fbpx

Mototurismo: a paixão pela viagem sobre duas rodas

Mototurismo: a paixão pela viagem sobre duas rodas

Ter espírito de aventura é essencial para quem gosta de viajar sobre duas rodas, seja sozinho, seja na companhia de outros pilotos. Conhecer diferentes destinos, observar cenários deslumbrantes e visitar novos lugares são algumas das recompensas que você irá encontrar pelo caminho. Esse é o espírito do mototurismo!

Porém, antes de cair na estrada, é fundamental investir em equipamentos para motociclistas, a fim de tornar sua experiência mais segura. Assim, você consegue percorrer milhares de quilômetros com todo o conforto necessário para aguentar longas horas de viagem.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre mototurismo e como aproveitar cada trecho do percurso.

O que é mototurismo?

O estilo de viagem em duas rodas tem sido cada vez mais buscado aqui pelo Brasil
O estilo de viagem em duas rodas tem sido cada vez mais buscado aqui pelo Brasil

Mototurismo é um conceito de viagem em que o piloto desbrava novas regiões com sua moto, percorrendo centenas ou milhares de quilômetros. O termo surgiu em 1950, mas existem registros desde 1920, com pessoas usando motocicletas para viajar.

Por seu valor mais acessível, a motocicleta caiu no gosto dos consumidores, além de contar com uma manutenção mais fácil que a de outros veículos, facilitando a rotina na estrada.

Anos mais tarde, o movimento do mototurismo ganhou aspectos similares aos que encontramos na atualidade.

Mototurismo na história

Figuras importantes do mundo do motociclismo, mulheres pioneiras e grupos de estudantes foram alguns ícones do mototurismo ao longo da história. Através de registros, como fotografias e diários de bordo, é possível acompanhar um pouco das aventuras encontradas pelo caminho, além da atualização dos veículos.

Com o avanço da tecnologia, as motocicletas se tornaram mais seguras e confortáveis, favorecendo a viagem sobre duas rodas. Atualmente é possível encontrar os mais variados modelos para te acompanhar em uma aventura.

Mototuristas

Os adeptos do mototurismo geralmente são amantes da natureza e gostam da conexão com paisagens e locais por onde passam. Conhecer novas culturas é uma das vantagens de pilotar por longas distâncias, vivenciando as surpresas do trajeto e colecionando experiências inesquecíveis.

Por isso, os mototuristas costumam ser pessoas de espírito livre, apaixonados por liberdade, que gostam da interação com outros grupos e prezam pelo respeito no trânsito. Afinal, os pilotos ficam horas em cima do veículo e precisam estar cientes de todos os imprevistos que podem aparecer no caminho.

Alguns mototuristas apreciam a companhia de outras pessoas durante a viagem, compondo grupos de amigos com afinidades em comum. Enquanto outros preferem viajar sozinhos, desbravando a estrada por conta própria.

Há ainda os que gostam de participar da aventura, mas não pilotam, é o caso do mototurista que se enquadra como passageiro.

Principais modelos para fazer mototurismo

Principais motos para fazer mototurismo
Principais motos para fazer mototurismo

Grandes, poderosas e confortáveis, as motos mais indicadas para viajar são as que possuem as características necessárias para proporcionar uma pilotagem segura e estável por longas horas. Conheça as principais categorias:

Touring

Principais motos para fazer mototurismo: Touring
Principais motos para fazer mototurismo: Touring

Robustas, as motocicletas do modelo touring suportam uma alta capacidade de carga, possuem assentos para duas pessoas e costumam ter um tanque de combustível maior. Os modelos mais recentes contam com tecnologia avançada, ideal para quem precisa pegar a estrada por muito tempo.

Com detalhes mecânicos mais seguros, painéis digitais e aerodinâmica eficiente, as versões atuais da categoria touring dão um show quando o assunto é conforto sobre duas rodas. Apesar das vantagens, devido às suas dimensões, o modelo não é tão versátil quanto os de outras categorias.

Crossover

Principais motos para fazer mototurismo: Crossover
Principais motos para fazer mototurismo: Crossover

As motos do estilo crossover são indicadas tanto para terrenos acidentados, como trilhas e estradas de terra, quanto para pilotar no asfalto, unindo as características trail e street em um mesmo modelo.

Uma das vantagens é que o piloto pode equipar o veículo com para-brisas mais altos, bagageiros, baús e encosto para o passageiro, proporcionando mais conforto para quem irá pegar a estrada acompanhado.

Big Trail

Principais motos para fazer mototurismo: Big Trail
Principais motos para fazer mototurismo: Big Trail

Já as motos big trail são fortes e conseguem encarar os mais diversos terrenos com autonomia e desempenho. São veículos versáteis e desenvolvidos para oferecer conforto ao piloto, mesmo durante as longas horas de viagem.

Uma das principais vantagens da categoria é que as motos big trail são compatíveis com uma grande gama de acessórios e suportes, proporcionando mais praticidade.

Custom

Principais motos para fazer mototurismo: Custom
Principais motos para fazer mototurismo: Custom

O modelo de moto custom possui assento mais baixo e guidão mais alto, trazendo outra proposta de pilotagem. Estilosas e potentes, elas são excelentes companheiras de viagem para quem deseja cruzar vários quilômetros em um veículo personalizado.

Compatível com diferentes acessórios, as motos cruiser ou custom, são parceiras de aventura e deixam a paisagem ainda mais estilosa.

Destinos brasileiros para conhecer de moto

Bonito/MS

Destinos brasileiros para conhecer de moto
A cidade de Bonito é um belo destino brasileiro para conhecer de moto

Bonito/MS é considerado um dos melhores destinos brasileiros para conhecer de moto. Com ótimas estradas e paisagens incríveis, a capital do ecoturismo fica a cerca de 1.200 km de São Paulo e é uma ótima opção para conhecer em qualquer época do ano em grupo ou até mesmo uma viagem romântica em casal. 

A estrada até Bonito/MS é bem tranquila e sinalizada. A dica é nunca abusar da velocidade, por conta dos animais típicos da região que podem cruzar a pista. Além disso, o ideal é usar uma moto preparada para cascalho ou terra devido ao tipo de solo nos passeios do destino. Lembrando que por lá, o visitante pode também pode contratar uma van ou alugar um carro para ir até os passeios.

Dicas de o que fazer em Bonito/MS:

Serra Gaúcha/RS

Conhecer a Serra Gaúcha sobre duas rodas é uma experiência incrível!
Conhecer a Serra Gaúcha sobre duas rodas é uma experiência incrível!

No sul do país, a Serra Gaúcha/RS é também uma ótima opção para conhecer de moto. Com diversas cidades, a região é conhecida por suas vinícolas e rica gastronomia e, além disso, possui um clima perfeito para os motoristas. 

Por lá, as paisagens são incríveis durante o ano inteiro, com um charme que lembra os cenários europeus. O destino é famoso também por suas atividades de ecoturismo em meio a natureza. 

Dicas de o que fazer na Serra Gaúcha/RS:

Pratique o mototurismo e monte o seu roteiro com o Roteiro Fácil

Aqui na Bonitour, você pode montar o seu roteiro para destinos como Bonito/MS, Fernando de Noronha/PE e Serra Gaúcha/RS através do Roteiro Fácil, uma ferramenta totalmente online e gratuita, desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem. 

Com ele, você consegue ajustar o seu roteiro com base na distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens. Além disso, a Bonitour possui um aplicativo de viagens, pelo qual você tem acesso ao roteiro além das facilidades do cashback e do check-in online nas atividades. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

checklist-de-viagem

3 comentários sobre “Mototurismo: a paixão pela viagem sobre duas rodas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.