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Pandemia: Passeios em Bonito estão abertos e operando com todos os cuidados necessários

Pandemia: Passeios em Bonito estão abertos e operando com todos os cuidados necessários

*Estas informações estão sendo atualizadas. Última atualização em 05/04/2021 às 09h.

Como os passeios estão operando? Entrevista com o Guia Rosivan Cardoso.

Em tempos de pandemia é comum que surjam diversas dúvidas para quem está querendo viajar e, no caso de Bonito/MS, não é diferente. Com os mais recentes decretos, os viajantes estão se perguntando: Bonito está aberto para o turismo?

Por isso, preparamos esse texto para explicar como está funcionando o turismo em Bonito, tirar as principais dúvidas e mostrar porque a região é um destino seguro. Confira!

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Os passeios em Bonito estão abertos? 

Na cidade, os passeios seguem operando com segurança apesar do lockdown que vem sendo implementado no Brasil. Restaurantes e comércio local seguem abertos, de acordo com as restrições toque de recolher do estado.

Como está a situação do coronavírus em Bonito/MS? 

Para acompanhar a situação da pandemia em Bonito/MS em tempo real, acesse o site oficial da Prefeitura de Bonito e a Vigilância Sanitária de Bonito. 

Como estão funcionando os Aeroportos de Bonito e Campo Grande?

O Aeroporto de Campo Grande, na capital do Mato Grosso do Sul, está funcionando normalmente. Porém, em alguns casos podem ocorrer alterações de horários e cancelamentos até 48 horas antes do embarque. Por isso, é importante sempre consultar o status do seu voo com a companhia aérea. 

Já o Aeroporto de Bonito opera somente com voos da Azul e está em funcionamento também. 

Bonito é um destino seguro para viajar neste período de pandemia?

No cenário atual, é comum nos perguntarmos “para onde é seguro viajar na pandemia?” e no caso de Bonito/MS, a resposta é sim. Recentemente,  o município recebeu o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council). Com ele, o Mato Grosso do Sul se tornou um dos primeiros estados brasileiros a conquistar o selo.

O protocolo de boas práticas da World Travel & Tourism Council foi elaborado seguindo as recomendações da OMS, com a colaboração de entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, os protocolos de biossegurança adotados pelos destinos solicitantes precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o que já está em prática na reabertura de Bonito

Além disso, Bonito recebeu também o Selo Turismo Responsável e Bonito Seguro no início da pandemia, o que garante que todos os atrativos da região estão cumprindo com os protocolos de biossegurança exigidos.

Como o toque de recolher do estado afeta a visitação?

De acordo com o último decreto publicado, o toque de recolher em Bonito/MS acontece das 21h às 5h e por isso não afeta o funcionamento da grande maioria dos passeios, que acontecem durante o dia.

E se eu tiver que cancelar a minha viagem devido à pandemia, como fica?

Caso precise cancelar a sua viagem devido à pandemia, não se preocupe. Aqui na Bonitour você pode cancelar a sua viagem sem custo para solicitações com até 7 dias de antecedência a data da viagem.

Informações gerais do destino:

Em todos os locais, equipes estão preparadas para fornecer aos visitantes segurança:

  • Todos os funcionários devem utilizar equipamento de proteção individual para prevenção, luvas e máscaras seguindo as  Orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Ministério da Saúde;
  • Todo o atendimento foi adaptado para que não se tenha contato físico entre os colaboradores e clientes;
  • Higienização das superfícies, após cada uso, de máquinas eletrônicas de pagamento via cartão de débito ou crédito.

Como chegar em Bonito/MS?

Os viajantes, em sua grande maioria, estão optando por viajar de carro, a opção mais seguro no momento. Mas é possível também chegar ao destino de avião ou ônibus intermunicipais. 

Como chegar em Bonito durante a pandemia

Em relação aos voos de Campo Grande para Bonito, foram reduzidos mas estão funcionando. E para quem deseja desembarcar direto no destino, a empresa Azul, está oferecendo trajetos diretos para o aeroporto de Bonito/MS.

As empresas e aeroportos vem trabalhando em soluções que possam garantir a segurança tanto de passageiros como de prestadores de serviços. Por isso, você deve seguir todas as regras e cuidar da sua saúde e dos demais, usando sempre as máscaras, higienizando as mãos e respeitando as demais recomendações dos locais.

Recomendações para quem vai viajar de avião, segundo a Infraero:

  • Recomendação do uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in); 
  • Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos; 
  • Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto; 
  • Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros; 
  • Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes; 
  • Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarque e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).

Onde se hospedar em Bonito/MS?

Nos hotéis e pousadas da região, a segurança é o foco principal para o atendimento aos viajantes. A rede hoteleira está operando com capacidade reduzida e respeitando cuidados regulamentados pelos protocolos de biossegurança, respeitando medidas como distanciamento entre as mesas durante o café da manhã, uso de máscaras inclusive nos corredores e áreas internas, além da adoção de processos específicos de higienização dos quartos.

Aonde ir em Bonito/MS:

A reorganização também ocorreu nos atrativos de Bonito/MS, uma série de medidas novas foram tomadas mediante a cada atividade realizada.

Importante salientar que Bonito/MS já era um destino organizado muito antes da crise do coronavírus. Visitações agendadas, limite de pessoas por horários, e higienização de equipamentos são rotinas muito bem aplicadas por lá desde os anos 90.

O que mudou?

Espaços de uso comum e/ou coletivo – Banheiros, vestiários, copa, sala de equipamentos, loja de souvenir; Estruturas de apoio nas atividades, mirantes, decks, salas de equipamentos, dentre outros: 

  • Deverão ser higienizados obrigatoriamente no início do dia com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 0,5%. Após a higienização do início do dia, deverão fazer a limpeza destes ambientes tantas vezes quantas se fizer necessário em virtude da sujidade presente e/ou do volume de pessoas circulando nesses espaços;
  • Deverão estar disponíveis, nos locais de maior utilização, borrifadores contendo álcool líquido 70% ou álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis;
  • Deverá ser evitada aglomeração de pessoas, mantendo dentro do possível distância de pelo menos 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas.
Como estão sendo os protocolos de biossegurança em Bonito em meio a pandemia

Restaurantes e serviços de alimentação nos atrativos

Os atrativos turísticos localizados no Município de Bonito/MS e que ofereçam serviços de alimentação/restaurantes, deverão seguir o disposto no Decreto Municipal 117 de 19 de maio de 2020 onde em seu artigo 13 diz o seguinte: 

Art. 13. Deverão ser observados por todos os estabelecimentos comerciais e/ou serviços, igrejas, cultos e similares, em funcionamento, pertinentes a atividade desenvolvida, no mínimo, as seguintes recomendações:

I. Fornecer espaço para a lavagem das mãos, com água corrente, sabão líquido, toalhas descartáveis de papel, disponibilizando lixeiras com tampa acionada por pedal. Na ausência de espaço para lavagem das mãos, fornecer álcool gel ou álcool 70% 

VI. Os estabelecimentos só poderão comercializar seus alimentos nas modalidades “a La carte”, “delivery” ou “take away” (pegar e levar), ficando expressamente proibido o sistema de Buffet;

 VII. Empresas do ramo de alimentação deverão exigir que todos os colaboradores utilizem equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras e luvas, deverão ainda fornecer tais EPI’s e os repor conforme a necessidade, observando as demais recomendações da ABRASEI. 

Veja como está funcionando a alimentação em Bonito com o lockdown no estado do MS

Redução da capacidade de carga/tamanho dos grupos e recomendações para organização de grupos

Em virtude das recomendações de distanciamento entre pessoas de no mínimo 1,5m (um metro e meio) e considerando de que as atividades de turismo de natureza e de aventura, mesmo sendo realizadas em sua maioria em grupos pequenos exigem proximidade e muitas vezes contato físico com o cliente, visando manter o maior distanciamento possível, sem comprometer a qualidade do atendimento e a experiência do visitante se faz necessário redução da capacidade de carga/número de visitantes ou pessoas por grupo como apresentado na tabela 01. 

Independente da atividade, os grupos deverão ser organizados dando preferência para pessoas da mesma família ou que estejam viajando juntos, mesmo que estes grupos sejam de pequeno número de pessoas.

Procedimentos para atendimento – Aferição de temperatura, registro e condutas

  • Recomenda-se que seja aferida e registrada a temperatura de todos os colaboradores, clientes, fornecedores, motoristas etc, que irão participar de atividades ou permanecer nas dependências do atrativo. Deverá ser utilizado termômetro infravermelho, de testa, sem contato, sendo observadas as orientações de medição e calibração do termômetro adquirido. A temperatura diferencial para adoção de procedimentos é de 37,8°C. Quando a temperatura medida foi igual a 36,5 °C mais ou menos 01°C considerar temperatura normal. Registrar em formulário próprio: data, nome completo, idade, telefone para contato e valor da temperatura obtida no dia da medição;
Procedimentos para atendimento em Bonito, em razão da COVID-19
  • Clientes e todas as outras pessoas nas áreas do atrativo, utilização obrigatória de máscaras protetores faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, dando preferência para máscaras com nível de proteção alto/muito alto;
  • Quando da equipagem do cliente, atendentes, guias, condutores de visitantes, monitores, remadores, guias de bike, etc deverão higienizar as mãos com álcool líquido ou em gel a 70% antes e imediatamente após o atendimento do cliente, independentemente se irão atender outro cliente na sequência.  Deverá haver máscaras sobressalentes em quantidade suficiente para TODOS os participantes das atividades, incluindo os atendentes, guias, condutores de visitantes, monitores, remadores, guias de bike, etc.

Atividades na água – incluindo banho em balneários  

  • Durante o deslocamento até o início da atividade, todas as pessoas deverão utilizar máscaras protetoras faciais;  
  • As máscaras deverão ser retiradas imediatamente antes da entrada na água, e recolocadas imediatamente após a saída da água; 
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência – durante os deslocamentos, equipagem e desequipagem dos clientes.

Rapel, tirolesas não aquáticas, arvorismos  

  • Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;  
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência;  
  • Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%.

Atividades que utilizem máscara, snorkel, roupas de neoprene e reguladores de mergulho com cilindro  

  • Reguladores, máscaras e snorkel deverão ser previamente higienizados e embalados individualmente, e não poderão ser reutilizados por outro cliente/turista antes serem desinfetados; 
  •  Roupas de neoprene deverão ser desinfetadas antes do uso pelo cliente e não poderão ser reutilizadas por outro cliente/turista antes de serem desinfetadas. Roupas de neoprene, após serem desinfetadas, podem ser utilizadas úmidas ou molhadas; 
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência, especialmente na fase dos ajustes dos equipamentos antes da efetiva entrada na água.

Passeios de Quadriciclo  

  • Os veículos deverão ser higienizados, no mínimo com álcool líquido 70% (manoplas, bancos e outras partes onde o cliente possa ter contato) antes de ser entregue ao cliente e imediatamente após término da atividade, antes de ser utilizado por outro cliente;  
  • Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%;  
  • Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade;  
  • Deve ser evitada a garupa – exceto quando se tratar exclusivamente de pessoas da mesma família;  
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência.

Cavalgadas Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região 

  • Deve-se higienizar as tralhas de arreio, especialmente onde o cliente tem maior contato, no mínimo com álcool 70%. Se possível, as selas devem ser cobertas com material sintético de fácil higienização; 
  • Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%.  Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade; 
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência. 

Bóia cross, passeio de bote, duck, stand-up, acqua bike, barco elétrico  

  • Coletes salva vidas, quando de uso obrigatório deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso;  
  • Quando da utilização dos capacetes, estes deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso;  
  • Remos e outros equipamentos deverão ser higienizados no mínimo com álcool 70% antes de serem entregues aos clientes e imediatamente após o uso; 
  • No passeio de bote, observar a redução do número de participantes em virtude de estarem sem máscara e não ser possível a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio entre pessoas); 
  • No barco elétrico, todas as pessoas deverão utilizar máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto em virtude de não ser possível a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio entre pessoas);  
  • Passeios de duck deverão ser feitos individualmente, exceto quando se tratar exclusivamente de pessoas da mesma família;  
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência, especialmente na fase dos ajustes dos equipamentos antes da efetiva entrada na água. 

Visitação a grutas, cavernas e atividades de contemplação 

  • Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais com nível de proteção alto/muito alto por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade; 
  •  Dentro do possível, manter distanciamento de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas durante a realização das atividades;
  • Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70% (quando a atividade requerer uso de capacetes).  Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência. 

Passeio de Bike  

  • As bicicletas deverão ser higienizadas, no mínimo com álcool líquido 70% (manoplas, bancos e outras partes onde o cliente possa ter contato) antes de ser entregue ao cliente e imediatamente após término da atividade, antes de ser utilizado por outro cliente;  
  • Uso obrigatório de toucas descartáveis sob os capacetes e higienização dos capacetes, entre usos, com álcool líquido 70%.  Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam as recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores e clientes) durante toda a atividade; 
  • Obrigatória a higienização das mãos com álcool líquido ou gel a 70% antes de qualquer contato com o cliente e imediatamente após, mesmo que não haja atendimento de outro cliente na sequência. 

 Atividades em piscinas 

  • Estão proibidas quaisquer atividades em piscina até que haja estudos que indiquem que há segurança para atividades nestes ambientes; 
  • Passeios de flutuação, que utilizem piscinas para treinamento e aclimatação dos turistas na utilização de máscara e snorkel, deverão adaptar esta etapa para que seja realizada no início da atividade, no rio onde é desenvolvida.

Zoológicos, atividades de educação ambiental e atividades indoor  

  • Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam as recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores, palestrantes e clientes) durante toda a atividade;  
  • Reduzir o tamanho dos grupos em pelo menos 30% e observar, dentro do possível, o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas;
  • Em atividades indoor, aumentar o espaçamento das cadeiras, manter o ambiente o mais ventilado possível, seja com abertura de janelas ou com ventilação forçada através de ventiladores. 

Deslocamentos em veículos, atividades de “safari”, dentre outras  

  • Uso obrigatório de máscaras protetoras faciais de tecido, TNT (tecido não tecido) ou de outro material, desde que atendam às recomendações da ANVISA, por todas as pessoas (condutores, guias e clientes) durante toda a atividade; 
  • Observar a especificação da máscara para a atividade a ser realizada após o transporte. EM caso de dúvida utilizar máscaras com nível de proteção alto/muito alto  OS deslocamentos deverão ser preferencialmente com todas as janelas do veículo abertas.

Transporte Transfer

Quem vai para Bonito/MS de avião até Campo Grande, precisa utilizar os serviços de transfer, que nada mais é que um deslocamento de uma cidade para a outra, de vans, ônibus, ou micro ônibus.

Uma das empresas que realizam este serviço é a Vanzella Transporte, que adequou todos seus serviços para atender os seus clientes cumprindo todas as medidas de segurança necessárias.

  • Capacidade reduzida de vagas;
  • Disponibilização de álcool para higienização das mãos;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Higienização intensificada dos veículos;
  • E a aferição de temperatura dos passageiros.

Rede Gastronômica de Bonito/MS

Os restaurantes e locais seguem o Decreto Municipal 117 de 19 de maio de 2020.

Assim, todas as medidas de segurança também estão sendo tomadas por estes estabelecimentos:

  • Lotação máxima de 30%;
  • A utilização de 50% do espaço das calçadas para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e pastelarias;
  • Distância mínima de 2,0m (dois metros) entre as mesas e 1,5m (um metro e meio) entre os indivíduos;
  • Os manipuladores de alimentos devem adotar procedimentos de antissepsia frequente das mãos, especialmente antes de usar utensílios higienizados e de colocar luvas descartáveis. 
Distanciamento Social está sendo seguida em Bonito/MS devido a COVID-19

Fechado:

  • A música ao vivo permanece proibida por entender que incita aglomeração de forma desordenada.

Fonte: Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região – ATRATUR Protocolos sanitários e operacionais para reabertura dos atrativos turísticos

Como montar meu roteiro de viagem para Bonito/MS

Como você pode ver, o destino está preparado para receber os turistas diante do cenário atual. Para montar um roteiro, aqui na Bonitour Viagens já garantimos um atendimento online, onde é possível fazer toda a programação de passeios e a reserva da hospedagem através do nosso site: www.bonitour.com.br

No site, os viajantes podem visualizar a disponibilidade de vagas nos diversos atrativos que oferecemos e, por ali mesmo, utilizar um sistema de pagamento integrado. 

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Além de todos os benefícios do Roteiro Fácil que citamos, outro serviço pode ser oferecido aos nossos clientes: o Aplicativo Bonitour. Com ele, todos terão disponíveis três serviços exclusivos: cashback, informações sobre os passeios e check-in online. Faça o download do app pelo Google Play Store ou Apple Store.

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