fbpx

Passeio Maria Fumaça: Saiba tudo sobre a atração na Serra Gaúcha

Passeio Maria Fumaça: Saiba tudo sobre a atração na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurado pelos brasileiros no inverno, mas a região possui atrações imperdíveis para todas as épocas do ano. O local conta com paisagens deslumbrantes e é uma opção perfeita para quem busca experiências gastronômicas e culturais. Uma de suas principais atrações é o Passeio Maria Fumaça, uma viagem imersiva ao passado e na rica cultura da região. 

Também conhecido como Trem do Vinho, o passeio é feito em um percurso de 23km, com paradas nas estações dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa/RS. Para uma experiência completa e nostálgica, todos os funcionários se vestem à caráter e durante o trajeto, os vagões se transformam em palco para apresentações de teatro, música e danças típicas gaúchas e italianas. 

Ficou curioso(a)? Continue lendo e saiba tudo sobre o passeio!

 Parque Cultural Epopéia Italiana

A aventura começa em Bento Gonçalves/RS, onde os visitantes se encontram no Parque Cultural Epopéia Italiana. O local proporciona uma viagem ao passado e conta a história dos imigrantes que deixaram a Itália para começar uma vida nova no Sul do Brasil. 

Com 2.000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para o espetáculo, a Epopeia está localizada próximo à estação da Maria Fumaça, com fácil acesso e amplo local para estacionamento.

Na entrada da atração, enquanto aguardam a sua vez, alguns painéis contam aos turistas como os imigrantes se vestiam, como eram os seus hábitos na época e também mostram como as dificuldades que enfrentaram moldaram os seus costumes. Quando o espetáculo começa, um ator ou atriz conduz o grupo pelo parque. Eles atuam como um dos dois integrantes de um casal que existiu de verdade: Lázaro e Rosa Giordani, os patriarcas da família Giordani, proprietária da Epopeia e também da operação da Maria Fumaça. Dependendo da hora, você será guiado pelo Lázaro ou pela Rosa. Legal, né?

trem_maria_fumaca

A Maria Fumaça

Em seguida, os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves/RS com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva. Ao soar o sino, a viagem começa e todos são convidados a embarcar para uma aventura cheia de alegria e que traduz muito bem o jeito de ser dos imigrantes italianos. 

Na primeira parada, a recepção em Garibaldi/RS acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto são servidos espumante moscatel e suco de uva. A viagem segue, com destino ao final do passeio. Os turistas são então recepcionados na cidade de Carlos Barbosa/RS com um show de música italiana. Neste momento, todos são convidados a confraternizar e curtir juntos a apresentação. A partir desse momento, os passageiros podem optar por continuar na cidade, voltar com transfer ou realizar o passeio de retorno na própria locomotiva.

A experiência tem os mesmos moldes das tradicionais viagens de trem, a diferença é que traz um agradável diferencial gastronômico e apresentações culturais. É possível experimentar comidas típicas dos imigrantes italianos, como polenta mole, molho italiano, queijo ralado, tábua de frios e pão colombina.  

O charme do passeio fica, também, pela experiência de andar em máquinas locomotivas antigas. As que estão em uso pela empresa Giordano Turismo são uma Mikado 156, fabricada em 1941, e uma Yung 4, feita na Alemanha em 1954. Ambas têm capacidade de 340 lugares cada. 

casal_no_maria_fumaca

 Duração

Como já citamos, o passeio é operado pela empresa Giordani Turismo e dura aproximadamente cinco horas no total. O embarque é realizado em Bento Gonçalves/RS e tem como destino final a estação férrea do município de Carlos Barbosa/RS.

Ingressos 

  O pacote inclui, além da Maria Fumaça, a entrada ao Parque Cultural Epopéia Italiana, degustação de vinhos, sucos, espumantes e biscoito colonial. Assim como transfer de deslocamento entre a estação de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa para quem optar não voltar com o trem.

  O passeio pode ser feito em qualquer idade. Crianças de até cinco anos não pagam e devem fazer o percurso de trem no colo dos pais (dependendo da disponibilidade de assentos).

A verificação de disponibilidade, assim como compra dos ingressos, podem ser realizadas no site da Bonitour.

Powered by Rock Convert

Horários

O passeio ocorre diariamente nos meses de alta temporada (julho e dezembro) e de quartas, sextas, sábados e domingos nos demais meses do ano. 

Os horários e trajetos são:

– Manhã:

9h – Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa

10h45 – Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves

– Tarde

14h – Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa

16h – Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves

 O que levar?      

       Para aproveitar o passeio da melhor forma recomendamos o uso de tênis e roupas confortáveis. Não esqueça também de levar seu celular ou câmera fotográfica para registrar e guardar para sempre as lembranças desse passeio. 

Para informações completas, acesse a nossa página dedicada ao passeio. 

mulher_no_trem_maria_fumaca

Monte o seu roteiro para a Serra Gaúcha com o Roteiro Fácil! 

Ficou com vontade de conhecer a Serra Gaúcha e as suas incríveis atrações? Além da Maria Fumaça, a região oferece diversas opções de passeios para todos os gostos. Você pode montar o seu roteiro de forma super completa através do Roteiro Fácil, ferramenta disponível no site da Bonitour

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem e é totalmente online e gratuita. Com ela, você consegue ajustar o seu roteiro com base em distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens.

  Acesse o link e conheça o passo a passo de como montar um roteiro de viagem através do Roteiro Fácil. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao roteiro na palma da sua mão, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 


monte_seu_roteiro_aquiPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂