorridos cerca de 200 metros até a entrada da cavidade.

Durante a trilha, o visitante tem a oportunidade de contemplar a mata da região. Dentro da gruta, pode avistar as formações espeleológicas, como colunas, coralóides, estalactites e estalagmites.

Também faz parte do passeio o Museu Kadiwéu, que conta com um acervo de objetos antigos que foram doados pelos moradores da região. No museu, o visitante encontrará automóveis da década de 1970 e muitos objetos que contam a história de Bonito, além de animais empalhados.

banner-guia-de-bonito-blog

As restrições

A idade mínima recomendada para o passeio também é de 5 anos. Não é recomendado para gestantes por ter um terreno muito irregular e também para quem tem claustrofobia e medo de morcegos. 

Dê o play no vídeo abaixo e confira o que te espera na Gruta de São Mateus

A segurança

Todos os passeios nas grutas de Bonito/MS obedecem ao sistema integrado de segurança. Isso quer dizer que os turistas recebem capacetes com touca higiênica e, em alguns casos, lanternas.

O recomendado é que sejam usados repelente, protetor solar e calçados fechados para caminhada. Também é importante levar dinheiro para bancar consumos extras, como água e alimentação. Depois é só curtir as grutas de Bonito/MS!

A preservação ambiental

Dentro de um polo de ecoturismo como Bonito/MS, a preservação ambiental é essencial. Ainda durante a preparação para visitar as grutas, os guias já explicam sobre a importância da conservação desses locais e sobre a interferência do homem — que deve ser a menor possível.

Por isso, é importante que não apenas o poder público seja o responsável pelas fiscalizações. Visitantes e moradores da cidade também devem assumir o compromisso de cuidar desses monumentos naturais.

Bonito oferece turismo sustentável
Bonito oferece turismo sustentável

Manter a integridade dos patrimônios cultural e ambiental brasileiros representa um compromisso com as gerações futuras e é um dos princípios mais importantes quando o assunto é ecoturismo. Mantenha sempre isso em mente ao visitar não só Bonito/MS, mas qualquer paraíso ecológico.

Outros passeios de contemplação em Bonito/MS

Além das grutas, Bonito/MS oferece também outras opções de passeios de contemplação para quem busca opções para conhecer as belezas naturais da região. Confira:  

Buraco das Araras

A 54 km de Bonito/MS, o Buraco das Araras é na verdade uma dolina, formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna. No local, o visitante caminha por uma trilha de 900m em torno da dolina e por lá, habitam cerca de 135 espécies de pássaros que voam livremente pelo local, em especial as araras vermelhas que dão nome ao atrativo. O buraco tem 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência. Perfeito para observar a natureza e tirar as melhores fotos!

Visitantes no Buraco das Araras
Visitantes no Buraco das Araras

As araras são a grande atração do atrativo. Se você for com a intenção de vê-las, a sugestão é programar sua viagem entre os meses de julho a novembro – período em que essas aves se reproduzem e elas chegam a formar bandos, produzindo lindas revoadas pelo céu. Porém, a atração fica aberta ao longo de todo o ano e as araras sempre estarão lá, em menor número e talvez abrigadas nos ninhos. Por isso, quando for, leve uma máquina fotográfica com zoom ou binóculos.

Abismo Anhumas 

Apesar do nome,  o Abismo Anhumas é considerado geologicamente uma caverna. O local tem 72 metros de profundidade, equivalente a um prédio de 26 andares. Ao fim do abismo, você encontra um lago com aproximadamente 80 metros de profundidade. Suas águas são extremamente transparentes e possibilitam a visualização de mais de 20 cones submersos de formação calcária.

O Abismo Anhumas é uma caverna com milhões de anos em Bonito/MS.

Para chegar ao fundo do Abismo Anhumas é preciso descer verticalmente através de um sistema de elevação no qual não é necessário fazer esforço. Ao chegar lá embaixo, você pode praticar atividades como passeio de bote, flutuação e mergulho de cilindro. 

Conheça as grutas de Bonito/MS com a Bonitour!

Gostou de descobrir que o turismo em Bonito/MS vai além das águas, lagoas e cachoeiras? Para conhecer essas e outras atrações, planeje a sua viagem com a Bonitour! 

No site, você pode montar o roteiro da sua viagem e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, a Bonitour é também a única agência em Bonito/MS a oferecer aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online no destino. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

2 comentários sobre “3 grutas incríveis para você conhecer em Bonito/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.