fbpx

Barra do Sucuri e Rio Sucuri: entenda a diferença

Barra do Sucuri e Rio Sucuri: entenda a diferença

Ao planejar a sua viagem para Bonito/MS, na hora de escolher os passeios, você irá se deparar com dois atrativos parecidos: Rio Sucuri e Barra do Sucuri, porém, eles são passeios diferentes. Por isso, neste texto, você irá descobrir quais são as diferenças entre os dois e as principais informações sobre cada um deles.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Barra do Sucuri e o Rio Sucuri!

Origem do nome Sucuri

Primeiramente, vamos descobrir a origem do nome dos atrativos. Devido o ‘Sucuri’ no nome, os turistas acreditam que os dois atrativos são o mesmo. Mas não são. O que acontece é que ambos são realizados no mesmo rio, mas a entrada para os dois atrativos é feita por lugares diferentes.

Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!
Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!

Além disso, a origem do nome foi inspirada na forma sinuosa da serpente Sucuri quando o rio é visto de cima. Portanto, não se preocupe, você não irá encontrar cobras na água ou nas trilhas para os passeios.

Diferença entre a Barra do Sucuri e o Rio Sucuri

Apesar de serem realizados no mesmo rio, a principal diferença entre os dois atrativos é: no passeio do Rio Sucuri você contempla a nascente do rio, enquanto no atrativo Barra do Sucuri o que chama a atenção é o encontro do Rio Sucuri com o Rio Formoso.

O que cada atrativo oferece

Já que são passeios diferentes e acontecem em localizações distintas do mesmo rio, o que cada um dos atrativos oferecem? Para descobrir, confira as informações que vão te convencer a visitar os dois locais durante sua viagem em Bonito.

Rio Sucuri

No passeio Rio Sucuri, você irá começar o trajeto com uma trilha no meio da mata para conhecer a nascente do rio. São 400 metros de caminhada até chegar ao deck onde começa a flutuação — realizada por cerca de 1.800 metros.

Além disso, um barco de apoio faz o acompanhamento durante todo o percurso de descida pelo rio, deixando você mais tranquilo para apreciar os peixes e a vegetação subaquática. Completamente incríveis, as águas do Rio Sucuri são tão cristalinas que já entraram várias vezes na lista de mais claras do mundo.

A infraestrutura do local oferece aos turistas área de descanso, banheiros, ducha, estacionamento, guarda-volumes, restaurante, piscina, pomar, vestiário, redário, loja de souvenirs e Wi-Fi. Para fazer a flutuação no Rio Sucuri não é necessário saber nadar. Crianças podem realizar o passeio a partir dos quatro anos completos.

Veja uma lista com o que está incluso neste passeio:

  • Acompanhamento do guia;
  • Colete salva-vidas;
  • Materiais de primeiros socorros;
  • Roupa de Neoprene;
  • Sapato para flutuação;
  • Seguro contra acidentes;
  • Snorkel com máscara;
  • Treinamento.

Barra do Sucuri

O passeio da Barra do Sucuri também envolve trilha e flutuação. No entanto, os percursos são um pouco diferentes: cerca de 200 metros de trilha e 1.300 de barco, subindo pelo leito do rio. Depois de chegar ao deck, começa a flutuação, percorrendo o mesmo trajeto.

Conheça a incrível Barra do Sucuri
Conheça a incrível Barra do Sucuri

A descida é tranquila e agradável, com possibilidade de ver os peixes, animais e bastante vegetação. Quem preferir, também pode descer de barco. Durante o trajeto é possível ver o encontro do Rio Sucuri com o Rio Formoso. E quem quiser, depois de acabar o passeio pode curtir um tempo nos decks do Rio Formoso, para nadar.

Além disso, a infraestrutura da flutuação na Barra do Sucuri oferece aos turistas área de descanso, estacionamento, guarda-volumes, restaurante, vestiário, loja de souvenirs e Wi-Fi. Para realizar o passeio, não é necessário saber nadar e é preciso ter um condicionamento físico leve. Crianças só podem realizar a partir dos seis anos.

Veja uma lista com o que está incluso:

  • Acompanhamento do guia;
  • Colete salva-vidas;
  • Materiais de primeiros socorros;
  • Roupa de Neoprene;
  • Sapato para flutuação;
  • Seguro contra acidentes;
  • Snorkel com máscara;
  • Treinamento.

Localização da Barra do Sucuri e Rio Sucuri

Apesar de serem realizados no mesmo rio, os passeios não possuem a mesma distância da cidade de Bonito e nem o mesmo caminho por trilhas para chegar ao local de início. Veja mais sobre a localização do Rio Sucuri e a Barra do Sucuri.

Onde fica o Rio Sucuri

O mais distante entre os dois, esse passeio acontece a 19 km do centro de Bonito. Já próximo do início do atrativo, os turistas vão passar por uma trilha simples, de 400 metros, até chegar ao barco destinado à flutuação. O percurso pela nascente do Rio Sucuri é de 1.800 metros.

Onde fica a Barra do Sucuri

Mais próximo da cidade de Bonito, a 16 km da capital do ecoturismo, a Barra do Sucuri possui uma trilha menor para chegar ao início do passeio. São 200 metros até o barco. Além disso, o percurso de flutuação também é menor, são 1.300 metros de descida.

A opinião dos turistas

Sem dúvida, apesar da diferença entre os dois passeios em Bonito/MS, ambos são idênticos em um quesito: no encantamento dos turistas. Isso porque, basta uma pesquisa no site TripAdvisor para notar os reviews de quem conheceu e avaliou o local. 

Explore paisagens únicas no passeio de barco no Rio Sucuri
Explore paisagens únicas no passeio de barco no Rio Sucuri

Grande maioria se encanta pelas belas águas cristalinas, a proximidade com peixes e a beleza exuberante de um dos melhores atrativos de ecoturismo em Bonito — além, claro, do desejo de voltar o quanto antes para um novo passeio.

Descubra o roteiro ideal para Bonito/MS e região

Quer conhecer a Barra do Sucuri, o Rio Sucuri e outros diversos atrativos da região? Então confira a sugestão de roteiro completo que eu preparei para você curtir algumas das principais atividades do destino. Acesse o Roteiro de 4 dias em Bonito/MS ou converse com um consultor para planejar essa viagem incrível!

2 comentários sobre “Barra do Sucuri e Rio Sucuri: entenda a diferença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *