fbpx

Os deliciosos pratos típicos de Bonito/MS

Os deliciosos pratos típicos de Bonito/MS

Quando pensamos em Bonito/MS, o que vem na nossa mente são os seus passeios e atividades em meio à natureza, suas paisagens de tirar o fôlego com águas super cristalinas e um verde exuberante. Não é à toa que o destino já foi considerado por 16 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Mas, além disso, Bonito/MS também pode ser enaltecido por sua rica culinária, com pratos típicos da região pantaneira, além de influências do sul, dos países vizinhos e até mesmo do Japão, o que tornou a culinária regional muito rica e única.

Neste texto, você conhecerá mais sobre a culinária de Bonito/MS, os pratos típicos do Mato Grosso do Sul e dicas do que comer no destino. Confira!

Os pratos típicos de Bonito/MS

A culinária do Mato Grosso do Sul é cheia de sabor e, inclusive, é uma das queridinhas dos turistas internacionais. Segundo a Demanda Turística Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo em 2019, revelou que os visitantes estrangeiros aprovaram a culinária do estado com a nota média de 8,8, a maior entre todos os estados do Brasil. 

Conheça os pratos típicos da região e saiba o que comer em Bonito/MS na sua próxima viagem! 

Café Quebra torto 

O Café Quebra Torto é um café da manhã bem reforçado tipicamente pantaneiro e é comum nas fazendas do Mato Grosso do Sul. O prato é composto por ingredientes que seriam mais comuns em um almoço, como arroz carreteiro, ovos e farofa.

Para os pantaneiros, o quebra torto é servido geralmente bem cedo, entre 4h e 5h da manhã. Já nos hotéis e pousadas da região, o café é servido entre 8h e 10h com mais requinte e variedade de ingredientes.

O prato surgiu entre 1864 a 1870, quando o Brasil, Uruguai e Argentina entraram em Guerra contra o Paraguai. Nesse período, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Sem acesso a alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam e assim surgiu o Café Quebra Torto.  

Pratos típicos de Bonito MS: Café Quebra Torto
Pratos típicos de Bonito/MS: Café Quebra Torto | Fonte: CyberCook

Arroz carreteiro

O arroz carreteiro surgiu dos primeiros bandeirantes e tropeiros que vieram de São Paulo. Hoje é um dos pratos mais populares no Mato Grosso do Sul. Preparado com carne-seca, quando surgiu sua função principal era alimentar os viajantes durante longas viagens. Ainda hoje, é servido durante as comitivas no Pantanal. 

Arroz Carreteiro
Arroz Carreteiro | Fonte: Receitas Nestlé

Carne de Jacaré

O Pantanal é um dos principais biomas do país e o jacaré é um animal típico da região. Apesar de ser considerado um prato exótico, a carne de jacaré tem gosto que lembra o peixe e a textura que lembra o frango. A sua carne é bastante apreciada na região, mas só deve ser comprada de fornecedores autorizados.

Pratos típicos de Bonito/MS: Carne de Jacaré
Pratos típicos de Bonito/MS: Carne de Jacaré | Fonte: CyberCook

Feijão Tropeiro

No período colonial, o transporte de mercadorias era feito a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. 

Eles costumavam comer feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. Assim, o feijão, misturado à farinha de mandioca e a outros ingredientes, tornou-se um prato básico do cardápio e foi assim que surgiu o feijão tropeiro.

banner-guia-de-bonito-blog
Feijão Tropeiro
Feijão Tropeiro | Fonte: CyberCook

Sobá

De origem japonesa, o sobá é uma combinação de macarrão, omelete, carne de porco, cebolinha e um caldo com temperos típicos. Ele foi trazido para Mato Grosso do Sul na década de 50 por Eiho Tomoyohe e, em 2006, virou patrimônio histórico e cultural de Campo Grande.

Apesar de ser um prato japonês, Tomoyohe aprendeu a fazê-lo em São Paulo e começou a comercializar em 1950 no seu bar. Uma década depois o sobá começou a ser distribuído na Feira Central e foi assim que a receita começou a ganhar o gosto dos campo-grandenses. 

Pratos típicos de Bonito/MS: Sobá
Pratos típicos de Bonito/MS: Sobá | Fonte: Globo

Chipa 

A receita é originária da celebração da Sexta-feira Santa, quando, por causa do resguardo religioso, as mulheres preparavam uma quantidade de chipa na véspera para ser consumida no dia seguinte. Atualmente, ela é servida em qualquer local da região e é parecida com o pão de queijo mineiro, mas com formato e sabor próprio.

Chipa
Chipa | Fonte: Receitas Nestlé

Sopa Paraguaia

Apesar do nome, a sopa paraguaia é bem diferente do conceito conhecido no restante do país por mais parecer uma torta do que uma sopa. O prato acabou se tornando um símbolo regional e é também uma das influências do Paraguai no Mato Grosso do Sul.

Basicamente a sopa paraguaia é uma torta salgada à base de milho, queijo, ovos e cebola.

Pratos típicos de Bonito/MS: Sopa Paraguaia
Pratos típicos de Bonito/MS: Sopa Paraguaia | Fonte: TudoGostoso

Traíra frita, pintado, pacu e outros peixes

A traíra, o pintado e o pacu, além de outros peixes, são tradicionais nos rios do Mato Grosso do Sul. Por isso, são os mais procurados e podem ser encontrados nas mais diversas formas, como fritos, ensopados, assados, grelhados e etc. As combinações são muitas e agradam os mais diferentes paladares. A grande maioria dos restaurantes em Bonito/MS oferece peixes em seu cardápio!

Pacu grelhado
Pacu grelhado

Quibebe de mandioca

O termo ‘quibebe’ batiza também outros pratos, até mesmo doces, mas o típico quibebe de mandioca sul-mato-grossense é um cozido de carne assada, geralmente de algum churrasco realizado na véspera, com a mandioca cozida. Juntos recebem água morna e ervas como cebolinha e salsa. A mistura vira um cozido delicioso com a textura que amolece na boca.

Pratos típicos de Bonito/MS: Quibebe de mandioca
Pratos típicos de Bonito/MS: Quibebe de mandioca | [Legenda] Fonte: Campo Grande News – Conteúdo de verdade

Tereré

De origem paraguaia, o tereré chegou ao Brasil pela fronteira, pelos paraguaios e indígenas guaranis e kaiowás. Hoje, é uma bebida típica do estado que é tomada gelada com água, sucos, hortelã ou limão. De origem indígena, o nome “tereré” vem do ruído do ronco da guampa (recipiente que é servido), quando a bebida está terminando. 

Tereré
Tereré | Fonte: Valdenir Rezende/UOL

Atrativos em Bonito/MS que oferecem pratos típicos

Além dos bares e restaurantes de Bonito/MS, os pratos típicos citados podem ser encontrados em diferentes atrativos da região. A maioria deles oferece um delicioso almoço para os visitantes apreciarem no meio de um dia repleto de aventura pelos incríveis passeios da região.

Alguns dos atrativos que você pode aproveitar para conhecer a rica gastronomia de Bonito/MS, são: 

Conheça as delícias de Bonito/MS com a Bonitour!

Ficou com água na boca? Saiba como montar seu roteiro de passeios para Bonito/MS e planeje a sua viagem com a Bonitour! No site, você pode montar o seu roteiro e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, a Bonitour é também a única agência em Bonito/MS a oferecer aplicativo próprio, cashback e a facilidade do check-in online no destino. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.