fbpx

Confira 11 curiosidades sobre Bonito/MS

Confira 11 curiosidades sobre Bonito/MS

Bonito/MS é um dos destinos mais incríveis e únicos do Brasil. Os seus passeios em meio à natureza preservada já fizeram o município receber o título de melhor destino de ecoturismo do país por diversas vezes. 

Além de suas divertidas atividades e belezas naturais, o destino também chama a atenção por alguns fatos interessantes e que os diferenciam de outros lugares no Brasil e do mundo.

Continue lendo e descubra 11 curiosidades sobre Bonito/MS!

1. A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul

Cachoeira Boca da Onça: a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul
Cachoeira Boca da Onça: a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul

Em Bonito/MS e região você encontra diversas cachoeiras para contemplação ou até mesmo para se refrescar em suas águas cristalinas. Uma delas é a Cachoeira Boca da Onça, a maior do estado do Mato Grosso do Sul.

Com 156 metros de altura, a cachoeira faz parte do complexo Boca da Onça, que possui outras cachoeiras e diferentes trilhas para explorar o local. Outra curiosidade bem legal é o próprio nome da cachoeira, que foi assim batizada devido ao seu formato que lembra uma onça de boca aberta.

2. O maior rapel de plataforma suspensa do Brasil

Rapel Boca da Onça: o maior rapel de plataforma suspensa do Brasil
Rapel Boca da Onça: o maior rapel de plataforma suspensa do Brasil

O atrativo Boca da Onça conta ainda outra atração recorde: o maior rapel de plataforma do Brasil. São 90 metros de altura no rapel da Boca da Onça e a atividade é realizada em uma estrutura metálica que avança 15 metros sobre o precipício. O rapel está localizado no Rio Salobra e oferece uma paisagem incrível,  rodeada de paredões de cânions de mais de 100 metros de altura. 

A operação do rapel é feita em negativo, ou seja, sem o apoio dos pés na pedra. Assim, evita-se o desgaste das rochas calcárias e preserva-se o local da melhor forma possível.

3. Carne de Jacaré: uma iguaria do destino

Carne de Jacaré: um prato típico que você encontrará em Bonito/MS
Carne de Jacaré: um prato típico que você encontrará em Bonito/MS

A culinária de Bonito/MS é bastante influenciada pela cultura e gastronomia do Pantanal. Por lá, a carne de jacaré é bastante comum e é um dos pratos típicos do destino. Apesar de ser considerado um prato exótico, a carne tem gosto que lembra o peixe e a textura que lembra o frango. Em Bonito/MS você irá encontrar carne de jacaré frita, ao molho, ensopada e grelhada. 

4. A maior dolina da América do Sul 

O Buraco das Araras é a maior dolina da América do Sul 
O Buraco das Araras é a maior dolina da América do Sul 

O Buraco das Araras, localizado a 55 km de Bonito/MS é um dos atrativos únicos do destino. O local é, na verdade, uma dolina proveniente do desabamento de uma caverna que estima-se que aconteceu há 200 mil anos. O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo e a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.

O atrativo é hoje um local para contemplação de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região e dão nome ao local.

5. O primeiro museu subaquático de água doce do mundo

Primeiro museu subaquático de água doce do mundo, localizado na Nascente Azul
Primeiro museu subaquático de água doce do mundo, localizado na Nascente Azul. | Foto: Conexão Planeta

Em outubro de 2021, Bonito/MS inaugurou o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. Localizado na Nascente Azul, em um lago de cerca de 4 metros de profundidade, o local oferece a integração da arte com a natureza.

Para conhecer o museu, os visitantes não precisam possuir certificado de mergulho, já que a atividade é praticada em um ambiente controlado e acompanhado por instrutores.

6. Uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil 

A Lagoa Misteriosa é uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil.
Uma das incríveis curiosidades sobre Bonito: a Lagoa Misteriosa é uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil.

Uma das curiosidades sobre Bonito/MS é a Lagoa Misteriosa, a 45 km do centro de Bonito/MS, que é considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

O local é um dos atrativos mais interessantes do destino e possui outros fatos bastante curiosos. A Lagoa Misteriosa ganhou esse nome porque ninguém até hoje conseguiu descobrir qual a sua profundidade. O ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, depois de oito horas de mergulho: 220 metros. 

7. É um dos destinos de turismo mais seguros do mundo

 Uma das curiosidades sobre Bonito/MS: um dos destinos mais seguros do mundo.
Uma das curiosidades sobre Bonito/MS: um dos destinos mais seguros do mundo.

O destino é um dos destinos mais seguros do mundo. Uma das curiosidades sobre Bonito/MS é que a grande maioria dos passeios em Bonito/MS contam com o Sistema de Gestão de Segurança (SGS). O sistema eleva as regras de turismo e tem a prevenção como um de seus principais objetivos. 

Além disso, o município recebeu o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, além do Selo Turismo Responsável e Bonito Seguro, o que garante que todos os atrativos da região cumpram com os protocolos de segurança exigidos.

8. Aquífero Guarani

11 curiosidades sobre Bonito/MS: Aquífero Guarani e a energia do destino. | Foto: @mundosemmuros
11 curiosidades sobre Bonito/MS: Aquífero Guarani e a energia do destino. | Foto: @mundosemmuros

O Aquífero Guarani já foi considerado o maior depósito de águas naturais do mundo. Hoje ele figura entre os mais volumosos do planeta e ocupa uma área de 6 estados brasileiros, sendo a maior parte no Mato Grosso do Sul. Passando por Bonito/MS, o aquífero é considerado por muitos um local mágico para recarregar as energias, seja contemplando a paisagem ou num mergulho em seus rios. 

9. Caverna com milhões de anos e cone submerso com 19 metros de altura 

Uma das curiosidades sobre Bonito/MS que é de tirar o fôlego é um dos lugares mais incríveis do destino: o Abismo Anhumas. Essa caverna possui formações rochosas de milhões de anos e entre elas, existe um cone submerso com 19 metros de altura, formado pela precipitação de carbonato de cálcio arrastado pela água. 

Durante a flutuação no local, é possível apreciar as belezas desse e de outros gigantescos cones submersos espalhados em toda a área. Durante o mergulho, é possível passar entre alguns deles. 

10. Uma das águas mais cristalinas do planeta 

O Rio Sucuri tem uma das águas mais cristalinas do planeta 
Uma das curiosidades sobre Bonito: o Rio Sucuri tem uma das águas mais cristalinas do planeta.

O Rio Sucuri, em Bonito/MS, é considerado um dos rios de águas mais cristalinas de todo o mundo, ganhando em transparência até mesmo das águas das Bahamas. O atrativo foi batizado em 1975, quando um visitante sobrevoou o rio e observou o seu formato, vendo que se parecia muito com uma cobra gigante. Devido à transparência total do rio, o visitante contou que a vegetação do fundo se parecia com as manchas da cobra, batizando-o assim de “Rio Sucuri”. 

11. Festival da Guavira 

A Guavira, frutinha típica da região é tão querida que até ganhou um festival
A Guavira, frutinha típica da região é tão querida que até ganhou um festival | Foto: O Sul Matogrossense

A guavira é uma frutinha típica do cerrado brasileiro, muito rica em vitamina C e com um sabor totalmente diferente de qualquer outra fruta. Quem visita Bonito/MS entre novembro e dezembro, época da guavira, não pode deixar de prová-la, seja in natura, em sorvetes, doces ou até mesmo na cachaça. 

Uma curiosidade sobre Bonito/MS que é deliciosa: por lá, a fruta é tão popular que todos os anos acontece o Festival da Guavira na cidade. O evento conta com apresentações culturais, tenda de artes, feira gastronômica, palestras de culinária e outras atividades realizadas para contar um pouco da história da região e sobre o meio ambiente.

Conheça as curiosidades sobre Bonito/MS pessoalmente com a Bonitour!

Gostou de saber mais sobre o destino? Não deixe de conferir o nosso guia completo sobre Bonito/MS e planeje a sua viagem com a Bonitour! No site, você pode montar o seu roteiro e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, a Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online. Acesse o site e conheça todos os benefícios.

Fale com um agente Bonitour Viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.