fbpx

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

Todo ano, a rotina dos Gramadenses muda completamente com a chegada do evento turístico mais importante do calendário: o Natal Luz em Gramado. Tradição entre os moradores, o acontecimento tem levado cada vez mais turistas à cidade.

Quer conhecer tudo sobre esse evento? Veja abaixo todas as informações e fique por dentro de cada apresentação e cerimônia durante os meses em que o Natal Luz acontece.

Gramado entre os melhores destinos

Gramado entre os melhores destinos para o Natal 2021
Gramado entre os melhores destinos para o Natal 2021 | Foto: Cleiton Thiele

O Natal Luz começa no fim de outubro e se estende até o final do mês de janeiro do ano seguinte. A data fica de fora do tradicional inverno da Serra Gaúcha, mas não deixa de contar com todo o encanto e fascínio das cidades gaúchas.

Reconhecida por uma beleza única, todo o charme de Gramado/RS já rendeu à cidade o prêmio de Melhor Destino de Inverno do Prêmio Viagem e Turismo

Apesar de ter uma procura maior durante o inverno, com temperaturas mais baixas, as cidades da Serra Gaúcha são ótimas opções durante todo o ano. Entre a primavera e o verão, os turistas em Gramado/RS vão conhecer as atrações do Natal Luz e o clima da cidade com o evento mais importante do calendário turístico.

Natal Luz em Gramado

A cidade se transforma com o início da programação para o Natal Luz. Os preparativos começam durante o mês de outubro, período de média temporada, e vão até janeiro, quando é alta temporada em Gramado.

A decoração é modificada em toda a cidade e se intensifica nas vias principais. Se você está em dúvida sobre o que fazer em Gramado no período do Natal Luz, confira abaixo a programação completa!

Programação 2021 

A 36ª edição do Natal Luz de Gramado iniciou no dia 28 de outubro e o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua edição. Este ano, devido a pandemia, houve uma redução da capacidade de público, garantindo segurança aos espectadores, artistas e profissionais que atuam no evento. Serão quase três meses de celebração do Natal, de 28 de outubro até 30 de janeiro de 2022.

Confira as atrações do evento, disponibilizadas pelo site Malas Prontas Gramado:

Decoração

A cidade de Gramado fica tomada pela decoração natalina que encanta todos os viajantes e população local
A cidade de Gramado fica tomada pela decoração natalina que encanta todos os viajantes e população local | Foto: Cleiton Thiele

A decoração da cidade recebeu atenção especial e é novamente um dos pontos altos do evento. A cenografia propõe conciliar a alegria e o encantamento do Natal e está presente em tempo integral durante os meses do Natal Luz. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que podem ser conferidos e apreciados pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais.

Acendimento das luzes

Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber
Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber | Foto: Cleiton Thiele

Todos os dias, desde o dia 28 de outubro, às 19h45, as luzes da Cidade Mágica do Natal e outros pontos da cidade se acendem e renovam os sentimentos do Natal. Este ano, o espetáculo contará com a tecnologia de projeção mapeada, tendo como tela as fachadas de cinco prédios localizados no centro de Gramado/RS, ao som de uma emocionante trilha sonora.

Rua das Renas

Ao longo dos três meses do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado/RS, se transforma na Rua das Renas, com obras de arte decoradas por artistas plásticos gramadenses. Vale lembrar que as renas, alguns dos símbolos mais característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal. Uma das tantas atrações do Natal Luz, o local é um amplo espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos. Atendendo nos horários das 9h às 21h, a entrada é gratuita e ainda na programação da Vila, todos os dias às 17h haverá uma atração surpresa. 

A Casa do Papai Noel

Não deixe de visitar a casa do Papai Noel durante o Natal Luz em Gramado
Não deixe de visitar a casa do Papai Noel durante o Natal Luz em Gramado | Foto: Cleiton Thiele

É na Vila de Natal, um dos lugares mais simbólicos da Cidade Mágica de Natal, que o bom velhinho espera a todos aqueles que acreditam na magia. Estará interagindo com os turistas e a comunidade todos os dias das 14h às 18h.

Tannenbaumfest

O Tannenbaumfest acontece durante o Natal Luz em Gramado
O Tannenbaumfest acontece durante o Natal Luz em Gramado | Foto: Cleiton Thiele

Em Gramado/RS, a comunidade conta com um tradicional evento que acontece há muitos anos. O Tannenbaumfest, um concurso de decoração de pinheirinhos. Empresas reúnem-se para decorar os pinheiros cuidadosamente espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um cenário lindo e digno de toda a magia do Natal Luz. Esse ano, os pinheiros estão expostos a partir do dia 6 de novembro. 

Nativitaten

O Nativitaten é um espetáculo encantado que conduz a plateia por uma viagem inesquecível por vários momentos marcantes da vida no planeta. Um enredo musical com arranjos de clássicos do cancioneiro mundial, interpretadas por um elenco de vozes reconhecidas internacionalmente. O espetáculo é pago e acontece no Lago Joaquina Rita Bier às terças, quintas e sábados às 21h.

O Grande Desfile de Natal

Um dos mais tradicionais espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado/RS, o Grande Desfile de Natal celebra tradições e promete grandes novidades e emoções para toda família. O desfile é um show com muita dança, luzes e cores, acompanhado por uma trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino. O desfile acontece de quartas, domingos e sextas no Complexo de Eventos Expogramado às 21h. 

Natalis, a Criação

Com uma das vozes mais conhecidas do Brasil, o espetáculo Natalis – A Criação é narrado por Cid Moreira e resgata as tradições natalinas e o verdadeiro sentido do natal. O espetáculo acontece nos domingos, quartas e sextas às 20h no Lago Joaquina Rita Bier. 

O Primeiro Milagre do Menino Jesus

O espetáculo escrito por Gian Carlo Menotti e interpretada por músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, ao vivo, com canções em português, conta a história dos Reis Magos, seguindo a estrela guia e do garoto Amahl e sua mãe. O espetáculo acontece nas quartas, sextas e domingos às 19h no Complexo de Eventos Expogramado.

O Reino do Natal

Com mais de 60 sessões que acontecem diariamente, o Reino do Natal é uma das novidades no Natal Luz de Gramado/RS 2021. Montado em uma estrutura de 3000 m², possui 5 domos, nos quais os diferentes setores do espetáculo acontecem: Jardim do Reino, Vilarejo do Reino, Ateliê do Reino, Floresta do Reino e Vila Branca do Reino. Em cada um dos setores, haverá um show de dança, luzes e animação encantada, trazendo a magia do Natal. 

O evento acontece de segundas, terças, quintas e sábados das 10h às 20h30min e quartas, sextas e domingos das 10h às 19h30min no Complexo de Eventos Expogramado.

Tour de Natal

O Tour de Natal é um passeio super divertido que leva os visitantes para visitar os bastidores do 36º Natal Luz de Gramado a bordo de uma van temática. O roteiro inclui:

  • Saída da Praça das Etnias
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Lago Negro
  • Fábrica de chocolate da Florybal
  • Parada Pórtico Nova Petrópolis (10 min)
  • Avenida Borges de Medeiros
  • Parada Expogramado (bastidores com Pocket Show)
  • Retorno Rua Coberta

Palco Palácio dos Festivais

Este ano, o tradicional palco da Rua Coberta com diversas apresentações natalinas acontecerá no Palco do Palácio dos Festivais. Uma programação com shows gratuitos que acontecerá a partir do dia 10 de novembro, diariamente, às 19h.

Confira toda a programação e condições de compra de ingresso Natal Luz no site oficial.

Viaje com a Bonitour!

Depois de conhecer mais sobre o incrível Natal Luz em Gramado, ficou difícil não escolher uma data para embarcar nessa viagem, né? Confira a página com mais dicas do que fazer na Serra Gaúcha e monte o seu roteiro com a Bonitour! No site, você pode montar o roteiro da sua viagem para a Serra Gaúcha/RS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens Bonitour, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site e confira.

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

checklist-de-viagem

2 comentários sobre “Natal Luz em Gramado: tudo o que você precisa saber

    1. Oi Suzeline,

      O que acha de já ir escolhendo os seus passeios no Roteiro Fácil? Nossa plataforma permite que você tenha acesso a todas as informações e detalhes sobre os atrativos na Serra Gaúcha, é isso mesmo, agora você pode fazer um roteiro personalizado de acordo com as suas especificações e preferencias.

      Vou deixar o Link aqui em baixo para você conferir ok?

      👉 https://www.bonitour.com.br/serra-gaucha/passeios?lang=pt-br

      Caso precise de ajuda, um dos nossos consultores irá entrar em contato com você. Te auxiliaremos na preparação de cada detalhe de sua viagem. 😍

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.