fbpx

Como Fernando de Noronha/PE está operando durante a pandemia

Como Fernando de Noronha/PE está operando durante a pandemia

A pandemia do coronavírus impactou diretamente os nossos planejamentos de viagens e, durante esse período, é normal que surjam dúvidas quando pensamos em viajar. Sendo um dos destinos mais populares do Brasil, quem está planejando conhecer o arquipélago, se pergunta: como Fernando de Noronha/PE está operando durante a pandemia? 

Para te ajudar, preparamos esse texto para explicar como está funcionando o turismo em Fernando de Noronha/PE, responder às principais dúvidas e mostrar porque o arquipélago é um destino seguro para viajar. Confira!

Os passeios estão abertos em Fernando de Noronha?

Atualmente, com o decreto em vigor, as praias estão abertas e as atividades não-essenciais podem funcionar das 5h à 00h, inclusive nos finais de semana. Isso significa que os passeios estão funcionando, respeitando as medidas restritivas e todas as normas de biossegurança. 

Como está funcionando a parte gastronômica?

Bares, restaurantes e lanchonetes estão abertos somente dentro do horário de funcionamento permitido, das 5h à 00h.

O decreto também proíbe utilização de som na faixa de areia das praias e em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares. 

Como está a situação da pandemia em Noronha?

Para acompanhar a situação da pandemia em Fernando de Noronha/PE, como número de casos de COVID-19 e outras informações em tempo real, acesse o site oficial da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Como está funcionando o Aeroporto?

O aeroporto de Fernando de Noronha/PE está aberto e recebendo voos diretos somente de Recife e Natal. Se você é de outras cidades brasileiras, será preciso realizar a conexão nesses aeroportos para chegar ao arquipélago. As companhias que voam para Fernando de Noronha são a Azul e a Gol.

O que precisa para entrar em Noronha? 

Antes de embarcar, é preciso apresentar o teste de COVID-19 para entrar em Fernando de Noronha/PE, que pode ser feito até 48 horas antes do embarque. São aceitos os seguintes testes:

  • Teste RT-PCR negativo para COVID-19 realizado até 48 horas antes da viagem;
  • Teste RT-PCR positivo para COVID-19 realizado entre 20 e 90 dias antes da viagem
  • Teste sorológico positivo para anticorpos de COVID-19 (IgG) feito até 90 dias antes da viagem.

O teste para entrar na ilha é de responsabilidade do visitante e somente são aceitos testes RT-PCR feitos com swab nasal. O exame deverá ser apresentado impresso no balcão da companhia aérea no momento do embarque e entregue uma cópia impressa no desembarque em Noronha.

Recomendações para viajar de avião com segurança, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):

No aeroporto

  • Além do uso do álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, sempre que possível. 
  • Deve-se observar a distância de aproximadamente 2 metros entre os passageiros em filas e espaços comuns do aeroporto. 
  • A mesma regra de distanciamento nas filas e nos espaços comuns do aeroporto é sugerida para os assentos. A recomendação é que a companhia aérea bloqueie parte dos assentos a fim de evitar a proximidade física entre os passageiros.
  • Evitar aglomerações nas praças de alimentação e nos momentos de check-in, saída da aeronave e desembarque.

Na aeronave

  • Permanecer de máscara durante todo o voo. 
  • Após o pouso, o passageiro deve permanecer sentado até que seja autorizado a se levantar e deixar a aeronave seguindo a orientação da tripulação.
  • Quando houver serviço de bordo, devem ser priorizados alimentos e bebidas servidos em embalagens individuais e recipientes fechados, higienizados antes do oferecimento do serviço. 

No desembarque

  • Aguarde a chamada do comandante e a abertura das portas para se levantar e se preparar para sair.
  • Ao retirar suas bagagens ou quando vai pedir um transporte para deixar o aeroporto mantenha o distanciamento social. 

Noronha é um destino seguro para viajar?

Fernando de Noronha/PE, por ser uma ilha, tem a entrada mais restrita em comparação ao continente. Como citamos, o arquipélago possui apenas um aeroporto e recebe poucos voos.  

Além disso, diversos locais do destino receberam o Selo de Turismo Responsável, criado pelo governo brasileiro para premiar estabelecimentos comerciais e turísticos que seguem determinadas regras de higiene e segurança. 

Os protocolos de Fernando de Noronha exigem:

  • Assinatura do termo de compromisso no ato do pagamento da TPA (Taxa de Preservação Ambiental), concordando que irá cumprir os protocolos;
  • Utilizar obrigatoriamente máscaras nos espaços públicos; 
  • Higienizar sempre as mãos com álcool gel 70.

Para saber mais sobre como viajar neste momento, acesse o post completo com dicas de como viajar com segurança

Se eu precisar cancelar minha viagem devido à pandemia, o que acontece?

Caso precise cancelar a sua viagem para Fernando de Noronha/PE devido à pandemia, não se preocupe. Aqui na Bonitour você pode cancelar a sua viagem sem custo para solicitações com até 7 dias de antecedência a data da viagem.

Como montar o roteiro de viagem para Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE está preparado para receber os turistas, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Além disso, o destino oferece diversos passeios e é também uma ótima opção para quem quer fugir do frio

Quer montar o seu roteiro para o destino? Aqui na Bonitour, você pode montar o seu roteiro para o arquipélago através do Roteiro Fácil, uma ferramenta totalmente online e gratuita, desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem. 

Com ele, você consegue ajustar o seu roteiro com base na distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens. Além disso, a Bonitour possui um aplicativo de viagens, pelo qual você tem acesso ao roteiro além das facilidades de check-in online nas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.