fbpx

Os destinos mais frios para conhecer no Brasil

Os destinos mais frios para conhecer no Brasil

O Brasil é um país super diverso e, além de suas famosas praias e destinos de aventura, conta também com diferentes cidades para quem quer conhecer os destinos mais frios do Brasil.

Neste texto, você irá conhecer algumas das cidades mais frias do país para visitar na sua próxima viagem de inverno. 

Conheça os lugares mais frios do Brasil! 

Minas Gerais

O estado é repleto de cidades acolhedoras e cheias de história. Com atrações para todos os tipos de turistas e um povo muito hospitaleiro, o inverno em Minas Gerais é muito bem aproveitado em parques, cidades históricas e regiões montanhosas. 

Monte Verde em Camanducaia/MG 

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia/MG e está a uma altura de 1.555 metros acima do mar. O destino é um dos principais pontos turísticos da Serra da Mantiqueira e registra as menores temperaturas de Minas Gerais, podendo chegar a 2°C. 

Onde fica Camanducaia/MG?

A cerca de 490 km da capital mineira, o município de Camanducaia/MG está localizado no extremo sul de Minas Gerais, na região de Pouso Alegre.

O que fazer em Camanducaia/MG?

Quem visita Camanducaia/MG tem a chance de conhecer paisagens exuberantes e se encantar com suas construções charmosas e o clima da montanha. Um dos principais pontos turísticos é a Avenida Monte Verde, com diversos bares, restaurantes e lojas de artesanato local. 

Conheça o Monte Verde em Camanducaia/MG
Monte Verde em Camanducaia/MG | Créditos: Rafael Vianna Croffi

São Paulo

A região Sudeste, mais precisamente o estado de São Paulo, conta também com destinos perfeitos para os amantes do frio. O inverno em São Paulo é melhor aproveitado em cidades do interior, longe do clima urbano e movimentado da cidade.

Campos do Jordão/SP

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão/SP está a 1.628 m acima do nível do mar e é a cidade mais fria de São Paulo, registrando temperaturas em torno dos 11°C no inverno, podendo chegar a até 2°C na madrugada.

Onde fica Campos do Jordão/SP?

Localizado a aproximadamente 180 km da capital paulista, Campos do Jordão fica no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.

O que fazer em Campos do Jordão/SP?

Campos do Jordão/SP tem um forte apelo gastronômico, além de uma programação cultural imperdível e uma arquitetura surpreendente. Por lá, os visitantes podem conhecer diversas lojas de chocolates, cafeterias e restaurantes. Além disso, o destino conta com festivais e programações culturais bem legais, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Campos do Jordão/SP
Campos do Jordão/SP | Créditos: Nathana Rebouças

Paraná

No Paraná está localizada a capital mais fria do Brasil e o estado conta também com outras cidades ideais para quem quer curtir as baixas temperaturas do Sul. O inverno no Paraná é marcado pelo clima seco e ocorrência de geadas, principalmente durante a madrugada. 

Inácio Martins/PR

Inácio Martins/PR é o município mais alto do estado do Paraná, a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar. A temperatura média durante o inverno é de 10°C, podendo chegar a temperaturas negativas durante a madrugada.

Onde fica Inácio Martins/PR?

Inácio Martins/PR está localizado na Serra da Esperança, no planalto paranaense. A cidade fica a aproximadamente 205 km da capital do Paraná, Curitiba. 

O que fazer em Inácio Martins/PR?

Inácio Martins/PR é um dos lugares mais frios do Brasil. Foi uma cidade colonizada por europeus e por isso conta com antigas igrejas, perfeitas para quem quer descobrir um pouco mais sobre a história do destino. Outros atrativos da cidade são suas belas cachoeiras, com mais de 20 opções para quem busca contato com a natureza.

Inácio Martins/PR
Inácio Martins/PR | Créditos: Prefeitura do Paraná

Curitiba/PR

Considerada a capital mais fria do Brasil, Curitiba/PR está a 935 m acima do nível do mar e as temperaturas no inverno podem variar entre 3°C e 12°C. Por ser uma grande capital, a cidade oferece infraestrutura completa para quem quer curtir o frio na cidade grande.

Onde fica Curitiba/PR?

Curitiba é a capital do estado do Paraná. 

O que fazer em Curitiba/PR?

Curitiba/PR é conhecida por seus diversos parques, com mais de 30 opções que conservam todas as belezas naturais da região. Alguns dos pontos turísticos da capital paranaense, além dos parques, são: Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame e Rua das Flores. 

Os destinos mais frios para conhecer no Brasil
Curitiba/PR | Créditos: Paulo Freitas

Serra Catarinense

O estado de Santa Catarina é um dos principais destinos para os amantes do frio. A temperatura costuma ser bem amena durante todo o ano e, durante o inverno, o estado torna-se um dos lugares mais frios do Brasil.

São Joaquim/SC

São Joaquim/SC é uma das cidades mais frias do Brasil. O município fica a 1.360 m acima do nível do mar e, durante o inverno, as temperaturas variam entre

3 °C e 14 °C, podendo facilmente chegar abaixo de 0. 

Onde fica São Joaquim/SC?

São Joaquim/SC está situado na parte sul do estado de Santa Catarina, em uma região montanhosa. O destino fica próximo às cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages.

O que fazer em São Joaquim/SC?

Conhecida como a “Cidade da Maçã”, São Joaquim/SC oferece passeios incríveis pelas vinícolas da região, com degustação dos melhores vinhos diretamente na fonte. As plantações de maçã são uma atração à parte e o destino conta ainda com pousadas super charmosas e diversos restaurantes.

Conheça São Joaquim/SC
São Joaquim/SC | Créditos: Plínio Bordin

Urupema/SC

Urupema/SC é a cidade responsável por um dos recordes de frio registrados no Brasil: -8,2°C. A cidade fica a 1.425 metros de altitude e, durante o inverno, a temperatura média é 8°C, podendo chegar a números negativos, além de registrar também neve e fortes geadas.

Onde fica Urupema/SC?

Urupema/SC está localizada na parte sul do estado de Santa Catarina, próxima às cidades de: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Lages.

O que fazer em Urupema/SC?

Urupema/SC é o destino ideal para quem quer fugir do calor, independente da época do ano. Para ter contato com a neve, a dica é subir o Morro das Antenas, o ponto mais alto de Santa Catarina. Outras atrações são a cascata que congela e a prática da cavalgada.

Urubici/SC

Urubici/SC é uma das mais belas cidades da Serra Catarinense, localizada no Vale do Rio das Canoas, a 915 metros de altitude. Durante o inverno, a temperatura média na cidade fica em torno de 6°C, podendo registrar temperaturas negativas.

Onde fica Urubici/SC?

Urupema/SC está localizada em uma região montanhosa, na parte sul do estado de Santa Catarina. Entre as cidades próximas, estão: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Lages.

O que fazer em Urubici/SC?

O principal ponto turístico em Urubici/SC é o Morro da Igreja, onde está localizada a Pedra Furada. Além disso, quem visita o destino não pode deixar de contemplar as exuberantes paisagens naturais e conhecer locais como a Caverna do Rio Burges, o Parque Cascata Avencal e o Cânion Espraiado.

Urubici/SC na Serra Catarinense
Urubici/SC | Créditos: fabianopanisson

São Bento do Sul/SC

São Bento do Sul/SC está localizada a 840 m acima do nível do mar e é abraçada pelas belas paisagens da Serra do Mar. Durante o inverno, as temperaturas no destino podem chegar a -5°C nos campos altos do planalto.

Onde fica São Bento do Sul/SC?

São Bento do Sul está localizado no Planalto Norte do estado de Santa Catarina, a aproximadamente 80 km de Joinville/SC.

O que fazer em São Bento do Sul/SC?

São Bento do Sul/SC é uma charmosa e pequena cidade, com rica gastronomia e construções típicas da arquitetura alemã. Além de aproveitar o clima durante o inverno, os visitantes podem aproveitar para conhecer museus, praças, parques e as mais belas paisagens do Sul.

São Bento do Sul/SC
São Bento do Sul/SC | Créditos: Alexandre Osvaldo

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é conhecida por ser um pedacinho da Europa no Brasil. Repleta de cidades charmosas, a região é um dos principais lugares para viajar no inverno e conta com roteiros para todos os gostos e idades.

Gramado/RS

Gramado/RS é um dos principais destinos de inverno do Brasil. A charmosa cidade, repleta de traços europeus, fica a 850 m acima do nível do mar e, durante a estação mais fria do ano, as temperaturas ficam entre 8ºC e 17ºC. 

Onde fica Gramado/RS?

A cerca de 100 km da capital Porto Alegre/RS, Gramado/RS está localizado na Região das Hortênsias, que inclui também as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul.

O que fazer em Gramado/RS?

Com traços europeus na arquitetura, gastronomia e cultura, a cidade gaúcha é um pedaço do velho continente em terras brasileiras. No inverno em Gramado/RS, a cidade se torna o destino ideal para passeios de casais e famílias e as opções incluem o Snowland, Museu do Chocolate, Mini Mundo e passeio de Maria Fumaça.

Gramado/RS na Serra Gaúcha é um dos destinos mais frios do Brasil
Gramado/RS na Serra Gaúcha é um dos destinos mais frios do Brasil

Canela/RS

Após um passeio por Gramado/RS, chegar à cidade de Canela/RS é rapidinho, cerca de 15 minutos de carro. A cidade fica a 837 m acima do nível do mar e, durante o inverno, as temperaturas podem ser amenas, em média 20ºC.

Onde fica Canela/RS?

A apenas 8 km de Gramado/RS, a cidade de Canela/RS está localizada na Região das Hortênsias, que inclui também as cidades de Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul.

O que fazer em Canela/RS?

Canela/RS é um excelente destino para quem busca tranquilidade e belezas naturais. A gastronomia também é um atrativo e, assim como na arquitetura das cidades da Serra Gaúcha, a influência da cultura europeia é perceptível. Entre os principais atrativos estão o Alpen Park, Parque do Caracol e Parque da Ferradura.

Canela/RS é um dos destinos mais frios para conhecer no Brasil
Canela/RS é um dos destinos mais frios para conhecer no Brasil

São José dos Ausentes/RS

São José dos Ausentes/RS é uma das  cidades mais frias da região da Serra Gaúcha, podendo facilmente chegar a temperaturas negativas durante o inverno. A cidade está a 1.200 m acima do mar e nela está o pico Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul, com 1.410 metros de altitude. 

Onde fica São José dos Ausentes/RS?

O município de São José dos Ausentes/RS está localizado no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, próximo a divisa com Santa Catarina. 

O que fazer em São José dos Ausentes/RS?

São José dos Ausentes/RS mantém firme a cultura gaúcha e é parada obrigatória para quem curte aventura. As beleza naturais da cidade ficam por conta dos cânions Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro. Neles, estão algumas das maiores cachoeiras do país.

São José dos Ausentes/RS
São José dos Ausentes/RS | Créditos: Mauricio Thomsen

Cambará do Sul/RS

Conhecida como a Terra dos Canions, Cambará do Sul/RS oferece paisagens espetaculares, repletas de paredões e cânions a perder de vista. A cidade fica a 1.048 metros de altitude e, durante o inverno, as temperaturas variam entre 6ºC e 17ºC.

Onde fica Cambará do Sul/RS?

Cambará do Sul/RS está localizada a cerca de 190 km da capital Porto Alegre/RS.

O que fazer em Cambará do Sul/RS?

Na região de Cambará do Sul/RS estão localizados os cânions Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, e o Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Por lá, os visitantes podem conhecer os parques através dos passeios a cavalo e observar belos paredões de pedra, com várias cachoeiras, rios e florestas de araucárias. 

Conheça Cambará do Sul/RS
Cambará do Sul/RS | Créditos: Claudio Arriens

Bento Gonçalves/RS

Bento Gonçalves/RS é a capital brasileira do vinho e a terceira cidade mais visitada da Serra Gaúcha, atrás apenas de Gramado/RS e Canela/RS. A cidade fica a 690 m de altitude e, durante o inverno, as temperaturas ficam entre 7 °C e 17 °C.

Onde fica Bento Gonçalves/RS?

Bento Gonçalves/RS está localizado a pouco mais de 120 km de Porto Alegre/RS e próximo a destinos como Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul.

O que fazer em Bento Gonçalves/RS?

O principal atrativo de Bento Gonçalves/RS é, sem dúvidas, o Vale dos Vinhedos. A região, que abrange também as cidades de Garibaldi e Monte Belo do Sul, é conhecida pela produção de vinhos e espumantes. Por lá, os visitantes têm a chance de conhecer de perto a cultura dos imigrantes italianos em diferentes vinícolas e cantinas familiares. 

Bento Gonçalves/RS
Os destinos mais frios para conhecer no Brasil | Créditos: Gervacio Rosales

Quando começa o inverno no Brasil?

O inverno no Brasil começa no dia 21 de junho e, ao contrário do que muitos possam pensar, a estação não é marcada pela queda brusca de temperatura, frio intenso, dias curtos e geadas em todo o território nacional.

Com exceção da região Sudeste ou Sul do Brasil, essas características não condizem com o inverno brasileiro. Por estarmos próximos à Linha do Equador, não é todo o país que sente o inverno rigoroso. A região norte, por exemplo, é marcada por muitas chuvas. Outras regiões têm o clima mais ameno, porém com baixa umidade.

Já a região Sul e algumas cidades do Sudeste, são agraciadas por um inverno de baixíssimas temperaturas, muitas presenteando moradores e turistas com neve e geada.

Qual é o lugar mais frio do Brasil? 

O lugar mais frio do Brasil é o Morro da Igreja, localizado na cidade de Urubici/SC. Em junho de 1996, um registro de temperatura não oficial registrou a marca de  −17,8 °C no local, considerada a temperatura mais baixa já registrada no Brasil.

Qual região do Brasil costuma cair mais neve?

Quase todos os anos, a região Sul do Brasil apresenta a ocorrência de neve durante o inverno, principalmente em cidades do estado de Santa Catarina como São Joaquim, Urupema e Urubici. O Rio Grande do Sul e o Paraná também apresentam áreas favoráveis para a ocorrência de neve, principalmente nas regiões montanhosas. 

Conheça os destinos mais frios do Brasil

Como vimos, a Serra Gaúcha conta com alguns dos destinos mais frios do Brasil. Além de ser uma ótima escolha para quem ama as baixas temperaturas, a região também reserva diversos outros atrativos que podem ser conhecidos durante o ano inteiro. Confira a lista de 11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio!

Quer ficar por dentro das principais informações sobre o turismo e dicas de viagens? Assine a newsletter da Bonitour e receba diretamente na sua caixa de entrada conteúdos super legais para quem ama viajar!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *