fbpx

Dicas para viajar em família

Dicas para viajar em família

Viajar em família é uma ótima oportunidade de estreitar os laços e conhecer melhor as pessoas amadas longe da rotina. No Brasil, de norte a sul, existem diversos destinos bem legais para visitar e criar memórias para o resto da vida.  

Por envolver mais pessoas, planejar uma viagem em família pode ser um pouco difícil justamente por precisar organizar um roteiro que agrade a todos. Por isso, nesse texto elencamos as principais dicas de como planejar uma viagem em família, o que levar, destinos para conhecer e também sugestões para viagens que envolvam crianças ou idosos. Confira!  

Os benefícios de viajar em família

Aproveitar as férias escolares ou somente por um final de semana, viajar em família pode ser bastante divertido e relaxante. Além disso, esse estilo de viagem apresenta diversos outros benefícios, entre eles:

Ajuda no relacionamento

Durante os dias longe da rotina, pais e filhos ficam mais próximos e aproveitam para descobrirem juntos novos destinos. Além disso, a viagem em família é ótima oportunidade para compreender o outro, criar novos vínculos e respeitar a individualidade de cada um. 

Diminui o estresse  

A rotina diária de trabalho e escola podem fazer com que o estresse aumente bastante. Por isso, para diminuir o nível de ansiedade de todos, uma viagem em família pode ser uma ótima solução. Sair da rotina, passar horas relaxando com as pessoas amadas e não pensar nos problemas é uma ótima opção para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar.

pessoas-no-balneario

Melhora a saúde no geral

A nossa qualidade de vida está ligada a diferentes fatores, entre eles: alimentação, exercícios físicos e proximidade às pessoas que nos fazem bem. Uma viagem em família reúne todas essas características. É o período dedicado ao entretenimento, a se exercitar em passeios e a reunir a família. Com isso, a viagem ajuda e muito a melhorar a nossa saúde.

Como organizar uma viagem em família

Planejar, organizar e escolher um destino para viajar em família são etapas que dão mais trabalho por envolverem diferentes pessoas com gostos distintos. Porém, existem dicas que podem facilitar esse processo e até torná-lo divertido. Olha só:

Envolva todos

O primeiro passo de planejar uma viagem em família é envolver todos. Descubra para onde gostariam de ir, se preferem um destino quente ou frio, o que gostariam de fazer por lá e etc. Ouvir a todos é a melhor forma de negociar e assim, organizar a melhor viagem possível.

Planeje com antecedência

Quanto mais vocês planejarem antes de viajar, melhor poderão curtir o destino. Compre as passagens com antecedência e garanta os horários mais convenientes, assim como os melhores preços e poltronas. Essa dica serve também para as acomodações e os passeios que quiserem realizar durante a viagem. Planejar com antecedência é sempre a melhor opção!

computador-site-bonitour

Pense em atividades para todos

Assim que definido o destino, organize um roteiro que inclua pelo menos uma atividade que cada um gostaria de fazer. Há pessoas que gostam de visitar museus, outras preferem atividades de aventura, outras querem aproveitar a viagem para relaxar ao máximo e etc. É importante que cada um tenha o seu momento na viagem em família, além dos momentos juntos, é claro. 

Pense nos cuidados especiais para crianças e idosos

Em viagens com idosos, é importante levar em consideração que ele precisa de alguns cuidados especiais. Ao escolher as acomodações, por exemplo, certifique-se que elas são seguras e acessíveis. Além disso, nem sempre eles poderão acompanhar os mais jovens nos passeios. Por isso, é importante que a hospedagem ofereça opções de lazer mais leves, atendendo às necessidades dos mais velhos.

No caso de viagem com crianças, é importante verificar se na acomodação também existe espaço para o lazer delas. E, ao escolher os passeios, certifique-se das normas de idade, altura e peso dos atrativos. Assim, você garante uma viagem bem legal e divertida para todos os envolvidos.

crianças-na-agua-brincando

O que levar em uma viagem em família

O planejamento de viagem em família também envolve a organização do que levar. Além de arrumar as malas pensando em roupas de acordo com o clima do destino, levar documentos pessoais, câmera fotográfica, itens de higiene pessoal e etc. existem particularidades se a viagem envolve crianças ou idosos

Caso o idoso ou criança façam dietas especiais, procure saber com o hotel ou pousada a possibilidade de haver um cardápio adaptado para eles ou se é possível levar a própria comida. Já os medicamentos devem ser levados em quantidade suficiente para todo o período e é aconselhável escolher um destino que tenha hospitais próximos, em casos de emergência.

Em viagens com crianças, a dica principal é fazer as malas já separando cada conjunto com as combinações de roupas, além dos sapatos e agasalhos. Leve pelo menos duas trocas de roupas por dia, já que os pequenos têm tendência a se sujar. Se estiver indo para um destino de verão, leve roupas de piscina, incluindo óculos de sol ou de natação, chapéus e bonés. Além disso, não esqueça dos itens de higiene, farmacinha, brinquedos e etc. 

mala-de-viagem

Destinos para conhecer em família 

No Brasil, existem diversos destinos para curtir uma viagem em família. Separamos duas opções bem diferentes, uma para as famílias que buscam aventura e contato com a natureza e outra para aqueles que querem um destino rico em cultura, gastronomia e passeios bem legais para realizar em grupo.

Bonito/MS

O principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito/MS é ideal para conhecer em família. Além da natureza exuberante, há muitas atrações bem legais para aproveitar na região. Desde passeios de aventura, dentro e fora d ‘água, o destino oferece também opções de balneários, trilhas, passeios noturnos e conta com diversos restaurantes e lanchonetes para você aproveitar ao máximo com a sua família.

familia-em-bonito-ms

Por lá, existem diferentes atividades que proporcionam a descoberta de novos interesses, como a prática de esportes de aventura, com um olhar cada vez mais voltado para questões de preservação ambiental. Não deixe de realizar atividades como flutuação, mergulho, trilhas e visitar as incríveis cachoeiras da região! 

Serra Gaúcha/RS

Um dos destinos favoritos dos brasileiros no inverno, a Serra Gaúcha/RS tem atrações para todas as épocas do ano e é uma opção incrível para as famílias que buscam experiências gastronômicas, aventuras e uma rica cultura local. 

snowland

Além das incríveis opções de restaurantes e cafés, por lá é possível conhecer diversos parques e curtir um dia bem legal em família. Em Gramado/RS existe o Snowland, um parque de neve indoor com atividades como patinação no gelo, prática de esqui, de snowboard, apresentações teatrais e muito mais. Na sua visita à região, não deixe também de conhecer a cidade de Canela/RS e a Cascata do Caracol, que conta com a maior infraestrutura do destino. Com certeza todos vão amar! 

Viaje em família com a Bonitour!

Gostou das dicas? Você e sua família podem conhecer destinos como Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS com a Bonitour! No site, vocês podem montar o roteiro da sua viagem e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour disponibiliza também um aplicativo completo e gratuito, no qual vocês terão acesso ao seu roteiro, as facilidades de check-in online e cashback no destino. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂