fbpx

Roteiro gastronômico: conheça os Caminhos de Pedras na Serra Gaúcha

Roteiro gastronômico: conheça os Caminhos de Pedras na Serra Gaúcha

Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha/RS, você vê em todos os cantos da cidade a influência dos imigrantes italianos. Os vestígios do passado estão nos nomes das ruas, nas placas dos estabelecimentos e no turismo. 

E por lá está localizado o famoso Caminhos de Pedras. Com 12 km de extensão, o roteiro oferece cultura, arquitetura e uma ampla gastronomia com diferentes tipos de comida, dentre elas, as comidas típicas italianas como massas, risotos, assados e grelhados, café colonial e muito mais. O legal também é que a maioria dos restaurantes típicos do roteiro são atendidos pelos próprios proprietários e familiares.

Neste texto vamos mostrar os pontos de visitação do roteiro, com dicas de onde comer na Serra Gaúcha. Confira! 

Vinícola Lovara

Aliando a história do local à experiência familiar na elaboração de vinhos, a Vinícola Lovara passou a elaborar, desde 1967, uma linha de vinhos nobres dentro dos mais sofisticados processos de vinificação. 

Para saber mais, acesse o site da vinícola clicando aqui

vinicula-lavora
Foto: @vinicolalovara / Instagram

Restaurante Gran Mangiar

Localizado no início dos Caminhos de Pedra, o Restaurante Gran Mangiar é uma ótima opção de gastronomia requintada. Um local agradável e charmoso, conta com um ambiente climatizado, com capacidade para 50 pessoas, além de um deque com vista para o vale.

Para saber mais, acesse a página do restaurante no facebook clicando aqui.

Casa di Dolci

A Casa di Dolci é uma edificação típica italiana com diversas geleias artesanais, além de frutas cristalizadas e variados tipos de doces. No mesmo espaço há um café típico italiano, com destaque para os doces cannoli, profiterole, pasta sfogliata e tiramisù.

Estúdio de fotos

O estabelecimento realiza o registro fotográfico, caracterizando o visitante para vivenciar as atividades dos imigrantes italianos em um cenário de pipas de vinhos e carroças. As fotos podem ser utilizadas na personalização de rótulos de vinho, espumante, suco e porta-retratos.

Restaurante Nona Ludia

Com gastronomia típica italiana, os pratos destacam-se pelo delicioso gostinho caseiro. A decoração, rústica, intimista e nostálgica faz com que passado e presente se mesclem. 

Para saber mais, acesse o site do restaurante clicando aqui.

Casa do Tomate

Com atendimento diferenciado em língua portuguesa, italiana ou inglesa o visitante terá a oportunidade de participar de um momento cultural e observar onde são feitos os produtos de tomate. Na loja, num porão de pedra basáltica, estão produtos derivados do tomate para degustação e aquisição. 

Para saber mais, acesse o site da Casa do Tomate clicando aqui.

Casa_do_Tomato
Foto: @casadotomate / Instagram

Ristorante del Pomodoro

Anexo à Casa do Tomate, encontra-se o Ristorante del Pomodoro. Ambiente rústico com decoração típica, faz uso de objetos antigos que dão destaque à casa. No local, é possível conhecer um pouco da história da Família Menoncin e provar o suco de uva da família e uma deliciosa comida caseira.

Para saber mais, acesse a página do restaurante no facebook clicando aqui.

 Ristorante-del-Pomodoro
Foto: @delpomodoro / Instagram

Parque Casa na Árvore

Uma atração fantasiosa para reviver a magia da infância, a propriedade possui uma rica natureza, com trilhas para caminhada, passarelas de madeira com labirintos e caminhos que conduzem às árvores. .

Para saber mais, acesse a página do parque no facebook clicando aqui.

Parque-Casa-na-Árvore
Foto: @parquecasanaarvore / Instagram

Pousada Cantelli

O primeiro meio de hospedagem a funcionar nos Caminhos de Pedra, a Pousada Cantelli é um local com uma proposta diferenciada, onde o estilo rústico, herança da colonização italiana, contrasta com o moderno dos dias atuais. 

Para saber mais, acesse o site da pousada clicando aqui.

Pousada Casa Barp

A pousada possui todas as características das casas dos camponeses do Norte da Itália e é uma das mais antigas da região. O local destaca-se também pelo estábulo, forno, tanque e poço, tudo original em pedra

Vinícola Casa Fontanari

A Vinícola oferece vinhos, espumantes, destilados e suco de uva elaborados com uvas cultivadas na propriedade, de forma artesanal e com tecnologia de ponta. 

Para saber mais, acesse o site da vinícola clicando aqui.

Vinícola-Casa-Fontanari
Foto: @kamontc / Instagram

Parque da Ovelha

O Parque da Ovelha é um local onde o visitante vivencia as rotinas diárias de uma fazenda de ovinos. O parque e suas atrações funcionam em horários típicos de uma fazenda.

Para saber mais, acesse o site do parque clicando aqui.

Salumeria Caminhos de Pedra

A Salumeria Caminhos de Pedra possui produtos exclusivos, com destaque o salame de javali, erva-doce, pimentas, culatello, sopressa e muitos outros. Além disso, oferece queijos, pães, sucos, refrigerantes e cervejas artesanais da região.

Casa das Massas e Artesanato

O velho casarão de madeira recebe o visitante com peças de artesanato, souvenirs e lembranças. No andar superior funciona um pequeno museu onde está exposto as ferramentas utilizadas tradicionalmente pelos artesãos locais para trabalhar a madeira. Na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas caseiras que produz artesanalmente o tortéi, capeletti, massas e biscoitos típicos do cardápio italiano.

Casa Fracalossi Restaurante e Café Colonial

Prédio construído totalmente em pedra basalto, oferece ao visitante os serviços de um café colonial e almoço italiano. Na área externa, o visitante pode degustar vinhos, espumantes e cervejas artesanais da região apreciando a bela paisagem.

Para saber mais, acesse o site da casa clicando aqui.

 Casa-Fracalossi
Foto: @casafracalossi / Instagram

Casa da Tecelagem

Na casa funciona o ateliê e a loja com venda de peças tecidas  por lá, como xales, cachecóis, bolsas, tapetes, toalhas, entre outras. No ateliê, há um tear e uma roca que possuem mais de um século de existência.

Cantina Strapazzon

Na Cantina Strapazzon, os visitantes conhecem todo o processo de preparação do vinho. No porão, há degustação e venda de produtos coloniais como pão, queijo, salame, copa, vinhos e suco de uva.

Vinícola Salvati & Sirena

A vinícola funciona num prédio em formato octogonal, que começou a ser construído em 1994 com pedras basálticas irregulares, extraídas no próprio local. Oferece ao visitante degustação e comercialização de vinhos finos como merlot e tannat, além do saboroso suco de uva.

Para saber mais, acesse o site da vinícola clicando aqui.

Vinícola-Salvati-&-Sirena
Foto: @vinicolasalvatisirena/ Instagram

Benevento Chocolate & Café

Com foco no chocolate, a Benevento Chocolate & Café tem inspirações italianas em sua arquitetura e gastronomia.

Para saber mais, acesse a página do local no instagram clicando aqui.

Casa das Cucas Vitiaceri

A Casa das Cucas Vitiaceri dispõe de uma arquitetura típica da região. O amplo porão da casa abriga uma loja, onde é possível desfrutar dos saborosos produtos coloniais e as cucas com variados sabores de frutas, doces e salgadas. Além das tradicionais cucas recheadas, a casa oferece ainda espumantes, vinhos e sucos de uva.

Para saber mais, acesse o site da casa clicando aqui.

Casa-das-Cucas-Vitiaceri
Foto: @vitiacericasadascucas / Instagram

Casa da Erva-mate

No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal e é explicado ao visitante todo o ritual da preparação do tradicional chimarrão gaúcho, seguido de degustação do mesmo. 

Ingressos

O tempo estimado para conhecer todos os locais citados acima é de um dia. Em alguns dos estabelecimentos integrantes dos Caminhos de Pedras é cobrada uma taxa por visitante. Para acessar os valores, acesse o site oficial do local.

Conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour!

Ficou interessado em conhecer os Caminhos de Pedras e outras atrações incríveis do sul do país? A Bonitour pode te ajudar! No site, você pode montar o roteiro da sua viagem a Serra Gaúcha de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site da Bonitour e confira.

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.