fbpx

O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE é um dos destinos mais famosos do Brasil e o arquipélago oferece diversas opções de passeios e atividades para quem ama praia, sol, contato com a natureza e muita aventura.

Neste texto, vou te contar o que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE e mostrar porque o destino é considerado um dos lugares mais lindos do mundo. Confira!

Como chegar em Noronha?

Por ser um arquipélago, as únicas maneiras de chegar em Fernando de Noronha/PE são via avião ou embarcação. Na maioria dos casos, os visitantes optam por chegar de avião e os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal, levando cerca de uma hora até a ilha. 

Caso você venha de outro lugar, será preciso fazer uma conexão nesses aeroportos e, em 2021, as únicas companhias que voam para a ilha são a Azul e a Gol.

O transporte em Noronha 

Em Fernando de Noronha/PE não estão disponíveis serviços como o Uber e 99 Pop. Os meios de transporte mais utilizados por lá são ônibus, táxi, bicicleta ou os famosos buggies.  

tranporte_em_noronha

Por isso, ao planejar a sua viagem para Fernando de Noronha/PE, converse com sua agência de viagens para reservar o transporte do aeroporto para a sua acomodação com antecedência. 

O que fazer em Noronha?

Sem dúvida, as praias de Fernando de Noronha são as suas principais atrações. Com diversas opções, elas estão divididas entre o mar de dentro, que é a parte de do arquipélago voltado para o Brasil, e o mar de fora, que é a parte voltada para o continente africano. 

ilha-fernando-de-noronha

Entre as diversas opções, podemos destacar a Praia do Sancho, que já foi considerada por cinco vezes a melhor praia do mundo através de votação do público do site de avaliações de viagens TripAdvisor. Além dessas, a Praia do Cachorro e a Baía dos Porcos também são imperdíveis. 

Em relação aos passeios, opções são o que não faltam para conhecer a ilha por terra ou pelo mar. Olha só algumas das atividades que você pode fazer por lá: 

Ilha tour

O Ilha Tour é realizado a bordo de um veículo 4×4 e durante o passeio o visitante conhece os principais pontos turísticos da ilha. O roteiro inclui paisagens exuberantes, paradas para banho, mergulho livre e snorkeling em diferentes praias. E ainda, o passeio termina com um incrível pôr do sol no Mirante do Boldró.

noronha

Entardecer VIP de barco

Realizado nas águas cristalinas da ilha, o passeio Entardecer VIP parte do Porto e tem como destino o Morro Dois Irmãos, principal cartão postal de Noronha. Veja tudo sobre este passeio no post.

noronha-entardecer

Passeio de barco

No passeio de barco, os visitantes conhecem todo o mar de dentro, passando pelas Ilhas Secundárias, morros e baías de Fernando de Noronha. Além da vista, durante o trajeto é possível conhecer os famosos golfinhos da região. 

noronha-barco

Passeios de mergulho

Fernando de Noronha/PE é um dos melhores lugares do mundo para praticar mergulho. São pelo menos 20 pontos de mergulho, voltados tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Em alguns locais, a visibilidade pode chegar a 50 metros e as profundidades variam entre 3 a 63 metros. 

mergulho-noronha

Por lá, existem quatro modalidades diferentes de mergulho: 

Mergulho a reboque

No mergulho a reboque (Aqua Sub), os participantes seguram uma pequena prancha e são rebocados por um barco. A atividade é ideal para curtir a sensação de estar voando dentro da água e realizar manobras.

Mergulho de batismo

Realizado em diferentes pontos, o mergulho de batismo é ideal para os visitantes que não possuem credencial para a prática e é acompanhado por instrutores experientes.

Mergulho autônomo (credenciado)

O mergulho autônomo é para os visitantes que possuem credencial e também pode ser feito em diversos pontos da ilha.. Esta modalidade é realizada de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial.

Snorkeling

O mergulho de snorkeling é uma ótima opção para quem deseja nadar com segurança entre cardumes de peixes, tartarugas e diversas outras espécies marinhas que vivem nas águas de Noronha. O passeio pode ser realizado durante o Ilha Tour ou sozinho, nos dias livres. Nesse caso, é necessário alugar o equipamento de mergulho.

Passeios noturnos

Durante a noite, aproveite para conhecer os restaurantes, bares e lanchonetes que ficam na Vila dos Remédios, ponto central de Fernando de Noronha/PE. 

O que comer em Noronha?

O destino oferece diversos locais para comer, incluindo restaurantes regionais e espaços gourmet. O destaque fica para os frutos do mar, presentes na maioria dos cardápios.

restaurantes_noronha

Além disso, não deixe de incluir o Festival Gastronômico do Zé Maria no seu roteiro. O festival acontece de quartas e sábados no Restaurante da Pousada Zé Maria e oferece pratos que vão desde salada à comida japonesa, com todos os tipos de carnes bovinas, suínas e claro, frutos do mar. 

As taxas de Fernando de Noronha/PE

Ao planejar a sua viagem, é importante ficar por dentro das taxas de Fernando de Noronha/PE. Todo mundo que visita o arquipélago deve pagar uma taxa de preservação, cujo valor varia de acordo com os dias de permanência no destino. Você pode pagá-la previamente, preenchendo um formulário no site oficial da ilha ou pagar ao desembarcar no aeroporto. 

Outra taxa importante é a do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), que inclui a Praia do Atalaia e a Praia do Leão, além de passeios de barco e mergulhos. Por isso, caso o seu roteiro inclua algum desses passeios, será necessário pagar a taxa diretamente na bilheteria do Centro de Visitantes ICMBio (dinheiro, cartões de crédito e débito nas bandeiras Visa, Mastercard e ELO) ou pelo site oficial.

Teste COVID-19

Atualmente, antes de embarcar para Fernando de Noronha, é preciso apresentar o teste de COVID-19, que pode ser feito até 48 horas antes do embarque. O exame deverá ser apresentado impresso no balcão da companhia aérea e entregue uma cópia impressa no desembarque em Noronha.

Para saber mais, acesse o post Como Fernando de Noronha/PE está operando durante a pandemia!

Alta e baixa temporada

O período de baixa temporada em Fernando de Noronha/PE acontece durante o início do inverno, em junho, e os preços são menos elevados. Neste período, é possível gastar menos com estadia e com alimentação. Além disso, com menos visitantes, o destino fica mais tranquilo e os passeios menos disputados.

Por outro lado, em julho e nos meses de verão é o período de alta temporada em Noronha. Além da concorrência nos passeios, visitar o destino no período fica um pouco mais caro que o habitual. Portanto, se você quer conhecer nesta época, é bom planejar com antecedência

O que levar para Noronha

Ao arrumar a mala lembre-se de levar roupas frescas e confortáveis, além  dos seus documentos pessoais, câmera fotográfica, protetor solar, itens de higiene pessoal e etc. 

mala-viagem

Plástico Zero

Fernando de Noronha/PE não permite a entrada de plástico no arquipélago. No final de 2018, um decreto estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico e seus similares.

As regras incluem garrafas plásticas, copos, canudos e sacolas descartáveis. Também foram proibidas as embalagens e os recipientes de isopor e outros produtos compostos por polietilenos, polipropilenos e similares. Por isso, ao organizar a sua viagem, é bom ter alguns cuidados em relação ao que será levado na mala. 

Dicas extras

bancos-em-noronha

Bancos em Noronha

  • Banco 24 horas Bradesco (Aeroporto)
  • Banco 24 horas Bradesco (Projeto Tamar)
  • Banco Santander (08h00 às 13h00)
  • Casa Lotérica  (atende Caixa Economica das 08h00 às 20h00)
  • Caixa Economica (Supermercado Noronhão 08h00 às 17h00)
  • Banco Bradesco (Padaria Noronha)
  • Banco do Brasil  (Banco Express Correios 08h30 às 15h00)
A-melhor-vista-noronha

A melhor vista

Para garantir a melhor vista do avião e tirar fotos incríveis das paisagens de Fernando de Noronha, a dica é reservar os assentos do lado esquerdo da aeronave para chegar no destino e do lado direito quando for embora.

por-do-sol-noronha

Pôr do sol

Sem dúvidas, o pôr do sol em Fernando de Noronha é um dos mais lindos que você vai ver. As dicas de locais para ver esse espetáculo da natureza do melhor ângulo são: o Bar do Meio, Praia da Conceição, Forte São Pedro do Boldró, Praia do Boldró e o Forte Nossa Senhora dos Remédios. 

Fuso-horario-noronha

Fuso horário

Fernando de Noronha/PE faz parte do fuso horário adotado pelos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Ilhas de Trindade e Martim Vaz e é de 01 hora a mais que o horário de Brasília (exceto quando há o horário de verão). 

Conheça Fernando de Noronha com a Bonitour!

Planeje a sua viagem para Fernando de Noronha/PE com a Bonitour! No site, você pode montar o seu roteiro e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, a Bonitour conta com um time de consultores especializados disponíveis sete dias por semana em todos os nossos canais: Facebook, Instagram, WhatsApp, chat, e-mail e telefone. 
A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

Planilha-financeira

3 comentários sobre “O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

  1. Amei todas as informações meu sonho é conhecer Fernando de Noronha e férias em março estou indo a proibição de produtos plásticos e isopor foram de muita serventia foi ótimo ter esses alertas

  2. Amei a Reportagem, estou me programando para Conhecer mais esta Parte de Pernambuco, já que passamos as férias passadas em Porto de Galinhas . Nordeste é tudo de bom,belas praias,ótimos passeios,sem contar a Comodidade de Curtir Águas Cristalinas e Mornas.
    Agradecemos.
    Luciene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.