fbpx

O que fazer no Pantanal

O que fazer no Pantanal

O Pantanal é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e não é sem motivo, já que a região é a maior planície alagada do planeta e abriga uma biodiversidade incrível e de beleza única. Mas, o que fazer no Pantanal?

Para responder essa pergunta, preparamos esse guia completo de atividades e passeios no Pantanal para você explorar na sua próxima viagem a essa região repleta de surpresas para quem ama natureza.

Continue a leitura e descubra o que fazer no Pantanal!

O que fazer no Pantanal?

O Pantanal é um dos melhores destinos para os praticantes do ecoturismo. A região recebe da UNESCO os títulos de “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera”. Por lá, existem diversas formas de explorar o bioma e descobrir a sua rica biodiversidade.

Saiba o que fazer no Pantanal
Saiba o que fazer no Pantanal

Estrada Parque Pantanal

A Estrada Parque Pantanal fica entre as cidades de Corumbá/MS e Miranda/MS. Com 120 km de extensão e 71 pontes de madeira, o percurso é uma das melhores opções para conhecer as belas paisagens do destino e encontrar alguns animais silvestres pelo caminho. 

No entanto, o trajeto só pode ser realizado na época da seca, entre abril e setembro, e há duas opções para pegar a estrada: alugar um carro ou contratar um tour guiado. 

Observação de animais

O Pantanal conta com um dos ecossistemas mais ricos do mundo e é perfeito para quem quer observar diferentes espécies de animais silvestres. Os passeios de observação acontecem durante o dia ou à noite, geralmente em jipes ou barcos. A melhor época para observar os animais é no período de seca, que acontece entre  abril e setembro.  

Safári Fotográfico e Focagem Noturna

Um dos passeios mais populares do destino, o Safári Fotográfico permite conhecer as mais diversas espécies de animais da região. O passeio pode ser realizado também durante a noite e é conhecido como Focagem Noturna. Realizado em carros 4×4, o passeio permite que os visitantes observem jacarés, veados, capivaras, lobos e diversos outros animais em seus hábitos noturnos.

Pescaria Artesanal e Esportiva

Com aproximadamente 230 espécies de peixes, o Pantanal é um dos destinos favoritos para os praticantes de pesca. Oferecidos principalmente pelos barcos-hotéis, os passeios de pesca no Pantanal são uma experiência completa para os amantes da atividade. Se for viajar com esse objetivo, procure conhecer as leis do destino para as pescas esportivas e artesanais. 

Passeio de canoa

Uma opção de atividade mais tranquila e relaxante, o passeio de canoa no Pantanal pode ser realizado em canoas de um ou dois lugares pelas águas do destino. Com duração entre 1h30 e 3h, a atividade permite conhecer paisagens exuberantes e observar de perto a fauna e flora do Pantanal. 

Passeio de barco, chalana ou Barco-Hotel

Navegar pelas águas do Pantanal é uma experiência que não pode faltar no seu roteiro. Podendo ser realizado em barcos, chalanas ou nos famosos barcos-hotéis, o passeio permite apreciar as mais variadas espécies de aves, peixes e encontrar animais como jacarés, capivaras, ariranhas, lontras e muitos outros.

Lida de Gado

Diversas fazendas do Pantanal funcionam como hospedagens e oferecem experiências para os turistas, como a Lida de Gado. No passeio, os visitantes podem acompanhar os peões e conhecer de perto o trabalho deles, auxiliando em algumas atividades como pesagem, monitoramento, alimentação e transporte do gado.

Atividades de aventura 

O Pantanal é também o local perfeito para quem gosta de aventura e adrenalina. No destino, os praticantes de ecoturismo e turismo de aventura encontram atividades como escaladas, bike, trekking, acampamentos e as mais diversas trilhas, sempre acompanhados de paisagens únicas e com a chance de observar a fauna e flora da região.

Quais cidades conhecer no destino?

Com uma área de 150.355 km², o Pantanal faz parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Devido a sua grande extensão, existem diversas cidades que você pode conhecer para explorar o bioma. Conheça as principais delas!

Descubra o que fazer no Pantanal
Descubra as cidades do Pantanal | Créditos: Juliana e Maraiana Amorim

Aquidauana/MS

Aquidauana é um município de Mato Grosso do Sul e é uma ótima opção para quem busca um destino mais tranquilo. Por lá, os visitantes encontram praias de água doce, ideais para se refrescar e nadar em meio a diversos peixes. O município é conhecido também pelos passeios de pesca esportiva.

Corumbá/MS

Corumbá também fica no Mato Grosso do Sul e está localizada bem próximo à Bolívia. Por lá fica o Rio Paraguai, ideal para os amantes da natureza e da pesca esportiva. Corumbá/MS é também uma cidade histórica e suas atrações culturais são ideais para quem quer aproveitar a viagem para conhecer mais sobre o Pantanal.

Miranda/MS

Um município que une história e natureza, Miranda/MS tem preservada a sua arquitetura do início do século 20 e por lá existem diversas opções de hospedagem em fazendas que oferecem passeios de trilhas, cavalgadas, safáris fotográficos e focagem noturna de jacarés.

Conheça também Bonito/MS e Bodoquena/MS

Apesar de não fazerem parte do Pantanal, Bonito/MS e Bodoquena/MS ficam bem próximas e oferecem atrações imperdíveis para os amantes da natureza. Com passeios em águas cristalinas e diversas opções de atividades de aventura, os municípios são ótimas opções para complementar o seu roteiro de viagem pela região. 

Como passear no destino?

O melhor jeito de conhecer o Pantanal é adquirir os passeios com uma agência de viagens. Assim, consultores especializados no destino podem recomendar pacotes de passeios, com todas as atividades que você pode realizar no período da sua viagem.

O destino conta também com diversas opções de hospedagem em fazendas que oferecem experiências completas, com passeios e atividades no Pantanal. Assim, os turistas podem aproveitar em um único lugar todo o conforto de uma hospedagem, com transporte, guias e passeios inclusos.

Quantos dias passar no Pantanal?

Normalmente, os roteiros pelo Pantanal duram de 2 a 5 dias, dependendo do ritmo e orçamento dos viajantes. Algumas hospedagens no destino oferecem pacotes fechados para diferentes períodos. Para ajudar você a decidir quantos dias passar no Pantanal, trouxemos algumas sugestões de passeios. Confira! 

Saiba tudo sobre o Pantanal
Conheça o Pantanal

O que fazer no Pantanal em 2 dias?

  • Dia 1: Passeio de barco ou Chalana com pescaria artesanal + Safári Fotográfico com trilha + Focagem Noturna.
  • Dia 2: Cavalgada + Canoagem + Focagem Noturna.

O que fazer no Pantanal em 3 dias?

  • Dia 1: Passeio de Chalana com pescaria artesanal + Passeio de Safári Fotográfico com Trilha + Focagem Noturna.  
  • Dia 2: Passeio de Cavalgada no Cerrado + Passeio de Canoagem. 
  • Dia 3: Passeio de Barco (voadeira) + Passeio de Trilha com observação de animais + visita ao mirante do Pantanal.

O que fazer no Pantanal em 5 dias?

Roteiro completo  Pantanal do Mato Grosso do Sul e pela região.

  • Dia 1: Passeio de Barco ou Chalana com pescaria artesanal + Passeio de Safári Fotográfico com Trilha + Focagem Noturna.  
  • Dia 2: Passeio de Cavalgada no Cerrado + Passeio de Canoagem.
  • Dia 3: Safári na Estrada do Parque Pantanal.
  • Dia 4: Cachoeiras e trilhas na Serra da Bodoquena. 

Saiba tudo sobre o destino

Sem dúvidas, conhecer o Pantanal é uma experiência inesquecível e que deve ser vivida pelo menos uma vez por quem ama natureza. Para saber mais sobre o destino, confira o nosso Guia Completo Sobre o Pantanal, saiba o que fazer por lá e comece a planejar o seu roteiro através do site da Bonitour!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *