salvador-bahia

#ficadica – SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BAHIA! por @matheusgarciag

O #FicaDica é um quadro do blog da Bonitour, onde nossos convidados compartilham suas experiências de viagem e outras dicas através de fotos e relatos escritos. É importante salientar que não possuímos vínculos comerciais com os autores ou assuntos abordados. Esse é apenas um espaço para pessoas contarem suas experiências, compartilharem dicas relevantes ou exporem as atividades que dominam. Quer participar também? Entre em contato com o marketing@bonitour.com.br
***

Fala galera!  meu nome é Matheus, eu faço parte do time de marketing da Bonitour Viagens e sou a-pai-xo-na-do por viajar! Por isso, vim aqui compartilhar com vocês alguns dos passeios que fiz em uma viagem para a maravilhosa Salvador – BA.

Aliás, você sabia que Salvador foi a primeira capital do Brasil e é  um dos locais mais importantes da construção da história do nosso país? Uma cidade cosmopolita com ótimas atrações turísticas, restaurantes, eventos, comida, praias e muito mais. Então bora curtir Salvador? 

Ficamos (eu e a prometida @limasisabella) hospedados no hotel Sol Barra que fica no bairro do Farol da Barra com uma localização ótima, além de ser pertinho de tudo, em oito ou dez minutos estávamos no pelourinho e nos principais pontos turísticos da cidade.

Dia 1 – Conhecendo o nosso bairro

Como chegamos na parte da tarde, no primeiro dia optamos por uma caminhada pela orla da cidade, mais especificamente no Farol da  Barra (que era bem pertinho do hotel) . O farol fica no Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro forte a ser construído em Salvador.

salvador-bahia-farol-barra

Atualmente ele funciona como o museu, abrigando o acervo do Museu Náutico de Salvador, que fala sobre a história da navegação no Brasil e também sobre a ocupação e a história da cidade, vale muito a pena conhecer!

Dica: Se você pegar um dia bom, atrás do farol é o lugar mais incrível para assistir o pôr do sol no mar. É maravilhoso.

Dia 2 – Conhecendo a cidade

No Segundo dia nos programamos para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, o que não pode ficar de fora do seu roteiro para Salvador de jeito nenhum, é conhecer o centro histórico da cidade, incluindo o Pelourinho.

Localizado na parte central da Cidade Alta, lá tem vários pontos turísticos, museus, restaurantes, cafés, bares e muito mais. O “Pelô”, que no período colonial servia de local de castigo para escravos, não tem nada de tristeza agora. Tem muito colorido na antiga arquitetura e é um reduto de grandes manifestações artísticas, inclusive do Grupo Oludum, mas não tivemos sorte de ver eles por lá.

salvador-bahia-pelourinho

Na cidade alta, passamos também pela Praça da Sé, onde está o Monumento da Cruz Caída, e também na Praça Municipal, de onde é possível observar a vista do elevador Lacerda e da Baía de Todos os Santos.

salvador-bahia-elevador-lacerda

Depois foi a vez de conhecer a cidade baixa, descemos pelo famoso Elevador Lacerda, que 73 metros de altura.A vista da Baía de todos os Santos é linda ao fundo. Em menos de 30 segundos e pagando 15 centavos, andamos em um dos principais cartões postais de Salvador. Saindo dali demos de cara com o Mercado Modelo que é cheio de lojinhas. Vale super a pena!

Dica: É super normal você encontrar alguns personagens que são super tradicionais por lá, entre eles, as Baianas e Ciganas, então é bom deixar um dinheirinho separado para eles.

salvador-bahia-pelourinho

A tarde seguimos em direção em direção ao bairro do Bonfim, onde está localizada a Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim (sim aquela das fitinhas), uma das igrejas mais famosas de Salvador. Claro que saímos com os braços cheinhos de fitas kkk.

salvador-bahia-bonfim

Dia 3 – Baía de Todos os Santos

Depois de um dia cheio, nada melhor do que descansar e partir pra próxima etapa da viagem. Fizemos o passeio, no estilo “bate e volta” para conhecer a famosa Praia do Forte e Guarajuba, duas pérolas do litoral norte da Bahia, um dos lugares mais desejados do Brasil quando o assunto é praia, calor, férias e tranquilidade.

A primeira parada foi na Praia do Forte, uma das praias mais bonitas da Bahia. Lá tem o projeto de preservação das tartarugas marinhas (Projeto Tamar), onde é possível ver tartarugas gigantes de variadas espécies e conhecer um pouco mais do propósito do projeto. Lá você também vai conhecer a famosa Vila com suas lojas de roupas, artesanatos, restaurantes, bares, sorveterias, e também a encantadora Igreja de São Francisco de Assis. Um cenário digno de cartão postal.

salvador-bahia-forte

Pela tarde foi a vez de conhecer Guarajuba, a praia é bem segura! o acesso é por uma espécie de condomínio fechado, com guarita de segurança e tudo, mas é livre, não tem taxa! 

Ela é uma das praias mais frequentadas do Litoral Norte, cercada pelos coqueirais, com águas cristalinas que deixam a paisagem ainda mais especial.

salvador-bahia-guarajuba

Dia 4 – Praia do Flamengo e Itapuã

Aproveitando que o tempo estava lindo fomos conhecer as famosas praias de Itapuã e do Flamengo localizadas ao norte de Salvador e um pouco mais afastadas do centro. Essas praias são fantásticas e contam com aquele cenário típico baiano, com coqueiros, grandes extensões de areia e um mar bem limpinho. Mas, o melhor de tudo é que elas ficam uma do ladinho da outra, o que facilita no transporte.

salvador-bahia-itapua

Depois desse super passeio, a noite conhecemos o Bairro do Rio Vermelho, ideal para quem quer experimentar a gastronomia local, principalmente os tradicionais acarajés (tu achou que eu não iria experimentar é?). Além disso, a região tem vários bares bem legais e casas noturnas.

salvador-bahia-acaraje

Se você curte um agito e ainda tiver com pique, vai poder fechar a noite com chave de ouro em uma das diversas casas noturnas que tem por lá. Vale super a pena terminar a noite se divertindo no Rio Vermelho.

E aí, ficou com vontade de conhecer Salvador? Tem dicas da cidade pra me dar? Pode deixar aí nos comentários que eu já estou doido pra retornar pra ficar mais um tempinho por lá.

Matheus-Garcia


Matheus Garcia

@matheusgarciag
Time de Marketing grupo Bonitour
Florianópolis/SC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *