fbpx

Ecoturismo: o que é e onde praticar

Ecoturismo: o que é e onde praticar

Nos últimos anos, educação ambiental e sustentabilidade têm sido pautas recorrentes no mundo todo. Muitas pessoas têm se engajado, cada vez mais, com a causa. E até mesmo a forma de viajar passou a ser uma preocupação. Por isso, o ecoturismo vem ganhando força e um grande número de adeptos.

Quer saber mais sobre o tema? Neste post, te apresentamos o que é ecoturismo, onde e como praticá-lo. Continue lendo e descubra!

O que é ecoturismo? 

Para explicar o que significa ecoturismo, vamos começar falando sobre os diferentes tipos de turismo existentes. Você sabia que, além dele, há o turismo de esporte, de férias, de negócios, o agro, de saúde e outros? Cada uma dessas modalidades tem consigo diversos impactos prejudiciais, como ruídos, poluição do ar, intensificação do tráfego, diferentemente do turismo sustentável.

Existem pelo menos três definições de órgãos oficiais para o ecoturismo. Entre elas, a da Organização Mundial do Turismo (OMT), que diz que a motivação principal do ecoturista é a observação e apreciação da natureza, visando contribuir para a sua preservação e minimizar os impactos negativos no meio ambiente natural e sociocultural.

O-que-é-Ecoturismo

Ou seja, o ecoturismo é um segmento da atividade turística que tem como proposta evitar ao máximo a degradação do ecossistema. Se baseia em um tripé composto por interpretação, conservação e sustentabilidade. E algumas de suas características são:

  • Utilização dos recursos naturais e culturais de maneira sustentável;
  • Oferecimento de produtos/serviços de qualidade aos visitantes;
  • Distribuição justa dos benefícios econômicos gerados (retornam como investimento em preservação e recuperação ambiental);
  • Desenvolvimento do empreendedorismo das comunidades locais.

O valor do ecoturismo no Brasil

A importância da preservação ambiental é indiscutível, sua falta pode prejudicar a saúde da biosfera e gerar efeitos negativos grandiosos. O Brasil é um país muito rico em biodiversidade e, exatamente por esse motivo, há a necessidade de se preocupar com as políticas ambientais.

Em meio ao desmatamento no Brasil, queimadas na Amazônia, entre outros crimes ambientais, é cada vez mais necessário discutir o tema. As consequências do desmatamento são muitas e uma delas é a prejudicação do turismo, visto que as matas nativas são grandes atrativos para os ecoturistas.

O turismo consciente entra como uma forma de esclarecer a relevância da preservação e aproximar os viajantes da natureza, para que possam entender e refletir sobre quão bela e essencial é para todos nós. 

Uma das iniciativas recentes do Ministério do Meio Ambiente foi a criação da Secretaria de Ecoturismo, que fomenta atividades e programas de revitalização dos destinos brasileiros focados no turismo ecológico. 

Outra iniciativa, já antiga, é a Política Nacional de Educação Ambiental. Nela, está previsto que o Poder Público, em níveis federal, estadual e municipal, deve incentivar o ecoturismo. Esse exercício de valorização da modalidade começou nas décadas de 80 e 90, pouco antes da política, com foco principalmente na Amazônia.

Destinos de ecoturismo no Brasil e no mundo

Nosso país tem destinos incríveis para praticar o ecoturismo. Em outras nacionalidades, a modalidade também tem seus destaques. Listamos abaixo alguns dos lugares que você precisa conhecer.

Huaraz – Peru

Um destino internacional para os amantes de ecoturismo é a pequena cidade de Huaraz, localizada no norte do Peru. Nela, há uma grande base de exploração de trilhas em paisagens naturais e muitas montanhas, ideal para quem curte passeios radicais como o montanhismo. 

Huaraz-no-Peru

Cercada por montanhas com picos nevados, a região cobre parte da Cordilheira Branca e reserva lugares de brilhar os olhos como a Laguna 69 e o Glacier Pastoruri. O Peru é um país que oferece muitas opções ecoturísticas e de aventura.

Fernando de Noronha/PE

Apresentações à parte, o arquipélago mais famoso do Brasil é um dos destaques do turismo sustentável. Além das atividades ao ar livre, é a primeira ilha do país que tem uma política de educação ambiental para zerar a quantidade de plásticos de uso único.

Agora, falando em atividade ecoturística, o mergulho em Fernando de Noronha é uma das mais conhecidas e mais desejadas. No destino, você também encontra a Praia do Sancho, considerada a melhor praia do mundo, segundo o TripAdvisor. Vale a pena conhecer e se encantar. 

Fernando-de-Noronha

Para manter a beleza natural do local, o governo de Pernambuco cobra uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para entrar e, caso você visite áreas cobertas pelo Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), há mais uma tarifa. Tire todas as suas dúvidas sobre as taxas ambientais cobradas em Noronha.

Bonito/MS

É praticamente impossível falar sobre esse assunto e não citar a eleita 15 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Bonito é uma cidade encantadora e perfeita para se conectar profundamente com a natureza. 

Bonito-MS

Praticamente todos os passeios em Bonito/MS são atividades de turismo ecológico. Você vai encontrar atrativos como a Nascente Azul, onde é possível mergulhar flutuar e até voar de tirolesa. E outros como o Rapel Boca da Onça, Cachoeiras Serra da Bodoquena e o passeio de Duck pelo Rio Formoso no Eco Park. São muitas opções para praticar.

Pantanal matogrossense

O bioma Pantanal, compartilhado entre o Brasil, Bolívia e Paraguai, possui 62% de sua extensão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É uma região que se encaixa perfeitamente no modelo de ecoturismo, principalmente pela apreciação desse paraíso que reserva muitas curiosidades.

Pantanal-Motogrossense

A fauna do Pantanal é diferenciada, são mais de 6.500 espécies de aves, 325 de peixes, cerca de 160 de mamíferos, quase 100 de répteis e mais de 50 de anfíbios. Não é à toa que seu ecossistema é reconhecido como Reserva da Biosfera, Patrimônio Natural da Humanidade e Patrimônio Nacional Brasileiro, pela Unesco. 

Além dos animais do Pantanal, vale a pena dar atenção também à flora da região, que é muito diversificada e admirável. Visitar o local é uma grande oportunidade de imersão no meio ambiente.

Principais atividades de ecoturismo 

É bem provável que você já tenha praticado diversas atividades ecoturísticas e nem saiba. São atrativos aquáticos, aéreos e terrestres que proporcionam um grande contato com a natureza e que não comprometem o desenvolvimento sustentável. Conheça abaixo algumas delas:

  • Vôo livre;
  • Tirolesa;
  • Canoagem;
  • Mergulho com cilindro e livre;
  • Rafting;
  • Surfe;
  • Camping;
  • Cavalgada;
  • Caminhada;
  • Trilhas;
  • Ciclismo;
  • Observação de espécies da fauna e da flora;
  • Visitas às comunidades anfitriãs.

O melhor é que o ecoturismo é para todos. Crianças e idosos são super bem-vindos para praticar várias das atividades, assim como pessoas com deficiência, que encontrarão acessibilidade de alto nível em destinos como Bonito/MS.

Nos siga para acompanhar novidades sobre o tema!

Gostou de saber mais sobre ecoturismo? Quer ficar por dentro do assunto e conhecer a fundo os destinos brasileiros? Fique de olho e acompanhe nossas redes sociais. A Bonitour está presente no YouTube, Facebook, Pinterest e no Instagram


monte_seu_roteiro_aquiPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂