Confira os 4 melhores lugares para praticar mergulho no Brasil

Uma viagem já é uma forma de ter novas visões de mundo, mas o mergulho proporciona a oportunidade de enxergar seu destino por mais uma perspectiva, a subaquática. Não é demais poder ver e se encantar com as maravilhas que existem debaixo d’água?
Se esse é o tipo de passeio que você curte ou quer muito conhecer e pretende incluí-lo em seu roteiro na próxima viagem, confira nossa lista com alguns dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.
Navegue por este conteúdo!
Os diferentes tipos de mergulho
Antes de conhecer os melhores lugares para a prática da atividade, é bom entender qual tipo de mergulho você vai fazer. As opções são: livre e autônomo. A principal diferença entre os dois são as técnicas e equipamentos utilizados. Confira abaixo quais podem ser:
Apneia
Como você já deve ter ouvido falar, apneia significa parada de respiração. A técnica, que consiste em prender todo o ar do pulmão, é muito utilizada por nadadores. No mergulho livre, a apneia é feita por um tempo longo e em diferentes profundidades, comum também aos pescadores submarinos.
Essa modalidade pode ser muito arriscada em alguns casos, pois dependendo do nível de profundidade e do tempo permanecido embaixo d’água, a subida de retorno pode causar um apagamento (perda de consciência). Por isso, é recomendada apenas para pessoas experientes, com bom condicionamento físico.
Snorkel
Também classificado no tipo livre, o mergulho com snorkel costuma ser mais tranquilo. Isso porque é feito apenas na superfície. Com ou sem o auxílio de um colete salva-vidas, você fica com a cabeça debaixo d’água, enquanto o tubo fica para fora coletando oxigênio.
Para o snorkeling, geralmente são disponibilizados três acessórios: nadadeiras, máscara de mergulho e o snorkel (o tubo conectado à máscara). Essa modalidade por ser realizada por qualquer pessoa e não exige muitos esforços. Possibilita admirar parte da vida marinha de forma fácil, simples e barata.
Cilindro
O mergulho com cilindro de oxigênio faz parte do tipo autônomo, pois permite que os praticantes respirem normalmente durante a submersão. É uma oportunidade de conhecer o fundo do mar e mergulhar por mais tempo com segurança.
Nessa modalidade geralmente estão inclusos: colete equilibrador, regulador, profundímetro e manômetro, lastro, máscara, roupa de neoprene, nadadeiras e, claro, o cilindro de mergulho.
Apesar de ser o método mais fácil de descobrir as profundidades de mares e rios, acompanhamento e treinamentos são indispensáveis para conhecer os equipamentos, as técnicas de respiração e de sobrevivência.

1 – Fernando de Noronha/PE
Este é, sem dúvida alguma, um dos melhores destinos do mundo para praticar mergulho, de acordo com a opinião de profissionais da área. Visitar o arquipélago e não ter essa encantadora experiência seria um vacilo dos grandes.
São pelo menos 20 pontos de mergulho, voltados tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Em alguns deles, a visibilidade pode chegar a 50 metros, ideal para quem não quer perder nenhum detalhe. As profundidades são variadas, vão de 3 até 63 metros.
A fauna e flora do paraíso pernambucano são deslumbrantes.Por lá, é possível encontrar até 200 espécies de animais marinhos. As águas são cheias de peixes coloridos, algas, corais, esponjas, moluscos, tartarugas e até mesmo tubarões e golfinhos. Por estarem em seus habitats, eles aparecem quando convém e, por isso, vai depender de sorte para encontrá-los.
O snorkeling é muito comum e pode ser feito nas principais praias da ilha. Recomendamos realizar na Baía do Sueste, uma das paradas do Ilha Tour. Já para praticar o mergulho autônomo em Noronha, vale a experiência da submersão de batismo. Essas são duas das quatro opções de passeios com mergulho que já citamos por aqui.

2 – Bonito/MS
Você pode ter se perguntado como a cidade está nessa lista se não possui praias. No entanto, Bonito é o melhor destino para o mergulho fluvial (em rios). As águas cristalinas dos seus rios e grutas despertam em qualquer um a vontade de praticar a atividade.
Você pode aproveitar o mergulho em Bonito com cilindro no Rio da Prata, na Lagoa Misteriosa e no fantástico Abismo Anhumas. As águas cristalinas da região proporcionam uma ótima visibilidade para encontrar as diversas espécies de peixes, a vegetação aquática e os paredões de pedras calcárias.
A Nascente Azul é um dos poucos locais que têm mergulho livre com snorkel e a prática de apneia, você pode aproveitar ambos no passeio de flutuação. Além dos mergulhos, o destino é perfeito para aproveitar outras atividades de ecoturismo.

3 – Arraial do Cabo/RJ
Só de ler esse nome, você deve ter se lembrado das águas azuis que se misturam com os tons do céu. Exatamente por isso, o mergulho em Arraial do Cabo é um dos melhores do país. A claridade das águas possibilita uma ótima exploração da fauna marinha.
O destino abriga mais de 30 ilhas e conta com embarcações naufragadas. A temperatura de suas águas fica sempre na casa dos 15ºC, o que é bom porque aparecem espécies raras de animais marinhos e, ao mesmo tempo, pode ser ruim para nadar, mas um roupa de mergulho ajuda a enfrentar o frio.
Para o mergulho livre, há muitas avaliações positivas no TripAdvisor sobre a Praia do Forno. Quanto ao mergulho autônomo, as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio são boas opções para iniciantes na prática da atividade.

Arraial do Cabo – RJ
4 – Bombinhas/SC
A cidade do litoral norte catarinense tem cerca de 40 praias e, nelas, vários pontos para submersão. É possível avistar uma variedade de peixes, além de pinguins, baleias brancas e lobos-marinhos.
Um dos melhores lugares para a prática de mergulho em Bombinhas é a Ilha do Arvoredo, que está também entre os melhores pontos de mergulho do Brasil e faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, área protegida desde 1990. Lá é possível fazer tanto o snorkel, como o com cilindro.
Outros lugares interessantes para atividade são: as ilhas de Galés e do Macuco, Calhau de São Pedro e Praia da Sepultura.

Adquira seus mergulhos com a Bonitour!
Que tal já garantir seu mergulho se for para Bonito ou Noronha? Inclua esse e outros passeios no seu roteiro com a nossa plataforma Roteiro Fácil, que organiza suas atividades de forma prática e rápida.
Conheça também o aplicativo Bonitour. Com ele, você aproveita funcionalidades como check-in online e o programa de cashback, uma forma de economizar durante a sua viagem.