fbpx

Os 8 melhores esportes de verão para praticar

Os 8 melhores esportes de verão para praticar

Em um país tropical como o Brasil, o verão é uma das épocas mais esperadas do ano. Durante o período, aproveitamos para curtir um dia de sol na praia ou dar aquele mergulho refrescante em rios e cachoeiras por todo o país. Essa é também a época perfeita para a prática de esportes que envolvam a natureza, sejam eles sozinhos ou em grupo. Neste texto, você conhece os melhores esportes de verão para curtir durante a estação. Confira! 

Confira 8 esportes de verão para curtir durante a estação

1. Caiaque e canoagem

Caiaque e canoagem
Caiaque e canoagem

Apesar de bastante parecidos, a diferença entre o caiaque e a canoa está nos seus assentos e remos. Enquanto no caiaque o remador usa um remo de pá dupla e senta com as pernas pra frente, na canoa é utilizado remo de uma pá e o praticante fica ajoelhado. Ambos os esportes podem ser praticados no mar, rios e cachoeiras. 

O caiaque pode ser realizado sozinho ou com os amigos e para a sua prática o melhor é que as águas sejam o mais tranquilas possível. Já a canoagem pode ser feita em águas calmas ou de corredeiras. De maneira geral, o caiaque e a canoagem requerem alguns cuidados, mas não exigem treinamento prévio.

Em destinos como Bonito/MS, você pode passear de caiaque e praticar outras atividades super legais em meio à natureza. A dica é o Eco Park Porto da Ilha, onde é possível realizar esportes de verão como o caiaque, stand up paddle e boia cross

2. Frescobol

Frescobol
Frescobol | Foto: Freepik

Um dos esportes de verão mais populares, o frescobol é brasileiro e foi criado em Copacabana, na década de 50. Ao contrário de outras modalidades, o esporte de verão é baseado na parceria entre os praticantes, ou seja, todos têm o mesmo objetivo. 

Para praticá-lo, basta duas pessoas, cada qual com sua raquete, e uma bolinha. Nesse esporte, o objetivo é não deixar a bola cair no chão, o que exige sincronia e cooperatividade entre os jogadores. 

A atividade pode ser realizada em qualquer lugar, mas nada melhor do que praticar o frescobol no Rio de Janeiro/RJ, cidade que deu origem ao esporte. Além de ser o cenário perfeito para a prática do esporte, confira outros motivos para conhecer a cidade maravilhosa.

3. Mergulho e flutuação

Mergulho e flutuação
Mergulho e flutuação

Para quem ama água, as atividades de mergulho e flutuação são a escolha perfeita. Mas, você sabe a diferença entre esses esportes de verão? 

A maior diferença entre mergulho e flutuação é o equipamento utilizado e a profundidade atingida. A flutuação acontece na superfície e os praticantes são levados calmamente pela leve correnteza enquanto observam peixes e plantas subaquáticas. A flutuação em Bonito/MS é uma das atividades mais famosas do destino e pode ser realizada em diferentes rios e nascentes. 

Já o mergulho acontece com cilindros, os praticantes mergulham com mais profundidade e observam também toda a vida aquática do local. Aqui no Brasil, o destaque fica para Fernando de Noronha/PE, um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho, com mais de 25 pontos para realizar a atividade.

4. Stand Up Paddle

Stand Up Paddle
Stand Up Paddle

Cada vez mais popular entre os brasileiros, o stand up paddle é um esporte de verão bem legal para praticar em águas tranquilas. A modalidade é uma mistura de remo com surf, na qual o praticante fica em pé em cima de uma prancha grande e, para se locomover, utiliza um remo. 

A prática também tem benefícios para a saúde e para o corpo, já que melhora o equilíbrio, tonifica os músculos, alivia dores e até mesmo auxilia na redução do estresse. 

Pratique o  stand up paddle em Bonito/MS! Assim como o caiaque, o stand up paddle também é uma das atividades que podem ser praticadas no Eco Park Porto da Ilha. Por lá, os visitantes têm a oportunidade de praticar a atividade com tranquilidade enquanto curtem toda a beleza da natureza local. 

5. Futebol de areia

Futebol de areia
Futebol de areia | Foto: Freepik

Sem dúvidas, o futebol é uma das maiores paixões nacionais e é um daqueles esportes de verão que pode ser praticado em qualquer lugar. Uma das modalidades do futebol, o futebol de areia é um esporte que trabalha muito mais a resistência quando comparado ao de quadra ou no gramado. Já que, ao afundar os pés na areia, a resistência para se movimentar é bem maior.

O futebol de areia exige apenas duas traves e uma bola. As traves podem ser improvisadas com cocos, chinelos ou pedras. De resto, é o mesmo futebol que já conhecemos. Aproveite para praticar o esporte com amigos e familiares enquanto conhece as praias mais famosas do Brasil

6. Arvorismo

Arvorismo
Arvorismo | Foto: Brunno Rodrigues

O arvorismo é baseado na montagem de trilhas, passarelas, tirolesas e diferentes atividades suspensas em árvores. Posicionados de maneira estratégica através de cordas e cabos de aço, os obstáculos proporcionam aos participantes uma dose de adrenalina e muita diversão, sempre com segurança e respeito à natureza. 

Para quem quer praticar a atividade, a dica de destino é o Passeio Arvorismo Cabanas em Bonito/MS. Localizado a 6 km do centro da cidade, o passeio é muito divertido, desafia o equilíbrio e estimula a emoção dos praticantes. Nessa opção de arvorismo em Bonito/MS, o visitante  sobe a uma altura máxima de 15 metros e passa por 18 obstáculos e 2 tirolesas, sempre seguro por equipamentos que proporcionam segurança e facilidade no manuseio.

7. Surf, Kitesurf e Windsurf

 Windsurf
Windsurf | Foto: Pixabay

Devido à grande extensão do litoral brasileiro, o surf e suas variações são uns dos esportes mais praticados no país. Hoje, é possível encontrar diversos locais que oferecem aulas de surf e alugam uma prancha para que você possa se divertir.

O Windsurf é uma mistura do surf tradicional com a vela. Nessa modalidade, a prancha ganha uma vela que será puxada pela força do vento. É preciso mais técnica que o surf, além de maior resistência e força física para controlar a prancha.

Já para a prática do Kitesurf, é preciso uma prancha e uma espécie de paraquedas, similar a uma pipa. O praticante é guiado pela força do vento e terá que, além de se manter em pé na prancha, fazer manobras com o ‘kite’.

Conhecida como ilha da magia, a capital catarinense é um dos destinos mais procurados para a prática de surf.  Em Florianópolis/SC existem mais de 40 praias e algumas delas são perfeitas para a prática de surf, windsurf e kitesurf

8. Vôlei de praia

Vôlei de praia
Vôlei de praia | Foto: Del Adams via Pexels

O vôlei de praia é também um dos esportes de verão mais populares nas areias brasileiras. Uma opção bastante versátil e divertida, o esporte foi inventado no estado da Califórnia nos Estados Unidos, em 1920. Desde então, a modalidade se tornou um esporte olímpico e ganhou popularidade nas praias de todo o mundo. 

Para praticá-lo, basta desenhar uma quadra na areia, ter uma rede e uma bola. Caso não tenha a rede, é possível improvisar e jogar em uma roda e, se trocar as mãos pelos pés, o esporte vira futevôlei

As praias de Fernando de Noronha/PE são uma ótima opção para a prática do esporte. Jogar vôlei de praia em Fernando de Noronha/PE é se divertir enquanto observa as incríveis paisagens paradisíacas do destino. 

Viaje com a Bonitour e pratique esportes de verão!

Gostou das dicas? O verão é a época perfeita para a prática de esportes e outras atividades de aventura. Em Bonito/MS, você encontra diversos passeios que proporcionam muita adrenalina e diversão para curtir na sua viagem. 

No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para  Bonito/MS e além disso, pode comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

A Bonitour também oferece aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online nos destinos. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Créditos Capa: Brunno Rodrigues

checklist-de-viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.