fbpx

Os 6 melhores benefícios de viajar

Os 6 melhores benefícios de viajar

Confira alguns dos benefícios de viajar! O bem-estar físico e emocional são extremamente importantes para a nossa saúde e devem sempre ser levados em consideração na nossa rotina. Hoje, podemos observar que temas como esses estão cada vez mais em evidência e, no mês de setembro por exemplo, conhecido como setembro amarelo, discutimos ainda mais a importância da saúde mental. 

De acordo com a ciência, viajar faz bem para o nosso corpo e para a nossa mente. Diferentes estudos mostram que tirar um tempo de férias tem muitos benefícios por ajudar, de diferentes formas, a recarregar as nossas energias.

Neste texto você vai conhecer a relação entre viagem e saúde mental e física. Continue a leitura e confira alguns dos benefícios de viajar!

1. Contribui para a nossa felicidade

Benefício de viajar: contribui para a nossa felicidade
Benefícios de viajar: Contribui para a nossa felicidade

Viajar nos faz sair da rotina e esquecer por alguns dias das nossas obrigações, além de ser um período para aproveitar a companhia de quem amamos. Por isso, viajar contribui muito para a nossa felicidade e bem-estar. 

Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que somente o planejamento de uma viagem já é o suficiente para aumentar a nossa felicidade. Ainda de acordo com o estudo, a expectativa gerada pela chegada das férias é muito maior que a gerada após a aquisição de um bem material, por exemplo.

2. Ajuda a combater o stress e a depressão

Benefícios de viajar: ajuda a combater o stress e a depressão

Muitas vezes, a rotina de trabalho e estudos pode aumentar o stress e até mesmo causar desconfortos como dores de cabeça e musculares. Por isso, se distanciar um pouco dos problemas, nem que seja por apenas alguns dias, é essencial para descansar o corpo, a mente e recarregar as energias.

Em outro estudo, também realizado nos Estados Unidos, mostrou que viajar reduz o stress de maneira significativa. Segundo a pesquisa, viajantes afirmaram que três dias após tirar férias se sentiam menos ansiosos, mais descansados e bem humorados. Ainda de acordo com o estudo, esses benefícios podem se prolongar mesmo depois do fim da viagem. 

3. Alivia a ansiedade

Benefícios de viajar: alivia a ansiedade
Benefícios de viajar: Alivia a ansiedade

Quando viajamos, a nossa mente foca no presente e isso ajuda muito no tratamento contra a ansiedade, que busca fazer com que mantenhamos a nossa mente no agora e vivamos o presente. 

Durante as viagens, vivemos muito mais intensamente cada momento para aproveitar ao máximo cada minuto em um destino. Isto faz com que a nossa mente foque no presente e nos momentos agradáveis durante os passeios.

4. Aumenta a criatividade

Benefícios de viajar: aumenta a criatividade
Benefícios de viajar: Aumenta a criatividade

As viagens aumentam também a nossa criatividade. Quando nos mantemos presos a uma rotina, nossa visão do mundo acaba sendo reduzida. Por isso, ao viajarmos mais, nos mantemos sempre em contato com coisas novas, o que aumenta a criatividade em todos os sentidos.

5. Cria boas lembranças

Benefícios de viajar: cria boas lembranças
Benefícios de viajar: Cria boas lembranças

Outro benefício de viajar é a criação de lembranças agradáveis. Ter essas memórias é muito importante para nos mantermos felizes e evitar problemas como a depressão e ansiedade, por exemplo. Isso acontece porque as lembranças aumentam a produção de serotonina e de outros hormônios, como a endorfina, que são conhecidas como analgésicos naturais do organismo.

6. Melhora a confiança e autoestima

Benefícios de viajar: melhora a confiança e autoestima
Benefícios de viajar: Melhora a confiança e autoestima | Autoria: Artem Beliaikin (via Unsplash)

Viajar faz bem também para a nossa autoestima, já que quando estamos conhecendo um novo destino, é comum que nos deparamos com desafios que necessitam de uma resolução rápida. Com isso, aprendemos a tomar decisões e conseguimos resolver problemas. 

Por mais que a sua viagem seja planejada com detalhes, sempre podem acontecer imprevistos e, ao conseguir superá-los, aumentamos a nossa confiança e autoestima.

Como se preparar para viajar

6 benefícios de viajar - como se preparar
Autoria: Anete Lūsiņa (via Unsplash)

Existem inúmeras formas de viajar, seja de carro, de avião, de ônibus ou até mesmo de navio. Independente do destino escolhido ou da forma de locomoção, vimos que viajar proporciona benefícios incríveis para o nosso corpo e mente. E, não existe forma melhor de fazer isso do que acompanhado de amigos e familiares, não é mesmo? 

Seja para onde for, o planejamento é essencial para a sua viagem. Para te ajudar nisso, preparei uma planilha financeira para você conseguir se organizar e realizar o seu sonho de viajar. Baixe agora mesmo clicando aqui

Além disso, confira algumas dicas de como se preparar para viajar: 

Pesquise e escolha o destino

1. Pesquise e escolha o destino

A escolha do destino é pessoal e deve envolver o gosto e a personalidade de cada viajante envolvido. Por isso, antes de decidir, pesquise bem sobre diferentes opções e envolva todos na decisão.

Escolha as datas

2. Escolha as datas

Além do destino, outra decisão importante são as datas. Entre estações do ano e épocas de baixa e alta temporada, a escolha do período do ano também deve ser uma decisão em conjunto. Lembre-se de levar em consideração o clima, orçamento e gosto pessoal de cada um dos envolvidos.

Compre as passagens, passeios e hospedagem

3. Compre as passagens, passeios e hospedagem

Além das passagens aéreas e hospedagem, lembre-se que alguns passeios podem ser bastante concorridos e, por isso, é importante comprar os ingressos com antecedência para garantir as vagas e, em muitos casos, não precisar enfrentar filas. 

Monte o seu roteiro

4. Monte o seu roteiro

A dica aqui é organizar um roteiro que inclua pelo menos uma atividade que cada um dos envolvidos gostaria de fazer. Há pessoas que gostam de visitar museus, outras preferem atividades de aventura, outras querem aproveitar a viagem para relaxar ao máximo e etc. É importante que cada um tenha o seu momento na viagem, além dos momentos juntos.

Arrume suas malas

5. Arrume suas malas

Ao arrumar as malas a principal dica é a praticidade. Leve somente o que for utilizar e confira a previsão do tempo com antecedência para montar a sua mala de acordo com ela. Não se esqueça também de seus documentos pessoais e itens de necessidade, como medicamentos e o protetor solar.

Para não esquecer nada, confira o checklist de viagem que eu preparei para ajudar na organização da sua viagem! 

Gostou das dicas e de conhecer os benefícios de viajar? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares e mostre para eles como viajar pode ser benéfico para a nossa saúde e aproveite para convidá-los para viajar mais junto com você!  

Viaje mais com a Bonitour!

No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para destinos como Fernando de Noronha/PE, Bonito/MS e Serra Gaúcha/RS. Além disso, você pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.