fbpx

Nômade Digital: principais vantagens desse estilo de vida e destinos mais procurados

Nômade Digital: principais vantagens desse estilo de vida e destinos mais procurados

Um dos principais ensinamentos que 2020 nos trouxe foi que é possível trabalhar remotamente. Contudo, existem pessoas que já seguem esse estilo de vida há muito tempo e ainda mostram que é possível trabalhar enquanto viajam:   são os chamados nômades digitais

Com acesso à internet, você pode trabalhar de qualquer lugar e há destinos em todo o mundo completamente preparados para esse tipo de profissional. São cidades que servem como locais de trabalho temporários, populares por oferecer conexão rápida, espaços de coworking, acomodações e alimentação a preços acessíveis.

Neste texto, você irá conhecer melhor o que é um nômade digital, seu estilo de vida e os destinos mais procurados por esses profissionais. Confira!

O que é um nômade digital?

Segundo a Rock Content, o nômade digital é um profissional que trabalha online e, por isso, não precisa estar em um escritório, cidade ou país em particular. Ele pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma boa conexão à internet. 

O estilo de vida nômade digital consiste em dois aspectos principais: ganhar dinheiro na internet e viajar ou se mudar de um lugar para outro. Os profissionais que seguem esse estilo de vida, em sua grande maioria, são profissionais de marketing e empreendedores (De acordo com pesquisa realizada pela rede de coworkings Outside em 2020). Mas a vida de nômade digital é possível para diversas outras profissões.

Vantagens de ser um nômade digital

Para quem ama viajar, as vantagens de ser um nômade digital são muitas, conheça abaixo as principais delas:

Trabalhe de qualquer lugar, a qualquer hora

A localização de um nômade digital não importa muito e por isso, você pode morar em qualquer lugar do mundo. A única condição é que você tenha acesso à internet de qualidade. Como muitos nômades são freelancers e empreendedores, é possível fazer sua própria programação e trabalhar em um horário que for mais cômodo para você.

Pessoa-trabalhando-remotamente

Liberdade

A flexibilidade do nômade digital pode ser sinônimo de mais satisfação no dia a dia. É muito comum que os trabalhadores desse mercado só atuem com aquilo que amam e com esse estilo de vida mais livre, é natural começar a adotar práticas como meditação, yoga e alimentação saudável. Refletindo numa maior qualidade de vida.

Benefícios financeiros

Com mais satisfação, é possível aumentar a produtividade e ganhar mais. Quanto mais qualificado, maior a renda.  Além disso, muitos nômades optam por lugares baratos e com ótima qualidade de vida, o que reflete em uma melhor saúde financeira.

Dificuldades dos nômades digitais

No universo do nomadismo digital existem também algumas dificuldades. Se você está pensando em se tornar um, é importante conhecer as principais desvantagens desse estilo de vida, como:

Instabilidade

Grande parte dos nômades digitais não conta com contrato permanente e por isso, a renda não é garantida e é preciso conquistar novos clientes sempre. Todo mês é diferente e por isso é difícil prever quanto dinheiro irá faturar no próximo mês. Outra desvantagem, por estar constantemente mudando de hospedagem, o nômade precisa achar novos lugares para viver, e esses locais precisam ter boa internet, o que nem sempre acontece.

Pessoas-calculando-suas-finanças

Trabalho duro

O trabalho nômade está longe de ser um período de férias prolongado. É preciso trabalhar horas para se estabelecer nessa vida e ser bem-sucedido. Você deverá manter sua produtividade, mesmo que esteja em uma praia paradisíaca, por exemplo.

Vida social

É possível conhecer gente nova o tempo inteiro à medida que você viaja e o nômade viaja, mas ao mesmo tempo, você estará constantemente dizendo adeus às pessoas. Ou seja, nem sempre dá tempo de estabelecer relações de amizade sólidas. E por estar longe da família e  amigos, você perderá eventos sociais e momentos importantes. 

Os destinos mais populares

Como você já sabe, o nômade digital pode viver em qualquer lugar. No entanto, alguns lugares são mais amigáveis para receber esses profissionais. Boa infraestrutura, internet rápida, custo de vida e outros fatores são o que devem ser levados em consideração na hora de escolher um destino para trabalhar. 

Conheça abaixo os destinos mais populares entre os nômades digitais em todo o mundo. Nesses locais, comunidades inteiras de nômades foram surgindo e, assim, houve uma explosão de cafés e espaços de trabalho em conjunto para suprir a demanda.

Buenos Aires, Argentina

A capital argentina é bastante receptiva para empresários e startups, devido à facilidade da regulamentação para proprietários de empresas. Além de ser um grande centro cultural para nômades digitais

Buenos-Aires-Argentina

Estônia 

A Estônia tem um programa de residência eletrônica que facilita o início de um negócio. O país também investe em infraestrutura digital, ideal para nômades que trabalham com tecnologia.

Catedralde-Alejandro-Nevsky-Tallin
Foto: Diego Delso, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Lisboa, Portugal

Lisboa é a cidade mais popular entre os nômades digitais na Europa, graças à sua infraestrutura moderna, ótimo clima e custo de vida relativamente baixo.

lisboa

Koh Lanta, Tailândia

A Tailândia oferece diversas opções de cidades para os profissionais. Contudo, muitas das ilhas da Tailândia estão ficando lotadas de turistas, o que pode comprometer o trabalho. Koh Lanta, é a melhor opção para nômades digitais, por não ser tão visitada por turistas. Por lá, encontramos ótimas condições meteorológicas e muitos centros de coworking.

 Koh-Lanta-Tailândia

Praga, República Checa

Uma cidade rica em história, Praga é famosa globalmente devido a vários fatores, como excelente transporte, cena cultural e um custo de vida relativamente baixo para os nômades digitais. 

 Praga-República-Checa

San Diego, EUA

San Diego tem seus próprios espaços de trabalho nômades digitais. A apenas algumas horas de San Francisco, San Diego tem uma famosa cultura de surfe e de cafés. Isso significa que os nômades visitantes têm muitas chances de fazer conexões profissionais ou simplesmente relaxar e admirar o clima quente da cidade.

San-Diego-EUA

Florianópolis, Brasil

No Brasil também existem opções bem legais para quem busca esse estilo de vida. A capital de Santa Catarina é um pólo de tecnologia e tem diversas opções de espaços de coworking para os nômades digitais. 

Naufragados-Florianópolis

Conheça mais dicas Bonitour!

Gostou de saber mais sobre esse estilo de vida? No blog da Bonitour, você encontra diversas dicas de viagem pelos mais famosos destinos. Além disso, com a Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito/MS, Serra Gaúcha/RS e Fernando de Noronha/PE através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o nosso site e confira.

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.