Bonito: um dos destinos de turismo mais seguros do mundo

Powered by Rock Convert

Bonito/MS é sem dúvida um dos lugares mais encantadores do Brasil. Com um ecossistema preservado e cenários paradisíacos, o destino repleto de atrações em meio à natureza é um dos favoritos dos amantes de ecoturismo. Os cuidados que a prefeitura da cidade têm, ajudam a manter as belezas naturais da região e fazem dela um dos destinos de turismo mais seguros em todo o mundo.

Se você está pensando em conhecer o destino, veja o roteiro de 5 dias que preparamos para mostrar a você o que fazer em Bonito, onde comer e como se preparar para a viagem!

Flutuação-no-Rio-Sucuri-em-Bonito-MS

Sistema de Gestão de Segurança  

Desde 2014, Bonito tem implementado o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) em quase todos os seus principais atrativos: Gruta do Lago Azul e os passeios Balneário do Sol, Balneário Ilha Bonita, Ceita Corê Ecoturismo, Eco Park Porto da Ilha, Grutas de São Miguel, Lobo Guará Bike Adventure, Nascente Azul, Parque Ecológico Rio Formoso, Cachoeira Boca da Onça, Estância Mimosa, Rio da Prata e Quadriciclo Zagaia.

A implementação do sistema é uma parceria entre a Prefeitura de Bonito, da Associação dos Atrativo Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR), do Sebrae e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). 

O Sistema de Gestão da Segurança eleva as regras de turismo em Bonito e tem a prevenção como um de seus principais objetivos. Aponta de maneira clara as situações que envolvem riscos e necessidades de melhoria, antecipando a ocorrência de eventos indesejados. Ao adotar as medidas, a empresas se preparam para as mais diversas situações, conseguindo reduzir ao máximo a probabilidade de acidentes. 

Algumas das medidas do Sistema de Gestão da Segurança são:

  • Estabelecimento de procedimentos;
  • Capacitação de condutores e guias;
  • Uso de cinto de segurança e capacete;
  • Uso de vestimentas adequadas;
  • Uso de colete salva-vidas;
  • Manutenção e conservação de equipamentos;
  • Manutenção de trilhas;
  • Consulta às condições meteorológicas;
  • Cancelamento de operações em situações de risco, entre outros.

Exemplo disso, o Parque Ecológico Rio Formoso cita a implementação do SGS como fundamental para identificarem, mapearem e tratarem os riscos inerentes às atividades de ecoturismo e turismo de aventura e assim, garantir diversão com segurança para todos àqueles que os visitam. 

Parque-Ecológico-Rio-Formoso-em-Bonito-MS

Livre de aglomerações

Em 2020, o mundo todo encara os desafios causados pelo novo coronavírus e, por consequência, mudamos alguns de nossos comportamentos. Ao adotarmos o distanciamento social como medida de prevenção, passamos a evitar aglomerações em espaços públicos. Devido à crise, a prefeitura de Bonito sofreu muito com a paralisação das atividades turísticas, que é a principal fonte de renda do município. 

Entretanto, em meio ao cenário negativo, o secretário de turismo da cidade traçou estratégias para colocar em evidência o destino no período pós crise. Em entrevista à Rádio CBN, Augusto Mariano destacou que, diferente dos destinos favoritos mundialmente como Paris, Disney, Nova York e Barcelona, Bonito oferece atividades ao ar livre e sem aglomeração de pessoas. 

Em Bonito, o turismo é feito ao ar livre, com pouca aglomeração, organizado com voucher único, grupos pequenos e com guias de turismo especializados que acompanham o número limitado de pessoas. Ainda de acordo com secretário, mesmo com as demissões em massa, a crise é uma oportunidade de exaltar ainda mais os destinos nacionais. Com a diferença no câmbio, fica muito mais interessante para o turista estrangeiro visitar o Brasil e para o brasileiro priorizar o seu país na hora de planejar uma viagem.

Organização dos passeios

A cidade de Bonito, além de ser um fenômeno no ecoturismo brasileiro também é referência em organização. Isso se deve ao fato de que os passeios da região são comprados somente através de agências, exigindo agendamento em um sistema eletrônico e com preços padronizados.

Toda essa estrutura garante mais praticidade e conforto para os turistas, já que o sistema evita filas e passeios super lotados. Os passeios também são sempre acompanhados por um guia, com limite de pessoas, garantindo segurança e principalmente, respeito ao meio ambiente. E também, todos os passeios que necessitam de equipamentos de segurança especiais, são devidamente higienizados seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Voucher Digital

Um dos diferenciais que Bonito oferece é o voucher digital, que está sendo implementado aos poucos. Ele tem como objetivo proporcionar maior agilidade, economia e controle financeiro pela administração do município e agências de turismo locais. 

O documento serve também como “bilhete de entrada” em todos os atrativos da região, o que permite um controle maior do número de visitantes, mantendo as normas de segurança e preservação do local.

Atualmente, os passeios ainda exigem o voucher impresso, que é entregue ao visitante pelas agências. 

O melhor destino de ecoturismo do Brasil

Além disso, a cidade de Bonito foi eleita pela 16ª vez o melhor destino de ecoturismo do Brasil. O prêmio foi entregue na 18ª edição da premiação “O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020”, que é considerado o prêmio mais relevante do turismo brasileiro por ser uma premiação em que é o público quem escolhe os vencedores.

Banner com o Prêmio-recebido-por-Bonito-MS-de-melhor-destino-de-ecoturismo-do-Brasil

A premiação também é a que mais abrange categorias, são 24 ao todo, que incluem até mesmo companhias aéreas e hostels. Além de reconhecer estabelecimentos e serviços de prestígio no mercado brasileiro e internacional, o prêmio destacou também a importância que o viajante dá à internet na hora de decidir por um serviço de viagem. O levantamento mostra que 67% do público faz uso de buscadores e comparadores de preços antes de comprar uma passagem, pacote ou reservar uma hospedagem.

Agora que você já sabe que Bonito é seguro, cheio de atrações incríveis em meio à natureza e uma opção de turismo sem aglomeração, que tal começar a planejar a sua viagem? 

A Bonitour oferece roteiros personalizados para a cidade de Bonito, Fernando de Noronha e Serra Gaúcha. Disponibilizamos também, o Roteiro Fácil, uma plataforma disponível em nosso site em que você pode realizar a compra de passeios e montar o roteiro de sua viagem como preferir. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao seu roteiro na palma de sua mão, quando quiser. Além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos.

seis_lugares_para_viajar_no_carnaval_roteiro_facil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *