fbpx

10 parques nacionais para conhecer no Brasil

10 parques nacionais para conhecer no Brasil

O Brasil reserva diversos lugares super especiais para os amantes da natureza. Os parques nacionais, por exemplo, encantam os visitantes com suas belas paisagens e atividades que permitem explorar mais a fauna e flora do país. Para incentivar você a conhecer melhor esses lugares, preparei uma lista com os principais parques nacionais!

Conheça os 10 principais parques nacionais para conhecer!

1 – Parque Nacional Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e é um dos mais visitados do Brasil. Com mais de 70 mil hectares, o local encanta a todos com as suas paisagens únicas, repletas de cachoeiras, paredões e vegetação típica do Cerrado. É um dos parques nacionais mais inesquecíveis que você pode encontrar pelo Brasil!

Onde fica o Parque Nacional Serra da Canastra?

O Parque Nacional da Serra da Canastra fica a cerca de 300 km de Belo Horizonte/MG e faz parte do território de três municípios mineiros: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis.

O que fazer na Serra da Canastra?

Quem visita o Parque Nacional da Serra da Canastra não pode deixar de conhecer a nascente do Rio São Francisco, a Cachoeira Casca d’Anta e as suas diversas piscinas naturais. Outra atração do destino é o famoso Queijo Canastra, Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, pode ser degustado na Rota do Queijo que passa pelas principais fazendas produtoras. 

Qual é a melhor época para ir à Serra da Canastra?

A melhor época para visitar a Serra da Canastra é entre os meses de abril e outubro, considerado o período de seca. Na época, as temperaturas ficam na média de 17°C e as estradas ficam mais seguras, ao contrário do verão chuvoso.

Parque Nacional Serra da Canastra
Parque Nacional Serra da Canastra | Créditos: joaopimentel via pixabay

2 – Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no interior do Piauí, é considerado um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. O parque reúne uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo, com mais de mil sítios, sendo 173 deles abertos para visitação.

Onde fica o Parque Nacional Serra da Capivara?

A 400 km de Teresina/PI, o Parque Nacional da Serra da Capivara ocupa quatro municípios do Piauí: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

O que fazer na Serra da Capivara?

No Parque Nacional da Serra da Capivara existem cerca de 15 trilhas, para turistas mais e menos experientes. Uma das mais populares é o Circuito Baixão da Pedra Furada, que passa pelo vale do Baixão das Mulheres, o Sítio do Meio, Toca do Boqueirão da Pedra Furada e mais dez sítios arqueológicos com vestígios da civilização mais antiga das Américas.

Qual é a melhor época para ir à Serra da Capivara?

O Parque Nacional da Serra da Capivara pode ser visitado durante o ano inteiro, mas na época de seca, entre maio e outubro, os dias são melhor aproveitados e as estradas mais seguras.

Conheça o Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara | Créditos: Artur Warchavchik via Wikimedia

3 – Parque Nacional Serra da Bodoquena

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em 2000 com o objetivo de preservar a rica biodiversidade da Mata Atlântica na região. Hoje, é um dos atrativos mais procurados por quem visita Bonito/MS

Onde fica o Parque Nacional Serra da Bodoquena?

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena está localizado na borda sudoeste do Pantanal e é formado por 5 cidades do Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho, Bonito, Jardim, Miranda e Bodoquena.

O que fazer na Serra da Bodoquena?

O cenário do Parque Nacional da Serra da Bodoquena é composto por montanhas de rochas calcárias e o maior trecho de Mata Atlântica do Mato Grosso do Sul. Por lá, os visitantes podem realizar atividades de contemplação da fauna e flora, assim como esportes de aventura, como trilhas, cachoeiras e passeios de quadriciclo. Um dos parques nacionais que merece ser visitado, ainda mais por estar na mesma região que Bonito/MS, a capital do ecoturismo!

Qual é a melhor época para ir à Serra da Bodoquena?

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena pode ser visitado durante o ano inteiro. No período chuvoso, que acontece no verão, as paisagens ficam ainda mais verdes e as cachoeiras mais cheias. A temperatura média anual é de 24 °C.

Parque Nacional Serra da Bodoquena
Parque Nacional Serra da Bodoquena

4 – Parque Nacional das Emas

O Parque Nacional das Emas foi criado em 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek e protege mais de 100 mil hectares de Cerrado. O parque é também considerado um Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 2001 e abriga uma grande diversidade de fauna e flora.

Onde fica o Parque Nacional das Emas? 

Localizado no sudoeste de Goiás, o Parque Nacional das Emas está distribuído pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, e parte de Costa Rica/MS. 

O que fazer no Parque Nacional das Emas?

O Parque Nacional das Emas conta com mais de 350 km de trilhas, sendo que algumas delas podem ser feitas sozinhas e outras somente acompanhadas de guias credenciados. Além disso, por lá estão disponíveis atividades como: safári de carro, passeio de bote, boia cross e ciclismo. 

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional das Emas?

A melhor época para visitar o Parque Nacional das Emas é entre junho e setembro, período de seca no destino. Entre dezembro e março as chuvas são mais frequentes e é comum a queda de raios na região.

10 parques nacionais para conhecer no Brasil
Parque Nacional das Emas | Créditos: Eduardo Vessoni

5 – Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Criado em 1939, é o maior conjunto de quedas d’água do planeta e já foi eleito como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Onde fica o Parque Nacional do Iguaçu?

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado a 17km da cidade de Foz do Iguaçu/PR e a apenas 5 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

O que fazer no Parque Nacional do Iguaçu?

Além das incríveis cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu conta também com passeios de contemplação como caminhadas, trilhas, observação da fauna e atividades como rafting, cachoeirismo e passeios de barco e caiaque. 

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional do Iguaçu?

O Parque Nacional do Iguaçu pode ser visitado durante o ano todo, sendo que os meses de menor fluxo de visitantes é junho e julho, devido às baixas temperaturas do inverno.

Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu | Créditos: Eder Oliveira

6 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido por suas belas paisagens formadas por desfiladeiros, piscinas naturais e cachoeiras. O parque é também o destino ideal para os amantes de aventura e natureza. 

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás a, aproximadamente, 200 km de Brasília. Os principais atrativos da região estão espalhados entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. A entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no distrito de São Jorge.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros os visitantes podem percorrer diferentes trilhas para chegar aos principais atrativos: a Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. Entre as principais atividades do destino estão: caminhadas, observação da fauna e flora, cachoeiras, canionismo, acampamento e escalada.

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pode ser visitado durante o ano todo. O período de seca acontece entre maio e outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.

10 parques nacionais para conhecer no Brasil
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Créditos: J. Balla Photography

7 – Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca faz parte do cenário da Cidade Maravilhosa e protege grandes atrações como o Corcovado e o Cristo Redentor. Além disso, o parque conta com a primeira floresta replantada do mundo, projeto de reflorestamento iniciado em 1861. 

Onde fica o Parque Nacional da Tijuca?

O Parque Nacional da Tijuca está localizado no coração da metrópole carioca, a apenas 15 km do centro do Rio de Janeiro/RJ. 

O que fazer no Parque Nacional da Tijuca?

O Parque Nacional da Tijuca conta com diversas atrações de lazer, contemplação da natureza e prática de esportes. Por lá, os visitantes podem praticar caminhada e corrida por trilhas, ciclismo, escalada, banho de cachoeiras e até mesmo o voo livre da Pedra Bonita, uma das mais famosas do mundo. É um dos parques nacionais mais visitados!

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional da Tijuca?

O Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado durante todo o ano. O verão é marcado pelo período de chuvas e, por isso, a recomendação é verificar a previsão do tempo antes de realizar passeios mais longos.

Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca | Créditos: Jose Guertzenstein

8 – Parque Nacional do Caparaó

Na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro maior pico do Brasil e atrai diversos visitantes com suas belas paisagens e atividades de aventura em meio à natureza.

Onde fica o Parque Nacional do Caparaó?

O Parque Nacional do Caparaó está localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O que fazer no Parque Nacional do Caparaó?

O Parque Nacional do Caparaó abriga o maior número de montanhas e cachoeiras do país, que podem ser visitadas através de diferentes trilhas. Além disso, lá está também o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do Brasil, com 2.891 metros de altitude. Outros pontos imperdíveis são o Pico do Cristal, o Vale Verde e o Vale Encantado.

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional do Caparaó?

A melhor época para conhecer o Parque Nacional do Caparaó é de maio a agosto em que as chuvas não são constantes e as subidas se tornam mais seguras. Durante o período, a visibilidade aumenta, facilitando as caminhadas.

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó | Créditos: Jonathan Borba

9 – Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo do país e um dos pontos mais altos, chegando a mais de 2.700 metros de altura em seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Por lá, encontram-se também campos e vales onde nascem vários rios, além de uma vegetação exuberante. 

Onde fica o Parque Nacional do Itatiaia?

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na Serra da Mantiqueira, no sul dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O território do parque abrange os municípios de Alagoa, Bocaina de Minas, Itamonte, Itatiaia e Resende.

O que fazer no Parque do Itatiaia?

Dividido entre parte alta e parte baixa, o parque oferece diversas opções de atividades para quem ama contato com a natureza. Na parte alta, os destaques ficam para a Cachoeira Aiuruoca, o Maciço das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras. Na parte baixa, não deixe de conhecer a Piscina do Maromba, Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira Itaporani.

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional do Itatiaia?

O Parque Nacional do Itatiaia pode ser visitado durante todo o ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Já a parte baixa pode ser aproveitada em todas as estações.

10 parques nacionais para conhecer no Brasil
Parque Nacional Italaia | Créditos: Smartpic Fotografia

10 – Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília foi criado junto com a capital do Brasil com o objetivo de proteger os rios fornecedores de água potável e a sua vegetação em estado natural. Hoje, recebe turistas que buscam um lugar em meio a natureza para a prática de esportes e contemplação. 

Onde fica o Parque Nacional de Brasília?

O Parque Nacional de Brasília está localizado a cerca de 10 km do centro da capital do país e tem acesso pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento

O que fazer no Parque Nacional de Brasília?

Conhecido também como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília tem mais de 30 mil hectares de extensão e conta com duas piscinas de águas minerais, além de diferentes trilhas, um lago para meditação e espaços para piquenique e churrasco.

Qual é a melhor época para ir ao Parque Nacional de Brasília?

O Parque Nacional de Brasília pode ser visitado durante todo o ano. Na região existem duas estações bem definidas: de outubro a abril é quente e chuvoso e de maio a setembro costuma ser frio e seco. 

Parque Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília | Créditos: Mercado Viagens

Para além dos Parques Nacionais: descubra outros destinos imperdíveis de ecoturismo! 

Gostou de saber um pouco mais sobre os principais parques nacionais do Brasil? Além deles, o país está repleto de outros destinos que oferecem passeios e atividades em meio à natureza. Se você quiser saber mais sobre o ecoturismo, acesse o guia completo sobre o assunto e assine a newsletter da Bonitour para receber diretamente na sua caixa de entrada as melhores dicas e conteúdos de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *