fbpx

Roteiro de final de semana na Serra Gaúcha: saiba o que fazer e como aproveitar

Roteiro de final de semana na Serra Gaúcha: saiba o que fazer e como aproveitar

Muitas vezes uma viagem de férias mais longa acaba se tornando inviável para diversas pessoas. Porém, isso não significa que você não possa aproveitar destinos incríveis em períodos menores. Para ajudá-los, preparamos um roteiro de final de semana na Serra Gaúcha.

Veja o que fazer, quais locais conhecer, como aproveitar os melhores passeios e formas de otimizar tudo isso em um curto período. Ah, se você ainda não sabe qual será o final de semana que irá viajar, este artigo pode te ajudar a escolher a melhor época do ano para conhecer a Serra Gaúcha.

Agora, confira as nossas dicas e perceba as vantagens de planejar um roteiro com antecedência e como isso conta muito para quem pretende voltar com as melhores experiências de uma viagem.

Gramado/RS

Sem dúvida alguma, a cidade mais charmosa da Serra Gaúcha. Para quem visita Gramado/RS pela primeira vez, logo ao desembarcar na rodoviária, os turistas vão se deparar com uma cidade totalmente diferente.

gramado

Mas como dessa vez o roteiro é curto, vamos nos concentrar no que podemos encaixar no cronograma do primeiro dia. Quando planejar voltar e ficar mais dias, mas não souber o que fazer em Gramado, vale conferir este post com as melhores dicas.

Canela/RS

Outro destaque no turismo entre as cidades da Serra Gaúcha, Canela/RS é um charme único. Menor e menos popular que Gramado, a cidade conta com atrações únicas e para todos os perfis viajantes: do aventureiro ao que é apaixonado por natureza.

canela

Na cidade, recomendamos conhecer duas atrações: o Parque do Caracol e os Bondinhos Aéreos. Para saber o que você irá encontrar neles, confira nosso roteiro de final de semana na Serra Gaúcha até o final!

Escolha os melhores passeios

Selecionamos ao todo quatro passeios incríveis para serem feitos durante o seu final de semana na Serra Gaúcha. Seguindo nossas sugestões, você irá saber exatamente o que fazer em Gramado e Canela. Confira nossas dicas: 

Snowland

Se você for daqueles que sonham em conhecer a neve sem precisar sair do Brasil, o Snowland entra como parada obrigatória no seu roteiro. O destino é o único parque de neve do país e aparece como um dos passeios mais populares em Gramado durante o ano inteiro.

nsowland-pessoas-na-neve

No parque temático, além de conhecer a neve, você poderá praticar ou aprender alguns esportes radicais em seus 16 mil metros quadrados de área. Os principais atrativos do local são:

  • Patinação no gelo;
  • Esqui;
  • Snowboard;
  • Tubing;
  • Apresentações teatrais.

Além dessas opções, os turistas ainda podem tomar um chocolate quente na Montanha de Neve, a área mais fria do parque, com temperaturas que chegam até -5ºC. Mas calma, tanto para a prática dos esportes, quanto para este local, os turistas recebem roupas especiais que ajudam a enfrentar todo esse frio!

Ainda assim, é importante ir para o Snowland bem agasalhado. Pronto para esta aventura congelante? Nossa dica é colocar o passeio no primeiro dia da sua viagem, ou seja, no sábado antes do almoço.

Casa Fracalossi – Café Colonial

Falando em comida, um velho ditado popular já dizia que saco vazio não fica em pé. Portanto, antes de visitar a próxima atração, nossa sugestão é fazer uma parada de almoço na Casa FracalossiCafé Colonial.

O cardápio farto e saboroso é inspirado na cultura italiana. Para não ficar com água na boca, prove um pouco de cada prato e ainda desfrute de bons momentos em um local com ambiente aconchegante e confortável. Depois de provar do melhor restaurante da cidade, hora de conhecer mais passeios na Serra Gaúcha!

Maria Fumaça

Para fechar o dia em Gramado/RS, embarque em uma viagem ao passado com o passeio Maria Fumaça. O trem do vinho, como também é chamado, percorre pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso com tempo médio de 1h30.

passeio-Maria-Fumaça

Em cada uma das paradas deste trajeto você poderá conhecer mais sobre a cultura gaúcha e italiana, experimentar sucos, vinhos, biscoitos coloniais e conhecer trufas artesanais, além de ver apresentações temáticas bem empolgantes! Se você gosta de vinho, chocolates e cultura, o passeio Maria Fumaça é o seu lugar!

Parque do Caracol

No domingo, é hora de partir para Canela/RS. Nossa sugestão de passeio para começar o dia não poderia ser melhor: o Parque do Caracol. Perfeito quem ama a natureza, ele fica localizado em uma unidade de conservação brasileira que explora o ecoturismo nacional. 

Acompanhado da natureza, sempre presente ao redor, os turistas podem realizar trilhas ecológicas; visitar o observatório ecológico; conhecer a vista do alto, pegando o elevador panorâmico com 27 metros de altura; escada da perna bamba e, por fim, o mirante do parque, dono de uma vista única.

Bondinhos Aéreos

Um pouco depois do Parque do Caracol, você irá conhecer o Parque da Serra. O local é uma área enorme de preservação ambiental que reforça o uso sustentável do turismo. Se você sonhava em conhecer a Mata Atlântica ou a natureza um pouco mais de perto, o local irá proporcionar momentos (e fotos) singulares.

parque-do-caracol-bondinhos-aéreos

Mas calma, respira, ainda nem falamos da principal atração do local: os Bondinhos Aéreos. Nele você terá o privilégio de observar belas paisagens das principais cidades da Serra Gaúcha, além de observar a floresta e a Cascata do Caracol. Se ainda não for a hora de voltar, você ainda pode conhecer mais atrações na cidade.

Escolha os melhores parceiros para a sua viagem!

Viu quantos lugares incríveis você pode conhecer em um único final de semana em Gramado e Canela? Porém, além de ter como ponto inicial este nosso roteiro de final de semana na Serra Gaúcha, você pode usar o Roteiro Fácil para te ajudar.

Com ele, você consegue personalizar e montar o roteiro ideal de forma simples, rápida e o melhor, totalmente gratuita. Além disso, você também pode fazer o download nas principais lojas de apps do aplicativo Bonitour, conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *