fbpx

Serra Gaúcha em maio: saiba como aproveitar o destino

Serra Gaúcha em maio: saiba como aproveitar o destino

Independente da estação, a Serra Gaúcha é um destino pra lá de especial. Mas, sem dúvida, o inverno é o período do ano que mais atrai os turistas para uma das regiões mais charmosas do Brasil. Por isso, com a chegada dos meses mais frios, conhecer a Serra Gaúcha em maio é uma ótima oportunidade para aproveitar a baixa temporada com clima ameno.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Serra Gaúcha em maio!

O clima na Serra Gaúcha em maio

Sem dúvida, o tempo, a temperatura e o clima influenciam nossas escolhas de viagem. No caso da Serra Gaúcha no mês maio, por exemplo, a união desses fatores torna o destino ainda melhor.

Saiba como é o clima na Serra Gaúcha em maio
Saiba como é o clima na Serra Gaúcha em maio

Isso porque o clima fica ameno, já que o mês está no auge no outono. Além disso, é o período ideal para quem não gosta de extremos, já que os dias não ficam tão quentes e nem muito frios. A temperatura na Serra Gaúcha em maio fica na média de 18°C.

Baixa temporada

Após o feriado do Dia do Trabalhador, no primeiro dia do mês, a região oferece o melhor custo-benefício, já que é o período de baixa temporada. Isto é, você irá aproveitar muito e investindo bem menos do que em outras épocas.

Além disso, o destino fica mais tranquilo, ideal para quem curte desfrutar as atrações locais com calma.

Descubra a melhor época para viajar para a Serra Gaúcha
Descubra a melhor época para viajar para a Serra Gaúcha

O que fazer na Serra Gaúcha em maio

Com atrações para todos os gostos e idades, a Serra Gaúcha conta com atividades e passeios para quem gosta de aventura ou para quem quer apenas relaxar em meio às charmosas paisagens do destino. Confira as principais opções:

Raft Adventure Park

Localizado em Três Coroas/RS, o Raft Adventure Park é um parque de aventuras que oferece diversas atividades emocionantes para os visitantes. O destaque do parque é o rafting, uma atividade de descida de rio em botes infláveis, que proporciona uma experiência incrível em meio à natureza. Além disso, o parque conta com boia cross, tiro ao alvo, paintball e até espaço para acampamento.

Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park
Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park

Eco Parque Cia Aventura

Em Nova Roma do Sul/RS, o Eco Parque Cia Aventura é outra opção de atrativo que oferece diversas atividades ao ar livre. Uma das principais atrações do parque é rafting no Rio das Antas. Além disso, o parque conta com outras atividades emocionantes, como tirolesa, pêndulo no abismo, bungee jumping e quadriciclo.

Viva uma aventura inesquecível no passeio de quadriciclo do Eco Parque Cia Aventura
Viva uma aventura inesquecível no passeio de quadriciclo do Eco Parque Cia Aventura

Bondinhos Aéreos Caracol

Para quem quer observar as belezas da Serra Gaúcha de outro ângulo, os Bondinhos Aéreos é um passeio de teleférico que acontece dentro dos Parques da Serra, a 750 m acima do nível do mar. O trajeto tem com vista belos morros e a Cascata do Caracol.

Roteiro Serra Gaúcha: Conheça os Bondinhos Aéreos em Canela/RS
Conheça os Bondinhos Aéreos em Canela/RS

Maria Fumaça

Um passeio repleto de charme, o Maria Fumaça é um passeio de trem que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa/RS, em um percurso de 23 km. Pelo caminho os visitantes curtem muita música, degustações, diversão e belos cenários.

Além disso, o passeio conta com visitas guiadas a um centro cultural, uma vinícola e uma loja de trufas artesanais.

Viva a experiência de andar em uma locomotiva antiga
Viva a experiência de andar em uma locomotiva antiga

Mundo a Vapor

Localizado em Canela/RS, o Mundo a Vapor é um parque temático que conta com diversas miniaturas e estruturas em tamanho real que contam um pouco da história das locomotivas e da região. Sem dúvida, um passeio muito interessante.

Snowland

O Snowland é um parque de neve indoor localizado em Gramado/RS. O atrativo conta com diversas atrações para todas as idades, como pista de patinação no gelo, snowboarding, esqui e tubing, além de espaços para construção de bonecos de neve e guerra de bolas de neve.

Snowland: divirta-se no parque de neve indoor
Snowland: divirta-se no parque de neve indoor

Aproveite também a gastronomia da Serra Gaúcha

A gastronomia da Serra Gaúcha é uma atração à parte, com uma grande diversidade de pratos e sabores que encantam os visitantes. A região é conhecida pela influência da cultura italiana e alemã, o que se reflete em pratos como o galeto, o churrasco, o risoto, o polenta e o fondue.

Além disso, a região é famosa pela produção de vinhos e espumantes de alta qualidade, com diversas vinícolas abertas para visitação e degustação. Os produtos locais, como queijos, geleias e embutidos, também são muito apreciados pelos turistas.

Experimente a deliciosa culinária da Serra Gaúcha
Experimente a deliciosa culinária da Serra Gaúcha

Eventos em maio

Além dos diversos passeios e atrações, a região é famosa também pelos seus eventos culturais. Conheça os principais eventos de maio na Serra Gaúcha.

Festa da Colônia em Gramado

O evento homenageia os imigrantes e oferece atrações musicais, folclóricas e gastronômicas. Os visitantes ainda podem adquirir artesanato e assistir ao Desfile das Carretas nos finais de semana.

Festa de Nossa Senhora do Caravaggio em Canela

A celebração é uma das maiores romarias em honra da padroeira da cidade. A programação acontece por todo o mês e conta com missas, apresentações musicais e gastronomia.

Festa do Dia do Vinho Brasileiro

O Dia do Vinho acontece em vários estados desde 2010. Na Serra Gaúcha, por exemplo, as atividades são visitas às vinícolas, descontos em garrafas e taças. E ainda tem preços promocionais em almoços e jantares harmonizados e cursos de degustação.

Descubra o roteiro ideal para Serra Gaúcha/RS

Sem dúvida, quem opta por visitar a Serra Gaúcha em maio se encanta com as belas paisagens e diversos passeios culturais e em meio à natureza. Por isso, não deixe de conferir também a sugestão de roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha e comece a planejar essa viagem inesquecível!

2 comentários sobre “Serra Gaúcha em maio: saiba como aproveitar o destino

    1. Oi Marlene, tudo bem? 😊

      Excelente escolha curtir a Serra Gaúcha em julho!

      Você já conhece o nosso Roteiro Fácil? lá você monta sua viagem personalizada com os passeios, hospedagens e pacotes de acordo com suas especificações 🙂 Legal né?

      Caso precise, nossos consultores de viagem estão online em horário comercial no chat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *