fbpx

6 cidades do Pantanal para conhecer

6 cidades do Pantanal para conhecer

O Pantanal é um dos principais biomas brasileiros e se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com paisagens surpreendentes e diversos passeios em meio à natureza, existem diferentes cidades que oferecem a típica experiência pantaneira. Neste texto, você irá conhecer as principais cidades do Pantanal e tudo o que elas oferecem.

Continue a leitura e descubra as principais cidades do Pantanal que você pode conhecer!

Pantanal Sul x Norte 

O Pantanal tem 150.355 km² de extensão no Brasil e é dividido entre duas regiões: o Pantanal Norte, no Mato Grosso, e o Pantanal Sul, no Mato Grosso do Sul. A região norte é mais conhecida pela cultura e pesca, assim como no Pantanal Sul, que também é bastante procurado tanto por quem deseja realizar diversos passeios voltados à contemplação da natureza e ecoturismo.

Cidades no Pantanal Norte para conhecer 

Barão de Melgaço/MT

Às margens do Rio Cuiabá, Barão de Melgaço/MT é uma pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes. O local mantém sua arquitetura colonial, com casas e construções do século 19 que faziam parte de uma das mais importantes regiões açucareiras do Brasil. Típica cidade pantaneira, ela surpreende também com suas paisagens repletas de animais da região. 

Conheça as cidades do Norte do Pantanal
Barão de Melgaço/MT | Créditos: Mario Friedlander via Olhar Conceito

Quem visita Barão de Melgaço/MT pode aproveitar para realizar algumas das atividades mais populares no Pantanal como o safári fotográfico e a focagem noturna para observar diferentes espécies da fauna pantaneira, além de passeios de barco para contemplação ou pesca.

Cáceres/MT

Cáceres/MT está localizada às margens do Rio Paraguai. Devido a sua localização privilegiada, a cidade é um dos principais pontos de pesca do Pantanal. Por lá acontece também o famoso Festival Internacional de Pesca, com competição de pesca e uma programação completa com feiras e shows.

Conheça Cáceres/MT no Pantanal
Cáceres/MT | Créditos: Prefeitura Municipal de Cáceres

A pesca esportiva é a principal atividade em Cáceres/MT e atrai milhares de visitantes de todo mundo. Outras atividades imperdíveis para quem visita o destino e quer conhecer de perto a fauna e flora pantaneira são as trilhas, cachoeiras, lagoas, grutas e balneários.

Poconé/MT

O município de Poconé/MT é banhado pelos rios Cuiabá e Paraguai. Conhecida também como “Cidade Rosa”, o local é o principal acesso para a famosa Estrada Transpantaneira que leva até o coração do Pantanal. Com cerca de 150 km de extensão, a estrada é repleta de pousadas, pontes de madeira e fazendas pantaneiras.

Saiba tudo sobre a cidade de Poconé/MT
Poconé/MT | Créditos: Nathalia Segato via Unsplash

A Estrada Transpantaneira é o principal atrativo de Poconé/MT e quem passa pelo local tem a chance de apreciar as paisagens do Cerrado e ver de perto as mais variadas espécies do Pantanal, como capivaras, tamanduás, veados e diversas aves como gaviões e garças.

Cidades no Pantanal Sul para conhecer

Aquidauana/MS

Cortado pelo rio do mesmo nome, Aquidauana/MS se destaca por suas águas calmas, praias de água doce e parques naturais como o Parque Lagoa Comprida, Parque João Dias e Parque Pirizal. O município é o lar também de aldeias indígenas, onde os viajantes podem conhecer de perto os hábitos e cultura dos índios que habitam a região.

Conheça as cidades do Pantanal
Aquidauana/MS | Créditos: Reprodução via Simasul

Aquidauana/MS oferece diversas opções de passeios e atividades para quem ama natureza. Por lá, você pode se refrescar, pescar e praticar esportes nos rios e praias de água doce, além de passear pelos parques naturais e apreciar as belas paisagens e fauna local.

Corumbá/MS

Localizada na fronteira com a Bolívia, Corumbá/MS possui 105 mil habitantes e é o ponto de partida para o trajeto que atravessa a Estrada Parque Pantanal. Além dos passeios em meio à natureza, a cidade se destaca também por seus atrativos históricos e culturais.

Saiba tudo sobre a cidade Corumbá/MS no Pantanal
Corumbá/MS | Créditos: Andrew Mercer via Wikipédia

Quem visita o destino pode percorrer os 120 km da Estrada Parque Pantanal e ter a experiência de conhecer um verdadeiro zoológico a céu aberto e contemplar um dos cenários mais lindos da região. Outros passeios imperdíveis são o Museu de História do Pantanal e os fortes de Coimbra e Junqueira.

Miranda/MS

Miranda/MS fica mais afastada das outras cidades do Pantanal e é perfeita para quem quer relaxar em meio à natureza. Com construções preservadas do início do século 20, o município está repleto de pousadas e hotéis em fazendas típicas pantaneiras que oferecem diferentes passeios e atividades para os hóspedes. 

Saiba mais sobre Miranda/MS
Miranda/MS | Créditos: Autor: Reprodução via Guia do Pantanal

Miranda/MS é o destino ideal para conhecer os principais passeios do Pantanal. Quem visita o município pode participar de cavalgadas, passeios de barco, praticar trilhas, safáris e passeios de focagem noturna para ver de perto os imensos jacarés que habitam a região, além de diversos outros animais. 

Dica extra: Bonito/MS

Quem visita o Pantanal pode expandir a sua viagem e conhecer outros destinos que têm a natureza como principal atração e que são próximos, como Bonito/MS. O município (que não está na região pantaneira em si, mas bem próximo a ela) é a capital de ecoturismo do Brasil e pode fazer parte do seu roteiro pelo Pantanal Sul. Você pode conhecer o destino tanto na ida quanto na volta para Campo Grande e por lá você terá mais de 50 opções de atividades, como flutuações, trilhas, cachoeiras e passeios de aventura para fazer. 

Conheça Bonito/MS
Conheça Bonito/MS

Saiba mais sobre o Pantanal

Conhecer o Pantanal é uma experiência única e inesquecível. A região tem algumas das mais belas paisagens do Brasil e com certeza irá te surpreender. Para saber mais sobre o destino, acesse o Guia Completo Sobre o Pantanal e comece a planejar o seu roteiro através do site da Bonitour!

Créditos capa: Observatório Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *