Morro-Dois-Irmãos-em-Fernando-de-Noronha-PE

O que fazer em Fernando de Noronha

Powered by Rock Convert

O arquipélago mais famoso do Brasil é conhecido pelas suas praias pouco urbanizadas e por diversas atividades em meio a paisagens paradisíacas. Nesse texto, vamos mostrar o que fazer em Fernando de Noronha e algumas informações importantes sobre o local.

Um pouco da história

O arquipélago tem esse nome devido ao português Fernão de Loronha, responsável por ter financiado a expedição que originou sua descoberta, em 1503. Entre os anos de 1938 e 1945, a ilha tornou-se um presídio político e em razão disso, o arquipélago foi desmatado para que os presos não construíssem jangadas. Hoje, todas as árvores na região são secundárias. 

Parque Nacional Marinho

No ano de 1988, um decreto federal criou o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar). O objetivo consiste, ainda hoje, em proteger todas as espécies marinhas e terrestres do arquipélago, e colaborar para a educação ambiental e a pesquisa biológica.

Em Noronha, há um controle rígido do número de turistas presentes ao mesmo tempo na ilha principal e todo este esforço é para impedir qualquer prejuízo para o meio ambiente. Este fator contribui para a manutenção da responsabilidade e do compromisso, tanto de visitantes como de moradores, em se esforçar para a proteger o local.

Passeios em Fernando de Noronha

Confira os principais passeios em Fernando de Noronha:

Ilha tour

A bordo de um veículo 4×4, durante o passeio o visitante irá conhecer os principais pontos turísticos de Noronha. O roteiro pelo arquipélago passa por paisagens de tirar o fôlego, conta com paradas para banho, mergulho livre e snorkeling em várias praias, e só termina com o pôr do sol no Mirante do Boldró.

 Ilha-tour-em-Fernando-de-Noronha

Mergulho de batismo

A ilha tem umas das diversidades marinhas mais ricas e preservadas do mundo, e mais de 25 pontos espalhados pelo arquipélago para a prática do mergulho. Entre os diversos pontos, destacam-se as praias do Sueste, Boldró e o naufrágio do Porto Santo Antônio. O passeio tem duração de 30  minutos, acontece em águas calmas e sem correntes, e alcança a profundidade média de 12 metros. 

Mergulho-de-batismo-em-Fernando-de-Noronha

Trilha Jardim Elizabeth 

O passeio pela trilha tem início na antiga estrada que dá acesso ao Porto, com a primeira parada no Jardim Elizabeth. O trecho de mata nativa preserva uma rica vegetação formada na área onde era feita a aclimatação das plantas trazidas da Europa. A rota ainda inclui a passagem por outros marcos, como o Forte Nossa Senhora dos Remédios, ruínas dos antigos presídios e o Palácio São Miguel, que abriga a atual administração da ilha. 

Trilha-Jardim-Elizabeth-em-Fernando-de-Noronha-PE

Entardecer vip de barco

O passeio, feito nas águas cristalinas da ilha, parte do Porto e tem como destino o Morro Dois Irmãos, conhecidas formações rochosas que parecem gêmeas, e que estão localizados entre a Baía do Sancho, Praia Cacimba do Padre e Baía dos Porcos.

Entardecer-VIP-em-Fernando-de-Noronha-PE

Acqua Sub Reboque

Criado em Fernando de Noronha, o mergulho a reboque, também conhecido como  Planasub, é um dos atrativos mais procurados por quem deseja conhecer as riquezas das águas que banham a ilha. No mergulho a reboque o visitante é conduzido pelo mar segurando uma prancha submarina, de formato hidrodinâmico, conectada ao barco por uma corda.

A embarcação opera numa velocidade média de 8 km/h, e é possível admirar as espécies e preciosidades marinhas com calma, podendo fazer manobras com facilidade, e sempre voltando para a superfície quando desejar.

Acqua-Sub-Reboque-em-Fernando-de-Noronha-PE

Passeio de barco

O passeio de barco em Fernando de Noronha é uma ótima opção para percorrer todo o Mar de Dentro, passando pelas Ilhas Secundárias, morros e baías do arquipélago. Além de contemplar tanta beleza, durante o trajeto o visitante terá a oportunidade de  conhecer os golfinhos da região. Geralmente eles acompanham as embarcações e tornam o passeio ainda mais inesquecível.

Passeio-de-barco-em-Fernando-de-Noronha

Destino livre de plástico

No final de 2018, um decreto estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico, ou mesmo os seus similares, no Distrito Estadual de Fernando de Noronha. 

A regra inclui garrafas plásticas, copos, canudos e, até, sacolas plásticas descartáveis, aquelas distribuídas em supermercados. Também foram proibidas as embalagens e os recipientes de isopor e outros produtos compostos por polietilenos, polipropilenos e similares. Por isso, se você está se preparando para viajar ao arquipélago, é bom ter alguns cuidados em relação ao que será levado na mala.

Taxas de Noronha

A ilha de Fernando de Noronha é  administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). E, para manter seu trabalho, o Instituto cobra taxas para os turistas que visitam o local.

Uma das cobranças de taxa em Fernando de Noronha acontece no Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). Caso os passeios de seu interesse não passem pelo parque, não será necessário pagar essa taxa. 

Já a taxa de preservação ambiental de Noronha (TPA) é obrigatória para todos os visitantes que tenham cinco anos de idade ou mais. Cada turista paga por dia de permanência na ilha. O pré-pagamento da TPA pode ser feito online, pelo site do governo. A cobrança é via boleto bancário, o que demanda antecedência de um ou dois dias úteis para evitar problemas. Também é possível pagar ao chegar em Fernando de Noronha, desde que o pagamento seja feito em dinheiro vivo.

Roteiro Fácil 

Ficou com vontade de conhecer Fernando de Noronha e todas as suas incríveis atrações? Com o Roteiro Fácil, é possível montar o seu roteiro para esse e outros destinos de forma super completa, pelo site da Bonitour

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem e é totalmente online e gratuita. Com ela, você consegue ajustar o seu roteiro com base em distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens.

       Conheça o passo a passo de como montar um roteiro de viagem através do Roteiro Fácil. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao roteiro na palma da sua mão, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *