fbpx

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Todo ano, a rotina dos Gramadenses muda completamente com a chegada do evento turístico mais importante do calendário: o Natal Luz em Gramado. Tradição entre os moradores, o acontecimento tem levado cada vez mais turistas à cidade.

Quer conhecer tudo sobre esse evento? Veja abaixo todas as informações e fique por dentro de cada apresentação e cerimônia durante os meses em que o Natal Luz acontece.

Gramado entre os melhores destinos

O Natal Luz começa no fim de outubro e se estende até o final do mês de janeiro do ano seguinte. A data fica de fora do tradicional inverno da Serra Gaúcha, mas não deixa de contar com todo o encanto e fascínio das cidades gaúchas.

Natal Luz em Gramado

Reconhecida por uma beleza única, todo o charme de Gramado rendeu à cidade o prêmio de Melhor Destino de Inverno da 17a edição do Prêmio Viagem e Turismo 2018/2019. Pela primeira vez na história da premiação a escolha foi feita pelo público, que elegeu os favoritos em 23 categorias.

Apesar de ter uma procura maior durante o inverno, com temperaturas mais baixas, as cidades da Serra Gaúcha são ótimas opções durante todo o ano. Entre a primavera e o verão, os turistas em Gramado/RS vão conhecer as atrações do Natal Luz e o clima da cidade com o evento mais importante do calendário turístico.

Natal Luz 

A cidade se transforma com o início da programação para o Natal Luz. Os preparativos começam durante o mês de outubro, período de média temporada, e vão até janeiro, quando é alta temporada em Gramado

Natal Luz em Gramado

A decoração é modificada em toda a cidade e se intensifica nas vias principais. Se você está em dúvida sobre o que fazer em Gramado no período do Natal Luz, confira abaixo a programação completa!

Programação 2020 

A 35ª edição do Natal Luz de Gramado iniciou no dia 22 de outubro, devidamente adaptada ao contexto da pandemia mundial. Paralelamente aos protocolos de biossegurança e ao cancelamento de espetáculos em arenas de grande público, o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua maior edição. Serão 101 dias de celebração do Natal, de 22 de outubro até 30 de janeiro de 2021.

Confira as atrações do evento, disponibilizadas pelo site Malas Prontas Gramado:

Decoração

A decoração da cidade recebeu atenção especial e é novamente um dos pontos altos do evento. A cenografia propõe conciliar a alegria e o encantamento do Natal e está presente em tempo integral durante os meses do Natal Luz. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que podem ser conferidos e apreciados pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais.

Acendimento das luzes

Todos os dias, desde o dia 22 de outubro, às 20h, as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem e renovam os sentimentos do Natal. O acendimento das luzes é um momento que celebra, ao entardecer, a chegada de noites encantadas de Gramado. 

Natal Luz em Gramado

Rua das Renas

Ao longo dos 101 dias do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, se transforma na Rua das Renas. Obras de arte, decoradas por artistas plásticos gramadenses. A Rua das Renas, nesta 35ª edição do evento prestará homenagem à imigração de Gramado. Vale lembrar que as renas, alguns dos símbolos mais característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

 Trupe de Natal

Com dramatização e música, a mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana alegria aos visitantes da cidade. Serão 1.200 apresentações durante a 35ª edição do Natal Luz. Com 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, na rede gastronômica, hoteleira e parques. Diariamente, a Trupe de Natal estará às 15h no Mundo a Vapor.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal. Uma das tantas atrações do Natal Luz, o local é um amplo espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos e com abertura agendada a partir do dia 7 de novembro, atendendo nos horários das 10h às 22h.

A Casa do Papai Noel

É na Vila de Natal, um dos lugares mais simbólicos da Cidade Mágica de Natal, que o bom velhinho espera a todos aqueles que acreditam na magia. Estará interagindo com os turistas e a comunidade das 14h às 18h, a partir do dia 7 de novembro.

Instrumentos de Fé

A integração entre espiritualidade, religião e arte está presente em um dos eventos mais emocionantes da edição de 35 anos do Natal Luz de Gramado. Serão 35 participações dos músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, a integração entre a música e a liturgia das missas e cultos religiosos será completa. Esse momento especial está marcado para começar no dia 25 de outubro, na missa das 10h30min, da Igreja Matriz São Pedro, e a programação completa pode ser vista no site oficial do Natal Luz.

Rotas e Notas

Um palco móvel, que percorre diversos pontos de Gramado, levando sobre si apresentações artísticas para quem quer viver a magia. Vai acontecer diariamente às 19h, a partir de 7 de novembro, antecedendo o acendimento das luzes.  

Tannenbaumfest

Em Gramado, a comunidade conta com um tradicional evento que acontece há muitos anos. O Tannenbaumfest, um concurso de decoração de pinheirinhos. Empresas reúnem-se para decorar os pinheiros cuidadosamente espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um cenário lindo e digno de toda a magia do Natal Luz.  São 35 pinheiros, número que representa o número de edições do Natal Luz e que no dia 7 de novembro serão devidamente enfeitados das 14h às 19h.

Exposição Fotográfica (Natal Luz um Olhar)

A exposição do fotógrafo Leonid Streliaev acontece a partir de 7 de novembro no Largo do Érico Veríssimo, registrando através de uma sensível e original visão, os espetáculos e os envolvidos em sua realização.

Concertos de Natal 

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do consagrado Maestro Linus Lerner, buscará resgatar a espiritualidade do Natal. O primeiro concerto acontecerá na Igreja Matriz São Pedro, dia 13 de dezembro, às 13h. Já o segundo, está previsto para o dia 15 de dezembro, na localidade de Linha Nova, interior de Gramado às 18h, em comemoração ao aniversário da cidade. Ambas as atrações terão restrição de público em função da capacidade máxima dos locais conforme protocolos sanitários, e terão transmissão por canais digitais.

Caravana da Coca-Cola

A Caravana da Coca-Cola, tradicional desfile de caminhões, acontecerá no dia 10 de dezembro às 20h.

Confira todas as condições de compra de ingresso Natal Luz no site oficial.

Viaje com a Bonitour!

Depois de conhecer mais sobre o incrível Natal Luz em Gramado, ficou difícil não escolher uma data para embarcar nessa viagem, né? Monte o seu roteiro com a Bonitour! No site, você pode montar o roteiro da sua viagem para a Serra Gaúcha/RS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens Bonitour, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o nosso site e confira.

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

2 comentários sobre “Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

    1. Oi Suzeline,

      O que acha de já ir escolhendo os seus passeios no Roteiro Fácil? Nossa plataforma permite que você tenha acesso a todas as informações e detalhes sobre os atrativos na Serra Gaúcha, é isso mesmo, agora você pode fazer um roteiro personalizado de acordo com as suas especificações e preferencias.

      Vou deixar o Link aqui em baixo para você conferir ok?

      👉 https://www.bonitour.com.br/serra-gaucha/passeios?lang=pt-br

      Caso precise de ajuda, um dos nossos consultores irá entrar em contato com você. Te auxiliaremos na preparação de cada detalhe de sua viagem. 😍

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂