fbpx

Mochilão: saiba tudo sobre esse tipo de viagem

Mochilão: saiba tudo sobre esse tipo de viagem

Viajar é a melhor maneira de descobrir novos lugares, culturas e pessoas. Existem diversos tipos de viagem para diferentes estilos de viajantes. O mochilão, por exemplo, é uma viagem mais econômica e que tem a liberdade e praticidade como principais objetivos.  

Continue a leitura e saiba tudo sobre o mochilão e como aproveitar melhor esse tipo de viagem!

O que é mochilão?

O mochilão é um estilo de viagem que atrai cada vez mais os viajantes que buscam por um jeito mais barato e livre de viajar. Quem opta por praticar essa modalidade são pessoas ou grupos que viajam por conta própria, com uma mochila nas costas e roteiros mais flexíveis que os permitem conhecer novos lugares, culturas, pessoas e paisagens. 

Como é a vida de um mochileiro?

Os mochileiros gostam de independência e planejam as suas viagens sozinhos. Os roteiros são montados por conta própria e priorizam a economia de dinheiro e as experiências em lugares diferentes. Quem opta por realizar um mochilão viaja com pouca bagagem, pensando na segurança, praticidade de locomoção e na possibilidade de conhecer novas pessoas e culturas a qualquer momento da viagem.

Como é a vida de um mochileiro? Saiba tudo!
Como é a vida de um mochileiro? Saiba tudo!

O que é necessário para fazer um mochilão?

Além dos itens pessoais para a viagem, os mochileiros precisam também se lembrar de levar alguns documentos importantes. Confira os principais documentos necessários para um mochilão dentro ou fora do Brasil. 

  • RG: os brasileiros que viajarem para os países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) podem apresentar apenas o RG presente no documento de identidade.
  • CIVP: o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento emitido pela ANVISA e é obrigatório para alguns países que exigem a vacina contra a Febre Amarela.
  • Seguro Viagem: alguns países exigem o seguro de viagem para garantir uma cobertura de atendimento médico internacional em casos de acidentes.

Como fazer um mochilão gastando pouco?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a modalidade de viagem e o estilo de vida de um mochileiro, confira as principais dicas para economizar em um mochilão dentro ou fora do Brasil. 

Saiba como fazer um Mochilão Gastando pouco
Saiba como fazer um Mochilão Gastando pouco

Pesquisa antecipada

Como o roteiro de um mochilão é, na maioria das vezes, montado por conta própria, é muito importante que o viajante pesquise o máximo de informações sobre o destino com antecedência. Essa pesquisa pode evitar contratempos e permite também encontrar preços mais acessíveis de passagens e acomodações.  

Compre ingressos com antecedência 

Se você está pensando em visitar pontos turísticos e outros locais que exigem a compra de ingressos, é muito importante adquiri-los com antecedência. Esses locais costumam ser bastante procurados e alguns destinos possuem um controle de vagas diárias por atrativo. Comprar o seu ingresso com antecedência é a garantia de que você vai conseguir uma vaga no atrativo.

Alimentação 

A alimentação em um mochilão é essencial e impacta diretamente no orçamento da viagem. Para economizar com alimentação, busque por restaurantes locais mais baratos e opte por hospedagens que sirvam ao menos uma refeição ou que permitam o preparo de sua própria comida. 

Saiba tudo sobre a alimentação de um mochileiro
Saiba tudo sobre a alimentação de um mochileiro

Hospedagem 

A escolha da hospedagem é muito importante em um mochilão, já que os viajantes devem recarregar as energias e buscar dicas sobre lugares que devem conhecer. A dica é buscar hospedagens com preços acessíveis que oferecem conforto e a oportunidade de realizar ao menos uma refeição. 

Saiba como é a Hospedagem de um Mochileiro
Saiba como é a Hospedagem de um Mochileiro

Onde fazer mochilão no Brasil?

O Brasil é um dos melhores lugares do mundo para fazer mochilão e conta com diversos destinos que oferecem aos viajantes uma experiência completa de contato com a cultura e natureza local. Confira alguns dos melhores destinos para fazer mochilão no Brasil:

Saiba onde fazer Mochilão no Brasil
Saiba onde fazer Mochilão no Brasil

Bonito/MS 

Bonito/MS é a capital brasileira do ecoturismo e realizar um mochilão por lá é a chance perfeita de conhecer algumas das mais belas paisagens do país. O destino conta com diversos atrativos em meio à natureza, com destaque para trilhas, cachoeiras e atividades em águas extremamente cristalinas.

A dica de hospedagem em Bonito/MS é a Pousada Girassol. Com uma proposta muito aconchegante, a pousada oferece um ótimo custo-benefício e está localizada no centro da cidade, próxima às principais lojas, restaurantes e locais de visitação. 

Pantanal

Quem visita Bonito/MS pode aproveitar também para conhecer o Pantanal, uma das regiões mais ricas em ecossistema do mundo. O destino oferece caminhadas e passeios de barco que proporcionam aos mochileiros uma experiência completa de observação da natureza local. 

Serra Gaúcha/RS

A Serra Gaúcha é conhecida por suas belas paisagens, deliciosa gastronomia e uma rica cultura local. Composta por diversas cidades, a região é muito procurada por mochileiros que buscam contato com a natureza e querem conhecer de perto as influências européias no Brasil.

Mochilão: saiba tudo sobre esse tipo de viagem
Mochilão no Brasil | Créditos: J. Balla Photography via Unsplash 

Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE é um dos destinos mais famosos do Brasil e encanta os turistas com suas belas paisagens e praias paradisíacas. Quem escolhe o arquipélago como destino de seu mochilão pode aproveitar para conhecer as trilhas, praias, piscinas naturais e mirantes do destino.  

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica lidera a lista de maravilhas naturais do mundo e é um dos maiores patrimônios do Brasil. A diversidade da fauna e flora da Amazônia impressiona e é uma das melhores opções de destinos para curtir a natureza. Por lá, os mochileiros podem aproveitar diversas atividades como: banho de cachoeira, escalar árvores, passeios de barco e observação de animais.

Chapada dos Veadeiros/GO

A Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás, impressiona com o seu visual único e diversas atrações em meio à natureza. O destino é perfeito para os mochileiros amantes de natureza que buscam aventuras por trilhas, cachoeiras e piscinas naturais de águas termais.

Conheça os principais destinos de ecoturismo do Brasil

O Brasil é um dos melhores países do mundo para a prática de ecoturismo e essa modalidade de viagem combina muito bem com um mochilão. Os viajantes podem explorar a rica natureza do país em passeios super legais que tem a preservação e a experiência como principais objetivos. Para saber mais sobre o ecoturismo no Brasil e dicas dos principais destinos para praticá-lo, acesse: Tudo sobre o Ecoturismo..

Créditos capa: Philipp Kämmerer via Unsplash

checklist-de-viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *