fbpx

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Todo ano, sem dúvida, a rotina dos Gramadenses muda completamente com a chegada do evento turístico mais importante do calendário: o Natal Luz em Gramado. Certamente o evento já é tradição entre os moradores, mas, além disso, o acontecimento tem levado cada vez mais turistas à cidade.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o Natal Luz em Gramado!

Gramado entre os melhores destinos

O Natal Luz começa no fim de outubro e se estende até o metade do mês de janeiro do ano seguinte. A data fica de fora do tradicional inverno da Serra Gaúcha, mas não deixa de contar com todo o encanto e fascínio das cidades gaúchas.

Gramado entre os melhores destinos para o Natal 2022
Gramado entre os melhores destinos para o Natal 2023 | Foto: Cleiton Thiele

Reconhecida por uma beleza única, todo o charme de Gramado/RS já rendeu à cidade o prêmio de Melhor Destino de Inverno do Prêmio Viagem e Turismo

Apesar de ter uma procura maior durante o inverno, com temperaturas mais baixas, as cidades da Serra Gaúcha são ótimas opções durante todo o ano. Além disso, entre a primavera e o verão, os turistas em Gramado/RS vão conhecer as atrações do Natal Luz e o clima da cidade com o evento mais importante do calendário turístico.

Natal Luz em Gramado

A cidade se transforma com o início da programação para o Natal Luz. Mas os preparativos já começam durante o mês de outubro, período de média temporada, e vão até janeiro, quando é alta temporada em Gramado.

Além disso, a decoração é modificada em toda a cidade e se intensifica nas vias principais. Se você está em dúvida sobre o que fazer em Gramado no período do Natal Luz, confira abaixo a programação completa!

Programação 2023 

A 38ª edição do Natal Luz de Gramado iniciou no dia 26 de outubro e o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua edição. Além disso, serão quase três meses de celebração do Natal, de 26 de outubro até 21 de janeiro de 2024.

Confira as atrações do evento, disponibilizadas pelo site Malas Prontas Gramado:

Decoração

Em primeiro lugar, a decoração da cidade recebe atenção especial e é um dos pontos altos do evento. Além disso, a cenografia propõe conciliar a alegria e o encantamento do Natal e está presente em tempo integral durante os meses do Natal Luz. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que podem ser conferidos e apreciados pelas ruas da cidade.

A cidade de Gramado fica tomada pela decoração natalina que encanta todos os viajantes e população local
A cidade de Gramado fica tomada pela decoração natalina que encanta todos os viajantes e população local | Foto: Cleiton Thiele
Acendimento das luzes

Todos os dias, desde o dia 26 de outubro, às 20h00, as luzes da Cidade Mágica do Natal e outros pontos da cidade se acendem e renovam os sentimentos do Natal. Este ano, o espetáculo acontecerá em frente ao Palácio dos Festivais, localizado no centro de Gramado/RS, ao som de uma emocionante trilha sonora.

O acendimento das luzes é um dos principais espetáculos
O acendimento das luzes é um dos principais espetáculos | Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress
Rua das Renas

Ao longo dos três meses do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado/RS, se transforma na Rua das Renas, com obras de arte decoradas por artistas plásticos gramadenses. Além disso, vale lembrar que as renas, alguns dos símbolos mais característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal. Uma das tantas atrações do Natal Luz, o local é um amplo espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos. Atendimento nos horários das 9h às 21h, a entrada é gratuita.

A Casa do Papai Noel

Além disso, é na Vila de Natal, um dos lugares mais simbólicos da Cidade Mágica de Natal, que o bom velhinho espera a todos aqueles que acreditam na magia e estará interagindo com os turistas e a comunidade todos os dias. Sem dúvida, uma atração perfeita para as crianças e adultos.

Não deixe de visitar a casa do Papai Noel durante o Natal Luz
Não deixe de visitar a casa do Papai Noel durante o Natal Luz em Gramado | Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
Tannenbaumfest

Em Gramado/RS, a comunidade conta com um tradicional evento que acontece há muitos anos. O Tannenbaumfest, um concurso de decoração de pinheirinhos. Isto é, empresas reúnem-se para decorar os pinheiros cuidadosamente espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um cenário lindo e digno de toda a magia do Natal Luz.

O Tannenbaumfest acontece durante o Natal Luz
O Tannenbaumfest acontece durante o Natal Luz | Foto: Cleiton Thiele
Nativitaten

O Nativitaten é um espetáculo encantado que conduz a plateia por uma viagem inesquecível por vários momentos marcantes da vida no planeta. Um enredo musical com arranjos de clássicos do cancioneiro mundial, interpretadas por um elenco de vozes reconhecidas internacionalmente. O espetáculo é pago e acontece no Lago Joaquina Rita Bier aos sábados às 20h30.

A Fantástica Fábrica de Natal

Um emocionante espetáculo musical que conta a história de uma criança, que é levada para a Fantástica Fábrica de Natal, onde bonecas e soldadinhos ganham vida. O resultado é uma experiência inesquecível e acontece nas terças e sextas às 20h30 no Complexo de Eventos Expogramado.

O Grande Desfile de Natal

Um dos mais tradicionais espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado/RS, o Grande Desfile de Natal celebra tradições e promete grandes novidades e emoções para toda família. O desfile é um show com muita dança, luzes e cores, acompanhado por uma trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino. O desfile acontece quintas e domingos no Complexo de Eventos Expogramado às 21h.

O Reino do Natal

O Reino do Natal é composto por diferentes setores: Jardim do Reino, Vilarejo do Reino, Ateliê do Reino, Floresta do Reino e Vila Branca do Reino. Em cada um dos setores, haverá um show de dança, luzes e animação encantada, trazendo a magia do Natal. 

O evento acontece de quartas a segundas das 10h às 13h e das 14h às 17h no Complexo de Eventos Expogramado.

Orquestra Sinfônica de Gramado 

A Orquestra Sinfônica de Gramado estreou na abertura do Natal Luz de 2011. Desde então a orquestra não parou mais, atingindo recordes de público em seus concertos e eventos públicos de Gramado. Em 2023, as apresentações ocorrem diariamente e a entrada é gratuita.

Palco Rua Coberta

Este ano, a famosa Rua Coberta de Gramado recebe o Palco Rua Coberta, com atrações musicais e artistas locais diariamente, a partir das 19h.

Confira toda a programação e condições de compra de ingresso Natal Luz no site oficial.

Descubra o que mais fazer na Serra Gaúcha no verão

Depois de conhecer mais sobre o incrível Natal Luz em Gramado, que tal saber um pouco mais sobre o verão na Serra Gaúcha? A região conta com cidades encantadoras e diversos passeios para quem gosta de aventura. Por isso, para te ajudar a planejar uma viagem para o destino, preparei um post completo sobre a estação na Serra Gaúcha, aproveite e dê uma olhada!

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

2 comentários sobre “Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

    1. Oi Suzeline,

      O que acha de já ir escolhendo os seus passeios no Roteiro Fácil? Nossa plataforma permite que você tenha acesso a todas as informações e detalhes sobre os atrativos na Serra Gaúcha, é isso mesmo, agora você pode fazer um roteiro personalizado de acordo com as suas especificações e preferencias.

      Vou deixar o Link aqui em baixo para você conferir ok?

      👉 https://www.bonitour.com.br/serra-gaucha/passeios?lang=pt-br

      Caso precise de ajuda, um dos nossos consultores irá entrar em contato com você. Te auxiliaremos na preparação de cada detalhe de sua viagem. 😍

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *