fbpx

Conheça Fernando de Noronha em janeiro

Conheça Fernando de Noronha em janeiro

Quer coisa melhor do que começar o ano com o pé direito? Pois bem, quem escolhe viajar para Fernando de Noronha em janeiro não poderia optar por um destino melhor para renovar as energias em um dos paraísos brasileiros.

Continue a leitura e confira as principais informações sobre Fernando de Noronha em janeiro!

Clima de Noronha em janeiro

Primeiramente, para quem quer saber sobre a previsão do tempo de Fernando de Noronha em janeiro, saiba que o ano no arquipélago começa seco, com pouca ou nenhuma chuva. Aliás, durante os 12 meses do ano, a ilha concentra apenas duas épocas: a de seca e a de chuvas. 

A primeira estação, a seca, se concentra entre agosto e fevereiro. Junto com o forte sol, é sempre comum ter uma brisa típica do Nordeste que vem do litoral para refrescar. Já a época de chuva começa em março e vai até julho, os meses de abril, maio e junho têm os maiores índices de temporais.

Saiba como é o Clima em Fernando de Noronha em Janeiro
Saiba como é o Clima em Fernando de Noronha

A temperatura máxima é a maior em todo ano: em torno de 30ºC. O mar neste período costuma ficar com muito swell, ou seja, vai estar mais agitado. Portanto, diferente das imagens de Fernando de Noronha com toda a calmaria e piscinas naturais, algumas praias terão grandes ondas. 

Época festiva

Durante a reta final de dezembro até a primeira quinzena de janeiro acontecem as principais festas em Noronha. No ritmo do mar, se você escolheu viajar no primeiro do mês do ano por conta do agito, saiba que não tem escolha melhor.

Aproveite a época festiva em um dos melhores destinos do Brasil
Aproveite a época festiva em um dos melhores destinos do Brasil

Embalado pelo Réveillon, essa época do ano costuma ser tomada por turistas mais baladeiros. Se você pensa em viajar com crianças, por exemplo, Fernando de Noronha continuará sendo uma ótima opção, mas somando todos os fatores, o mais indicado seria optar por outra data, como viajar em outubro.

Se prepare para um período de alta temporada em Noronha

Você deve imaginar que Fernando de Noronha em janeiro é um período de alta temporada. Férias, período de festas e o arquipélago repleto de turistas: uma combinação que resulta em preços mais elevados para quase tudo.

Saiba tudo sobre a alta temporada no arquipélago
Saiba tudo sobre a alta temporada no arquipélago | Créditos: Ze Paulo Gasparotto

Por isso, para conseguir economizar ao máximo, a dica é planejar com muita  antecedência. Além de ter chances de encontrar os preços de passagens aéreas mais em conta, se preparar com tempo pode te ajudar a chegar na data da viagem sem pendências.

O que levar para Noronha em janeiro

Por mais que janeiro seja considerado um mês de seca e que, durante o dia, o sol esteja sempre brilhando, ao anoitecer, o clima pode esfriar. Mas calma, não espere nenhuma frente fria ou algo do tipo, a dica aqui é só se preparar para a ventania, que aumenta durante o anoitecer. 

Se você se considera alguém friorento, reserve um espaço quando estiver arrumando a mala para um casaquinho, mesmo que fino. Além disso, o acessório também pode ser necessário durante o vôo, para aqueles que não são acostumados com ar-condicionado e costumam sentir bastante frio.

Para ajudá-lo durante o dia ou ao anoitecer, preparei uma lista com itens que costumam ser esquecidos, mas que são de extrema importância para o seu bem-estar durante a estadia no arquipélago.

Conheça os itens essenciais para levar a Fernando de Noronha em Janeiro
Conheça os itens essenciais para levar a Fernando de Noronha

Faça o seu checklist:

  • Boné ou chapéu;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Casaco e calça;
  • Camisa de lycra para nado;
  • Óculos de sol;
  • Sapato fechado para trilhas;
  • Sandália ou chinelo;
  • Snorkel.

Independentemente do mês que a sua viagem para Fernando de Noronha esteja marcada, traga na bagagem todos os acessórios acima e desfrute de uma experiência ainda mais incrível neste paraíso brasileiro.

Praias que não podem ficar de fora do roteiro

Até aqui você já sabe sobre as condições climáticas e do mar durante o mês de janeiro, além de ter informações sobre o ambiente festivo da ilha. Mas como montar um roteiro de viagem completo no arquipélago? 

Para te ajudar nessa, vou te mostrar as praias que você deve visitar e os passeios que podem te ajudar a conhecer melhor cada uma dessas belezas únicas que o arquipélago oferece aos turistas.

Praia do Sancho

A Praia do Sancho é a atração principal e também a mais desejada de todo o arquipélago. Eleita por diversas vezes como a melhor praia do mundo por votação popular do site TripAdvisor, ela é uma parada obrigatória durante a sua estadia.

Mesmo com o mar mais agitado em janeiro, a Praia do Sancho continua ótima para realizar atividades de snorkel e mergulho. No entanto, é preciso se afastar da ponta para que a agitação diminua. 

Praia do Sancho em Fernando de Noronha/PE
Praia do Sancho em Fernando de Noronha/PE

Você sentirá essa diferença quando for realizar o mergulho de batismo, um dos atrativos do local. Até chegar em uma região do mar apropriada (sempre na companhia de um guia local), o barco irá tremular. Mas não é nada exagerado.

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é a mais próxima da Vila dos Remédios (onde ficam as pousadas e hotéis). A infraestrutura desta praia é uma das melhores de toda a ilha e conta com bar, cadeiras e guarda-sol.

Não deixe de visitar a Praia do Cachorro
Não deixe de visitar a Praia do Cachorro

Durante o mês de janeiro, as ondas costumam ficar mais altas e a praia aparece como uma ótima opção para surfistas. Aos banhistas, uma saída é conhecer o Buraco do Galego, uma pequena piscina natural profunda que fica no paredão de pedras.

Cacimba do Padre

Ao lado da Baía dos Porcos, a Cacimba do Padre é a praia dona da vista mais famosa do arquipélago: o Morro Dois Irmãos. Ela também é conhecida por ser o local onde é feita a desova das tartarugas marinhas.

Conheça a Praia da Cacimba do Padre
Conheça a Praia da Cacimba do Padre

Em janeiro, a praia se torna o ponto favorito dos surfistas do arquipélago. Suas ondas altas e tubos perfeitos garantem emoção para quem pratica o esporte. Em outras épocas do ano, com o mar mais calmo, a praia aparece como uma ótima opção para mergulho.

Quais passeios escolher em Noronha em janeiro

Para conhecer todas essas lindas praias do arquipélago, opte por realizar os melhores passeios em Fernando de Noronha, como o Ilha Tour, Passeio de Barco, Entardecer VIP, entre outros. Assim, você não corre o risco de deixar fora do roteiro alguns atrativos imperdíveis.

Encante-se com o passeio Entardecer Vip
Encante-se com o passeio Entardecer Vip em Noronha

Confira a sugestão de roteiro ideal para Noronha

Agora que você já sabe como é Fernando de Noronha em janeiro, que tal aproveitar para conferir uma sugestão de roteiro completo para o destino? Então, para ajudar no planejamento da sua viagem, preparei um roteiro de 4 dias com os melhores passeios e experiencias do destino, clique e confira ou nos chame no WhatsApp para personalizar o seu roteiro.

2 comentários sobre “Conheça Fernando de Noronha em janeiro

  1. Boa tarde, gostei do seu conteúdo pois foi o primeiro que vi falando diretamente do mês janeiro.
    Só tenho essa época para viajar com minha esposa e temos muita vontade de ir para Noronha, porém gostamos de mares mais calmos, ver os peixes, ficar no mar sem precisar lutar contra ele rs não somos.do surf e sim da calmaria kkk.
    Dentro disso, no mês de janeiro existe alguma praia ou alguma chance de nós encontrarmos isso em algum lugar em noronha?

    Se sim, poderia me.indicar esses locais? Para fazermos um roteiro bacana.
    Obrigado.

    1. Olá André!
      Que bom que gostou do post fizemos ele justamente para ajudar os viajantes que tem dúvidas como a sua!
      De novembro a março tem o “Swell” que é quando os ventos viram o mar e as ondas ficam maiores, mas existem algumas praias em Fernando de Noronha que costumam ser mais calmas, listei algumas delas para você:
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Praia do Porto Santo Antônio: A praia conta com águas muito calmas e cristalinas é de fácil acesso, não exige caminhadas nem trilhas!
      Baía do Sueste: As águas nessa praia também são calmas porem possui limite de horário de visitação, das 9h às 16h deve ser agendada e a taxa paga na sede do ICMBio, em Noronha.
      Praia do Atalaia: Essa praia também faz parte do Parque Nacional Marinho e o seu acesso é controlado com horários restritos e acompanhamento de um monitor para preservar as condições ideais do local, que é berçário de várias espécies de peixes. A visita deve ser agendada e a taxa paga na sede do ICMBio, em Noronha.
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Espero ter te ajudado! André você também já pode montar o seu roteiro na nossa plataforma, é gratuita e bem prática!
      Lá você já pode ir escolhendo seus passeios e montando sua viagem de acordo com sua especificações, bem fácil de planejar!
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Vou deixar o link aqui pra você 👉 https://www.bonitour.com.br/fernando-de-noronha/passeios
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Qualquer dúvida estamos a sua disposição!
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *