fbpx

De trilhas a flutuação em águas cristalinas: saiba tudo sobre o Rio da Prata

De trilhas a flutuação em águas cristalinas: saiba tudo sobre o Rio da Prata

O Rio da Prata, está localizado no município de Jardim/MS, há 50 km de Bonito/MS. O local possui alta concentração de calcário, águas cristalinas e é famoso pela prática de diversas atividades relacionadas ao ecoturismo.

História

O Rio da Prata faz parte do Recanto Ecológico Rio da Prata. O local iniciou suas atividades em junho de 1995, quando recebeu os primeiros grupos de turistas. O objetivo inicial era criar um modelo de ecoturismo organizado, focado em qualidade e segurança, que combinasse o desenvolvimento regional com conservação ambiental. 

A visitação turística, aliada a medidas para mínimo impacto ambiental, passou a incentivar a conduta consciente na região. Assim, foram estabelecidas algumas regras a serem seguidas durante o passeio, como: limite de tamanho e intervalo entre os grupos, passeio guiado, andar em fila indiana e não sair da trilha, obrigatoriedade do uso de equipamentos durante o passeio, proibição de alimentar animais silvestres e coletar frutos e sementes, entre outros.

Passeios

Ao longo dos anos, o local foi se equipando e hoje oferece diversas opções de passeios para quem pensa em fazer trilhas em Bonito e ama o contato com a natureza.

Mergulho com Cilindro

Acompanhado por um mergulhador profissional, o visitante se aventura por incríveis águas cristalinas, repletas de variadas espécies de peixes, vasta vegetação e belos cenários subaquáticos.

Passeio a Cavalo

O passeio a cavalo é uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, conhecer as práticas de pecuária na fazenda e cavalgar entre o gado. Tudo isso em um cenário de beleza única.

Observação de Aves

O passeio de observação de aves é realizado dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata, que já possui mais de 234 espécies registradas.

Flutuação

De acordo com o Rio da Prata, a flutuação é atividade mais popular e é feita com uma suave correnteza que leva os visitantes calmamente por um passeio subaquático, habitado por diferentes espécies de peixes e plantas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio.

A atividade é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Não é necessário saber nadar, a atividade é realizada com um colete salva vidas e roupas de neoprene, que auxiliam na flutuação

O passeio inicia na nascente do Rio Olho D’Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, onde o guia ajudará todos a se equiparem com máscara e snorkel e treinar a flutuação para a explorar os arredores. Após essa preparação inicia-se a descida do rio. São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata.

No início da flutuação é realizado um treinamento, onde o guia e um monitor do passeio irão ensinar como utilizar os equipamentos e procedimentos de segurança na descida do rio. Caso alguém apresente dificuldade de adaptação aos equipamentos e não possa realizar a atividade, o transporte do local vai buscá-lo e o levará para um passeio de barco com motor elétrico no trecho do Rio da Prata.

A idade mínima para realização da atividade é de 6 anos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar é obrigatório que um responsável a acompanhe. 

Observações e Normas

Para preservar a fauna e flora da região, assim como proporcionar uma experiência completa e segura para os visitantes, o Recanto Ecológico Rio da Prata possui normas e segurança, tais quais: 

• Cada atividade de ecoturismo oferecida possui restrições médicas que devem ser checadas para verificar se o visitante está apto a fazer o passeio.

• Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão restrições médicas e informarão se é possível realizar as atividades.

• É proibido o consumo de bebidas alcoólicas antes das atividades.

Restrições

O passeio também proíbe o uso de repelentes e protetores solares para quem for praticar a flutuação em Bonito. Além de ser proibido o consumo de bebida alcoólica e lanches na trilha e na beira do rio.

Para ficar por dentro de todas as regras do passeio, acesse o link.

Certificado de Segurança em Turismo de Aventura

Uma das diretrizes de sustentabilidade do Rio da Prata é promover a conduta consciente em ambientes naturais, por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas seguras no turismo de aventura. 

Entre 2008 e 2010, o atrativo realizou a implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS), o qual consiste em uma série de documentos, ações e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes através das seguintes ações:

• Tornar os visitantes conscientes dos riscos envolvidos nas atividades na natureza.

• Inventariar, analisar e minimizar os riscos da operação turística, aumentando a segurança do visitante.

•  Organizar os procedimentos de tratamento e atendimento de emergências.

• Capacitar os colaboradores em primeiros socorros e atendimento a emergências.

O que levar?

Para aproveitar bem o passeio e voltar com lembranças para casa, recomendamos que você leve câmera fotográfica, dinheiro em espécie e cartão de crédito para gastos extras, roupa de banho e toalhas.

O recanto também recomenda incluir medicamentos de uso contínuo, ou de uso diário, além de antialérgicos, analgésicos e antitérmicos. Recomendam também pomadas para uso em caso de picadas de inseto ou alergia.

Monte o seu roteiro para Bonito com a Bonitour!

Ficou com vontade de conhecer o Rio da Prata? Monte o seu roteiro com a Bonitour! Em nosso site, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito/MS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao seu roteiro, além da facilidade do check-in nos destinos. Acesse o nosso site e confira.

Fale conosco pelo whatsapp

2 comentários sobre “De trilhas a flutuação em águas cristalinas: saiba tudo sobre o Rio da Prata

  1. Olá boa tarde. Fiz o passeio de flutuação com meu marido na época sogra e uma sobrinha. Eles vieram da Inglaterra e a minha sogra foi a idosa até ali a senhora mais velha a fazer a flutuação. Então tiramos uma foto junto ao pessoal de um blog de bonito e ficamos no arquivo. Estou atrás dessa foto para relembrar este momento mágico. Por favor se puderem poderiam me enviar? Ou me marcarem na publicação. Ano de 2010 não me recordo que mês foi aquele. Anthony David James Brenda Elisabeth Kiri e Nana Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *