fbpx

Conheça a Famosa Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

Conheça a Famosa Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

Quem faz ecoturismo em Bonito encontra água para todos os lados! São nascentes, rios e cachoeiras convidando os visitantes para atividades de mergulho, flutuação, boia cross ou caiaque. Além disso, ainda dá para apreciar a beleza das águas da região visitando suas grutas. No meio de tantas opções, a Gruta do Lago Azul é um dos passeios mais procurados e famosos do destino. Gostaria de saber mais sobre esse local encantador? Então continue a leitura abaixo!

Confira mais sobre a Gruta do Lago Azul!

Curiosidades da Gruta

A Gruta do Lago Azul é a gruta mais conhecida de Bonito/MS, e também uma das mais procuradas, ao lado das grutas de São Miguel, Gruta Catedral (antiga Gruta São Mateus) e do Mimoso. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a riqueza desse Monumento Natural faz jus ao título. 

Para falar mais a respeito da Gruta do Lago Azul, saiba que ela tem pelo menos 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos, sendo que os mais famosos são os da preguiça gigante, de mastodontes e do tigre-dentes-de-sabre, entre outras espécies.

A famosa Gruta do Lago Azul
A famosa Gruta do Lago Azul

Além disso, ela está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e não se sabe sua profundidade exata, já que mergulhadores só chegaram aos 87 metros! Ah, e essas são apenas algumas curiosidades sobre o local, pois durante o passeio você terá muito mais informações. 

Água Cristalina e Azul ao mesmo tempo

A tonalidade azul turquesa é formada pela incidência dos raios solares sobre a água, combinados ao calcário da gruta e outros minerais presentes no lago.

Assim como acontece no mar, a percepção do azul muda durante o período do ano. Na Gruta do Lago Azul, a maior intensidade acontece no período da manhã, entre os meses de dezembro e janeiro. Por isso, aproveite para adquirir seu ingresso com antecedência.

Saiba mais sobre a Gruta do Lago Azul
Gruta do Lago Azul

O passeio contemplativo na Gruta do Lago Azul

O passeio na Gruta do Lago Azul leva cerca de 1h30 de duração e acontece dentro da caverna em si. A caminhada para chegar na cavidade dura por volta de 10 minutos, numa trilha de 200m. São quase 300 degraus caverna adentro, lapidados em pedra, num cenário repleto de belas estalactites e estalagmites. 

Durante a descida, o guia faz algumas paradas para que os viajantes tirem fotos e descansem. Por todo o local é possível contemplar as rochas, formações geológicas, os espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Incrível, não é?

Ah, importante saber: a idade mínima para realizar o passeio Gruta do Lago Azul é de 5 anos e a altura mínima exigida é de 1,30m. Confira este vídeo para ver um pouco mais sobre como é o passeio:

Dicas para fotografar dentro da gruta

Achou que iria terminar este texto sem levar algumas dicas? Achou errado! Você não precisa ser fotógrafo profissional e nem ter os melhores equipamentos para fazer belos registros. Com as minhas dicas, até com o celular você terá bons resultados. Anote aí:

  • Preste atenção na história do local, assim poderá criar uma narrativa para suas fotos.
  • Peça dicas ao guia para usar os melhores ângulos e enquadramentos.  
  • Veja se a lente está limpa. O ambiente quente e úmido pode deixar ela embaçada.
  • Vai usar o celular? Veja as configurações do aparelho antes da viagem e otimize suas funções. Uma dica é usar o HDR da câmera, para deixar as cores mais vivas.
  • A pouca luz natural pode atrapalhar a qualidade das fotografias em grutas e cavernas. Além disso, o tempo de exposição para a foto é maior em ambientes escuros. Para contornar a situação, configure a sensibilidade do sensor à luz em sua câmera no ISO.
  • Vai registrar a paisagem em profundidade? Então utilize um apoio ou procure deixar a câmera mais próxima ao corpo, apoiando os cotovelos na cintura. Para maior equilíbrio, afaste as pernas levemente ao fotografar.

Visite a Gruta em Bonito/MS

Bonito oferece dezenas de atrações de ecoturismo. Seja em uma trip entre amigos, uma viagem romântica ou excursão em família, inclua a Gruta do Lago Azul em sua programação. Quer saber como? Então clique aqui ou inclua suas informações no formulário abaixo para receber o atendimento de um consultor Bonitour para personalizar sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *