fbpx

4 grutas em Bonito/MS que você precisa conhecer

4 grutas em Bonito/MS que você precisa conhecer

Bonito/MS é um destino conhecido por suas belas paisagens, águas cristalinas e atividades de aventura. Além disso, a cidade oferece também opções de passeios para aqueles que querem descobrir um pouco mais da história local, através da contemplação de formações rochosas de milhares de anos, como é o caso das grutas. As grutas em Bonito/MS são locais de extrema singularidade e cada uma delas possuem características únicas que conquistam todos que visitam a região. 

Conheça as quatro principais grutas em Bonito/MS e outras opções bem legais de passeios de contemplação!

A Gruta do Lago Azul

Além de ser o principal cartão postal da cidade de Bonito/MS, a Gruta do Lago Azul possibilita contemplar rochas e formações geológicas de milhares de anos, de várias formas e tamanhos diferentes. 

Encante-se com a beleza Gruta do Lago Azul
Encante-se com a beleza Gruta do Lago Azul

O que fazer na Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul é um passeio de contemplação, onde os visitantes caminham por uma trilha de aproximadamente 200 metros até a entrada da caverna. Depois, descem uma escadaria íngreme de 300 degraus. Durante a descida, o guia faz algumas paradas para que os visitantes possam tirar fotos e recuperar o fôlego.

Uma vez lá dentro, o grupo permanece por aproximadamente 10 minutos para contemplar as águas de cor azul-turquesa do local. O retorno é feito pelo mesmo percurso.

Em mergulhos na Gruta do Lago Azul foram descobertos inúmeros fósseis de animais extintos, como o mastodonte, a preguiça gigante e o tigre dente-de-sabre. Por isso, esse paraíso natural é alvo de estudos de paleontólogos que buscam respostas a respeito da nossa evolução.

Onde fica a Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do planeta, está localizada a 21 km do centro de Bonito/MS.

Restrições

A idade mínima para visitar a Gruta do Lago Azul é de 5 anos. O passeio não é permitido para gestantes e pessoas com complicações no joelho, no quadril ou com qualquer outro problema de saúde, que devem comunicar suas limitações ao guia para facilitar a descida.

Dê o play no vídeo abaixo e confira as belezas da Gruta do Lago Azul:

A Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é considerada uma das cavernas inundadas mais bonitas do mundo e já foi um dos principais pontos de mergulho no Brasil. A gruta é também, de certa forma, uma novidade no destino. O local ficou fechado para visitação durante 15 anos, reabrindo no início de 2022. 

Conheça a Gruta do Mimoso
Conheça a Gruta do Mimoso

O que fazer na Gruta do Mimoso?

A Gruta do Mimoso oferece diferentes passeios, dentro e fora da água. No passeio de contemplação, os visitantes percorrem uma trilha de 300 metros, acompanhados de um guia. Ao chegar na entrada da gruta, descem uma escadaria com 78 degraus, onde podem contemplar todo o local.

Para quem quer se aventurar dentro do lago, o atrativo oferece a atividade de flutuação e diferentes modalidades de mergulho, tanto para iniciantes quanto para quem possui certificação. Esses passeios permitem que os visitantes conheçam um mundo subaquático, repleto de formações rochosas únicas. 

Onde fica a Gruta do Mimoso?

A Gruta do Mimoso está localizada a 35 km de Bonito/MS, próximo a famosa Nascente Azul

Restrições

O passeio de contemplação é permitido para crianças acima dos 6 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Todas as opções de atividades na água estão sujeitas a sazonalidade e são realizadas apenas com nível mínimo da água de 8 metros.

A Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel é datada do período Pré-Cambriano, há 4,6 bilhões de anos. Para se ter uma ideia de sua importância histórica, ela foi formada junto com os oceanos, as placas tectônicas e as primeiras vidas multicelulares do planeta.

4 grutas em Bonito/MS que você precisa conhecer
Formações calcárias da Gruta de São Miguel

O que fazer na Gruta de São Miguel?

A Gruta de São Miguel oferece um incrível e completo passeio de contemplação. O passeio começa com uma trilha suspensa a 5 metros de altura e são 200 metros de caminhada até chegar ao 1º mirante, que permite observar a vegetação do local. 

A trilha da Gruta de São Miguel oferece ao visitante uma experiência de contato intenso com a natureza. Esse tipo de trilha desenvolve o tato, a visão, o olfato e a audição. Uma vez dentro da gruta, os visitantes podem observar toda a sua grandiosidade e formações rochosas de mais de 4 bilhões de anos. 

Onde fica a Gruta de São Miguel?

A Gruta de São Miguel está localizada a 18,5 km de Bonito/MS. 

Restrições

A idade mínima para visitação é de 5 anos e o passeio não é permitido para gestantes. Para ter um gostinho da Gruta de São Miguel, dê o play no vídeo abaixo: 

A Gruta de São Mateus

A Gruta de São Mateus, diferente das outras, tem a sua entrada e saída em locais diferentes, o que ajuda muito na ventilação do local e não é necessário refazer o trajeto para sair dela. Por lá, o visitante pode ver de perto as formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coraloides. 

O que fazer na Gruta São Mateus?

A visita à Gruta de São Mateus é um passeio contemplativo que começa com uma trilha suspensa a 5 metros de altura. São percorridos cerca de 200 metros até a entrada da cavidade.

Tarifário-e-Guia-de-Passeios-22

Durante a trilha, o visitante tem a oportunidade de contemplar a mata da região. Dentro da gruta, há iluminação artificial e os visitantes também portam lanternas para ajudar no trajeto. 

Também faz parte do passeio o Museu Kadiwéu, que conta com um acervo de objetos antigos que foram doados pelos moradores da região. No museu, o visitante encontrará automóveis da década de 1970 e muitos objetos que contam a história de Bonito/MS.

Onde fica a Gruta São Mateus?

A Gruta de São Mateus está localizada a apenas 4 km de Bonito/MS.

Restrições

A idade mínima para o passeio é de 5 anos. Não é recomendado para gestantes e também para quem tem claustrofobia e medo de morcegos. Dê o play no vídeo abaixo e confira o que te espera na Gruta de São Mateus

A segurança das grutas em Bonito/MS

Todos os passeios nas grutas em Bonito/MS obedecem ao sistema integrado de segurança. Isso quer dizer que os turistas recebem aparelhos de segurança como capacetes com touca higiênica e, em alguns casos, lanternas.

É recomendado o uso de roupas confortáveis e calçados fechados para caminhada. Também é importante levar dinheiro para bancar consumos extras, como água e alimentação. 

A preservação ambiental

Dentro de um polo de ecoturismo como Bonito/MS, a preservação ambiental é essencial. Ainda durante a preparação para visitar as grutas, os guias já explicam sobre a importância da conservação desses locais e sobre a interferência do homem, que deve ser a menor possível.

Por isso, é importante que não apenas o poder público seja o responsável pelas fiscalizações. Visitantes e moradores da cidade também devem assumir o compromisso de cuidar desses monumentos naturais.

Manter a integridade dos patrimônios culturais e ambientais brasileiros representa um compromisso com as gerações futuras e é um dos princípios mais importantes quando o assunto é ecoturismo. Mantenha sempre isso em mente ao visitar não só Bonito/MS, mas qualquer paraíso ecológico.

Saiba mais sobre a preservação ambiental de Bonito/MS
Saiba mais sobre a preservação ambiental de Bonito/MS

Outros passeios de contemplação em Bonito/MS

Além das grutas, Bonito/MS oferece também outros atrativos de contemplação para quem busca opções para conhecer as belezas naturais da região. Confira:  

Buraco das Araras

O Buraco das Araras é na verdade uma dolina, formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna. Por lá, habitam cerca de 135 espécies de pássaros que voam livremente pelo local, em especial as araras vermelhas que dão nome ao atrativo. 

O buraco tem 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência. Perfeito para observar a natureza e tirar as melhores fotos!

Contemplação Buraco das Araras em Bonito/Ms
Buraco das Araras em Bonito/MS | Foto: Edson Moron (@edson_moroni)

O que fazer no Buraco das Araras?

No local, o visitante caminha por uma trilha de 900m em torno da dolina e, como citei, as araras são a grande atração do atrativo. Se você for com a intenção de vê-las, a sugestão é programar sua viagem entre os meses de julho a novembro, período em que essas aves se reproduzem e elas chegam a formar bandos, produzindo lindas revoadas pelo céu. 

A atração fica aberta ao longo de todo o ano e as araras sempre estarão lá, em menor número e talvez abrigadas nos ninhos. Por isso, quando for, leve uma máquina fotográfica com zoom ou binóculos.

Onde fica o Buraco das Araras?

O Buraco das Araras está localizado a 54 km de Bonito/MS.

Abismo Anhumas 

Apesar do nome, o Abismo Anhumas é considerado geologicamente uma caverna. O local tem 72 metros de profundidade, equivalente a um prédio de 26 andares. 

Visite o Abismo Anhumas em Bonito/MS
Visite o Abismo Anhumas em Bonito/MS

O que fazer no Abismo Anhumas?

Para chegar ao fundo do Abismo Anhumas é preciso descer verticalmente através de um sistema de elevação no qual não é necessário fazer esforço. Ao chegar lá embaixo, o visitante encontra um lago com aproximadamente 80 metros de profundidade. Suas águas são extremamente transparentes e possibilitam a visualização de mais de 20 cones submersos de formação calcária.

No local estão disponíveis atividades como passeio de bote, flutuação e mergulho de cilindro. 

Onde fica o Abismo Anhumas?

O Abismo Anhumas está localizado a 23 km de Bonito/MS.

Conheça grutas em Bonito/MS com a Bonitour!

Gostou de descobrir que o turismo em Bonito/MS vai além das trilhas, rios e cachoeiras? Para conhecer essas e outras atrações, planeje a sua viagem com a Bonitour! 

No site, você pode montar o roteiro da sua viagem e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. Se preferir, você pode conversar diretamente com um consultor especializado no destino, basta nos chamar no WhatsApp.

Fale conosco pelo whatsapp

2 comentários sobre “4 grutas em Bonito/MS que você precisa conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *