mergulho-em-fernando-de-noronha-pe

Confira os 4 melhores lugares para praticar mergulho no Brasil

Uma viagem já é uma forma de ter novas visões de mundo, mas o mergulho proporciona a oportunidade de enxergar seu destino por mais uma perspectiva, a subaquática. Não é demais poder ver e se encantar com as maravilhas que existem debaixo d’água?

Se esse é o tipo de passeio que você curte ou quer muito conhecer e pretende incluí-lo em seu roteiro na próxima viagem, confira nossa lista com alguns dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.

Os diferentes tipos de mergulho

Antes de conhecer os melhores lugares para a prática da atividade, é bom entender qual tipo de mergulho você vai fazer. As opções são: livre e autônomo. A principal diferença entre os dois são as técnicas e equipamentos utilizados. Confira abaixo quais podem ser:

Apneia

Como você já deve ter ouvido falar, apneia significa parada de respiração. A técnica, que consiste em prender todo o ar do pulmão, é muito utilizada por nadadores. No mergulho livre, a apneia é feita por um tempo longo e em diferentes profundidades, comum também aos pescadores submarinos. 

Essa modalidade pode ser muito arriscada em alguns casos, pois dependendo do nível de profundidade e do tempo permanecido embaixo d’água, a subida de retorno pode causar um apagamento (perda de consciência). Por isso, é recomendada apenas para pessoas experientes, com bom condicionamento físico.

Snorkel

Também classificado no tipo livre, o mergulho com snorkel costuma ser mais tranquilo. Isso porque é feito apenas na superfície. Com ou sem o auxílio de um colete salva-vidas, você fica com a cabeça debaixo d’água, enquanto o tubo fica para fora coletando oxigênio.  

Para o snorkeling, geralmente são disponibilizados três acessórios: nadadeiras, máscara de mergulho e o snorkel (o tubo conectado à máscara). Essa modalidade por ser realizada por qualquer pessoa e não exige muitos esforços. Possibilita admirar parte da vida marinha de forma fácil, simples e barata.

Cilindro 

O mergulho com cilindro de oxigênio faz parte do tipo autônomo, pois permite que os praticantes respirem normalmente durante a submersão. É uma oportunidade de conhecer o fundo do mar e mergulhar por mais tempo com segurança. 

Nessa modalidade geralmente estão inclusos: colete equilibrador, regulador, profundímetro e manômetro, lastro, máscara, roupa de neoprene, nadadeiras e, claro, o cilindro de mergulho

Apesar de ser o método mais fácil de descobrir as profundidades de mares e rios, acompanhamento e treinamentos são indispensáveis para conhecer os equipamentos, as técnicas de respiração e de sobrevivência. 

ilustração-mostrando-os-três-tipos-de-mergulho

1 – Fernando de Noronha/PE

Este é, sem dúvida alguma, um dos melhores destinos do mundo para praticar mergulho, de acordo com a opinião de profissionais da área. Visitar o arquipélago e não ter essa encantadora experiência seria um vacilo dos grandes. 

São pelo menos 20 pontos de mergulho, voltados tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Em alguns deles, a visibilidade pode chegar a 50 metros, ideal para quem não quer perder nenhum detalhe. As profundidades são variadas, vão de 3 até 63 metros. 

A fauna e flora do paraíso pernambucano são deslumbrantes.Por lá, é possível encontrar até 200 espécies de animais marinhos. As águas são cheias de peixes coloridos, algas, corais, esponjas, moluscos, tartarugas e até mesmo tubarões e golfinhos. Por estarem em seus habitats, eles aparecem quando convém e, por isso, vai depender de sorte para encontrá-los. 

O snorkeling é muito comum e pode ser feito nas principais praias da ilha. Recomendamos realizar na Baía do Sueste, uma das paradas do Ilha Tour. Já para praticar o mergulho autônomo em Noronha, vale a experiência da submersão de batismo. Essas são duas das quatro opções de passeios com mergulho que já citamos por aqui. 

Baía-do-Sueste-uma-das-paradas-do-Ilha-Tour-em-Fernando-de-Noronha

2 – Bonito/MS

Você pode ter se perguntado como a cidade está nessa lista se não possui praias. No entanto, Bonito é o melhor destino para o mergulho fluvial (em rios). As águas cristalinas dos seus rios e grutas despertam em qualquer um a vontade de praticar a atividade.

Você pode aproveitar o mergulho em Bonito com cilindro no Rio da Prata, na Lagoa Misteriosa e no fantástico Abismo Anhumas. As águas cristalinas da região proporcionam uma ótima visibilidade para encontrar as diversas espécies de peixes, a vegetação aquática e os paredões de pedras calcárias.

A Nascente Azul é um dos poucos locais que têm mergulho livre com snorkel e a prática de apneia, você pode aproveitar ambos no passeio de flutuação. Além dos mergulhos, o destino é perfeito para aproveitar outras atividades de ecoturismo.

Mergulho-com-cilindro-no-Rio-da-Prata-em-Bonito-MS

3 – Arraial do Cabo/RJ

Só de ler esse nome, você deve ter se lembrado das águas azuis que se misturam com os tons do céu. Exatamente por isso, o mergulho em Arraial do Cabo é um dos melhores do país. A claridade das águas possibilita uma ótima exploração da fauna marinha.

O destino abriga mais de 30 ilhas e conta com embarcações naufragadas. A temperatura de suas águas fica sempre na casa dos 15ºC, o que é bom porque aparecem espécies raras de animais marinhos e, ao mesmo tempo, pode ser ruim para nadar, mas um roupa de mergulho ajuda a enfrentar o frio. 

Para o mergulho livre, há muitas avaliações positivas no TripAdvisor sobre a Praia do Forno. Quanto ao mergulho autônomo, as ilhas de Porcos e a ilha de Cabo Frio são boas opções para iniciantes na prática da atividade.

Praia-do-Forno-em-Arrial-do-Cabo-RJ-captura-feita-por-Leonardo-Shinagawa
Leonardo Shinagawa-
Arraial do Cabo – RJ

4 – Bombinhas/SC

A cidade do litoral norte catarinense tem cerca de 40 praias e, nelas, vários pontos para submersão. É possível avistar uma variedade de peixes, além de pinguins, baleias brancas e lobos-marinhos.

Um dos melhores lugares para a prática de mergulho em Bombinhas é a Ilha do Arvoredo, que está também entre os melhores pontos de mergulho do Brasil e faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, área protegida desde 1990. Lá é possível fazer tanto o snorkel, como o com cilindro. 

Outros lugares interessantes para atividade são: as ilhas de Galés e do Macuco, Calhau de São Pedro e Praia da Sepultura.

Ilha-do-Arvoredo-em-Bombinhas-SC

Adquira seus mergulhos com a Bonitour!

Que tal já garantir seu mergulho se for para Bonito ou Noronha? Inclua esse e outros passeios no seu roteiro com a nossa plataforma Roteiro Fácil, que organiza suas atividades de forma prática e rápida. 

Conheça também o aplicativo Bonitour. Com ele, você aproveita funcionalidades como check-in online e o programa de cashback, uma forma de economizar durante a sua viagem.

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *