fbpx

20 pratos típicos da Região Sul para experimentar

20 pratos típicos da Região Sul para experimentar

O Brasil é um dos países mais diversos do mundo e, de norte a sul, encontramos diferentes culturas que influenciam a nossa culinária. Para celebrar todas essas tradições e influências, preparei uma série de publicações sobre a gastronomia do Brasil, começando pelos pratos típicos da região Sul.

Continue a leitura e conheça os principais pratos típicos da região Sul!

Comidas típicas do Paraná

A culinária do Paraná foi fortemente influenciada pelos imigrantes que vieram para o estado, assim como os índios brasileiros que viviam na região. Os índios, por exemplo, foram os responsáveis por introduzir o consumo de pinhão, erva-mate, frutas e raízes nas refeições, hoje tão populares nas cidades paranaenses. 

Conheça os pratos típicos do Paraná
Pratos típicos do Paraná | Créditos: suinco.com.br

5 pratos típicos do Paraná

1. Barreado: principal comida típica do litoral do estado, o barreado é um prato que mistura carnes e temperos, cozidos por horas até que se forme um caldo com as carnes desmanchando. Costuma ser servido com arroz, pimenta, banana e farinha de mandioca.

2. Carneiro no buraco: este prato típico da região sul consiste na preparação da carne de cordeiro, cozida com a ajuda de um buraco cavado no chão que recebe lenha e a panela com os ingredientes. Depois, é tampado com folhas de bananeira para assar e pode ser servido com arroz, pirão e outros acompanhamentos. 

3. Joelho de Porco (Eisbein): influenciado pela cultura dos imigrantes alemães, o joelho de porco é preparado lentamente até ficar crocante por fora e macio por dentro. Popularmente servido em restaurantes típicos e cervejarias, o Eisbein é muito suculento e tem um sabor inesquecível.

4. Pierogi: também influenciado pela cultura europeia, o Pierogi é uma massa cozida e frita ou assada com bacon e cebola. O recheio costuma ser de batata e carne e, por ser servido quente, é bastante popular durante o inverno.  

5. Borsch: também trazido pelos imigrantes da Europa, o Borsch é uma sopa de beterraba com carnes, comumente incrementado com um tipo de creme de leite típico dos países do leste europeu. Este prato típico da região sul é muito saboroso e perfeito para os dias de frio. 

Comidas típicas de Santa Catarina

Com uma região litorânea extensa, a culinária de Santa Catarina possui diversas comidas típicas com frutos do mar. Além disso, seus pratos são influenciados também pela colonização dos portugueses, italianos e alemães que ajudam a criar um roteiro gastronômico completo no litoral e no interior do estado.

Conheça a culinária de Santa Catarina
Pratos típicos de Santa Catarina

5 pratos típicos de Santa Catarina

1. Marreco recheado com repolho roxo: um prato típico da região sul de origem alemã, o marreco é mergulhado em temperos e vinho branco e permanece por até 24 horas descansando. Depois, é cozido até ficar muito macio e assado até dourar. Em outra panela, o repolho roxo é refogado com maçã para rechear a ave.

2. Ostras: muito popular em Florianópolis e nas cidades litorâneas, as ostras estão presentes nos cardápios dos principais bares e restaurantes da região. Os frutos do mar podem ser gratinados, cozidos no bafo e servidos com diferentes molhos e acompanhamentos.

3. Linguiça Blumenau: proveniente da cidade com mesmo nome, a linguiça Blumenau é um embutido defumado feito com paleta de pernil, suínos moídos e condimentos. Este prato típico da região sul pode ser saboreado como um aperitivo, com pão ou até mesmo substituindo a proteína em outros pratos.

4. Polenta no fio: um prato típico da cultura italiana, a polenta no fio recebe esse nome devido a sua textura um pouco mais rígida, que pode ser cortada por um fio de algodão. O prato costuma ser servido acompanhado de molhos, frango, legumes e muito mais.

5. Pão com Bolinho: um prato simples e muito saboroso, o pão com bolinho é preparado com pão francês, recheado por um bolinho frito de carne muito bem temperado e coberto por um queijo derretido. Este é um dos pratos típicos da região sul que pode ser facilmente encontrado em padarias de todo o estado. 

Pratos típicos do Rio Grande do Sul

Na culinária do Rio Grande do Sul, os principais pratos foram influenciados pelos italianos e alemães, que introduziram, principalmente, massas, vinhos e batatas na cultura do estado. Além disso, a culinária sofreu também influências de espanhóis, portugueses e dos índios.

Conheça os pratos típicos do Rio Grande do Sul
Pratos típicos Rio Grande do Sul

5 pratos típicos do Rio Grande do Sul

1. Churrasco: um dos principais pratos da culinária da região sul, o churrasco teve origem nos países dos pampas do Sul da América Latina. Hoje, o prato ganhou o gosto do país inteiro e pode ser preparado com diferentes carnes, acompanhado de farofa, pão francês, salada de batata, entre outros.

2. Matambre recheado: outro prato gaúcho muito saboroso e popular é o matambre recheado. Preparado com a carne retirada de uma parte específica do boi, o prato costuma ser recheado com cebola, queijo e linguiça e, depois, levado ao forno até cozinhar e dourar. 

3. Arroz Carreteiro: este prato típico da região sul foi introduzido à cultura gaúcha com adaptações da culinária mineira e goiana. A receita foi criada por mercadores que caminhavam pela pampa gaúcha com seus carros de boi. A refeição é preparada com arroz, carne de charque e diversos outros temperos. 

4. Xis Gaúcho: semelhante a um hamburger, o Xis Gaúcho é um pão prensado e recheado com diversos ingredientes, como carne desfiada, picanha assada e salada.

5. Tainha na Taquara: mais popular no litoral sul do estado, este prato típico da região sul é constituído de uma tainha assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de bambu-taquara. Depois, é servido com arroz, salada e outros acompanhamentos.

5 doces típicos do Sul do Brasil

Saiba mais sobre os pratos típicos do Sul do Brasil
Doces típicos do Sul do País | Créditos: Daniel Dan outsideclick

1. Doce, pudim e bolo de pinhão: o pinhão é muito popular na culinária do Sul e, por isso, pode estar presente em diversos pratos típicos da região sul. Os doces preparados com a semente incluem bolos, pudins, doces como a paçoca e muito mais.

2. Cuca: trazida pelos imigrantes, a cuca alemã é muito consumida e está presente no café da manhã e lanche da tarde em lares de toda a região Sul. A massa é acompanhada por uma deliciosa farofa doce e pode ter diversos recheios, como frutas, chocolates, queijos e até mesmo a linguiça Blumenau. 

3. Bijajica: existem dois pratos com o mesmo nome! Um é preparado principalmente no interior de Santa Catarina, sendo um bolo cozido no vapor e feito com massa de mandioca, açúcar, amendoim, cravo e canela. A outra forma é uma rosca frita, feita de polvilho (doce ou azedo), ovo e açúcar. Perfeita para acompanhar o café da manhã.

4. Chimia: o nome vem da palavra alemã Schmier, que quer dizer “pasta”. Ela é uma espécie de geleia, usada para conservar as frutas durante o ano todo e é usada tanto para passar em pães, como para rechear diferentes doces. 

5. Apfelstrudel: também conhecido como Strudel, o doce tem origem austríaca e foi trazido para o Sul pelos imigrantes alemães. Normalmente é feito com massa folhada e frutas, podendo também ser recheado com queijo e outros doces.

5 bebidas típicas do sul do Brasil

Conheça as bebidas tradicionais do sul do país
Bebidas típicas do Sul do Brasil | Créditos: mrtprodutora

1. Chimarrão: muito associada à cultura gaúcha, a bebida é preparada com erva mate e água quente, servida em uma cuia com formato especial. Além de aquecer nos dias frios, o chimarrão é uma bebida muito popular por ser compartilhada em rodas de conversa.

2. Vinho: a Serra Gaúcha é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O Vale dos Vinhedos, que inclui vinícolas de Bento Gonçalves, Garibaldi e outras cidades, recebe milhares de turistas para conhecer e degustar os tradicionais vinhos e espumantes. 

3. Tereré: apesar de também ser feita com erva mate, o tereré é diferente do chimarrão. Servido gelado e em uma cuia com formato diferente, a bebida pode ser feita com água ou até mesmo sucos.  

4. Cerveja: herança dos imigrantes alemães, o preparo artesanal de cervejas é muito popular no Sul, principalmente nas cidades do interior de Santa Catarina. Em Blumenau/SC, por exemplo, existem diversas cervejarias artesanais e na cidade acontece também a tradicional Oktoberfest, uma das festas mais importantes do país. 

5. Café: uma das bebidas mais populares em todo o Brasil, o café no sul é consumido puro, com leite ou com o apojo, leite de vaca mais consistente. Esse café é chamado de camargo e é um dos queridinhos dos gaúchos, junto com o café de chaleira.  

Fique por dentro das principais dicas de viagem

Gostou de saber mais sobre os deliciosos pratos típicos da região sul? Em breve, postarei também sobre a rica culinária das outras regiões do Brasil. Enquanto isso, assine a Newsletter da Bonitour e receba diretamente na sua caixa de entrada as melhores dicas e oportunidades de viagem!

Créditos capa: Gazeta Informativa

5 comentários sobre “20 pratos típicos da Região Sul para experimentar

  1. Bijajica é uma rosca frita, feita de polvilho azedo , ovo e açúcar e não como vocês descreveram…

    1. Olá, Juliana!
      Tudo bom com você?
      Obrigada pela mensagem, vimos que existem dois pratos diferentes com o mesmo nome. Um é feito do jeito que encontramos em nossas pesquisas e o outro é do jeito que nos informou. Vamos incluir as duas a fim de deixar o conteúdo mais informativo.
      Agradeço sua contribuição.
      Abraço!

    1. Oi, Alice! Como vai? O tamanho das fontes do nosso blog é padrão e pensado em proporcionar uma leitura agradável e acessível para todos. No entanto, entendemos que existem exceções e, por isso, agradecemos muito pelo seu feedback, pois ele é essencial para que possamos melhorar cada vez mais os nossos conteúdos. 🙂

      Sentimos muito pela sua experiência e, caso tenha interesse em nos explicar melhor a dificuldade que sentiu durante o acesso, nos envie um e-mail para marketing@bonitour.com.br.

      Um abraço,
      Equipe Bonitour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *