fbpx

6 ilhas brasileiras para conhecer

6 ilhas brasileiras para conhecer

O Brasil é um país repleto de belezas naturais e, em todo o território, existem lugares que surpreendem por suas incríveis paisagens e rica natureza. Dois dos grandes destaques do nosso país são o clima tropical e a gigantesca faixa litorânea que se estende do sul ao norte do país, resultando nas mais belas ilhas brasileiras para conhecer.

Para celebrar toda essa beleza, eu trouxe uma lista com 6 ilhas brasileiras para conhecer. Confira!

1. Fernando de Noronha/PE

6 ilhas brasileiras para conhecer: Fernando de Noronha/PE
6 ilhas brasileiras para conhecer: Fernando de Noronha/PE

Nada melhor do que começar a lista com o arquipélago mais famoso do Brasil. Fernando de Noronha/PE é conhecido internacionalmente como um dos destinos mais paradisíacos do mundo e já ganhou até prêmios que comprovam ainda mais a sua beleza.

A Praia do Sancho, por exemplo, já foi considerada por cinco vezes a “melhor praia do mundo” através de votação do público do site de avaliações de viagens TripAdvisor. Com águas cristalinas e verde-esmeralda, o local é também um dos melhores pontos para a prática do mergulho livre do Brasil. 

Além de suas praias, em Fernando de Noronha/PE também existem diversos passeios para quem gosta de aventura e contato com a natureza. Por lá, os visitantes podem realizar passeios de barco, conhecer diversas trilhas e observar a rica vida marinha do destino em atividades como mergulho e snorkel, nas quais é possível ver de perto animais como golfinhos e tartarugas. 

2. Florianópolis/SC

Florianópolis/SC
Florianópolis/SC

Conhecida como Ilha da Magia, a capital de Santa Catarina é também uma das ilhas mais conhecidas do Brasil. Em Florianópolis/SC existem cerca de 100 praias espalhadas pela ilha e pela parte continental que formam a cidade. 

Por lá, em toda a extensão da ilha você pode praticar atividades como surf, trekking, mergulho, ciclismo, parapente e muito mais. Além disso, outra atração imperdível  para quem ama aventura são as trilhas no destino. Espalhadas por toda a ilha, com extensões e intensidades diferentes, elas oferecem um passeio que compensa todo o esforço com uma vista incrível. 

3. Ilha de Marajó/PA

Ilhas brasileiras para conhecer | Foto: NaoLizuka
Ilhas brasileiras para conhecer: Ilha de Marajó/PA | Foto: NaoLizuka

A Ilha do Marajó/PA é a maior ilha fluviomarinha do mundo. Dividida em 12 municípios, ela é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Além disso, o destino é cercado também por matas, rios, campos, mangues e igarapés.

Para conhecer a ilha, é necessário realizar a travessia de barco ou balsa, com ponto de partida na cidade de Belém/PA. O trajeto leva cerca de duas a três horas de navegação. 

Um dos aspectos que mais chama atenção no destino é o impressionante rebanho de búfalos que existem por lá. Importados da Ásia, hoje os animais são um dos principais símbolos da Ilha do Marajó/PA. O destino surpreende também por ser o habitat de uma grande variedade de peixes e pássaros, extensas praias desertas e os maiores manguezais da costa brasileira, sendo perfeita para atividades na natureza, como passeios de barco, caminhadas e observação de animais.

4. Ilhabela/SP

 Ilhabela/SP | Foto: Ana Carolina
Ilhabela/SP | Foto: Ana Carolina

Com mais de 40 km de praias e uma paisagem formada pela Mata Atlântica, Ilhabela/SP é um paraíso repleto de surpresas. Antigamente, o local foi uma famosa parada para os piratas e, por isso, hoje as suas águas estão repletas de naufrágios. 

Além disso, a ilha possui mais de 300 cachoeiras escondidas na mata densa, que abriga também uma rica vida selvagem, com tucanos, macacos pregos e muito mais. A melhor forma de explorar a ilha é caminhando e existem diversas trilhas que circundam a floresta.

Ilhabela/SP oferece ainda praias de areia dourada com águas cristalinas e um centro histórico, onde é possível conhecer o comércio e restaurantes locais. 

5. Ilha Grande/RJ

Ilha Grande/RJ | Foto: Thiago Falcão
Ilha Grande/RJ | Foto: Thiago Falcão

Considerada como o Caribe brasileiro, Ilha Grande/RJ conta com mais de 100 praias e trilhas com vegetação de Mata Atlântica. O acesso é feito somente com embarcações e por lá a circulação de carros é proibida. 

Com uma paisagem de tirar o fôlego, rica vida marinha e águas cristalinas, a Ilha Grande/RJ conquista os turistas que têm a sorte de conhecê-la. O destino é muito procurado também por mergulhadores e por aqueles que buscam praticar esportes náuticos e o ecoturismo. O destaque dos passeios ficam para a grande quantidade de praias, trilha do Circuito Abraão e o Passeio das Ilhas Paradisíacas.

6. Morro de São Paulo – Ilha de Tinharé/BA

Ilha de Tinharé/BA - Morro de São Paulo | Foto: Renato Trentin
Ilha de Tinharé/BA – Morro de São Paulo | Foto: Renato Trentin

Localizado na Ilha de Tinharé na Bahia, o Morro de São Paulo tem diversas atrações impressionantes. O acesso ao local acontece por meio de barcos, a partir de Salvador ou Valença.

O Morro de São Paulo é uma vila com praias paradisíacas, ideal para quem busca um destino para relaxar e curtir a natureza. Por lá, há programas perfeitos para todas as idades. Quem está viajando em família pode aproveitar a tranquilidade das praias calmas e há também passeios bem legais para fazer, como visitar as ilhas vizinhas, se aventurar por trilhas ecológicas e conhecer a história local visitando monumentos históricos da época colonial.

Por lá está também uma das tirolesas mais famosas do país e a maior que envolve água. A tirolesa do Morro de São Paulo tem 340 metros de extensão, 70 metros de altura e o tombo é direto nas águas cristalinas da Primeira Praia.

Monte o seu roteiro com a Bonitour!

Quer montar o seu roteiro para Bonito/MS? Aqui na Bonitour, você pode montar o seu roteiro através do Roteiro Fácil, uma ferramenta totalmente online e gratuita, desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem. 

Com ele, você consegue ajustar o seu roteiro com base na distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens. Além disso, a Bonitour possui um aplicativo de viagens, pelo qual você tem acesso ao roteiro além da facilidade do check-in online nas atividades. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *