fbpx

O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE é um dos destinos mais famosos do Brasil e o arquipélago oferece diversas opções de passeios e atividades para quem ama praia, sol, contato com a natureza e muita aventura.

Neste texto, vou te contar o que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE e mostrar porque o destino é considerado um dos lugares mais lindos do mundo. Confira!

Como chegar em Noronha?

Por ser um arquipélago, as únicas maneiras de chegar em Fernando de Noronha/PE são via avião ou embarcação. Na maioria dos casos, os visitantes optam por chegar de avião e os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal, levando cerca de uma hora até a ilha. 

Caso você venha de outro lugar, será preciso fazer uma conexão nesses aeroportos e, em 2021, as únicas companhias que voam para a ilha são a Azul e a Gol.

O transporte em Noronha 

Em Fernando de Noronha/PE não estão disponíveis serviços como o Uber e 99 Pop. Os meios de transporte mais utilizados por lá são ônibus, táxi, bicicleta ou os famosos buggies.  

tranporte_em_noronha

Por isso, ao planejar a sua viagem para Fernando de Noronha/PE, converse com sua agência de viagens para reservar o transporte do aeroporto para a sua acomodação com antecedência. 

O que fazer em Noronha?

Sem dúvida, as praias de Fernando de Noronha são as suas principais atrações. Com diversas opções, elas estão divididas entre o mar de dentro, que é a parte de do arquipélago voltado para o Brasil, e o mar de fora, que é a parte voltada para o continente africano. 

ilha-fernando-de-noronha

Entre as diversas opções, podemos destacar a Praia do Sancho, que já foi considerada por cinco vezes a melhor praia do mundo através de votação do público do site de avaliações de viagens TripAdvisor. Além dessas, a Praia do Cachorro e a Baía dos Porcos também são imperdíveis. 

Em relação aos passeios, opções são o que não faltam para conhecer a ilha por terra ou pelo mar. Olha só algumas das atividades que você pode fazer por lá: 

Ilha tour

O Ilha Tour é realizado a bordo de um veículo 4×4 e durante o passeio o visitante conhece os principais pontos turísticos da ilha. O roteiro inclui paisagens exuberantes, paradas para banho, mergulho livre e snorkeling em diferentes praias. E ainda, o passeio termina com um incrível pôr do sol no Mirante do Boldró.

noronha

Entardecer VIP de barco

Realizado nas águas cristalinas da ilha, o passeio Entardecer VIP parte do Porto e tem como destino o Morro Dois Irmãos, principal cartão postal de Noronha. Veja tudo sobre este passeio no post.

noronha-entardecer

Passeio de barco

No passeio de barco, os visitantes conhecem todo o mar de dentro, passando pelas Ilhas Secundárias, morros e baías de Fernando de Noronha. Além da vista, durante o trajeto é possível conhecer os famosos golfinhos da região. 

noronha-barco

Passeios de mergulho

Fernando de Noronha/PE é um dos melhores lugares do mundo para praticar mergulho. São pelo menos 20 pontos de mergulho, voltados tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Em alguns locais, a visibilidade pode chegar a 50 metros e as profundidades variam entre 3 a 63 metros. 

mergulho-noronha

Por lá, existem quatro modalidades diferentes de mergulho: 

Mergulho a reboque

No mergulho a reboque (Aqua Sub), os participantes seguram uma pequena prancha e são rebocados por um barco. A atividade é ideal para curtir a sensação de estar voando dentro da água e realizar manobras.

Mergulho de batismo

Realizado em diferentes pontos, o mergulho de batismo é ideal para os visitantes que não possuem credencial para a prática e é acompanhado por instrutores experientes.

Mergulho autônomo (credenciado)

O mergulho autônomo é para os visitantes que possuem credencial e também pode ser feito em diversos pontos da ilha.. Esta modalidade é realizada de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial.

Snorkeling

O mergulho de snorkeling é uma ótima opção para quem deseja nadar com segurança entre cardumes de peixes, tartarugas e diversas outras espécies marinhas que vivem nas águas de Noronha. O passeio pode ser realizado durante o Ilha Tour ou sozinho, nos dias livres. Nesse caso, é necessário alugar o equipamento de mergulho.

Passeios noturnos

Durante a noite, aproveite para conhecer os restaurantes, bares e lanchonetes que ficam na Vila dos Remédios, ponto central de Fernando de Noronha/PE. 

O que comer em Noronha?

O destino oferece diversos locais para comer, incluindo restaurantes regionais e espaços gourmet. O destaque fica para os frutos do mar, presentes na maioria dos cardápios.

restaurantes_noronha

Além disso, não deixe de incluir o Festival Gastronômico do Zé Maria no seu roteiro. O festival acontece de quartas e sábados no Restaurante da Pousada Zé Maria e oferece pratos que vão desde salada à comida japonesa, com todos os tipos de carnes bovinas, suínas e claro, frutos do mar. 

As taxas de Fernando de Noronha/PE

Ao planejar a sua viagem, é importante ficar por dentro das taxas de Fernando de Noronha/PE. Todo mundo que visita o arquipélago deve pagar uma taxa de preservação, cujo valor varia de acordo com os dias de permanência no destino. Você pode pagá-la previamente, preenchendo um formulário no site oficial da ilha ou pagar ao desembarcar no aeroporto. 

Outra taxa importante é a do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), que inclui a Praia do Atalaia e a Praia do Leão, além de passeios de barco e mergulhos. Por isso, caso o seu roteiro inclua algum desses passeios, será necessário pagar a taxa diretamente na bilheteria do Centro de Visitantes ICMBio (dinheiro, cartões de crédito e débito nas bandeiras Visa, Mastercard e ELO) ou pelo site oficial.

Teste COVID-19

Atualmente, antes de embarcar para Fernando de Noronha, é preciso apresentar o teste de COVID-19, que pode ser feito até 48 horas antes do embarque. O exame deverá ser apresentado impresso no balcão da companhia aérea e entregue uma cópia impressa no desembarque em Noronha.

Para saber mais, acesse o post Como Fernando de Noronha/PE está operando durante a pandemia!

Alta e baixa temporada

O período de baixa temporada em Fernando de Noronha/PE acontece durante o início do inverno, em junho, e os preços são menos elevados. Neste período, é possível gastar menos com estadia e com alimentação. Além disso, com menos visitantes, o destino fica mais tranquilo e os passeios menos disputados.

Por outro lado, em julho e nos meses de verão é o período de alta temporada em Noronha. Além da concorrência nos passeios, visitar o destino no período fica um pouco mais caro que o habitual. Portanto, se você quer conhecer nesta época, é bom planejar com antecedência

O que levar para Noronha

Ao arrumar a mala lembre-se de levar roupas frescas e confortáveis, além  dos seus documentos pessoais, câmera fotográfica, protetor solar, itens de higiene pessoal e etc. 

mala-viagem

Plástico Zero

Fernando de Noronha/PE não permite a entrada de plástico no arquipélago. No final de 2018, um decreto estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico e seus similares.

As regras incluem garrafas plásticas, copos, canudos e sacolas descartáveis. Também foram proibidas as embalagens e os recipientes de isopor e outros produtos compostos por polietilenos, polipropilenos e similares. Por isso, ao organizar a sua viagem, é bom ter alguns cuidados em relação ao que será levado na mala. 

Dicas extras

bancos-em-noronha

Bancos em Noronha

  • Banco 24 horas Bradesco (Aeroporto)
  • Banco 24 horas Bradesco (Projeto Tamar)
  • Banco Santander (08h00 às 13h00)
  • Casa Lotérica  (atende Caixa Economica das 08h00 às 20h00)
  • Caixa Economica (Supermercado Noronhão 08h00 às 17h00)
  • Banco Bradesco (Padaria Noronha)
  • Banco do Brasil  (Banco Express Correios 08h30 às 15h00)
A-melhor-vista-noronha

A melhor vista

Para garantir a melhor vista do avião e tirar fotos incríveis das paisagens de Fernando de Noronha, a dica é reservar os assentos do lado esquerdo da aeronave para chegar no destino e do lado direito quando for embora.

por-do-sol-noronha

Pôr do sol

Sem dúvidas, o pôr do sol em Fernando de Noronha é um dos mais lindos que você vai ver. As dicas de locais para ver esse espetáculo da natureza do melhor ângulo são: o Bar do Meio, Praia da Conceição, Forte São Pedro do Boldró, Praia do Boldró e o Forte Nossa Senhora dos Remédios. 

Fuso-horario-noronha

Fuso horário

Fernando de Noronha/PE faz parte do fuso horário adotado pelos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Ilhas de Trindade e Martim Vaz e é de 01 hora a mais que o horário de Brasília (exceto quando há o horário de verão). 

Conheça Fernando de Noronha com a Bonitour!

Planeje a sua viagem para Fernando de Noronha/PE com a Bonitour! No site, você pode montar o seu roteiro e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, a Bonitour conta com um time de consultores especializados disponíveis sete dias por semana em todos os nossos canais: Facebook, Instagram, WhatsApp, chat, e-mail e telefone. 
A Bonitour também oferece aplicativo próprio e a facilidade do check-in online. Acesse o site e conheça todos os benefícios!

9 comentários sobre “O que você precisa saber antes de ir para Fernando de Noronha/PE

  1. Olá bom dia ,estou pra ir em Fernando de Noronha em agosto desse ano 2022,com meu esposo e gostaria de saber o valor exato dessas taxas por pessoas para visitar os lugares ,e se todas as praias paga pra entrar !!

  2. Oi! Boa tarde! Já que não é permitido a entrada de embalagens plástica, como levar produtos de higiene e proteção?

    1. Olá Débora!
      Produtos de higiene é permitido sim! Não permitido frasco de plástico tipo garraras, sacolas, copos..

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraço!

  3. Gostei tô doido pra ir quanto dar esses pacotes pra 4 pessoas eu ,minha esposa,2 filhos 14 anos e outro com 8 anos

    1. Olá Marcio,

      Que bom que gostou do nosso post, pedi para um consultor de viagens entrar em contato com você para montar um orçamento dentro de suas preferências.

      Qualquer dúvida estamos aqui! 😁

  4. Amei todas as informações meu sonho é conhecer Fernando de Noronha e férias em março estou indo a proibição de produtos plásticos e isopor foram de muita serventia foi ótimo ter esses alertas

  5. Amei a Reportagem, estou me programando para Conhecer mais esta Parte de Pernambuco, já que passamos as férias passadas em Porto de Galinhas . Nordeste é tudo de bom,belas praias,ótimos passeios,sem contar a Comodidade de Curtir Águas Cristalinas e Mornas.
    Agradecemos.
    Luciene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *