fbpx

Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

Nada melhor do que começar o ano com as energias renovadas e muita tranquilidade em um local que oferece águas cristalinas e belas paisagens. Para encontrar tudo isso e muito mais, sem dúvida alguma vale a pena conhecer Bonito/MS em janeiro.

A capital do ecoturismo no Brasil é uma ótima opção para quem quer evitar cidades litorâneas repletas de agito. Porém, não pense que você será o único na cidade.

Apesar de ser mais tranquila que diversos outros pontos turísticos do país, a época é alta temporada e é importante se planejar com antecedência

Continue a leitura e confira o que você vai encontrar no mês de janeiro em Bonito/MS!

O clima de Bonito em janeiro

Se a sua principal preocupação para essa época é saber como é o clima Bonito/MS, saiba que, apesar de ser verão, a estação costuma ser chuvosa. Mas isso não significa que as temperaturas são baixas ou os passeios ficam inacessíveis, muito pelo contrário.

A chuva em Bonito/MS vem sempre acompanhada de altas temperaturas e calor intenso. Isso porque, apesar das quatro estações, a cidade é dividida entre dois períodos: úmido (verão) e seco (inverno). O primeiro acontece entre outubro e abril, enquanto o segundo de maio a setembro. 

O clima de Bonito/MS em janeiro
Saiba tudo sobre Bonito em janeiro | Autor: Brunno Rodrigues (@brunnorodrig) via Instagram

Quando chove em Bonito/MS, as cachoeiras são as principais beneficiadas, pois as quedas d’água ficam ainda mais cheias e bonitas. Além disso, a mata, neste período, fica mais verde e viva, revelando o quanto o destino é ideal para amantes da natureza.

Para quem procura praticar mergulho e flutuação, as águas não estarão tão cristalinas quanto no período de seca, mas ainda assim é possível realizar essas opções de passeios em Bonito/MS.

O que fazer em Bonito/MS

Quem opta por passar as férias em Bonito/MS, pode aproveitar os dias de descanso curtindo os diversos passeios da região. Além disso, independentemente da época do ano que você for viajar para a cidade, algumas opções de passeios não podem ficar de fora do seu roteiro. 

Com opções para adultos e crianças, confira as principais dicas de passeios em Bonito/MS.

O que fazer em 4 dias em Bonito/MS

Cachoeiras

Viajar para Bonito/MS e não conhecer ao menos uma das inúmeras cachoeiras da região é quase que imperdoável. Por isso, confira três passeios incríveis que contam com visitas a diferentes cachoeiras do destino!

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Localizado a 70 km de Bonito/MS, a visita acontece no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O passeio Cachoeiras da Serra da Bodoquena leva cerca de cinco horas e conta com até oito paradas para banho em diferentes cachoeiras.

Explore: Cachoeiras Serra da Bodoquena

Além das belas quedas d’água, o atrativo conta também com paisagens incríveis com vegetação arbórea densa e diversos animais típicos da região.

Parque das Cachoeiras

Banhado pelo Rio Mimoso, o Parque das Cachoeiras oferece sete paradas para banho em diferentes cachoeiras e piscinas naturais. As trilhas são leves e o passeio acontece mesmo com garoas e chuvas leves. A atividade tem duração aproximada de três horas e oferece cenários incríveis para fotos.

Boca da Onça

Ideal para quem adora praticar atividades físicas, o passeio Cachoeiras Boca da Onça conta com diferentes trilhas e visita a oito cachoeiras, sendo quatro delas ideais para banho.

Além disso, entre elas as cachoeiras, está a maior do estado do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura. Todo o passeio é feito em cerca de seis horas.

Grutas

Mesmo no período úmido e com chuva, as grutas de Bonito/MS são cobertas e, portanto, podem ser visitadas. Conheça as três principais!

Gruta do Lago Azul

Um dos principais cartões-postais de Bonito/MS, a Gruta do Lago Azul é uma das maiores cavidades inundadas de todo o mundo. Para conhecê-la é necessário um pouco de fôlego, já que são 300 degraus de uma escadaria íngreme até chegar ao lago de águas azuis cristalinas de encher os olhos. 

Bonito em Janeiro
Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

Gruta de São Miguel

A visita para este atrativo é uma imersão ao passado. Isso porque, a cavidade é datada do período Pré-Cambriano (4,6 bilhões de anos atrás), e o passeio na Gruta de São Miguel traz experiências únicas aos visitantes.

Além disso, o acesso acontece por uma trilha suspensa e por lá, os visitantes observam uma grande variedade de formações espeleológicas, com estalactites, estalagmites, colunas e coralóides.

Gruta Catedral (antiga São Mateus)

A Gruta Catedral (antiga Gruta São Mateus) é a opção mais próxima do centro da cidade e a visita ao local oferece uma experiência única. Isso porque, a caverna tem a sua entrada e saída em locais diferentes.

Isso ajuda muito na ventilação, tornando o ambiente agradável. O passeio começa em uma trilha suspensa a 5 metros de altura e são percorridos cerca de 200 metros até a entrada da cavidade.

Explore: Gruta Catedral

Além disso, também faz parte do passeio a visita ao Museu Kadiwéu, que conta com um acervo de objetos antigos que foram doados pelos moradores. No museu, o visitante encontrará automóveis da década de 70 e muitos objetos que contam a história de Bonito/MS.

Flutuações

As flutuações de Bonito/MS são um espetáculo à parte e acontecem mesmo em períodos de chuva. A atividade é uma das mais populares da região, já que Bonito/MS é o cenário perfeito para passeios em águas cristalinas, com muita segurança e diversão para todas as idades. 

Conheça três opções de atrativos para a prática de flutuação! 

Rio da Prata

Para apaixonados por flutuação, o Rio da Prata oferece um dos maiores percursos, com 1.800 m. A atividade é realizada com uma suave correnteza que leva os visitantes calmamente por um passeio subaquático, habitado por diferentes espécies de peixes e plantas.

Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. A duração do passeio é de quatro horas e meia e a idade mínima é de seis anos.

Rio Sucuri

O Rio Sucuri é considerado um dos rios mais cristalinos de todo o mundo e, sem dúvida, é um dos atrativos que não pode ficar de fora do seu roteiro em Bonito/MS. O passeio de flutuação tem um percurso de 1.800 m e possui um barco de apoio para quem precisar.

Bonito em janeiro: encante-se com as flutuações
Bonito em janeiro: encanta-se com as flutuações

Diferentemente do que muita gente pensa, dificilmente você irá encontrar cobras nas águas do rio. O nome foi dado pois, do alto, o formato lembra a famosa espécie de cobra.

 A duração do passeio é de duas horas e meia e a idade mínima é de quatro anos.

Nascente Azul

A nascente do Rio Bonito ganhou esse nome por contar com diversos tons de azul em suas águas. Neste passeio, além da flutuação, os visitantes podem aproveitar para fazer o mergulho de apnéia, ou seja, sem nenhum equipamento.

Explore: Nascente Azul

Além disso, na Nascente Azul acontece também o fenômeno de espelhamento na água, que faz com que ela tenha uma cor azul turquesa, única na região

 A duração do passeio é de duas horas e meia e a idade mínima é de quatro anos.

O que conhecer na cidade de Bonito em janeiro

Além de todas essas opções incríveis, quem viajar para Bonito/MS em janeiro, período de alta temporada, vai encontrar diversos atrativos para os turistas na cidade. As dicas urbanas incluem o Projeto Jiboia e o passeio Bonito by Night

Passeios noturnos em Bonito/MS: Projeto Jiboia
Passeios noturnos em Bonito/MS: Projeto Jiboia

Na cidade, você poderá desfrutar também dos mais incríveis restaurantes e bares, seja durante o dia ou à noite. Se você adora provar comidas diferentes, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre a culinária pantaneira e surpreenda-se!

Conheça a sugestão de roteiro ideal para Bonito/MS

Que tal começar o ano em grande estilo e aproveitar tudo que Bonito/MS tem a oferecer? Para te ajudar, preparei uma sugestão de roteiro ideal para Bonito, com algumas das melhores atividades e passeios para você curtir no destino.

Créditos Capa: Brunno Rodrigues via Instagram

8 comentários sobre “Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

  1. Oi Renilson! Tudo bem?
    Em janeiro tem risco de tromba d’água devido as chuvas?
    E dá pra fazer as trilhas? Pois temos crianças no grupo.
    Obrigada!

    1. Oii Patrícia, tudo certo!

      Janeiro é um ótimo mês para viajar em família para Bonito/MS! Por aqui nunca houve histórico de tromba d´água nos passeios que trabalhamos; mas de fato janeiro tem histórico de chuvas; 2023 passamos janeiro inteiro sem chuvas; as chuvas começaram no final de fevereiro.

      Importante deixar claro que em todos os dias de chuva os passeios fazem uma avaliação antes de liberar os grupos guiados; caso haja o mínimo risco de operação, o passeio não opera e damos opções de reembolso ou remarcação do atrativo. Deixo aqui um vídeo do nosso Instagram sobre os dias de chuvas: https://www.instagram.com/p/Cox0WXKpbHM/

      Qualquer dúvida estou por aqui! 😉

  2. A Renilson, tudo bem?
    Estou pensando em ir para bonito em Janeiro, é realmente uma boa época?
    Ouvi dizer que chove muito e acaba atrapalhando a as atrações

    1. Olá Douglas!
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Janeiro é uma boa época sim, é verão em Bonito então tem chances ocorrer chuvas, a chuva em Bonito nessa época vem sempre acompanhada de altas temperaturas e calor intenso, nas flutuações não interfere pois a água se mantém cristalina! Já nas cachoeiras elas podem estar mais volumosas e turvas. Janeiro é um período de alta temporada então se pretende viajar para Bonito não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência! 😉
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Deixo aqui um vídeo completo que fizemos falando de todas as épocas em Bonito.
      https://www.youtube.com/watch?v=s85GFAYCqik&t=134s
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Abraço!
      😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *