Destinos-mais-frios-para-conhecer

Destinos mais frios para conhecer no Brasil

Nem só de praia, mar, calor e verão vive o turismo no Brasil. Pode não parecer, mas o nosso país possui excelentes roteiros de lugares para viajar no inverno.

Se você é fã de um chocolate quente, fondue e lareira, este conteúdo é para você! Listamos algumas das cidades mais frias do Brasil, prepare o seu gorro e cachecol, porque dessa vez, nós queremos entrar numa fria!

Quando começa o inverno no Brasil

Inverno é a estação do ano marcada pela queda brusca de temperatura, frio intenso, dias de céu acinzentado, neves, geadas, dias curtos e noites longas. Isso lhe parece familiar? Talvez, não.

Quando-começa-o-inverno-no-Brasil

Se você não estiver na região Sudeste ou Sul do Brasil, essas características não condizem com o inverno brasileiro. Por estarmos próximos à Linha do Equador, não é todo o país que sente esse inverno rigoroso. A região norte, por exemplo, é marcada por muitas chuvas. Outras regiões têm o clima mais ameno, porém com baixa umidade.

Já a região sul e algumas cidades do Sudeste, são agraciadas por um inverno de baixíssimas temperaturas, presenteando moradores e turistas com neve e geada, principais atrativos dos amantes do frio.

Se você não quer esperar pelo dia 21 de junho, quando começa o inverno, que tal conhecer um pouco das cidades mais frias do Brasil?

Serra Catarinense

O estado de Santa Catarina é um dos principais destinos para os amantes do frio. Primeiro, porque a temperatura costuma ser bem amena durante todo o ano e, no inverno, torna-se um dos lugares mais frio do Brasil.

Um roteiro completo pela Serra Catarinense deve responder à pergunta: qual a cidade mais fria do Brasil?

São Joaquim

São Joaquim, carinhosamente chamada de  “a Cidade da Maçã” carrega o título de cidade mais fria do Brasil. Honraria dividida com a cidade de Urupema, mas isso explicamos depois.

Localizada a uma altitude de 1.360 metros acima do nível do mar, a temperatura em São Joaquim é, em média, de 13,5ºC, podendo chegar a -10ºC, no inverno. Então, se você quer ver neve, São Joaquim é um dos principais destinos.

Além do frio, em São Joaquim, você pode curtir um passeio pelas vinícolas e experimentar os melhores vinhos diretamente na fonte. E, claro, as plantações de maçã são uma atração à parte. A dica é visitá-las no mês de abril, período da colheita.

Cidade-de-São-Joaquim

Não deixe de visitar, também: 

  • Escadaria Belvedere: de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e arredores;
  • Serra do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra): para quem tem espírito aventureiro, que tal encarar as 284 curvas sinuosas da Serra, para chegar no alto dos seus 1421 metros de altitude? A recompensa é uma visão privilegiada de uma belíssima região da serra catarinense

Urupema

Antes de Urupema ter a sua estação meteorológica, o título de cidade mais fria do Brasil era exclusividade de São Joaquim. Mas, bastou a instalação de uma, para que a cidade registrasse temperaturas ainda mais baixas que a da “concorrente” São Joaquim.

Localizada a uma altitude de 1.475 metros, a cidade tem temperatura média anual de 14ºC. Urupema é um destino ideal para quem quer fugir do calor, independente da época do ano. Para você ter uma ideia, no verão, a temperatura máxima fica em torno de 25ºC, e a mínima de 5ºC.

Cidade-de-Urupema

Para ter contato com a neve em Urupema, a dica é subir o Morro das Antenas, o ponto mais alto de Santa Catarina, com 1.750 metros de altitude. Outras atrações de Urupema são a Cascata que congela e a prática da cavalgada. Ah! Vale a pena também conhecer os pratos típicos da Serra Catarinense, feitos no fogão à lenha.

Urubici

Urubici é uma das mais belas cidades da Serra Catarinense, localizada no Vale do Rio das Canoas, a 915 metros de altitude. A cidade já chegou a registrar -17ºC, em 1996, no alto do Morro da Igreja.

Se você for a Urubici, não deixe de contemplar as exuberantes paisagens naturais: Pedra Furada, Caverna do Rio Burges, Parque Cascata Avencal e o Cânion Espraiado. Esse é um excelente roteiro para começar.

Cidade-de-Urubici

Além de curtir o frio e natureza, os turistas podem aproveitar a região para a prática de esportes como trilha, rapel, arvorismo e cavalgada. 

Serra Gaúcha

Um pedacinho da Europa, no Brasil. Assim é referenciada por muitos, a Serra Gaúcha. Um dos principais lugares para viajar no inverno, a Serra tem roteiros para todos os gostos e idades.

Se você não dispõe de uma semana inteira para curtir o inverno, fique tranquilo. Com o Roteiro Fácil, você consegue planejar um fim de semana na Serra Gaúcha inesquecível.

monte_seu_roteiro_aqui

A dica para quem quer curtir o frio gaúcho é viajar nos meses de inverno, em que a previsão do tempo para a Serra Gaúcha é de temperaturas abaixo de zero e com geadas. Confira algumas cidades para você colocar no seu roteiro!

Gramado

A cidade de Gramado é um dos principais pontos turísticos do Brasil, no que se refere a lugares mais frios do país. Não é a cidade mais fria do Brasil, mas é uma das mais aconchegantes, com temperaturas amenas o ano todo e uma arquitetura com traços europeus, a cidade gaúcha é um pedaço do velho continente em terras brasileiras.

Cidade-de-Gramado

Neve em Gramado é comum no inverno, criando um clima ideal para passeios de casais que queiram curtir um bom vinho e fondue. Mas, não faltam programas para família, como o Snowland, Museu do Chocolate, Mini Mundo e passeio de Maria Fumaça.

Canela

Após um passeio por Gramado, chegar à cidade de Canela é rapidinho, cerca de 15 minutos de carro. 

Um excelente roteiro para quem busca tranquilidade e belezas naturais. A gastronomia também é um atrativo e, assim como na arquitetura das cidades da Serra Gaúcha, a influência da cultura europeia é perceptível.

Cidade-de-Canela

Não deixe de conhecer, em Canela: Alpen Park, Parque do Caracol e Parque da Ferradura.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes, ao contrário de Canela e Gramado, mantém firme a cultura gaúchas, sobrepondo a colonização europeia. A cidade é parada obrigatória para quem curte aventura.

São-José-dos-Ausentes

A cidade é uma das mais frias da região da Serra Gaúcha. É nela que encontramos o pico Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul. As beleza naturais de São José dos Ausentes ficam por conta dos cânions Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro. Neles, estão algumas das maiores cachoeiras do país!

Com essas três sugestões da Serra Gaúcha, com certeza, você irá querer desbravar as demais cidades e, se dinheiro for um problema, confira algumas dicas para conhecer a Serra gastando pouco

Subindo um pouco a sua rota, aproximando-se mais da região Sudeste do país, você pode fazer um passeio por Curitiba/PR, a capital mais fria do Brasil. A cidade tem mais de 30 parques, conservando as belezas naturais da região.

Alguns dos pontos turísticos da capital paranaense, além dos parques são: Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame e Rua das Flores. Com uma temperatura amena todo o ano, é comum ter geada em Curitiba, durante o inverno. Um clima perfeito para quem quer fugir do calor, em qualquer época.

Já na região Sudeste, mais precisamente no estado de São Paulo, Campos do Jordão divide com Gramado, o posto de destino favorito para os amantes do frio. A “Suíça Brasileira” tem um forte apelo gastronômico, além de uma programação cultural imperdível e uma arquitetura surpreendente.

Para a surpresa de alguns, no estado do Rio de Janeiro é possível curtir um friozinho. Na região serrana do estado, a cidade de Petrópolis é um dos principais roteiros de inverno, mesmo se tratando de Rio de Janeiro.

Muito procurado por casais, Petrópolis tem como principais pontos turísticos a Casa da Ipiranga, Palácio da Quitandinha, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont.

É incrível como que mesmo em um país tropical como o Brasil, a gente consiga curtir o friozinho, não é mesmo? Então, preparado para entrar numa fria? Conte para gente qual o seu destino de inverno favorito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *