fbpx

5 destinos de ecoturismo no sudeste do Brasil

5 destinos de ecoturismo no sudeste do Brasil

Conheça destinos imperdíveis para quem quer praticar ecoturismo no sudeste do país e suas atividades principais.

O Brasil é um dos melhores países do mundo para a prática do turismo de aventura. Por aqui, existem diversos destinos repletos de belezas naturais e atividades em meio a matas, rios, cachoeiras e muito mais. Neste texto, vou te mostrar cinco destinos de ecoturismo no sudeste do Brasil. Confira!

Socorro/SP

Socorro/SP fica a 138 km da capital paulista e é um destino tanto para quem gosta de atividades de aventura como para quem busca a tranquilidade do interior. Famosa pelo ecoturismo no sudeste, a cidade possui diversas opções de trilhas, cachoeiras e diferentes atividades em meio à natureza.

Gruta do Anjo - Socorro/SP
Gruta do Anjo – Socorro/SP | Foto: Juninho Sarpa

Conheça algumas das opções: 

Trilha das Cachoeiras 

A trilha das cachoeiras acontece nas margens do ribeirão do Gamelão, afluente do rio do Peixe. Uma caminhada moderada, a trilha tem cerca de 2 km de percurso (ida e volta) e conta com até três paradas para banho.

Quadriciclo 

O passeio de quadriciclo é realizado no Caminho Turístico Rio do Peixe, um percurso cortado por várias estradas de terra que são perfeitas para acelerar e curtir toda a adrenalina do passeio. 

Rafting no Rio do Peixe

O rafting no Rio do Peixe pode chegar a 7 km de extensão e varia entre momentos mais calmos, perfeitos para contemplar a natureza e outros mais radicais, que exigem atenção e concentração. Um guia acompanha o grupo durante o percurso e há também um treinamento antes da atividade começar. 

Gruta do Anjo

A Gruta do Anjo é uma antiga mina de extração de quartzo que sofreu infiltrações e criou uma piscina natural de até 4 metros de profundidade. Por lá, habitam diversos peixinhos e, apesar de não ser possível mergulhar, os visitantes podem andar de pedalinho e admirar o seu visual encantador com águas cristalinas.

Brotas/SP

Também em São Paulo, o município de Brotas fica a 250 km da capital e é conhecido pelos seus passeios de cachoeiras. Por lá, existem diversos sítios e fazendas que possuem uma ótima infraestrutura para receber os turistas. São cerca de 12 cachoeiras abertas à visitação para um dia repleto de atividades de lazer e descanso, além de oferecer também restaurantes com o melhor da culinária local.

Rafting em Brotas/SP
Rafting em Brotas/SP | Foto: Sofia Prado via Wikimedia Commons

As cachoeiras que você pode conhecer por lá, são:

  • Cachoeira Cassorova 
  • Cachoeira dos Quatis 
  • Cachoeira Roseira 
  • Cachoeira Santo Antônio 
  • Cachoeira 3 Quedas 
  • Cachoeira do Astor 
  • Cachoeira do Martello 
  • Cachoeira Escorregador 
  • Cachoeira Saltão 
  • Cachoeira Monjolinho 
  • Cachoeira Ferradura 
  • Cachoeira Cristal

Além das cachoeiras, o destino conta também com o passeio de rafting pelo Rio Jacaré-pepira, que tem cerca de 2h30 de duração e pode ser praticado durante o dia ou à noite. 

Serra da Canastra/MG

A Serra da Canastra fica no sudoeste de Minas Gerais, abaixo do Triângulo Mineiro, perto da divisa com o estado de São Paulo. Sede do Parque Nacional da Serra da Canastra e de diversas fazendas produtoras do famoso Queijo Canastra, a região oferece um circuito turístico que agrada os visitantes tanto pelas paisagens e belezas naturais quanto pela experiência gastronômica.

Serra da Canastra/MG
Ecoturismo no sudeste – Serra da Canastra/MG | Foto: EstherCastro via Pixabay

No Parque Nacional da Serra da Canastra, vale conhecer a nascente do Rio São Francisco, a Cachoeira Casca d’Anta (maior queda d’água do Rio São Francisco) e suas diversas piscinas naturais. As atrações podem ser visitadas em um mesmo dia e, com um pouco de sorte, o visitante ainda terá o privilégio de observar aves e animais como o tamanduá-bandeira e o veado campeiro. 

Pedra Azul/ES

O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado no município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. O destino é ideal para curtir o clima da montanha e apreciar a vista incrível. A região é formada pela Mata Atlântica e encanta com o seu cenário repleto de cachoeiras, trilhas ecológicas e piscinas naturais. 

Parque Estadual da Pedra Azul/ES
Parque Estadual da Pedra Azul/ES | Foto: Dinho Benevenuti

Conheça algumas atrações do local: 

Piscinas Naturais

O passeio das piscinas naturais conta com uma trilha de pouco mais de 1 km de distância e baixo nível de dificuldade. O percurso leva os visitantes para nove piscinas naturais e conta também com uma vista espetacular da região.  

Cascata do Galo

A Cascata do Galo é também uma parada obrigatória na região. Localizada a cerca de 10 km de Domingos Martins, a cachoeira é uma das mais visitadas e encanta os visitantes com sua queda d’água de 70 metros de altura. 

Teresópolis/RJ

Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Teresópolis oferece diferentes opções de passeios em meio à natureza. A cidade abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assim como grande parte do Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual do Rio de Janeiro. A cidade é cercada por matas e diversas formações rochosas que a fizeram ser considerada a capital nacional do montanhismo.

Ecoturismo em Teresópolis/RJ
Ecoturismo no sudeste – Teresópolis/RJ | Foto: Rodrigo Soldon

Confira alguma das suas atividades mais famosas: 

Trekking

A travessia Teresópolis-Petrópolis pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem 30 km e leva cerca de três dias de caminhada. Considerado difícil, o trajeto passa por cachoeiras e pela Pedra do Sino, a 2.263 metros de altitude, com vista para a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba.  

Escalada

A Serra dos Órgãos é também um dos mais famosos sítios de escalada do Brasil. Contudo, devido ao alto grau de dificuldade, em alguns casos é necessário autorização do Ibama e acompanhamento de um guia. Entre os picos mais cobiçados estão a Pedra do Sino, o maior paredão para escalada do país.

Mirante do Soberbo

Uma opção mais tranquila e um dos pontos turísticos mais famosos do destino, o Mirante do Soberbo fica na divisa entre Guapimirim e Teresópolis. Nele, é possível admirar outros lugares incríveis como a montanha Dedo de Deus, o Dedo de Nossa Senhora e o Pico do Escalavrado.

Conheça o Roteiro Fácil! 

Gostou das dicas? Além desses 5 destinos de ecoturismo no Sudeste, o Brasil conta com diversos outros pontos incríveis para a prática do ecoturismo. No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.