fbpx

Saiba qual é a melhor época para conhecer Fernando de Noronha

Saiba qual é a melhor época para conhecer Fernando de Noronha

Fernando de Noronha/PE é um dos destinos paradisíacos mais procurados do Brasil e atrai diversos turistas por suas belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Por lá, existem diversos passeios para quem quer praticar o ecoturismo e até mesmo para quem só deseja relaxar nas suas belas praias. Mas, qual é a melhor época para ir para Fernando de Noronha/PE? Essa é uma dúvida bastante comum e, ao contrário do que muitos pensam, o destino é uma ótima escolha para todas as estações do ano. Confira! 

Qual é o seu perfil de viajante?

Antes de decidir quando ir para Fernando de Noronha/PE, é importante levar em consideração o objetivo da sua viagem. O destino é rico em atrativos e proporciona diferentes experiências para cada estilo de viajante.

Perfeita para toda a família ou para quem está em uma viagem romântica em casal, a ilha conta com passeios de barco por suas águas cristalinas, tour a bordo de um veículo 4×4, mergulho e muito mais. 

Imperdível também para quem gosta de se aprofundar na cultura, o destino oferece opções de passeios como Mirante dos Golfinhos e a Trilha Histórica Jardim Elizabeth. Fernando de Noronha/PE é um lugar único tanto para quem quer se aventurar sozinho, como para aqueles que querem desbravar a região com amigos ou familiares. Confira mais sobre qual a melhor época para conhecer Fernando de Noronha.

As estações de Fernando de Noronha

O clima de Fernando de Noronha/PE é tropical, com o sol presente durante o ano todo. A temperatura no destino é estável, com média de  28 °C e as águas do mar também se mantêm constantes, entre os 24 °C e 26 °C.

Por lá, existem também duas estações bem definidas: a seca, que vai de agosto a fevereiro, e a chuvosa, entre os meses de março e julho. Mesmo quando chove em Fernando de Noronha/PE, as chuvas costumam ser concentradas e passageiras e por isso, o destino é a escolha ideal para uma viagem durante todos os meses do ano, inclusive no inverno.

qual a melhor época para conhecer noronha
Foto: Ze Paulo Gasparotto via Unsplash

As temporadas do arquipélago

O movimento na ilha também é marcado pelos períodos de férias e feriados. Entre dezembro e fevereiro, bem como julho, são os períodos de alta temporada e o destino fica mais cheio. Consequentemente, os preços das hospedagens e serviços acabam subindo. 

Para quem deseja menos movimento e valores mais convidativos, os meses entre abril e junho são indicados por serem os períodos de baixa temporada no destino. Além disso, existe também o período conhecido como média temporada, que acontece no mês de fevereiro e de agosto a dezembro. Nesse período, como o nome já diz, o movimento na ilha fica no meio termo entre a alta e a baixa temporada. Conheça agora qual a melhor época para conhecer Fernando de Noronha de acordo com as atividades que o arquipélago oferece.

O que fazer na Ilha

Confira as sugestões e dicas de passeios em Fernando de Noronha/PE:

Praias

Sem dúvidas, as praias de Fernando de Noronha/PE são os principais atrativos da região. Como a ilha é dividida em Mar de Dentro, direcionado  para o Brasil, e Mar de Fora, voltado para a África, você tem diferentes opções de praias para visitar e relaxar.

Praias em Fernando de Noronha

Entre as praias do Mar de Dentro, podemos destacar a Praia do Sancho, que já foi considerada por cinco vezes a “melhor praia do mundo” através de votação do público do site de avaliações de viagens TripAdvisor. Além dela, outras praias imperdíveis são: 

  • Praia do Porto de Santo Antônio;
  • Praia da Conceição;
  • Praia do Cachorro;
  • Baía dos Porcos;
  • Praia do Boldró.

Já entre as praias do Mar de Fora, com águas mais agitadas, os destaques ficam para: 

  • Praia do Leão;
  • Praia do Atalaia;
  • Praia do Caieira .

Surf

surf em fernando de noronha
Foto: Ricardo Avelar via Unsplash

Fernando de Noronha/PE é também um dos principais destinos para a prática de surf. Para quem ama as ondas, o período entre dezembro e março é o mais indicado. Entre eles, janeiro e fevereiro são considerados os melhores meses para aproveitar o swell, vento responsável pelas ondas enormes. Em outubro, novembro e abril as ondulações são mais passageiras.

Mergulho

Fernando de Noronha/PE é um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho. Os meses indicados para encontrar o mar tranquilo e com uma visibilidade de até 50 metros, são setembro e outubro. 

Mergulho em Fernando de Noronha
Foto: Eduardo Nascimento via Unsplash

Entre dezembro e meados de março o mar agitado influencia a navegação e estabilidade dos barcos, dificultando a atividade. Entre abril e junho, com chuvas no início do dia e fim da tarde, os mergulhos são bons em visibilidade, mas não tanto em luminosidade.

Por lá, existem quatro modalidades diferentes de mergulho:

Mergulho a reboque

O mergulho a reboque, também conhecido como Aquasub, os participantes seguram uma pequena prancha e são rebocados por um barco. 

Mergulho de batismo

Realizado em diferentes pontos, o mergulho de batismo é ideal para os visitantes que não possuem credencial para a prática e é acompanhado por instrutores experientes.

Mergulho autônomo (credenciado)

O mergulho autônomo é para os visitantes que possuem credencial e também pode ser feito em diversos pontos da ilha. A modalidade é realizada de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial.

Snorkeling

O mergulho de snorkeling é uma ótima opção para quem deseja nadar com segurança entre cardumes de peixes, tartarugas e diversas outras espécies marinhas que vivem nas águas de Noronha. O passeio pode ser realizado durante o Ilha Tour (um passeio de veículo 4×4 pela ilha) ou sozinho, nos dias livres. Nesse caso, é necessário alugar o equipamento de mergulho.

Trilhas

Existem também diversas trilhas para desbravar o arquipélago, como a Trilha Leão, a Trilha Golfinho e a Trilha Atalaia. Algumas só podem ser realizadas com autorização do IBAMA e acompanhamento de condutores credenciados, e outras são de acesso livre. Entre agosto e fevereiro, aproveite para fazer a Trilha Capim-Açú.

No período chuvoso, é preciso mais atenção para a prática das trilhas, já que o solo pode estar muito úmido e escorregadio. Opte sempre por realizar essa atividade com sapatos fechados e, em casos de chuvas muito fortes, evite conhecer as trilhas. 

Conheça a melhor época para conhecer Fernando de Noronha de acordo com cada tipo de atividade:

Qual a melhor época para conhecer Fernando de Noronha

O que levar

Independente da data de sua viagem, coloque roupas leves em sua mala. Lembre-se que o vento pode dar uma sensação de frio, então também invista em um agasalho.

Além disso, recomendamos que você leve: 

O que levar em Fernando de Noronha
  • Medicamentos;
  • Mochila ou bolsa de praia;
  • Máscara de snorkel;
  • Biquíni ou sunga;
  • Protetor solar e repelente;
  • Chapéu e óculos de sol;
  • Dinheiro em espécie;
  • Tênis e chinelo
  • Máquina fotográfica.

Ao arrumar as suas malas, é importante saber também que Fernando de Noronha/PE criou o programa Plástico Zero. As suas regras incluem a proibição de garrafas plásticas, copos, canudos e até sacolas plásticas descartáveis no destino. 

Por isso, deixe de fora da sua bagagem itens como: 

  • Canudos, talheres e copos descartáveis de plástico;
  • Sacolas plásticas de todos os tamanhos;
  • Garrafas PET de até 500 ml;
  • Embalagens de isopor;
  • Outros produtos descartáveis similares.

Para saber mais obre Fernando de Noronha, acesse o guia completo sobre o destino

Monte o seu roteiro com o Roteiro Fácil! 

Como vimos, a melhor época para conhecer Fernando de Noronha/PE é quando você quiser, pois o destino traz opções para todos os estilos de viajante ao longo do ano inteiro. Por isso, planejar um roteiro de acordo com o seu estilo de viagem é essencial para aproveitar ao máximo o tempo que passará no destino. Conheça as opções de pacotes para Fernando de Noronha

No site da Bonitour você pode montar o roteiro da sua viagem para Fernando de Noronha/PE e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem.

O Roteiro Fácil monta um roteiro totalmente personalizado. Você escolhe a data e a duração da viagem, seleciona os passeios que gostaria de fazer e a ferramenta organiza o roteiro, encaixando os passeios nos melhores dias e horários, conforme a duração de cada um. Tudo isso em apenas alguns minutos! Acesse o site e confira.

Planilha-financeira

9 comentários sobre “Saiba qual é a melhor época para conhecer Fernando de Noronha

  1. Oi Patrícia!

    Que legal! com certeza vai ser uma viagem inesquecível!

    Já passeio o seu contato para os nossos consultores e em breve irão entrar em contato com você.

    Enquanto isso você pode ir montando o seu roteiro na nossa plataforma, é gratuita e bem prática!
    Lá você pode já ir escolhendo seus passeios e montando sua viagem de acordo com sua especificações, ficou simples planejar!

    Vou deixar o link aqui pra você 👉 https://www.bonitour.com.br/

    Aproveito também para deixar aqui um conteúdo bem legal sobre passeios com mergulho em Noronha.
    👉 https://blog.bonitour.com.br/4-passeios-com-mergulho-em-fernando-de-noronha/

    Qualquer dúvida estamos a sua disposição!

  2. Gostaria de saber sobre os passeios. e também sobre os mergulhos.Vou em junho.

    1. Oi Patrícia!

      Que legal! com certeza vai ser uma viagem inesquecível!

      Já passeio o seu contato para os nossos consultores e em breve irão entrar em contato com você.

      Enquanto isso você pode ir montando o seu roteiro na nossa plataforma, é gratuita e bem prática!
      Lá você pode já ir escolhendo seus passeios e montando sua viagem de acordo com sua especificações, ficou simples planejar!

      Vou deixar o link aqui pra você 👉 https://www.bonitour.com.br/

      Aproveito também para deixar aqui um conteúdo bem legal sobre passeios com mergulho em Noronha.
      👉 https://blog.bonitour.com.br/4-passeios-com-mergulho-em-fernando-de-noronha/

      Qualquer dúvida estamos a sua disposição!

  3. Olá. Vou em maio deste ano e dizem que o período nesse mês é de chuva. Será que consigo aproveitar mesmo assim?

    1. Oi Luisa!

      Com certeza! Dá pra aproveitar e muito!

      O mês de maio é marcado com muito sol, algo em torno de 28ºC e uma brisa refrescante. Há possibilidades de chuvas, porém nada que lhe impeça de realizar os passeios da ilha.

      Lembrando que maio é mês de baixa temporada na região, então os preços ficam mais atrativos 😉

      Fizemos um Post Blog bem legal com mais informações sobre Noronha em maio, você pode conferir ele aqui 👉 https://blog.bonitour.com.br/fernando-de-noronha-em-maio/

      Depois você me conta o que achou…

      Um abraço!

  4. Olá, vamos em Maio na semana de 16, eu e meu namorado, é aniversário dele, quais roteiros vcs têm?

    1. Olá Miriam, tudo bem? 😊

      Posso te ajudar com essa!
      Você conhece a nossa ferramenta do Roteiro Fácil? com ela ficou muito mais simples e rápido montar seu roteiro de viagem.

      Você pode acessar ela aqui e já ir organizando seus passeios para Noronha: https://bonitourviagens.page.link/H7SD

      Caso precise, nossos consultores de viagem estão online em horário comercial no chat, é só chamar 😉

      Abraço.

    1. Oi Lúcia, tudo bem?
      Vamos montar seu roteiro então! ;D
      Nossos consultores vão te passar as informações por e-mail, ok?

      Vão sair várias dicas de Fernando de Noronha aqui no blog nos próximos meses, continua acompanhando.
      Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.