fbpx

Roteiro de 5 dias no Pantanal Sul: o que fazer por lá?

Roteiro de 5 dias no Pantanal Sul: o que fazer por lá?

Visitar o Pantanal é a certeza de encontrar inúmeros lugares para conhecer e atividades para realizar em meio à rica natureza do bioma. Por lá, existem tantas opções de passeios que nem sempre é fácil escolher qual deles incluir em um roteiro de 5 dias no Pantanal. Para te ajudar, separei algumas sugestões para uma experiência completa.

Continue a leitura e confira a sugestão de roteiro de 5 dias no Pantanal e região!

Roteiro de 5 dias no Pantanal Sul e região: o que fazer por lá?

O Pantanal Sul, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, é conhecido por oferecer experiências de ecoturismo, com a possibilidade de observar os mais incríveis animais da região. Confira as atividades que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  • Dia 1: Passeio de Barco ou Chalana com pescaria artesanal + Passeio de Safári Fotográfico com Trilha + Focagem Noturna.  
  • Dia 2: Passeio de Cavalgada no Pantanal + Passeio de Canoagem. 
  • Dia 3: Safári na Estrada do Parque Pantanal. 
  • Dia 4: Cachoeiras e trilhas na Serra da Bodoquena. 
  • Dia 5: Passe o dia em Bonito/MS e aproveite um passeio de flutuação e um balneário.

Dia 1: Passeio de Barco ou Chalana com pescaria artesanal + Passeio de Safári Fotográfico com Trilha + Focagem Noturna.  

Navegar pelas águas do Pantanal é uma das principais atividades que você pode fazer por lá. Os passeios de barco ou chalana possibilitam a observação da fauna e flora e oferecem a pescaria artesanal de piranhas.

Finalize o dia com o Safári Fotográfico e a Focagem Noturna, passeios que permitem a observação de animais em seus hábitos diurnos e noturnos. Aproveite durante o dia e a noite a culinária típica pantaneira.

Passeio de chalana no Pantanal Sul
Passeio de chalana no Pantanal Sul

Dia 2: Passeio de Cavalgada no Pantanal + Passeio de Canoagem.

A Cavalgada no Pantanal oferece aos participantes uma típica experiência pantaneira. Realizada em cavalos treinados, o passeio de contemplação é realizado com um guia que explica os hábitos da região.

Já a canoagem é um passeio que tem o silêncio e tranquilidade como principais características, e os participantes têm a oportunidade de avistar jacarés, capivaras e muitas aves. Um churrasco pantaneiro à noite é uma ótima pedida para se sentir ainda mais inserido no destino.

Canoagem no Pantanal Sul
Canoagem no Pantanal Sul

Dia 3: Safári na Estrada do Parque Pantanal.

A Estrada Parque Pantanal, localizada entre Corumbá/MS e Miranda/MS, tem 120 km de extensão e conta com mais de 70 pontes de madeira.

O trajeto é uma das melhores opções para conhecer as paisagens do destino e encontrar alguns animais silvestres pelo caminho. Para realizar o percurso, você pode alugar um carro ou contratar um tour guiado.

Estrada do Parque Pantanal
Estrada do Parque Pantanal | Créditos imagem: Ecoa

Dia 4: Rumo à Campo Grande: cachoeiras, flutuações e trilhas na Serra da Bodoquena.

Estenda a sua viagem e conheça também as cidades de Bonito/MS e Bodoquena/MS. Apesar de não fazerem parte do Pantanal, ficam próximas e podem fazer parte da sua rota de volta à Campo Grande. Na Serra da Bodoquena, você pode realizar um incrível passeio de trilhas e cachoeiras e ainda aproveitar a atividade de flutuação e um balneário de águas cristalinas. 

Dia 5: Passe o dia em Bonito/MS e aproveite um passeio de flutuação e um balneário.

Encerre o seu roteiro em uma das regiões mais incríveis do Brasil conhecendo a capital do ecoturismo do país. Em Bonito/MS, você encontra mais de 50 opções de passeios em meio à natureza e pode aproveitar o último dia para realizar o popular passeio de flutuação e relaxar em um dos balneários do destino.

Será a última parada antes de voltar para Campo Grande ou aproveite para embarcar no aeroporto do destino. 

Aproveite Bodoquena e Bonito em seu retorno para Campo Grande
Aproveite Bodoquena e Bonito em seu retorno para Campo Grande

Quando visitar o Pantanal Sul?

Os períodos de seca e cheia no Pantanal influenciam diretamente as paisagens do destino e, consequentemente, o turismo na região. De novembro a maio, a região fica mais alagada e é uma ótima oportunidade para realizar passeios de barco e pesca. 

Quando visitar o Pantanal Sul?
Quando visitar o Pantanal Sul?

Em maio, junho e julho é a época de transição da cheia para a seca, conhecida também como período de vazante. Com noites mais frescas e dias mais secos, ainda é um período bem legal para conhecer o destino, principalmente durante as férias de julho. 

De agosto a outubro é a estação da seca. O período é ideal para observar os animais e conhecer os safáris. Por ser um período de alta temporada, é muito importante reservar a hospedagem, passeios e passagens aéreas com antecedência.  

Hospedagem no Pantanal Sul

O Pantanal oferece diferentes estilos de hospedagens. Por lá, além  dos  hotéis tradicionais, você encontra também barco-hotéis e hospedagens focadas em ecoturismo, como a Pousada Pequi e a Fazenda San Francisco.

Essas duas opções, além de serem hospedagens com refeições inclusas, oferecem também os principais passeios no destino, sendo ótimas alternativas para quem busca praticidade e conforto.

Hospedagem no Pantanal Sul
Hospedagem no Pantanal Sul

Como chegar no Pantanal Sul?

A melhor opção para chegar no Pantanal Sul é ir de avião até a capital Campo Grande/MS e depois seguir para Corumbá/MS de carro ou transporte compartilhado. A viagem leva aproximadamente 4 horas.

Por que incluir Bonito/MS e Bodoquena/MS em seu roteiro

Como você já sabe, Bonito/MS e Bodoquena/MS ficam bem próximos do Pantanal e são uma ótima opção para deixar a sua viagem ainda mais completa. Aproveite a opção de transporte compartilhado para se locomover facilmente entre os destinos e curtir ao máximo os passeios de aventura que eles oferecem. 

Monte o seu roteiro para o Pantanal com a Bonitour!

Agora que você já sabe o que fazer em um roteiro de 5 dias no Pantanal e região, aproveite para montar o seu roteiro com a Bonitour. Os consultores especialistas no destino estão disponíveis no WhatsApp para te ajudar a montar um roteiro completo e personalizado. É só chamar a gente clicando preenchendo o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *