fbpx

5 destinos de ecoturismo na região Norte do Brasil

5 destinos de ecoturismo na região Norte do Brasil

Repleto de belezas naturais, o Brasil é um dos países mais diversos e encantadores do mundo. Em todo o território, existem destinos perfeitos para a prática de turismo de aventura e atividades relacionadas à natureza. Aqui no blog, você encontra uma série de posts que mostram os melhores destinos de ecoturismo no centro-oeste, sudeste, nordeste e sul do país. E hoje vou falar sobre destinos imperdíveis de ecoturismo na região Norte do Brasil, finalizando essa série tão especial.

Conheça 5 destinos de ecoturismo na região Norte do Brasil. Confira!  

1. Alter do Chão/PA

Alter do Chão/PA é um dos destinos de ecoturismo na região Norte do Brasil muito buscado por viajantes
Alter do Chão/PA é um dos destinos de ecoturismo na região Norte do Brasil muito buscado por viajantes | Créditos Foto: Nathalia Segato

Localizada no Pará, Alter do Chão é uma pequena vila de pescadores banhada pelas águas cristalinas do Rio Tapajós e um dos destinos de ecoturismo na região Norte que tem chamado a atenção dos viajantes nos últimos anos. Com uma beleza única, o destino já foi considerado como a praia de água doce mais bonita do mundo, pelo jornal inglês The Guardian.

Com muito sol e belas águas azuis, Alter do Chão/PA é também um ótimo destino para quem quer conhecer a Amazônia. Com uma ótima infraestrutura para receber os turistas, os dias no destino são dedicados a passeios em praias, rios, lagoas, florestas e comunidades ribeirinhas. 

Algumas de suas principais atrações são:

Ilha do Amor

A praia mais popular de Alter do Chão/PA, a Ilha do Amor é, na verdade, uma ponta de areia ligada ao continente. Durante a semana, a praia é bastante tranquila e muitas vezes deserta. Já nos finais de semana ela costuma ficar bem cheia de visitantes e moradores.

Morro da Piraoca

Ao visitar a Ilha do Amor, aproveite e conheça também o Morro da Piraoca, o maior da região. O local oferece uma visão privilegiada de toda Alter do Chão/PA e lá de cima é possível ver também outras atrações do destino, como  o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e o Rio Tapajós. A subida para o Morro da Piraoca é bem tranquila e a trilha leva menos de uma hora.

2. Monte Roraima/RR

Monte Roraima/RR
Monte Roraima/RR | Créditos Fotos: brainin

O Monte Roraima/RR é o oitavo ponto mais alto do Brasil, com impressionantes 2.875 metros de altitude. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o local tem formato de mesa e é um dos fenômenos naturais mais primitivos do mundo. Composto por formações rochosas esculturais, rios, cachoeiras e vales, é estimado que tenha surgido há dois bilhões de anos.

Algumas de suas principais atrações que você pode fazer nesse destino de ecoturismo na região Norte são:

Trekking

 As principais atividades no destino são as trilhas e o trekking. Para chegar ao topo é preciso muita disposição, já que as expedições no Monte Roraima/RR são de no mínimo seis dias e é necessário acampar pelo caminho. A melhor época para realizar a subida é entre os meses de dezembro a março, período menos chuvoso na região. 

Cachoeiras

Além da paisagem única, o local é conhecido também como o paraíso das cachoeiras, por estar em uma região onde chove bastante, fazendo surgir várias quedas d’água em todo o caminho.

3. Jalapão/TO

Jalapão/TO é um famoso destino de ecoturismo na região Norte do Brasil
Jalapão/TO é um famoso destino de ecoturismo na região Norte do Brasil

Jalapão/TO fica no coração do cerrado, há 300 km de Palmas. Por lá, o contraste de cenários enche os olhos, com dunas avermelhadas, águas cristalinas e o capim dourado da sua vegetação. 

Conhecido também por suas águas abundantes, chapadões, serras e fervedouros, o Jalapão/TO é o destino ideal para quem busca por esse tipo de paisagem. Neste destino de ecoturismo na região Norte existem diversos circuitos que podem ser explorados a partir das cidades de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, consideradas como base para os visitantes da região.

Algumas de suas principais atrações são:

Fervedouros

Bastante populares no destino, os fervedouros do Jalapão/TO são piscinas naturais onde é impossível afundar. Isso porque, nessas regiões passam rios subterrâneos, que não têm para onde escoar. Por isso, a água sobe à superfície e encontra uma areia muito fina, presente no solo. A combinação de água jorrando e areia fina causa um efeito semelhante ao do Mar Morto, onde você flutua sem fazer esforço.

Os fervedouros estão localizados em propriedades particulares e cobram entrada. Entre os mais populares por lá, estão: 

  • Fervedouro do Ceiça;
  • Fervedouro do Sono;
  • Fervedouro do Buritizinho;
  • Fervedouro Bela Vista.

Pôr do sol nas dunas 

As dunas do Jalapão/TO possuem uma cor dourada que formam um cenário impressionante. Passear por elas se torna uma experiência ainda melhor ao pôr do sol, quando a cor se intensifica. A subida até o topo da duna principal é tranquila e o ideal é chegar com tempo de sobra para ver de perto a mudança de cores da areia que acontece no final da tarde.

4. Ilha de Marajó/PA

Ilha de Marajó/PA | Créditos Foto: Thiago Gomes – Agência Pará
Ilha de Marajó/PA | Créditos Foto: Thiago Gomes – Agência Pará

Localizada no estado do Pará, a Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo. Banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a ilha é dividida em 12 municípios cercados por matas, rios, campos, mangues e igarapés.

Para conhecer a ilha, o ponto de partida principal é a cidade de Belém/PA, de onde saem os barcos e as balsas. O trajeto leva cerca de duas a três horas de navegação. 

Com muita diversidade, a Ilha do Marajó/PA promove experiências únicas. Por lá, existem diversos búfalos que foram importados da Ásia e hoje são o animal símbolo do local. Essa é mais uma das razões para conhecer esse destino de ecoturismo na região Norte do Brasil, hein!

Algumas de suas principais atrações são:

Praias

Com grandes faixas de areia e águas de um azul espetacular, as praias da Ilha do Marajó/PA são algumas de suas principais atrações. Por lá, existem diversas praias como a Praia da Barra Velha, a Praia do Pesqueiro e a Praia do Céu

Furo do Miguelão

Segundo a lenda local, Miguel era um viajante árabe que chegou à Ilha no fim do séc XIX e mandou construir um furo para cruzar do Rio Paracauari a outros pequenos rios da região. O furo corta a vegetação do mangue e possui cerca de 20 metros de largura nos trechos mais largos.

Para conhecer o local, os visitantes sobem nas rabetas (pequenos barcos motorizados) e curtem a paisagem até chegar ao Furo do Miguelão. A embarcação adentra a mata e segue por um caminho cercado por árvores. Há pelo menos uma parada para tomar banho de rio e observar a fauna local.

5. Amazônia

A Amazônia oferece inúmeras possibilidades para ecoturismo na região Norte do Brasil
A Amazônia oferece inúmeras possibilidades para ecoturismo na região Norte do Brasil

Um dos destinos de ecoturismo na região Norte que encanta o Brasil e o mundo, a diversidade da fauna e flora da Amazônia impressiona e é uma das melhores opções de destinos para curtir a natureza. A região lidera a lista da UNESCO de maravilhas naturais do mundo e é um dos maiores patrimônios do nosso país.  

Entre os principais locais para realizar o ecoturismo na Amazônia, o destaque fica para as cidades de Manaus/AM e Parintins/AM. Por lá, o que não falta são opções de atividades em em meio à natureza, que incluem banho de cachoeira, escalar árvores, passeios de barco, observação de animais e muito mais.

Algumas de suas principais atrações são:

Visitar o encontro do Rio Negro e Solimões

Por terem composições, temperaturas e velocidades diferentes, os dois rios correm por quilômetros lado a lado. O Rio Solimões carrega sedimentos vindo da Cordilheira dos Andes, o que dá a ele um aspecto mais barrento. Enquanto o Rio Negro, como o nome já fiz, possui águas escuras. Esse contraste pode ser apreciado em passeios de barco no ponto conhecido como Encontro das Águas, onde há guias que explicam tudo sobre o fenômeno.

Parque Nacional Anavilhanas

O Arquipélago Anavilhanas é composto por mais de 400 ilhas em meio à Floresta Amazônica. Entre elas está o Parque Nacional Anavilhanas, um local de preservação ambiental que passa por três municípios: Novo Airão, Iranduba e Manaus/AM.

No parque, existem diversas trilhas, terrestres e aquáticas, onde é possível, sob orientações adequadas, ver de perto e até mesmo interagir com a fauna local, como famosos botos vermelhos que aparecem por lá.

Viaje com a Bonitour, agência especializada em ecoturismo 

Gostou das dicas? Não deixe de conferir também os destinos de ecoturismo no centro-oeste, sudeste, nordeste e sul. No site da Bonitour você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito/MS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio e a facilidade do check-in online. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *