fbpx

Motivos para viajar para a Serra Gaúcha

Motivos para viajar para a Serra Gaúcha

Quando você pensa em motivos para viajar para outro lugar, o que vem em sua mente? Uma bela paisagem? Eventos imperdíveis? A história do local? Boa comida? Boa bebida? Ou tudo isso junto e misturado? Se é assim, motivos para viajar para a Serra Gaúcha são o que não faltam. A região atrai visitantes de todos os estados brasileiros e do exterior por unir tudo isso. E tem mais ainda: é um dos principais destinos para os apaixonados por ecoturismo

Dá até para esperar aquela tão sonhada neve em Gramado e Canela RS no inverno por lá! Já imaginou? Listamos as principais atrações e motivos para você também conhecer as belezas da Serra, Confira:

Belezas Naturais da Serra Gaúcha

A região é repleta de paisagens únicas para conhecer. Entre os cenários mais escolhidos pelos turistas está o Parque Estadual do Caracol, em Canela RS. Além dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, em Cambará do Sul. Nessas atrações, você pode fazer trilhas e desfrutar o visual das paisagens. No parque, em Canela, ainda é possível contemplar a cascata que tem 131 metros de queda livre. Tem até observatório ecológico por lá. 

Mas não são só essas atrações naturais não! Já ouviu falar dos Bondinhos Aéreos dos Parques da Serra? O bondinho do Parque do Caracol tem a Cascata do Caracol como principal destaque. A região soube aproveitar as belas paisagens para o ecoturismo. Tanto que criaram até o Eco Parque Cia Aventura

História e colonização europeia

Outro motivo para viajar para Serra Gaúcha é a cultura europeia, característica do local. Isso fica claro na própria arquitetura, como na igreja gótica de Canela RS: a Catedral de Pedra. A região foi colonizada por imigrantes europeus, em especial os italianos e alemães. Por lá eles fincaram suas culturas. E, por mais que os anos tenham se passado, a tradição permaneceu e está presente nas construções antigas e contemporâneas. 

Entretenimento

Entre os motivos para viajar para a Serra Gaúcha não podemos esquecer do único parque de neve brasileiro. O Snowland é um dos passeios imperdíveis e um dos motivos para planejar logo a sua viagem. Ainda mais se o período escolhido for nos meses de frio em Gramado. Já pensou em aproveitar o frio e a neve em Gramado com a família? No parque você pode fazer patinação no gelo, esqui, snowboard e mais! 

motivos_para_viajar_serra_gaucha
Foto: Snowland

Além do parque, tem outros passeios incríveis. O Parque Terra Mágica Florybal tem de tudo! Réplica de dinossauros, playground, cinema 7D, simulador de montanha-russa, cascata de chocolate, tirolesa, trilha e etc. Inclusive uma mini fábrica de chocolate! Fora isso, ainda tem os museus, como as miniaturas do Mundo a Vapor, em Canela RS.

Gastronomia 

Não tem como falar da viagem sem falar da gastronomia da Serra Gaúcha. É churrasco típico, chocolate artesanal, almoço italiano e alemão, café colonial. São tantas atrações que fica até difícil revelar apenas um motivo para viajar para a Serra Gaúcha neste quesito. Por isso, separamos um post específico sobre o que comer na Serra

O que você não pode perder para esquentar o friozinho é aquele fondue de Gramado! O tour de inverno na Serra Gaúcha só será completo com essa comida! Gramado conta com restaurantes tradicionais e casas especializadas em fondue no Brasil!

Vale dos Vinhedos

Agora, pra fechar com chave de ouro os motivos para viajar para a Serra Gaúcha, precisamos falar das vinícolas! Sim, são várias na região do Vale do Vinhedos. As cidades que integram a lista são: Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Monte Belo do Sul e Garibaldi. A região é famosa pela produção de vinhos e espumantes e tem até rota especial para degustação. Inclusive num dos passeios mais tradicionais de lá: a Maria Fumaça

Roteiro Fácil para viajar para Serra Gaúcha

Muitos querem viajar para a Serra Gaúcha nos meses de frio em Gramado. Se esse for o caso, o ideal é ir lá por julho mesmo, que é quando a temperatura cai bastante na região. Neste mês também ocorre o Gramado o Estação Gramado. Um evento que leva atrações culturais e oficinas para a cidade durante o mês inteiro. 

Com todos esses motivos para conhecer a Serra Gaúcha, quando você vai planejar de vez o passeio? Temos um pacote especial para te ajudar nesse planejamento! E se você quiser olhar melhor os passeios, entre no nosso Roteiro Fácil!


checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.