fbpx

Confira 5 incríveis destinos de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil

Confira 5 incríveis destinos de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil

O Brasil é um dos destinos mais completos para os amantes de natureza e passeios de aventura. Em todo o território, existem diversos lugares repletos de belezas naturais e atividades de ecoturismo em meio a matas, rios, cachoeiras e muito mais. Neste texto, você vai conhecer cinco destinos de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil. Confira!

Lista de 5 destinos de ecoturismo no Centro-Oeste:  

1. Bonito/MS

Começando a lista com a capital do ecoturismo do Brasil, Bonito/MS oferece diversas atrações para todos perfis e idades, tanto para os mais aventureiros quanto para os que preferem só observar a paisagem e curtir a natureza super preservada da região.

Confira algumas das suas principais atrações:

Trilhas e cachoeiras

Bonito oferece diversas Trilhas e Cachoeiras para quem quer curtir a natureza
Bonito oferece diversas Trilhas e Cachoeiras para quem quer curtir a natureza

Em Bonito/MS, existem diferentes opções de cachoeiras e a grande parte delas é acompanhada de trilhas interativas em meio à mata ciliar. Nestes passeios, os visitantes conhecem cachoeiras com alturas diversas e algumas delas oferecem possibilidade para banho em suas águas cristalinas.

Grutas

Bonito é o principal destino de ecoturismo no Centro-Oeste, oferecendo diversas atividades para o viajante
Bonito é o principal destino de ecoturismo no Centro-Oeste, oferecendo diversas atividades para o viajante

As grutas de Bonito/MS são ótimas atrações para quem quer admirar formações geológicas únicas, esculpidas ao longo de milhares de anos. As três grutas de Bonito/MS abertas para visitação são: Gruta do Lago Azul, Gruta São Mateus e Gruta de São Miguel

Flutuações

Flutuações em Bonito/MS
Flutuações em Bonito/MS

A flutuação é uma atividade realizada na água, como se você estivesse boiando de barriga virada para baixo. Nas flutuações em Bonito/MS, o passeio é feito em rios onde a correnteza conduz o visitante por um percurso definido, sempre com a orientação de guias. Durante o trajeto, é possível admirar a vida subaquática, repleta de diferentes espécies de peixes e plantas. 

Passeios noturnos

Passeios noturnos em Bonito/MS: Projeto Jiboia
Passeios noturnos em Bonito/MS: Projeto Jiboia

O destino também oferece opções de atividades para curtir a noite de Bonito/MS, como o Projeto Jibóia, uma palestra que tem como objetivo desmistificar as serpentes não peçonhentas e o Aquário de Bonito com diferentes espécies de peixes típicas da região. 

Passeios de aventura

Bonito oferece diversos passeios de aventura para quem gosta de adrenalina!
Bonito oferece diversos passeios de aventura para quem gosta de adrenalina!

As opções de passeios de aventura em Bonito/MS são muitas e para todos os gostos. Entre as atrações, podemos destacar o arvorismo, rapel, tirolesas e até mesmo um pêndulo humano. 

São tantas opções que fica até difícil escolher qual delas incluir no seu roteiro. Para ajudar, confira o comparativo de passeios em Bonito/MS e selecione aqueles que combinam mais com o seu perfil.

2. Pirenópolis/GO

Pirenópolis é mais um destino de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil! | Foto: André Amaral
Pirenópolis é mais um destino de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil! | Foto: André Amaral

A pequena cidade de Pirenópolis/GO possui diversos casarões e igrejas centenárias que a fizeram ser tombada como Patrimônio Nacional pelo Iphan em 1989. Outro diferencial da cidade é a sua rica culinária regional, com pratos à base de pequi, galinhada, empadão goiano, pamonha, carne de lata e outras delícias típicas de Goiás.

Além das belezas históricas e rica gastronomia, a cidade conta também com atividades de ecoturismo. Confira as principais atrações:

Parque Estadual Serra dos Pirineus

Com uma área de quase três mil hectares, o Parque Estadual Serra dos Pirineus abriga rios, cachoeiras e diversas espécies de plantas e animais. Os destaques do parque são: Pico dos Pirineus, Morro Cabeludo e os campos e veredas. 

Cachoeiras e atividades de aventura

No destino você encontra também lindas cachoeiras, como: Cachoeira do Abade, Cachoeira do Lázaro, Cachoeira Santa Maria, Cachoeira do Rosário, entre outras. A região conta ainda com atividades para quem gosta de adrenalina e quer se aventurar, como: rapel, rafting, bóia cross, trekking e bike.

3. Pantanal

O Pantanal é um incrível destino de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil
O Pantanal é um incrível destino de ecoturismo no Centro-Oeste do Brasil

O Pantanal é o destino perfeito para quem gosta de ecoturismo. A região recebeu da UNESCO os títulos de “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera”. É um destino que também se destaca por sua gastronomia, já que a culinária da região tem forte influência sobre as cidades ao seu redor

Por ser a maior planície alagada do mundo e contar também com um dos ecossistemas mais ricos do planeta, o Pantanal é o destino perfeito para quem quer contemplar a natureza e observar diferentes espécies de animais silvestres.

Para apreciar toda essa beleza, uma das alternativas mais comuns é cruzar a região em passeios de barco. É possível também realizar passeios a cavalo, de jipe e até mesmo a pé. Já as opções de atividades de ecoturismo incluem escalada, trekking, passeios em corredeiras e a focagem noturna, uma espécie de safári que acontece de noite e tem como objetivo ver de perto alguns dos animais mais simbólicos da região.

4. Caldas Novas/GO

Conhecida por suas águas quentes, em Caldas Novas/GO está a maior estância hidrotermal do planeta, um local surpreendente, no qual a água brota do chão, atingindo temperaturas entre 40°C e 70°C.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas | Foto: Corel2403

No destino está também o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com trilhas e belas cachoeiras. A cidade conta ainda com a Lagoa Quente de Pirapitinga, o Lago de Corumbá e parques aquáticos super divertidos para curtir em família. As opções de atividades de ecoturismo no destino incluem trilhas, tirolesas e cachoeiras, esportes náuticos como jet ski, caiaque e passeios de barco.

5. Chapada dos Veadeiros/GO

A Chapada dos Veadeiros/GO é um dos destinos de ecoturismo no Centro-Oeste que é imperdível!
Chapada dos Veadeiros/GO | Foto: J. Balla Photography

Também localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros engloba oito municípios do interior do estado, sendo as principais delas a cidade de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge. A maior parte das atrações da região estão concentradas nessas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a famosa Cachoeira Santa Bárbara.

Com um visual único, a Chapada dos Veadeiros é o destino ideal para os amantes de natureza que buscam aventuras por trilhas e cachoeiras. O local reserva ainda outras experiências, como um final de tarde no Jardim de Maytrea e banhos nas piscinas naturais de águas termais.

Continue a ler esta série

Além destes destinos, criei uma série sobre 5 destinos de ecoturismo pelas regiões do Brasil. Confira aqui os destinos do norte, sudeste, nordeste, sul e centro-oeste do Brasil!

Conheça a Bonitour, agência especializada em ecoturismo! 

Gostou das dicas? Não deixe de conferir também os destinos de ecoturismo no sudeste, nordeste e sul. No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 
A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Planilha-financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.