fbpx

O que fazer na Serra Gaúcha: conheça os melhores passeios radicais oferecidos na região

O que fazer na Serra Gaúcha: conheça os melhores passeios radicais oferecidos na região

Poucas pessoas sabem, mas as opções de passeios na Serra Gaúcha vão além das vinícolas ou culinária local: o local também é um dos principais centros de ecoturismo no Brasil

O que é ecoturismo? 

Ecoturismo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (a EMBRATUR), é o turismo de natureza. Como o próprio nome diz, engloba atividades sustentáveis que envolvem o patrimônio natural ao mesmo tempo que incentiva sua preservação.  

Para ajudar você a descobrir o que fazer na Serra Gaúcha e conhecer melhor as opções do ecoturismo, nós reunimos as melhores dicas nesse material. Vamos lá? 

Ecoturismo: o que fazer na Serra Gaúcha?  

Quando o assunto é ecoturismo, há vários passeios na Serra Gaúcha para você explorar. E o melhor de tudo: não são atividades sazonais. Ou seja, podem ser feitos em qualquer época do ano, dependendo apenas de boas condições climáticas para acontecerem. 

Vença a lama no Passeio 4×4

Para quem ama o off-road ou adora passeios sobre quatro rodas, não há dúvidas de que o passeio 4×4 será uma aventura inesquecível. Localizado em Gramado/RS e Canela/RS, ele permite que você viva a experiência de dirigir carros 100% off-road (Troller). 

Carro-vencendo-os-obstáculos-no-Passeio-4x4

Lá, você vai vencer obstáculos como

  • lama, 
  • erosões, 
  • travessias de rio, 
  • subidas íngremes, 
  • pedras, 
  • ladeiras, 
  • poças d’água, 
  • pontes e muito mais! 

É claro que você será acompanhado por um piloto profissional para dar o suporte necessário. Além disso, você passará por um rápido treinamento. Muita aventura e contemplação da beleza natural da região é o que você pode esperar esse passeio.

O passeio inclui acompanhamento do guia, treinamento, materiais de primeiros socorros e seguro contra acidentes.

Experimente descer as corredeiras no Rafting 

Uma das opções mais procuradas é o Rafting, que permite descer as corredeiras dos rios que banham a Serra Gaúcha. 

Para quem não sabe o que é rafting, trata-se de uma atividade na água, na qual grupos de pessoas percorrem um rio à bordo de um bote inflável e, com muito trabalho em equipe, ultrapassam os obstáculos naturais. Adrenalina pura!

A atividade é realizada pelo Cia Aventura, no Rio das Antas,  que tem um percurso de 8,5 km de extensão e está localizado entre os municípios de Cambará do Sul e Bento Gonçalves

É claro que tudo isso é feito com a maior segurança. Portanto, não se preocupe: além de um treinamento, os visitantes são acompanhados por instrutores e monitores. 

Além disso, você será equipado com coletes, capacetes e demais itens indispensáveis para não correr quaisquer riscos.

Para os amantes do rafting de verdade, tem que ter aventura em dobro. Por isso, há também o rafting em Três Coroas, que acontece no Raft Adventure Park: opção de descer as corredeiras do Rio Paranhana, localizado – como o próprio nome diz – em Três Coroas/RS. 

O rafting feito em Três Coroas tem duração de cerca de 2h e meia. Durante o percurso, há pedras e várias corredeiras diferentes. Em algumas delas, a correnteza é bem forte: um prato cheio para os mais radicais! 

Saia da rotina com o Passeio de quadriciclo

Esse passeio também é realizado no Eco Parque Cia Aventura. O percurso de 6 km tem duração média de 2h e pode ser feito por toda a família. É uma excelente opção para quem quer fugir da rotina. 

No itinerário, você vai passar por um açude onde, sem dúvida nenhuma, terá muita diversão! Para finalizar, há uma volta na pista off-road. Você pode contemplar as belezas naturais e, é claro, registrar tudo em fotografias. 

Neste passeio, está incluso: 

  • acompanhamento do guia, 
  • seguro contra acidentes, 
  • capacete com touca higiênica, 
  • materiais de primeiros socorros, 
  • treinamento. 

O condutor do quadriciclo deve ter 18 anos. Ou 16 anos, caso esteja acompanhado pelos pais. Não é necessário ter carteira de habilitação.

Rafting-no-Eco-Parque

Sobrevoe as belezas da serra na Tirolesa

A tirolesa é outra opção bastante buscada no Cia Aventura. Ela consiste em sobrevoar” as cascatas e o Rio da Antas e contemplar a imensa beleza do local. A velocidade pode chegar a 50 km. 

A tirolesa é um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões. 

No total, o Cia Aventura oferece 3 tirolesas com tamanhos e alturas diferentes. O valor varia de acordo com as características de cada uma. É indicado para todas as idades. Crianças podem fazer junto com seus pais (dentro do peso recomendado).

Já pensou nas fotos inesquecíveis que esse passeio pode render? 

Tirolesa-no-Eco-Parque

Conheça o Cia Aventura

Como você deve ter percebido, a maioria das atrações está no Eco Parque Cia Aventura. Localizado em Nova Roma do Sul/RS, é lá onde natureza e aventura caminham lado a lado. 

Além dos esportes radicais, experiências típicas da Serra Gaúcha compõem a viagem: pagando um valor adicional, você vai saborear as delícias da região em fartas refeições coloniais, nas quais são servidos pães, queijos, geléias, bolos, salames, grostolis, galetos, polentas, massas e muito mais!   

O parque também oferece opções de hospedagem na Pousada Colonial Nona Rosa, pensada para quem deseja viver a aventura por completo. 

Além disso, há também: 

  • cabanas, para quem quer se hospedar com um pouco mais de aconchego; 
  • o Container Bar, para curtir aquela cerveja e lanche; 
  • loja de Souvenirs, para comprar algumas recordações do passeio; 
  • espaço livre para pet, para curtir um feriado com a família completa.  

Curtiu? 

Então, bora montar o roteiro da próxima viagem para a Serra Gaúcha! E se você precisar de ajuda com essa missão, a Bonitour dá uma forcinha! 

Você já conhece o novo app da Bonitour?

Ele foi pensado para ajudar você a planejar, organizar e aproveitar o melhor da sua viagem: tudo isso no mesmo app. 

Além de contar com conteúdo para quem vai viajar para a Serra Gaúcha/RS, ele também foi pensado para quem quer viajar para Bonito/MS e Fernando de Noronha/PE. 

O aplicativo Bonitour fornece todos os detalhes da viagem pela tela do seu celular, além de sugerir atividades com base nos locais perto de você. É a melhor maneira de estar informado sobre promoções e ofertas durante a viagem. 

  • check-in online do seu roteiro completo;
  • acompanhamento do roteiro de viagem;
  • informações de rotas para os passeios;
  • acesso às informações dos atrativos das cidades; 
  • avaliação dos atrativos; 
  • avaliação do comércio local; 

Para ter todas essas facilidades na palma da mão, baixe agora na Play Store

Use o Roteiro Fácil Bonitour

O Roteiro Fácil é um marketplace de roteiros de viagens que oferece muitos atrativos em qualquer destino. 

Ele simplifica sua pesquisa por passeios e experiências, tornando o planejamento da viagem muito mais prazeroso e prático. Com ele, você monta a sua viagem em poucos cliques. 

As informações são reunidas no mesmo site, garantindo todos os dados que você precisa. Ele ainda permite: 

  • Consultar a disponibilidade de cada passeio;
  • Ajustar passeios com datas e horários de sua preferência; 
  • Incluir contratações adicionais de almoço, transporte, câmeras, etc.  
  • Acompanhar a descrição das atividades do dia;
  • Ver relatos de outras pessoas sobre as experiências;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *