fbpx

Fernando de Noronha em dezembro: saiba tudo sobre o destino

Fernando de Noronha em dezembro: saiba tudo sobre o destino

Já imaginou curtir as férias e as festas de fim de ano no mais famoso e desejado arquipélago do Brasil? Visitar Fernando de Noronha em dezembro é, sem dúvidas, uma experiência incrível, principalmente para os mais festeiros. Por isso, preparei um post para você conhecer as vantagens do mês, as festas mais badaladas e os passeios imperdíveis para o seu roteiro no destino.

Continue a leitura e saiba tudo sobre Fernando de Noronha em dezembro!

Onde fica e como chegar em Fernando de Noronha

Dificilmente alguém nunca ouviu falar sobre o destino que abriga algumas das mais belas praias do mundo. No entanto, muita gente ainda questiona onde fica Fernando de Noronha. A ilha está localizada a 360 km de Natal/RN e a 545 km de Recife/PE. E, apesar da maior proximidade com a terra potiguar, Noronha é pernambucana.

Os voos para Fernando de Noronha saem diariamente de Recife e Natal e, quatro vezes por semana de São Paulo. De Recife, o trajeto dura cerca de 1h30, de Natal, 1h aproximadamente e de São Paulo, 5h. No entanto, vale a pena partir da capital pernambucana, que oferece mais opções de horários.

Conheça Fernando de Noronha
Conheça Fernando de Noronha

O arquipélago contém 21 ilhas, rochedos e ilhotas, com aproximadamente 26 km² de extensão. Além disso, o encanto fica por conta de suas águas cristalinas, que carregam diversas tonalidades de verde e azul e pela rica fauna marinha, composta por tartarugas, golfinhos, tubarões, corais e outras espécies.

Taxas em Fernando de Noronha

Para proteger e conservar toda a beleza desse paraíso, os visitantes precisam pagar duas taxas de visitação, uma para o governo estadual e outra para o federal. Por isso, é importante conhecê-las antes de viajar.

A principal é a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), paga logo na entrada da ilha e é cobrada pela quantidade de dias que você pretende ficar. No site oficial do governo de Pernambuco, você encontra todos os valores de acordo com os dias de permanência e pode pagar online. 

A segunda tarifa é cobrada para visitar as áreas cobertas pelo Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). A taxa possui valores diferentes para turistas brasileiros e para estrangeiros. O ingresso é válido por 10 dias. Acesse o site oficial do parque e saiba mais!

Vantagens de visitar Fernando de Noronha em dezembro

Se você quer aproveitar o mês das férias escolares e recessos para viajar, Fernando de Noronha é um ótimo destino. Por isso, dezembro está entre os meses de alta temporada. E nessa época, todos os destinos turísticos tendem a ter maior procura, o que resulta também em preços mais altos. 

O mês é perfeito para os praticantes do surfe, já que as melhores ondas aparecem entre dezembro e abril, com o fenômeno chamado swell, que deixa o mar mais agitado. A agitação não é um problema para os banhistas, mas pode ser um dificultador para práticas de mergulho. 

Saiba como é o Clima em Fernando de Noronha
Saiba como é o Clima em Fernando de Noronha

Além disso, a temperatura em Noronha é sempre muito agradável, fica na média dos 28 ºC e existem apenas dois períodos predominantes, o de seca e o chuvoso. Dezembro está entre os meses mais secos, quando praticamente não chove na ilha. Porém, mesmo assim, vale a pena ficar de olho na previsão do tempo

Festas e comemorações 

Fernando de Noronha já é um destino movimentado e animado naturalmente, mas no fim do ano, pode ser muito mais. Isso porque o Réveillon da ilha é um dos mais badalados do Brasil. 

Os famosos e turistas do mundo todo buscam por uma virada inesquecível em um lugar paradisíaco, para começar o ano com o pé direito.

Por isso, muitas pousadas em Fernando de Noronha também se programam para promover eventos aos hóspedes. Na época de Natal e Ano Novo, acontecem a queima de fogos, ceias e comemorações típicas do Nordeste, com muito forró e maracatu. 

O que fazer em Fernando de Noronha em dezembro

É impossível não aproveitar os passeios em Fernando de Noronha, já que são muitas praias e atrativos para conhecer. Por isso, separei as principais atividades do destino para você conhecer.

Praia do Sancho 

Ir para Noronha e não conhecer a praia mais famosa da região é imperdoável. A Praia do Sancho foi eleita diferentes vezes como a melhor praia do mundo por votação popular do site TripAdvisor. Sem dúvida, já dá pra imaginar quão maravilhoso é esse cenário, não é mesmo?

Prepare-se para se encantar com as águas de tom turquesa e com a rica fauna marinha dos corais. Além disso, a praia está localizada em meio à vegetação da ilha e é rodeada por falésias (paredões íngremes e rochosos formados no litoral).

Praia do Sancho em Fernando de Noronha/PE
Praia do Sancho em Fernando de Noronha/PE

Seu acesso é difícil, mas a beleza compensa o sacrifício. Para chegar até lá, é necessário descer uma escada encravada em um penhasco de 40 metros, partindo do seu mirante. Além disso, o acesso também pode ser feito pelo mar, com passeios de barcos.

Baía dos Porcos

Vizinha da Praia do Sancho, a Baía dos Porcos é uma praia mais isolada, ideal para fugir do agito comum de dezembro. Ela está cercada por pedras vulcânicas e tem apenas 100 metros de faixa de areia dourada. 

A única forma de acessar o local é fazendo uma trilha por pedras escorregadias, partindo da outra vizinha, a Praia da Cacimba do Padre. E não há nada mais refrescante do que mergulhar nesse paraíso depois dos 15 minutos de trajeto.

Conheça a Baía dos Porcos
Baía dos Porcos em Fernando de Noronha/PE

Nela, existem piscinas naturais, com águas cristalinas que permitem a visualização de peixinhos coloridos que vivem ali. Além disso, é possível avistar de lá o Morro dos Dois Irmãos, paisagem ícone de cartões-postais de Noronha. Tanto ela, quanto a Praia do Sancho entram na taxa do PARNAMAR.

Ilha Tour

Para tornar a sua viagem para Fernando de Noronha mais completa, você pode contar com o Ilha Tour, um passeio que engloba os principais pontos turísticos do destino, para você conhecer no mesmo dia. 

Feito a bordo de uma 4×4, o passeio conta com acompanhamento de um guia. É a sua chance de conhecer as praias citadas acima, além de outras como a Praia do Porto, Cacimba do Padre, do Sueste e do Leão. O trajeto contempla também alguns mirantes, lugares históricos e mais atrativos encantadores. Sem dúvida será uma experiência única!

Sugestão de roteiro ideal para Fernando de Noronha

Agora que você já sabe o que esperar de Fernando de Noronha em dezembro, aproveite para conferir uma sugestão de roteiro completo para o destino. Para ajudar no planejamento da sua viagem, preparei um roteiro de 4 dias com os melhores passeios e experiencias do destino, clique e veja aqui!

Créditos foto capa: Jaime Spaniol

2 comentários sobre “Fernando de Noronha em dezembro: saiba tudo sobre o destino

    1. Oi Maria,

      O que acha de já ir escolhendo os seus passeios no Roteiro Fácil? Nossa plataforma permite que você tenha acesso a todas as informações e detalhes sobre os passeios em Noronha, é isso mesmo, agora você pode fazer um roteiro personalizado de acordo com as suas especificações e preferencias.

      Vou deixar o Link aqui em baixo para você conferir ok?
      👉 https://www.bonitour.com.br/fernando-de-noronha/passeios?lang=pt-br

      Caso precise de ajuda, um dos nossos consultores irá entrar em contato com você. Te auxiliaremos na preparação de cada detalhe de sua viagem. 😍

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *