fbpx

O que fazer em Fernando de Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha

Sabia que o arquipélago mais famoso do Brasil é conhecido pelas suas praias pouco urbanizadas e por diversas atividades em meio a paisagens paradisíacas? Pois é, neste texto eu te conto mais sobre o que fazer em Fernando de Noronha e algumas informações importantes sobre o local. Continue a leitura e saiba mais!

Um pouco da história do local

Começando pelo passado curioso do local, o arquipélago tem esse nome devido ao português Fernão de Noronha, responsável por ter financiado a expedição que originou sua descoberta, em 1503.

Além disso, entre os anos de 1938 e 1945, a ilha tornou-se um presídio político e em razão disso, o arquipélago foi desmatado para que os presos não construíssem jangadas. Hoje, todas as árvores na região são secundárias. 

Parque Nacional Marinho

No ano de 1988, um decreto federal criou o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar), que tem como objetivo proteger todas as espécies marinhas e terrestres do arquipélago, e colaborar para a educação ambiental e a pesquisa biológica.
Noronha conta com um controle rígido do número de turistas presentes ao mesmo tempo na ilha principal e todo este esforço é para impedir qualquer prejuízo para o meio ambiente. Este fator contribui para a manutenção da responsabilidade e do compromisso, tanto de visitantes como de moradores, em se esforçar para a proteger o local.

Passeios em Fernando de Noronha

Que tal começar a conhecer os passeios desse destino paradisíaco? Então continue a leitura e confira os principais passeios em Fernando de Noronha:

Ilha tour em Noronha

A bordo de um veículo 4×4, durante o passeio Ilha Tour, durante o passeio você vai conhecer os principais pontos turísticos de Noronha. Neste roteiro pelo arquipélago, você passará por paisagens de tirar o fôlego, conta com paradas para banho, mergulho livre e snorkeling em várias praias, e só termina com o pôr do sol no Mirante do Boldró. Já imaginou uma vista dessas?

Saiba mais sobre o Passeio Ilha Tour
Passeio Ilha Tour

Mergulho de batismo em Noronha

Sabia que a ilha tem umas das diversidades marinhas mais ricas e preservadas do mundo, e mais de 25 pontos espalhados pelo arquipélago para a prática do mergulho?

Pois é, entre os diversos pontos, destacam-se as praias do Sueste, Boldró e o naufrágio do Porto Santo Antônio. Este passeio bem especial de mergulho de batismo tem duração de 30  minutos e acontece em águas calmas e sem correntes. Além disso, você pode alcançar a profundidade média de 12 metros!

mergulho_noronha

Trilha Jardim Elizabeth 

Já este passeio de trilha em Noronha inicia na antiga estrada que dá acesso ao Porto, com a primeira parada no encantador Jardim Elizabeth.

Nesse trecho você passará por uma exuberante mata nativa, com uma rica vegetação formada na área onde era feita a aclimatação das plantas trazidas da Europa.

Ah, e esta rota ainda inclui a passagem por outros marcos, como o Forte Nossa Senhora dos Remédios, ruínas dos antigos presídios e o Palácio São Miguel, que abriga a atual administração da ilha. Pois é, este é um passeio imperdível por Noronha e sua história!

Trilha Jardim Elizabeth em Noronha
Trilha Jardim Elizabeth em Noronha

Entardecer VIP de barco

Você fará este passeio nas águas cristalinas da ilha, partindo do Porto e tendo como destino o famoso Morro Dois Irmãos, conhecidas formações rochosas que parecem gêmeas e que estão localizadas entre a Baía do Sancho, Praia Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. É de tirar o fôlego! Quer saber mais? Então clique e veja tudo sobre esse passeio.

Encante-se com o passeio Entardecer Vip
Encante-se com o passeio Entardecer Vip em Noronha

Acqua Sub Reboque

Criado em Fernando de Noronha, o mergulho a reboque que também conhecido como  Planasub, é um dos atrativos mais procurados por quem deseja conhecer as riquezas das águas que banham a ilha.

No mergulho a reboque você é conduzido pelo mar segurando uma prancha submarina, de formato hidrodinâmico, conectada ao barco por uma corda.

A embarcação opera numa velocidade média de 8 km/h, e durante o passeio, você poderá admirar as espécies e preciosidades marinhas com calma, podendo fazer manobras com facilidade, e sempre voltando para a superfície quando desejar. É um passeio bem único no local!

Mergulho a reboque - Planasub ou Aquasub
Mergulho a reboque – Planasub ou Aquasub

Passeio de barco em Noronha

O passeio de barco em Noronha é uma ótima opção se você deseja conhecer todo o Mar de Dentro e , durante o trajeto, você também vai passar pelas Ilhas Secundárias, morros e baías do arquipélago. Além de contemplar tanta beleza, ao longo do passeio você terá a oportunidade de  conhecer os golfinhos da região. Geralmente eles acompanham as embarcações e tornam o passeio ainda mais inesquecível.

Curta o feriado de Carnaval em Noronha
Passeio de barco em Noronha

Noronha: um destino livre de plástico

De acordo com o G1, no final de 2018, um decreto estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico, ou mesmo os seus similares, no Distrito Estadual de Fernando de Noronha. 
A regra inclui garrafas plásticas, copos, canudos e, até, sacolas plásticas descartáveis, aquelas distribuídas em supermercados. Além desses itens, também foram proibidas as embalagens e os recipientes de isopor e outros produtos compostos por polietilenos, polipropilenos e similares. Por isso, se você está se preparando para viajar ao arquipélago, é bom ter alguns cuidados em relação ao que será levado na mala, ok?

Quais são as Taxas de Noronha?

Noronha é  administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e, para este manter seu trabalho, o Instituto cobra taxas para os turistas que visitam o local.
Uma das cobranças de taxa em Fernando de Noronha acontece no Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). Obs: Caso os passeios de seu interesse não passem pelo parque, não será necessário pagar essa taxa. 
Já a taxa de preservação ambiental de Noronha (TPA) é obrigatória para todos os visitantes que tenham cinco anos de idade ou mais. Cada turista paga por dia de permanência na ilha.

Você pode fazer o pré-pagamento da TPA de forma online pelo site do governo. A cobrança é feita via boleto bancário, o que demanda antecedência de um ou dois dias úteis para evitar problemas.

Mas, caso esqueça, saiba que também é possível pagar ao chegar em Fernando de Noronha, desde que o pagamento seja feito em dinheiro vivo, tá? Saiba mais sobre as taxas clicando aqui!

Conheça Noronha com a Bonitour

E aí, ficou com vontade de conhecer Fernando de Noronha e todas as suas incríveis atrações? Então fique de olho nesta dica: com o Roteiro Fácil, você pode montar o seu próprio roteiro para esse e outros destinos de forma super completa. Acesse e conheça a loja online da Bonitour.

Mas se quiser uma ajudinha, a dica é contar com um consultor Bonitour especialista no destino! Cadastre-se para receber o contato da agência e receber um roteiro personalizado:

Perguntas & Respostas

Quantos dias são suficientes para conhecer Fernando de Noronha?

Bom, para conhecer bem Fernando de Noronha e todos os passeios que o arquipélago oferece, o ideal é que você passe de 5 a 7 dias por lá! Porém, se você pensa em fazer uma viagem mais rápida, é possível montar um roteiro de 3 dias com passeios incríveis.

O que fazer no primeiro dia em Noronha?

Como é difícil prever o horário de chegada à ilha, a dica é reservar o primeiro dia para se ambientar melhor ao destino e ao clima de Noronha. 
Vá até o local de sua hospedagem, organize o que for necessário, procure a localização de restaurantes próximos, tenha noção dos preços e gastos necessários e descanse para o dia seguinte.

O que fazer em Fernando de Noronha em 4 dias?

Passeio Ilha Tour
Passeio de Barco
Entardecer Vip


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *