fbpx

Conheça as chapadas do Brasil

Conheça as chapadas do Brasil

Dentre as diversas belezas naturais do nosso país, as chapadas do Brasil se destacam por toda a sua imponência. Além de paisagens incríveis, a maioria delas conta também com trilhas, cachoeiras, grutas e lagoas. Ou seja, são destinos imperdíveis para quem ama aventura e gosta de estar em contato com a natureza

Além disso, a grande vantagem é que as chapadas brasileiras estão espalhadas por diferentes regiões do país e, por isso, há sempre uma mais acessível para quem deseja visitar. Neste texto, você vai conhecer as principais chapadas do Brasil, como chegar até elas e as suas principais atrações. Confira!

As principais chapadas do Brasil

Segundo a Geologia, ciência natural que estuda a Terra, chapada é um termo que corresponde a uma área elevada, de grandes dimensões, com topo relativamente ou essencialmente plano. No Brasil, também são conhecidas como Planalto e são formações típicas naturais, geralmente localizadas em áreas de intersecção de biomas.

Conheça as principais chapadas do Brasil e suas características:

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros abrange oito municípios do interior do estado e tem como principais bases de apoio para o turismo a cidade de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge. A maior parte das atrações da região estão concentradas nessas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Cachoeira Santa Bárbara, conhecida por suas águas azuis e cristalinas.

A Chapada dos Veadeiros é o destino ideal para os amantes de natureza que buscam aventuras por trilhas e cachoeiras. Além dos banhos gelados, o local reserva ainda outras experiências, como um final de tarde no Jardim de Maytrea e banhos nas piscinas naturais de águas termais.

Para chegar na chapada, Brasília é a cidade com aeroporto mais próximo para quem optar viajar de avião. A partir do Aeroporto Internacional de Brasília é possível alugar um carro e pegar a estrada até a Chapada dos Veadeiros ou ir de ônibus até Alto Paraíso de Goiás. Outra opção de aeroporto é o Aeroporto de Goiânia, localizado há 425 km de Alto Paraíso e com passagem via terrestre por Brasília. Alugar ou ir com carro próprio é bem vantajoso para chegar às principais cachoeiras do destino. 

Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina está localizada no interior da Bahia e ocupa uma área de 38 mil km², repleta de belezas naturais. A chapada é um destino incrível para os praticantes de turismo de aventura. Na região, o visitante estará em meio a incríveis cenários, cercados por cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas com formações rochosas raras e diversas trilhas. Além disso, a região ainda possui cidades históricas e uma gastronomia típica bem presente.

Chapada-Diamantina

A principal entrada para quem quer visitar a região é a cidade de Lençóis, há 430 km da capital Salvador. A cidade é também a única que possui aeroporto que recebe voos comerciais na Chapada Diamantina, além de receber a maior parte dos ônibus que saem de Salvador rumo à chapada.

Chapada das Mesas – Maranhão

A Chapada das Mesas está localizada no Maranhão, há 840 km da capital São Luís. Devido a sua localização distante das principais cidades, a Chapada está em uma região bastante isolada do Brasil, de transição entre a caatinga, o cerrado e próxima à floresta amazônica.

Chapada-das-Mesas
Autor: Aretha C M

Por lá, o visitante poderá conhecer o Morro do Chapéu, símbolo da Chapada das Mesas com um topo extremamente reto. Além disso, quem conhece a região pode passear também pelo Rio Tocantins para ter uma visão ampla da Chapada e conhecer a Cachoeira do Santuário e o Encanto Azul, de águas azuis e super cristalinas. 

Para chegar na Chapada das Mesas, há duas cidades próximas que possuem aeroportos: Araguaína/TO e Imperatriz/MA. Para quem optar ir de carro, as estradas da região possibilitam uma viagem saindo de Palmas/TO ou Teresina/PI.

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. É uma área que faz parte do Cerrado brasileiro, o segundo maior bioma do país e que abriga as nascentes dos grandes rios brasileiros: Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco.

No interior do Parque estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento de água para a população de Cuiabá. Além disso, é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo, estudiosos dizem que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto há milhões de anos.

Chapada-dos-Guimarães

A paisagem mais conhecida do parque é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó. Por lá, o visitante também poderá conhecer o Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras.

Para quem chegar de avião, o aeroporto mais próximo é o de Cuiabá/MT. Do aeroporto até a Chapada dos Guimarães são apenas 75 km e o viajante pode ir de ônibus ou alugar um carro. 

Chapada do Araripe – Ceará

A Chapada do Araripe fica localizada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um sítio arqueológico com resquícios do Brasil pré-histórico. 

Chapada-do-Aripe
Autor: Augusto Pessoa

A Chapada é o destino certo para quem procura atividades de ecoturismo, como caminhadas e ciclismo. Por lá, o visitante pode observar os campos verdes através de mirantes, como o de Santana do Cariri, além de fazer trilhas e observar a fauna e flora da região.

As principais atrações da chapada estão próximas às cidades de Crato e Barbalha e o aeroporto mais próximo é o de Juazeiro do Norte, há 56 km da chapada. 

Chapada dos Parecis – Mato Grosso

Além da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso abriga também a Chapada dos Parecis. Localizada quase na divisa com a Bolívia, o local possui diversas cachoeiras e rios habitados por povos indígenas. Quem visita a Chapada pode conhecer de perto os povos originários do Brasil, já que a região tornou-se uma das áreas em que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) autoriza a visita às aldeias. Além dos povoados indígenas, os destaques da região são a Cidade de Pedras, o Rio Verde, as lavouras de algodão e girassóis e as grandes cachoeiras Salto Belo e Salto Utiariti.

Chapada-dos-Parecis

A principal porta de entrada para conhecer a chapada é a cidade de Campo Novo do Parecis, há 400 km de Cuiabá. O visitante pode chegar de avião e do aeroporto pegar um ônibus direto até a cidade.

Chapada do Guarani – São Paulo

A Chapada do Guarani está localizada no estado de São Paulo e abrange 6 municípios. Há 300km da capital do estado, o local é o destino ideal para os amantes do ecoturismo.

Chapada-do-Guarani
Autor: Gabriel Rosa

Por estar acima do Aquífero do Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, a chapada possui diversos rios e cachoeiras, como a da Bocaina e a Salto Major Levy. Por lá, o visitante poderá conhecer também o Morro do Cuscuzeiro, um morro que, pelo seu formato, lembra um vulcão.

Para visitar a Chapada, a principal cidade é a Analândia e é possível chegar de carro da capital paulista, que está há apenas 225 km de distância. 

Ecoturismo é com a Bonitour!

Visitar as chapadas do Brasil é uma experiência única que envolve muito contato com a natureza rica do nosso país. Aqui na Bonitour nós incentivamos o ecoturismo e por isso trabalhamos com alguns dos principais destinos do segmento. 

No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito/MS, Fernando de Noronha/PE ou Serra Gaúcha/RS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 

checklist-de-viagem
Planilha-financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.